Biologia e Geologia - Exame

preciso mesmo da nota poxa... 😣 já tive de deixar marcadas só 6 aulas de condução para poder estar a estudar decentemente sem preocupações e lá para julho faço o exame de código para não ficar mais stressada e sobrecarregada do que já estou!
AMO a área da ciência mas sei a exigência que é! Estudar coisas que muitas delas dei no 8º e 9º ano e algumas NUNCA dei
Vais conseguir!!

• Like
Reactions: Tattiana2001
Pois também gostava de saber. Nem a minha explicadora me sabe dizer.
Eu também nunca tive a disciplina, tou a estudar por mim e vou à explicadora tirar dúvidas..
O que ela me disse é que é melhor estudares tudo.
No documento que o IAVE disponibilizou no site, dizem que sai o documento de trabalho do 10º ano e as AE de 11º ano. Resumidamente, sai a matéria toda dos dois anos, exceto uma parte do Tema IV de Geologia de 11º ano que é a ocupação antrópica (barragens,zonas costeiras e zonas de vertente).
O resto sai tudo. Tema II de Geo e Unidade 4 de Bg (com enfâse apenas na hormona auxina)
Este é o último ano que sai estas matérias (Tema II de Geo e Unidade 4 de bg). Inclusive já nao se lecionam estas matérias no atual 10º ano e o Tema IV de geologia no 11º ano.

• Like
Reactions: AndréPinto
Boa noite... alguém me poderia dizer assim objetivamente a definição de variável dependente e independente? É que eu não encontro em sitio nenhum e costuma aparecer muito nos exames... obrigado
[/QUOTE
A variável dependente está relacionada com os resultados da experiência, enquanto que a variável independente diz respeito àquilo que se pode alterar.

Boa tarde! Dia 26 de Junho irei realizar pela 5a vez o Exame de Biologia e Geologia. Sim , pela 5a vez.
Preciso deste exame como prova de ingresso e nas 4 vezes anteriores não consegui tirar o 9,5.
Acabei com sucesso o 1º ano de Enfermagem e não me posso inscrever no 2º se não tiver este exame feito.
Porém estou a ter dificuldades. Estudo a matéria e quando vou a resolver exercícios , não sei nada ! Parece mentira... Eu não sei responder a nada.
Sei a matéria , mas reconheço que tenho dificuldades na interpretação , quer seja no texto ou em escolhas multiplas. Está a tornar-se completamente desgastante e deixa-me mesmo triste. Pegar em exercícios e só conseguir resolvê-los com as soluções.
Alguém me pode ajudar em como ter sucesso neste exame ? Agradecia a vossa disponibilidade, estou a desesperar !!

Boa tarde! Dia 26 de Junho irei realizar pela 5a vez o Exame de Biologia e Geologia. Sim , pela 5a vez.
Preciso deste exame como prova de ingresso e nas 4 vezes anteriores não consegui tirar o 9,5.
Acabei com sucesso o 1º ano de Enfermagem e não me posso inscrever no 2º se não tiver este exame feito.
Porém estou a ter dificuldades. Estudo a matéria e quando vou a resolver exercícios , não sei nada ! Parece mentira... Eu não sei responder a nada.
Sei a matéria , mas reconheço que tenho dificuldades na interpretação , quer seja no texto ou em escolhas multiplas. Está a tornar-se completamente desgastante e deixa-me mesmo triste. Pegar em exercícios e só conseguir resolvê-los com as soluções.
Alguém me pode ajudar em como ter sucesso neste exame ? Agradecia a vossa disponibilidade, estou a desesperar !!
Olá!
Não sei ao certo se isto te pode ajudar ou não, mas o que eu fazia era ir sublinhando as informações mais importantes dos textos enquanto fazia um esquema das mesmas na folha de rascunho. Acho que sistematizar as informações ajuda bastante a entender o texto e a responder às perguntas, pelo que também fazia esquemas para as escolhas múltiplas mais exigentes, digamos assim. É melhor "absorver" as informações por partes, em vez de tentar ficar logo com tudo na cabeça.
Boa sorte! 🙂

• Like
Reactions: AndréPinto
Alguém que tenha conseguido ter boas notas a Biologia e Geologia, tem algumas dicas?
O ano passado fiz o exame e não consegui, e estou com bastante medo de este ano não conseguir ter 9,5 também.
Só preciso mesmo de ter 9,5 no exame

Olá! Estou na mesma situação que tu, tmbém preciso de ter apenas 9,5 no exame para prova de ingresso, no ano passado tirei 9,2 (eu sei é preciso ter má sorte!!) O exame de biologia não é um exame em que tu decoras a matéria e a despejas no exame, é tudo por sequencia, ação reação...Fazer exercicios é essencial para praticar e veres como é mais ou menos a estrutura do exame.
Post automatically merged:

1- Unidade 6 biologia e geologia 11º ano (sai sempre um grupo disso ou mais).
2- Geologia 11º Ano TODA e unidade 3 geologia 10º Ano (não consegues fugir de geologia, tens que interelacionar tudo).
3- Decora a tabela de Whitacker, está na Unidade 8 biologia 11º (sai sempre uma escolha múltipla dela), tens que saber distinguir evolução divergente de convergente (relacionar com orgãos homólogos e análogos), argumentos a favor da evolução (nomeadamente o argumento bioquimico).
4- Unidade 4 biologia 10º ano. Isto costuma sair, a matéria dos planetas é raro sair mas como é o último ano em que pode sair dá apenas uma vista de olhos...

• Like
Reactions: catarina.fonseca16
Olá! Estou na mesma situação que tu, tmbém preciso de ter apenas 9,5 no exame para prova de ingresso, no ano passado tirei 9,2 (eu sei é preciso ter má sorte!!) O exame de biologia não é um exame em que tu decoras a matéria e a despejas no exame, é tudo por sequencia, ação reação...Fazer exercicios é essencial para praticar e veres como é mais ou menos a estrutura do exame.
Post automatically merged:

1- Unidade 6 biologia e geologia 11º ano (sai sempre um grupo disso ou mais).
2- Geologia 11º Ano TODA e unidade 3 geologia 10º Ano (não consegues fugir de geologia, tens que interelacionar tudo).
3- Decora a tabela de Whitacker, está na Unidade 8 biologia 11º (sai sempre uma escolha múltipla dela), tens que saber distinguir evolução divergente de convergente (relacionar com orgãos homólogos e análogos), argumentos a favor da evolução (nomeadamente o argumento bioquimico).
4- Unidade 4 biologia 10º ano. Isto costuma sair, a matéria dos planetas é raro sair mas como é o último ano em que pode sair dá apenas uma vista de olhos...
obrigada!

Eu tenho uma dúvida em relação aos critérios de avaliação de biologia e geologia. Eu sei que na respostas onde é preciso ordenar de acordo com os acontecimentos, é preciso estar tudo certo se não é zero pontos. Agora a minha dúvida é se nas respostas onde existe um quadro e é preciso associar um número a uma letra ou vice-versa também é preciso acertar tudo ou se acertar por exemplo 2 de 3 ja vou ter a cotação desses 2 itens corretos?

Eu tenho uma dúvida em relação aos critérios de avaliação de biologia e geologia. Eu sei que na respostas onde é preciso ordenar de acordo com os acontecimentos, é preciso estar tudo certo se não é zero pontos. Agora a minha dúvida é se nas respostas onde existe um quadro e é preciso associar um número a uma letra ou vice-versa também é preciso acertar tudo ou se acertar por exemplo 2 de 3 ja vou ter a cotação desses 2 itens corretos?
Olá @Bernardo3214,
nas questões de associação, os tais quadros que falas, também, tal como nas sequências, ou está tudo certo, ou a questão é cotada com 0 pontos. Posto isto, nas duas questões de associação que o exame deste ano de 1ªfase tinha, julgo que eram 2, só tens a cotação se acertaste 3 de 3, caso tenhas acertado 2, ou 1 de 3, a questão é cotada com 0 pontos.

• Like
Reactions: Bernardo3214
Olá!
Eu fui aluno de um curso científico-tecnologico de informática, no secundário. Tive Matemática A e Física e Química A, porém nunca tive Biologia e Geologia.
Eu quero seguir Farmácia, e para isso preciso de BG. A minha dúvida é, eu posso me matricular numa escola para ter aulas só de BG?
Se sim, devo fazer 2 anos (10° e 11°) ou basta o 11°?

Obrigado pelas respostas!

Olá!
Eu fui aluno de um curso científico-tecnologico de informática, no secundário. Tive Matemática A e Física e Química A, porém nunca tive Biologia e Geologia.
Eu quero seguir Farmácia, e para isso preciso de BG. A minha dúvida é, eu posso me matricular numa escola para ter aulas só de BG?
Se sim, devo fazer 2 anos (10° e 11°) ou basta o 11°?

Obrigado pelas respostas!

Boas, vou-te transmitir aquilo que fiz. Nunca tinha tido biologia e geologia, nem exame nacional, e já tenho o curso de eng civil. Precisei do exame de Biologia e Geologia para um outro curso que pretendo fazer.
Então, fui à escola da minha área de residência, e após requerimento ao director, constitui-me aluna assistente, e com autorização das duas professoras, e assisti a todas as aulas de biologia geologia 10 ano e 11 ano num só ano. Pedi o favor de me deixarem ir fazendo os testes ao longo do ano com as turmas do 10 e 11 para ir treinando. Não fiz parte da turma, nem eram marcadas presenças, mas assisti às aulas, participei das experiências laboratoriais, tirei duvidas e fiz testes como se fosse.
Preparei-me muito bem, e já fui ao exame nacional de biologia geologia fase 1. Se tiveres algum tempo, e consigas conciliar trabalho com assistir às aulas, ficas muito bem preparado, e também resolver muitos exames para treinares....ficas muito bem treinado para o exame e até adquires boas bases para o curso que pretendes seguir.
Esta foi a minha experiencia e está a resultar.
Espero ter-te ajudado.
Nota: Não sei se terminaste o 12°ano, e pretendes só fazer essa disciplina, e nesse caso não sei se és obrigado a ser aluno interno....isso já nao sei.

Última edição:
Boas, vou-te transmitir aquilo que fiz. Nunca tinha tido biologia e geologia, nem exame nacional, e já tenho o curso de eng civil. Precisei do exame de Biologia e Geologia para um outro curso que pretendo fazer.
Então, fui à escola da minha área de residência, e após requerimento ao director, constitui-me aluna assistente, e com autorização das duas professoras, e assisti a todas as aulas de biologia geologia 10 ano e 11 ano num só ano. Pedi o favor de me deixarem ir fazendo os testes ao longo do ano com as turmas do 10 e 11 para ir treinando. Não fiz parte da turma, nem eram marcadas presenças, mas assisti às aulas, participei das experiências laboratoriais, tirei duvidas e fiz testes como se fosse.
Preparei-me muito bem, e já fui ao exame nacional de biologia geologia fase 1. Se tiveres algum tempo, e consigas conciliar trabalho com assistir às aulas, ficas muito bem preparado, e também resolver muitos exames para treinares....ficas muito bem treinado para o exame e até adquires boas bases para o curso que pretendes seguir.
Esta foi a minha experiencia e está a resultar.
Espero ter-te ajudado.
Nota: Não sei se terminaste o 12°ano, e pretendes só fazer essa disciplina, e nesse caso não sei se és obrigado a ser aluno interno....isso já nao sei.

Obrigado pela ajuda!
Sim eu já terminei o 12°ano, por isso é que não sabia se era possível fazer isso...

Fiz exame no ano passado e penso que nada mudou, por isso, presumo que possa sair tudo.

Olá @catarina.fonseca16, do meu ponto de vista penso que tanto a unidade 4 de Biologia, como o tema II de Geologia são matérias possíveis de sair no exame de 2ªfase. Embora como disseste e bem, nas aprendizagens essenciais não surgem estas matérias. Contudo elas surgem nas informações de prova deste ano, que já deves ter consultado. Contudo deixo aqui o link: http://www.iave.pt/images/Ficheiros...os/Info-provas/2018_2019/IP-EX-BG702-2019.pdf
Posto isto acho que é necessário estudar estas matérias, porque apresentam igual probabilidade de sair comparativamente às restantes matérias.
Espero ter ajudado e bons estudos ! :)

Alguém me consegue explicar esta pergunta? Eles dizem que a resposta é a (B). Mas as bactérias tem células procarioticas logo não tem mitocondrias certo?
Eu pus a (C) mas a resposta do livro é a B