Biologia e Geologia - Exame

Bem, como diz no título vou fazer o exame de biologia e geologia como ingresso, gostava de saber se vocês têm dicas como estudar para tirar uma nota mesmo boa. Não quero uma nota para "passar", quero algo muito bom mesmo. Já tenho estudado há muito tempo, porém tem alturas que não sei bem onde pegar nem como memorizar os conceitos e organizar as minhas respostas. Se alguém me puder ajudar agradecia!

Olá, estou no 12º no curso de ciências socioeconômicas, mas para o que quero ir preciso do exame de biologia (disciplina que nunca tive). Se alguém me poder dar dicas de como estudar para o exame agradecia :)
ps: resumos também são aceites :p
Obrigada

Já realizei o exame de Biologia e Geologia há dois anos atrás pois fiquei este ano a fazer unicamente Matemática A.
Paguei apenas 3€, no entanto fiquei na dúvida se caso melhore a nota do exame, sobe a nota final da disciplina ou se apenas posso usar essa nota de exame pata prova de ingresso
Desde já, muito obrigada :)

Bem, como diz no título vou fazer o exame de biologia e geologia como ingresso, gostava de saber se vocês têm dicas como estudar para tirar uma nota mesmo boa. Não quero uma nota para "passar", quero algo muito bom mesmo. Já tenho estudado há muito tempo, porém tem alturas que não sei bem onde pegar nem como memorizar os conceitos e organizar as minhas respostas. Se alguém me puder ajudar agradecia!
Olá, estou no 12º no curso de ciências socioeconômicas, mas para o que quero ir preciso do exame de biologia (disciplina que nunca tive). Se alguém me poder dar dicas de como estudar para o exame agradecia :)
ps: resumos também são aceites :p
Obrigada
É importante vocês compreenderem a matéria e isso implica estudo constante (pelo menos a partir daqui, já que só faltam 2 meses e pouco), aconselho o livro da Porto Editora mais pelos resumos do que pelos os exercícios (são um pouco fracos). Depois de compreendida a matéria, na reta final para o exame, o importante é fazerem os exames que conseguirem.

Já realizei o exame de Biologia e Geologia há dois anos atrás pois fiquei este ano a fazer unicamente Matemática A.
Paguei apenas 3€, no entanto fiquei na dúvida se caso melhore a nota do exame, sobe a nota final da disciplina ou se apenas posso usar essa nota de exame pata prova de ingresso
Desde já, muito obrigada :)
Boa tarde,

Também sobre a tua CFD.

Joana

• Like
Reactions: Ana Costa
Boas pessoal! Estou no meu segundo ano no ISCAP, e actualmente estou a pensar em mudar de curso e de faculdade. A área de Saúde sempre me interessou, e a área em que estou de momento não me está a motivar por diversas razões. A questão, é que estou decidido a preparar-me para o exame de Biologia e Geologia A no decorrer do próximo ano lectivo, e tentar ingressar na ESTSP, em Farmácia.
Para tal, visto que a minha média de secundário é 14, preciso de um 14 também no exame.
Na altura de ingresso há 2 anos, fiz o exame de Matemática A e Inglês, quanto a Biologia, é uma disciplina que nunca tive.

Resumindo, as questões que queria colocar:

Na vossa opinião, seria prudente estudar durante o próximo ano Biologia e Geologia em casa ou é algo impossível conseguir uma boa nota sem acompanhamento de um professor?

Se sim, quais os manuais/livros de preparação para exames recomendam?

Qualquer dica que me possa ajudar a estudar da maneira mais eficaz para este exame é bem vinda!

Desde já, Obrigado :)

Última edição:
Olá,

sabem dizer-me se é possível utilizar calculadora no exame de biologia&geologia (tenho ideia de que há algumas contas, mas não encontro informação relativa a esse assunto no guia geral de exames)?

Obrigada.

Olá,

sabem dizer-me se é possível utilizar calculadora no exame de biologia&geologia (tenho ideia de que há algumas contas, mas não encontro informação relativa a esse assunto no guia geral de exames)?

Obrigada.

Olá. Penso que não é permitido, uma vez que as contas que aparecem, estão ligadas à matéria de Datação Absoluta relativamente à matéria de 10º, e como são calculos simples, não é necessário a calculadora, pelo menos, foi sempre o que os meus professores me disseram.

• Like
Reactions: lisasimps
Olá. Penso que não é permitido, uma vez que as contas que aparecem, estão ligadas à matéria de Datação Absoluta relativamente à matéria de 10º, e como são calculos simples, não é necessário a calculadora, pelo menos, foi sempre o que os meus professores me disseram.

Obrigada!

Tenho de CFI nota 14 quanto preciso de tirar como prova de ingresso a biologia?
E já agora tenho de CFI 15 a Fisco Quimica quanto preciso de tirar sem ser prova de ingresso?

Tenho de CFI nota 14 quanto preciso de tirar como prova de ingresso a biologia?
E já agora tenho de CFI 15 a Fisco Quimica quanto preciso de tirar sem ser prova de ingresso?

Para prova de ingresso tens de tirar no minimo 9.5
Para ficares apenas com o disciplina feita a FQ A, podes até tirar 0.

Boa tarde.
Eu estou no 12º ano, e inscrevi-me no exame de Biologia e Geologia do 10/11ºano, como melhoria (paguei 10€). Inscrevi-me unicamente com o intuito de se tirasse 1 valor superior à minha classificaçao interna( que foi 12.. o exame do ano passado apenas serviu pra eu manter este 12). E se eu este ano tirasse 13 no exame, ficava com 13 na minha nota a BG como classificaçao interna, certo?

No entanto, ainda não estudei muito para o exame de BG, visto que pretendo ir para a engenharia eletrótecnica, que só preciso de MAT e FQ como provas de ingresso. A minha dúvida é : se eu faltar ao exame de BG sou penalizado de alguma maneira? ou simplesmente fica como se tivesse pior nota que o ano passado, nao alterando assim nada da minha média ?