Biologia e Geologia - Exame

Spiritun

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2015
Curso
Ciências e Tecnologias
Não será a maior circulação de ar (O2 e CO2) que possibilita a maior incorporação de CO2 na fase fotoquímica/não dependente da luz (no ciclo de calvin), permitindo uma maior síntese de matéria orgânica e permitindo um aumento da taxa fotossintética? espero por confirmação.

O que disseste faz sentido, só que a fotossíntese realiza-se principalmente nas folhas, sendo aí que se dá a fixação do carbono.
A única coisa que me ocorre é que um solo arejado permite uma maior taxa respiratória, mas também não sei ligar isso com a absorção na raiz.

Spiritun

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2015
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém me pode ajudar nesta questão:
"Como é que um solo arejado afeta a taxa fotossintética das plantas?"

Acho que já descobri a resposta.
Um solo arejado permite uma maior taxa de respiração aeróbia nas células da raiz da planta, devido à maior concentração de oxigénio. Deste modo, produz-se maior quantidade de energia (ATP), o que permite que a raiz possa absorver maior quantidade de sais por transporte ativo, pois "mais energia disponível -> mais energia que se pode gastar".

Joanav54321

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Que acharam do exame?
achei que tinha várias rasteiras… e uma escolha múltipla em que uma das opções era uma coisa que já nem faz parte do programa! (NADP+)
Já ninguém nos fala de NADP+ e de NADPH, agora chamamos-lhes T e TH2, não percebo porque é que tinham que lá pôr os termos que usavam antes…

LuisMoreira

Membro
Matrícula
5 Junho 2015
Boa noite...por exemplo se tirar negativa no exame a Biologia, mas mesmo assim a minha nota da disciplina no 11ºano continuar positiva....e eu precisar dessa disciplina para prova de ingresso como faço....e só quero 1ºfase???

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Boa noite...por exemplo se tirar negativa no exame a Biologia, mas mesmo assim a minha nota da disciplina no 11ºano continuar positiva....e eu precisar dessa disciplina para prova de ingresso como faço....e só quero 1ºfase???

podes repetir para o ano.

JoanadelRio

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Costumo tirar 18 e 19 nos testes de Biologia e Geologia e, apesar de me ter esforçado o ano inteiro, depois de ter visto os critérios, devo tirar um 15...sou a única a achar que o exame era de um grau de dificuldade demasiado elevado?

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Sim...mas como basta inscrever-me como me vou ter de inscrever para fazer o exame de PT e MAT A?

Sim, a unica diferença é que vais como aluno externo. o exame conta 100%. Imagina que tens 14, e no exame tiras 15, acabas com 15 à disciplina. mas nunca desces.

alexvmv

Membro Veterano
Matrícula
8 Maio 2015
Costumo tirar 18 e 19 nos testes de Biologia e Geologia e, apesar de me ter esforçado o ano inteiro, depois de ter visto os critérios, devo tirar um 15...sou a única a achar que o exame era de um grau de dificuldade demasiado elevado?

Também costumo tirar à volta de 18 em Biologia e Geologia e também acho que vou tirar um 15, o qual não estava nada a prever. Acho que os critérios das perguntas de desenvolvimento são muito densos e difíceis de escrever no calor do momento.

JoanadelRio

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Alguém me pode explicar a pergunta 2 do Grupo III?
Eu inicialmente tinha escolhido a opção correta mas depois alterei à última da hora...
No texto diz que "a cidade de Valongo (...), encontrava-se coberta pelo mar no início do Paleozoico...". Tendo em conta que eles te dizem que o Paleozoico teve início há 542 Ma e que o Câmbrico durou desde 541 Ma a 485 Ma (após o Paleozoico e mais recente, portanto), as "escoadas de lava de idade câmbrica" terão que ter tido origem numa erupção vulcânica submarina. Estas escoadas interestratificaram-se com rochas sedimentares, visto que na legenda da imagem as rochas do Anteordovícico (ou seja, antes do Ordovícico, o que compreende o Paleozoico e o Câmbrico) são xistos e grauvaques, sendo que te é dito que os grauvaques são uma rocha de origem sedimentar levemente metamorfizada. Para além disto, como o ambiente era marinho durante o Paleozoico, as rochas que se formariam seriam, à partida, sedimentares. Espero estar correta e ter ajudado, se alguém encontrar algum erro por favor corrijam :)

LuisMoreira

Membro
Matrícula
5 Junho 2015
Tenho de pagar não é? ...se tiver com os 3 anos 14 a Biologia...apenas preciso de 9.5 mesmo assim como prova de ingresso??
Sim, a unica diferença é que vais como aluno externo. o exame conta 100%. Imagina que tens 14, e no exame tiras 15, acabas com 15 à disciplina. mas nunca desces.
?

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Tenho de pagar não é? ...se tiver com os 3 anos 14 a Biologia...apenas preciso de 9.5 mesmo assim como prova de ingresso??

?

Sim, tens de pagar. Para prova de ingresso é preciso no minimo 9.5 . mas atenção que há cursos que pedem outros minimos, como medicina que penso que é 14.

JoanadelRio

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
No Grupo IV no quadro se eu errar 1 tenho tudo mal?
Na altura, a minha professora disse-me que se eles alterassem a cotação das perguntas de correspondência para passarem a valer 5 pontos (que foi o que aconteceu neste exame) que ou se acertava tudo, ou a resposta era cotada com 0 pontos. Espero não estar enganada, mas chegaram-me a dizer isso...