Biologia e Geologia - Exame

Matrícula
19 Junho 2015
Achei o exame com rasteiras em todas as perguntas menos nas de desenvolvimento, e até aí é preciso sorte ... tenho visto respostas credíveis às perguntas de desenvolvimento e que não constam no critérios, alguém acha o mesmo?

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Realmente o exame foi uma desgraça, eu nem sei se estava num exame ou a preencher o papelzinho do euromilhoes -.- enfim... é com escolhas multiplas e perguntas de desenvolvimento sem fundamento que nos avaliam.....
Vou à segunda fase, que acham que poderá sair?

Rita_catita

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
eu meti sul para norte, eu pensei a placa de suducção africana está a ir em direcção à outra placa, não sei se o meu pensamento está correcto
okay** pois, eu pensei ao contrário, para mim, como a placa Africana está a subductar (não sei se é assim que se diz), esta vai ficando menor e a Placa Euro-asiática vai avançando para sul, daí Norte-Sul. Sendo assim, o teu pensamento deve estar correto. :)

• Like
Reactions: Bruno Dias
Matrícula
19 Junho 2015
Realmente o exame foi uma desgraça, eu nem sei se estava num exame ou a preencher o papelzinho do euromilhoes -.- enfim... é com escolhas multiplas e perguntas de desenvolvimento sem fundamento que nos avaliam.....
Vou à segunda fase, que acham que poderá sair?
Basicamente é isso, "avaliam" dois anos de matéria, mas ao fim ao cabo muito do exame não tem fundação na matéria teórica

• Like
Reactions: Jamila and gui5000

Fábio Lopes

Membro
Matrícula
12 Março 2015
okay** pois, eu pensei ao contrário, para mim, como a placa Africana está a subductar (não sei se é assim que se diz), esta vai ficando menor e a Placa Euro-asiática vai avançando para sul, daí Norte-Sul. Sendo assim, o teu pensamento deve estar correto. :)
Porque pode ver que os triângulos a preto estão virados para a placa euroasiática(acho que era essa placa) por isso meti sul norte.

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Basicamente é isso, "avaliam" dois anos de matéria, mas ao fim ao cabo muito do exame não tem fundação na matéria teórica

concordo exatamente contigo Marco,
o que eu acho é que tudo isto é ridículo, falo por mim, os testes que estava habituada a fazer eram de teoria e mais teoria, respostas curtas e nunca de sequências ou escolhas múltiplas.
Para além de ridículo, acho injusto porque imagina alunos que precisam de 10 no exame para passar à disciplina, se forem "burros com sorte", chegam lá e pim pam pum e acertam nas escolhas múltiplas.
Um bom aluno não deveria ser avaliado com este tipo de exame, estou revoltada!

Matrícula
19 Junho 2015
Também acho esquisito este tipo de exames, mas o que me custa mais é saber que não há maneira de me preparar bem para o exame, não é a ler a matéria, não é a fazer exames, é ter "sorte" , é saber que eles nos estão a enganar nas perguntas, opá não sei, não vejo uma maneira viável de preparação

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Também acho esquisito este tipo de exames, mas o que me custa mais é saber que não há maneira de me preparar bem para o exame, não é a ler a matéria, não é a fazer exames, é ter "sorte" , é saber que eles nos estão a enganar nas perguntas, opá não sei, não vejo uma maneira viável de preparação

Tal e qual eu... eu para a 1ª fase li matéria, fiz exercícios do Gave e juro que acertava em imensas coisas, mesmo nas de desenvolvimento lá falhava uma coisa ou outra mas nunca era 0. Agora, para a segunda fase nem sei o que fazer, sinto-me mesmo cansada de tanto ter andado a estudar... eu sei as coisas, posso não saber aprofundadamente, mas tenho os conceitos básicos, além disso nunca sai tudo no exame, sei lá, é estranho... é estudar e pensar que pode não correr bem outra vez...
fui com 16 a exame e parece-me que a queda de nota vai ser abismal, começo seriamente a pensar até que ponto quero seguir um curso superior com biologia como prova de ingresso, "cheira-me" que com este tipo de exames nunca vou ter uma classificação satisfatória

Beatriz54

Membro
Matrícula
7 Junho 2015
Acho que isso vos acontece mais por não estarem habituados a testes com estrutura e dificuldade a nível de exame.

Pelo menos eu só tinha testes deste tipo e no ano passado quando fui a exame mantive a nota e nem estudei muito. Foi positiva mas não foi grande coisa, vou fazer melhoria este ano na 2ª fase... acho que é mais questão de hábito, se fizermos muito exames e formos vendo os critérios acabamos por nos adaptar.

• Like
Reactions: cyrilico

João Diogo

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Não sei, vai depender de muitos fatores, porém estava à espera de algo muito melhor, classificação muito elevado, de modo que estou muito desanimado e um bocado "em choque".. Enfim.
Claro que sim. mas achas que consegues entrar? :/ eu também vou à 2º fase.

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Não sei, vai depender de muitos fatores, porém estava à espera de algo muito melhor, classificação muito elevado, de modo que estou muito desanimado e um bocado "em choque".. Enfim.

como te compreendo... o exame era complicadito, sentia-me bem preparada para o exame, cheguei lá e não sei, correu-me super mal... Tenho mais do que o que esperava mas mesmo assim, não é suficiente :/

João Diogo

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
É :/. Não me quero "armar" mas sinto que sei a matéria muito bem mesmo, tinha feito exames nacionais mesmo facilmente e com grande sucesso, e agora isto.. é complicado. Também tenho culpa por não ter lido as perguntas como deve ser, mas pronto..
como te compreendo... o exame era complicadito, sentia-me bem preparada para o exame, cheguei lá e não sei, correu-me super mal... Tenho mais do que o que esperava mas mesmo assim, não é suficiente :/

Spiritun

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2015
Curso
Ciências e Tecnologias
Acho que isso vos acontece mais por não estarem habituados a testes com estrutura e dificuldade a nível de exame.

Pelo menos eu só tinha testes deste tipo e no ano passado quando fui a exame mantive a nota e nem estudei muito. Foi positiva mas não foi grande coisa, vou fazer melhoria este ano na 2ª fase... acho que é mais questão de hábito, se fizermos muito exames e formos vendo os critérios acabamos por nos adaptar.

Eu concordo contigo.
A estrutura do exame é a mesma já há alguns anos. Os professores de alguns aqui deviam saber bem que é suposto prepararem os alunos para o exame final. Não faz sentido nenhum fazerem exercícios teóricos de resposta curta quando o exame é todo à base de escolhas múltiplas e perguntas abertas, sempre com análise de documentos.

• Like
Reactions: Jamila

MMP

Membro
Matrícula
15 Maio 2015

os meus testes também são parecidos com os exames, no entanto os critérios deste ano numas duas ou três perguntas abertas não abrangem todas as possibilidades de resposta, sendo muito restritos, e até contendo informação que inicialmente não parece ser requerida...