Biologia e Geologia - Exame

Boa noite!
Este ano irei realizar o exame de BG e gostaria que alguém me aconselhasse algum livro de preparação ou de problemas. Obrigada :)

Os livros do IAVE reúnem exercícios de diversos exames e testes intermédios por temas e anos. Acho uma excelente compra.

• Like
Reactions: Juliana Cunha
Boa tarde , se quiser fazer o exame a Biologia após terminar o secundário é obrigatório fazer tanbém o exame de Geologia ?
O exame é o de Biologia e Geologia, ou seja, ambas as componentes fazem parte do mesmo exame, não podendo ser feitas em separado nem contabilizadas como exames diferentes, porque não o são.

Um aluno vai com 19 a exame de BG
Não tira 17.5 quer na 1ª quer na 2ª fase no seu 11º ano.
Necessita de BG para prova de ingresso.
No seu 12º ano como funciona?

Um aluno vai com 19 a exame de BG
Não tira 17.5 quer na 1ª quer na 2ª fase no seu 11º ano.
Necessita de BG para prova de ingresso.
No seu 12º ano como funciona?
Podes sempre fazer o mesmo que eu e repetir o exame de BG no 12 ano, já que é prova de ingresso do curso que queres. No entanto, a nota que terás ao repetir no 12 não altera em nada a nota com que ficaste à disciplina. Desceste para 18 com os exames de 11 ano e essa será a nota que contará para a média do secundário, mesmo que agora consigas tirar bem melhor, o 18 não passa para 19. A nota está "fechada"

Não há alternativa?
Ficar a nota de exame como nota de prova de ingresso e nota de secundario/interna
Isto é ter 18.6 exame por exemplo
E ter 19 interna e 18.6 ingresso

Não há alternativa?
Ficar a nota de exame como nota de prova de ingresso e nota de secundario/interna
Não. Imaginando que tiras 18.6 ao repetires, essa nota não altera a nota interna de BG, pois trata-se de uma disciplina que é completada no 11 ano. Uma vez que não a conseguiste manter, ficas com 18.
O tal 18,6 entrará somente na média das provas de ingresso.

Desculpem a intromissão, mas a nota interna pode sempre ser alterada desde que a disciplina em questão seja sujeita a exame nacional. Quando se vai como externo a exame a nota que tiras vale 100% em termos de nota à disciplina e, caso desças, nada acontece.

• Like
Reactions: Gabriela and Urmik
Podes sempre fazer o mesmo que eu e repetir o exame de BG no 12 ano, já que é prova de ingresso do curso que queres. No entanto, a nota que terás ao repetir no 12 não altera em nada a nota com que ficaste à disciplina. Desceste para 18 com os exames de 11 ano e essa será a nota que contará para a média do secundário, mesmo que agora consigas tirar bem melhor, o 18 não passa para 19. A nota está "fechada"

Não há alternativa?
No 12º ano, a prova será feita como externo. Caso tenhas mais que na primeira fase do 11º, fica a nova nota a nota de exame (prova de ingresso) efetiva para a candidatura. Ao mesmo tempo, caso tenhas mais que a tua nota interna (neste caso, Francisco, caso tenhas 195 ou mais), a nota de exame substitui a nota interna.

EDIT: ah, e se tiveres pior classificação que na primeira fase do ano passado, não és prejudicado, usas a nota do ano passado, que já está conseguida.

No 12º ano, a prova será feita como externo. Caso tenhas mais que na primeira fase do 11º, fica a nova nota a nota de exame (prova de ingresso) efetiva para a candidatura. Ao mesmo tempo, caso tenhas mais que a tua nota interna (neste caso, Francisco, caso tenhas 195 ou mais), a nota de exame substitui a nota interna.

EDIT: ah, e se tiveres pior classificação que na primeira fase do ano passado, não és prejudicado, usas a nota do ano passado, que já está conseguida.

Como assim? O coordenador não me disse nada disso?
Vê o meu caso, tanto a FQA como a BG desci para 19 por causa do exame. E agora?

• Like
Reactions: Urmik
Como assim? O coordenador não me disse nada disso?
Vê o meu caso, tanto a FQA como a BG desci para 19 por causa do exame. E agora?

Agora se tiveres 20 no exame do 12º, ficas com 20 à disciplina.

• Like
Reactions: Urmik
Alguem repetiu o exame de fq e biol no seu 12º, conjuntamente com mat? E teve grandes notas? Começar a estudar quando?
Olá :) eu ainda não posso falar por experiência própria, pois vou repetir este ano os dois exames... mas aquilo que professores me têm dito é que o problema de muitos alunos é que deixam a revisão da matéria para o último período e que depois acabam por não conseguir consolidar tudo como queriam...
Por essa mesma razão e como deixei de ter essas 2 disciplinas no 12º ano, achei melhor começar já em setembro com explicações, a fim de ter alguém que me oriente e me tire todas as dúvidas que surgirem. Assim é como se nunca deixasse de as ter :)
Já comecei com as explicações a BG e sinto que é mesmo isto que preciso. Estou a rever tudo muito mais profundamente e a realizar exercícios e espero chegar ao final do ano mais que pronta para o exame :) tem tudo para correr bem!

• Like
Reactions: gui5000 and Urmik
Olá pessoal que está a se preparar para o exame de Biologia e Geologia 11 :)
Tenho algum material para preparação do exame a venda, porque já não irei precisar deles... Mas digo que dão imenso jeito!
Livro com resumos, questões com propostas de solução e exames nacionais passados da Porto editora;
Livro só de questões e soluções da editora Areal;
Livros do gave apenas com questões de exames passados (neste caso é um de biologia e outro de geologia)
Quem estiver interessado pode enviar mensagem, também tenho de Física e química 11.

Tenho sempre 11/12 nos exames BG não sei como conseguir mais! as questões de desenvolvimento são tão difíceis! acham que o exame de 2017 de bg vai ser mais fácil do que no ano passado? e que tal criarmos um fórum para previsões conteúdos exame bg 2017?