Biologia e Geologia - Exame

Olá! Tendo em conta que vais ter um estudo autodidata, de facto o melhor mesmo é teres um grande número de recursos ao teu dispor (mas os recursos certos). De facto, não acho que o livro da Porto Editora seja bom para estudar. Tem bons resumos/sínteses, sei que a edição de 2015 tem novos exercícios (mas mesmo assim continuam a não ir muito de encontro aos de exame), mas não é uma grande ferramenta. Anyway, podes usá-lo mais perto do exame porque permite uma boa e rápida revisão das coisas.

Uns bons livros de resumos são os da Ideias de Ler:
Resumos - Biologia e Geologia - 10.º Ano - WOOK

Este é o de 10.º ano mas também há para 11.º. São resumos bastante esquematizados e pormenorizados e são bastante bons.

Para exercícios o melhor é mesmo fazeres exercícios de exame... No entanto há uns livros excelentes que têm explicações das escolhas múltiplas o que é bastante útil para perceberes o porquê das opções.

Questões de Exames Resolvidas - Biologia e Geologia: Biologia 11º Ano , Vários. Compre livros na Fnac.pt

Há um volume para Geologia e outro para Biologia.

Em termos de método de estudo penso que se começares em Janeiro a estudar deves pensar que tens 5 meses para ver a matéria. Recomendaria organizares o teu tempo para mais ou menos 5 semanas para cada tema (Biologia de 10.º, Geologia de 10.º, Biologia de 11.º e Geologia de 11.º). Depois o mês de junho seria para uma revisão calma das coisas. O que eu faria era estudar a teoria e depois passar a exercícios, de forma alternada, para não ser maçador (pelo menos para mim resulta melhor, mas tu depois é que deves ver qual o teu melhor método de estudo).

Por fim, tens um tópico neste fórum: Biologia e Geologia - Dúvidas e apontamentos onde podes ir tirando as tuas dúvidas e trocar impressões com outros users do fórum.

Espero ter ajudado. Boa sorte !
Não conseues digitalizar esse livro de resumos de que falas, caso o tenhas de modo a alunos como eu e outros daqui do forum conseguirmos ter acesso a esses recursos?

Olá a todos!
Tenho uma dúvida relativamente à partenogénese: os óvulos não fecundados que dão origem a um novo ser são originados por meiose? Nesse caso, sendo a meiose uma fonte de variabilidade genética, trata-se de um processo de reprodução assexuada em que os indivíduos têm a mesma informação genética???

a minha pergunta é a seguinte:
sou aluna externa muito mais velha do que voces, provavelmente com idade para ser vossa mãe, mas os tempos não mudam assim tanto penso eu...
se saõ dadas directivas para o exame que por acaso na minha pesquisa tem vindo a ser mais facil qual é a preocupação de estudarem por exames de 10 e mais anos atrás que no meu ponto de vista até são mais dificeis. Tudo bem que as editoras querem é vender, mas os exames agora estão melhor elaborados, e se assim fosse as prórias editoras perderiam credibilidade, poruqe a malta começava a sacar tudo da net e então os livros de apoio actuais de nada serviriam, o que acham desta questão?

Última edição:
Boa tarde, o programa do exame de biologia e geologia mudou?
O tema IV é: geologia, problemas e materiais do quotidiano!?

hey, sei que isto é uma pergunta parva mas acham que uma pessoa que em casa faz exames e tira 14s, consegue tirar pelo menos um 9.5 no exame em si?
obrigada!

2016 epoca especial 1 grupo
Os dados apresentados no texto permitem inferir que os sismos de maio de 1958 tiveram
(A) baixa magnitude e focos profundos.
(B) elevada magnitude e focos superficiais.
(C) baixa magnitude e focos superficiais.
(D) elevada magnitude e focos profundos.

sismos superficiais de baixa magnitude não deveriam ser detetados pelas estações sismográficas?

O metamorfismo pode ocorre por tensões litostáticas ou apenas por tensões dirigidas?

Q:7. De acordo com a hipótese nebular, o arrefecimento e a consequente condensação da nuvem de gases e de poeiras originaram os grãos metálicos e as partículas rochosas silicatadas que, por acreção, conduziram à formação de asteroides e de planetas. Explique em que medida a composição mineralógica dos côndrulos apoia a hipótese de estas estruturas terem sido das primeiras a formar-se por condensação da nébula solar.

R: Os côndrulos são constituidos por silicatos, como as olivinas e as piroxenas. As olivinas e as piroxenas apresentam pontos de fusão muito elevados pelo que são dos primeiros minerais a cristalizar, por cristalização fraccionada.
Assim, como estas estruturas contêm minerais que foram dos primeiros a cristalizar, compreende-se que tenham sido das primeiras estruturas a condensar-se na nébula solar.

CC:   referência ao facto de os primeiros minerais a formarem-se (a partir da nébula solar) corresponderem aos minerais de temperatura de cristalização mais elevada (ou de elevado ponto de fusão);
•  referência ao facto de as olivinas e as piroxenas (presentes nos côndrulos) terem temperaturas de cristalização relativamente elevadas.

Acham que tinha os dois tópicos?

Q:7. De acordo com a hipótese nebular, o arrefecimento e a consequente condensação da nuvem de gases e de poeiras originaram os grãos metálicos e as partículas rochosas silicatadas que, por acreção, conduziram à formação de asteroides e de planetas. Explique em que medida a composição mineralógica dos côndrulos apoia a hipótese de estas estruturas terem sido das primeiras a formar-se por condensação da nébula solar.

R: Os côndrulos são constituidos por silicatos, como as olivinas e as piroxenas. As olivinas e as piroxenas apresentam pontos de fusão muito elevados pelo que são dos primeiros minerais a cristalizar, por cristalização fraccionada.
Assim, como estas estruturas contêm minerais que foram dos primeiros a cristalizar, compreende-se que tenham sido das primeiras estruturas a condensar-se na nébula solar.

CC:   referência ao facto de os primeiros minerais a formarem-se (a partir da nébula solar) corresponderem aos minerais de temperatura de cristalização mais elevada (ou de elevado ponto de fusão);
•  referência ao facto de as olivinas e as piroxenas (presentes nos côndrulos) terem temperaturas de cristalização relativamente elevadas.

Acham que tinha os dois tópicos?
Acho que tinhas tudo bem.

• Like
Reactions: MedDreamer
Acho que tinhas tudo bem.
Thanks!

E se eu respondesse "Pretendeu demonstrar que as auxinas levam ao crescimento dos coleóptilos" e nos critérios estivesse "A curvatura (ou o alongamento, ou o crescimento) do coleóptilo (ou das células ou dos tecidos do coleóptilo) resulta da influência de uma substância (ou de uma hormona ou da auxina) produzida no ápice. " Tinha mal por não ter referido que eram produzidas no ápice?