Biologia e mestrado em Biotecnologia: dúvidas

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Francisco Ricca

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2020
eu estou no 12ºano na área de ciencias com biologia. Como vivo em Lisboa e tenho média de 16.5, eu queria tirar biologia na fcul. A minha dúvida é se é possivel, tirando bio na fcul, depois tirar um mestrado em biotecnologia, principalmente porque teria de tirar o mestrado no técnico ou na nova, pois não há na fcul. Eu gostava de poder trabalhar na área de biotecnologia, é realista pensar em fazer este plano?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
eu estou no 12ºano na área de ciencias com biologia. Como vivo em Lisboa e tenho média de 16.5, eu queria tirar biologia na fcul. A minha dúvida é se é possivel, tirando bio na fcul, depois tirar um mestrado em biotecnologia, principalmente porque teria de tirar o mestrado no técnico ou na nova, pois não há na fcul. Eu gostava de poder trabalhar na área de biotecnologia, é realista pensar em fazer este plano?
Olá

Claro que é possível! É um percurso bastante comum até. O positivo de tirar uma licenciatura na área das ciências da vida ( como a biologia ) é a possibilidade de seguir mestrados em diversas áreas e a biotecnologia não é mais do que biologia aplicada recorrendo ao uso de tecnologias enzimáticas, genéticas e bioquímicas para obter produtos úteis em áreas como a farmacêutica ( biofarmacos, p.e. ou terapias como as CAR-T ) até áreas da biotecnologia vegetal ou biotecnologia alimentar e microbiana.

Se quiseres algo mais direto podes também ver cursos de biotecnologia, engenharia biológica, química ou bioengenharia que partilham estas bases da biotecnologia.

• Like
Reactions: marianagf
D

Deleted member 104795

Guest
Olá

Claro que é possível! É um percurso bastante comum até. O positivo de tirar uma licenciatura na área das ciências da vida ( como a biologia ) é a possibilidade de seguir mestrados em diversas áreas e a biotecnologia não é mais do que biologia aplicada recorrendo ao uso de tecnologias enzimáticas, genéticas e bioquímicas para obter produtos úteis em áreas como a farmacêutica ( biofarmacos, p.e. ou terapias como as CAR-T ) até áreas da biotecnologia vegetal ou biotecnologia alimentar e microbiana.

Se quiseres algo mais direto podes também ver cursos de biotecnologia, engenharia biológica, química ou bioengenharia que partilham estas bases da biotecnologia.
Olá!
Eu também estava interessada em ingressar no curso de Biologia da fcul este ano (estava a pensar escolher um destes dois ramos: Biologia genética e molecular ou Biotecnologia e biologia celular). Pelo que percebi, é possível fazer um mestrado em Biotecnologia no IST com esta licenciatura, mas, na inscrição a esse mestrado nessa faculdade que referi dão prioridade a licenciados de outros cursos como Bioquímica ou Engenharias, em vez de Biologia (mesmo com o ramo de Biotecnologia e Biologia Celular)?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!
Eu também estava interessada em ingressar no curso de Biologia da fcul este ano (estava a pensar escolher um destes dois ramos: Biologia genética e molecular ou Biotecnologia e biologia celular). Pelo que percebi, é possível fazer um mestrado em Biotecnologia no IST com esta licenciatura, mas, na inscrição a esse mestrado nessa faculdade que referi dão prioridade a licenciados de outros cursos como Bioquímica ou Engenharias, em vez de Biologia (mesmo com o ramo de Biotecnologia e Biologia Celular)?
Olá,

Alguns mestrados têm realmente alguma preferência por determinados ciclos de estudo ( normalmente ciclos de estudos de continuidade e da mesma área ), mas não te impede de entrar nesse mestrado! Já deves ter visto que no mestrado em Biotecnologia no IST, para além de ter em conta a média final do curso de 1º ciclo, têm também parâmetros de "Afinidade". Esse critério é avaliado pela coordenação do curso e, assim, seguindo o ramo de Biotecnologia e Biologia Celular ( mesmo numa licenciatura em Biologia ) pode ser que isso te ajude na seriação dos candidatos.

Deixo aqui links para as acreditações, avaliações e numero de candidatos vs colocados do mestrado ( avaliação de 2016, mas deve ajudar a ter uma ideia geral da satisfação dos alunos, instalações, empregabilidade, parcerias... )

D

Deleted member 104795

Guest
Olá,

Alguns mestrados têm realmente alguma preferência por determinados ciclos de estudo ( normalmente ciclos de estudos de continuidade e da mesma área ), mas não te impede de entrar nesse mestrado! Já deves ter visto que no mestrado em Biotecnologia no IST, para além de ter em conta a média final do curso de 1º ciclo, têm também parâmetros de "Afinidade". Esse critério é avaliado pela coordenação do curso e, assim, seguindo o ramo de Biotecnologia e Biologia Celular ( mesmo numa licenciatura em Biologia ) pode ser que isso te ajude na seriação dos candidatos.

Deixo aqui links para as acreditações, avaliações e numero de candidatos vs colocados do mestrado ( avaliação de 2016, mas deve ajudar a ter uma ideia geral da satisfação dos alunos, instalações, empregabilidade, parcerias... )

Muito obrigada pela resposta e pelos links enviados!
Então, pelo que percebi, alguém licenciado em Biologia na fcul no ramo de Biotecnologia e Biologia Celular tem mais probabilidade de entrar no Mestrado de Biotecnologia do que licenciados em Bioquímica ou no Ramo de Biologia Genética e Molecular, pois temos uma formação de 1°ciclo com maior afinidade em termos de conteúdo com o mestrado?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
Muito obrigada pela resposta e pelos links enviados!
Então, pelo que percebi, alguém licenciado em Biologia na fcul no ramo de Biotecnologia e Biologia Celular tem mais probabilidade de entrar no Mestrado de Biotecnologia do que licenciados em Bioquímica ou no Ramo de Biologia Genética e Molecular, pois temos uma formação de 1°ciclo com maior afinidade em termos de conteúdo com o mestrado?
Varia muito com os critérios que a coordenação do curso usa ( para analisar o curriculo do candidato ), por isso, não te consigo dizer se alguém com percurso de Biotec e Bio celular tem mais vantagens do que alguem com um percurso em Biologia genetica e molecular
Podes até ficar com uma classificação final superior em relação a outros colegas com 1º ciclo em biotecnologia se tiveres uma média final de curso relativamente elevada em Biologia, por exemplo. Para não falar do peso que as entrevistas podem ter ( creio que o IST também realiza estas entrevistas ) na classificação final

Independentemente do percurso que seguires ( biotecnologia e bio celular ou biologia molecular e genética ) tens oportunidade de seguir esse mestrado no IST. Até porque para esse 2º ciclo de estudos em Biotecnologia no IST podem pedir-te para fazer 30 ECTS de unidades curriculares "base" precisamente para colmatar alguma falta de competências que possas ter se vieres de um 1º ciclo de estudos. Tens ainda muito tempo para decidir e não te foques muito nesses pequenos detalhes por agora :) Aproveita o curso e vai à descoberta de áreas que te interessem e, se no final o interesse pela Biotecnologia continuar, certamente que terás uma ótima formação em Biotecnologia no IST e conseguirás entrar no mestrado que pretendes!

Maior dos sucessos e boa sorte!!

Última edição:
D

Deleted member 104795

Guest
Varia muito com os critérios que a coordenação do curso usa ( para analisar o curriculo do candidato ), por isso, não te consigo dizer se alguém com percurso de Biotec e Bio celular tem mais vantagens do que alguem com um percurso em Biologia genetica e molecular
Podes até ficar com uma classificação final superior em relação a outros colegas com 1º ciclo em biotecnologia se tiveres uma média final de curso relativamente elevada em Biologia, por exemplo. Para não falar do peso que as entrevistas podem ter ( creio que o IST também realiza estas entrevistas ) na classificação final

Independentemente do percurso que seguires ( biotecnologia e bio celular ou biologia molecular e genética ) tens oportunidade de seguir esse mestrado no IST. Até porque para esse 2º ciclo de estudos em Biotecnologia no IST podem pedir-te para fazer 30 ECTS de unidades curriculares "base" precisamente para colmatar alguma falta de competências que possas ter se vieres de um 1º ciclo de estudos. Tens ainda muito tempo para decidir e não te foques muito nesses pequenos detalhes por agora :) Aproveita o curso e vai à descoberta de áreas que te interessem e, se no final o interesse pela Biotecnologia continuar, certamente que terás uma ótima formação em Biotecnologia no IST e conseguirás entrar no mestrado que pretendes!

Maior dos sucessos e boa sorte!!
Muito obrigada e igualmente!!!😁

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: Rafael.

Gil Oliveira

Membro
Matrícula
15 Dezembro 2016
Curso
MSc Biotecnologia
Instituição
FCT NOVA
Olá! Não só é realista como foi exatamente o que eu fiz. Eu licenciei-em em Biologia (Biologia Molecular e Genética) na FCUL e estou a tirar o mestrado em Biotecnologia na NOVA (mas entrei no Técnico e na NOVA) e do ponto de vista de acesso tanto faz se tiraste Biologia na FCUL (BMG ou BCB), BCM na NOVA ou Bioquímica, são valorizados da mesma maneira.

Como o curso é multidisciplinar, todas estas formações dão jeito, escolhe a que achares mais interessante para ti. Eu, enquanto Biólogo, tenho mais facilidade quando se trata de coisas mais relacionadas com Genética e Bio Molecular, p.e., enquanto que proteínas e enzimologia os meus colegas Bioquímicos normalmente estão mais familiarizados.

D

Deleted member 104795

Guest
Olá! Não só é realista como foi exatamente o que eu fiz. Eu licenciei-em em Biologia (Biologia Molecular e Genética) na FCUL e estou a tirar o mestrado em Biotecnologia na NOVA (mas entrei no Técnico e na NOVA) e do ponto de vista de acesso tanto faz se tiraste Biologia na FCUL (BMG ou BCB), BCM na NOVA ou Bioquímica, são valorizados da mesma maneira.

Como o curso é multidisciplinar, todas estas formações dão jeito, escolhe a que achares mais interessante para ti. Eu, enquanto Biólogo, tenho mais facilidade quando se trata de coisas mais relacionadas com Genética e Bio Molecular, p.e., enquanto que proteínas e enzimologia os meus colegas Bioquímicos normalmente estão mais familiarizados.
Olá! Na candidatura ao mestrado, tanto no técnico como na nova, dão muito valor à nota final da licenciatura?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Sofia_Soares
Olá! Na candidatura ao mestrado, tanto no técnico como na nova, dão muito valor à nota final da licenciatura?
A fórmula de acesso ao mestrado do Técnico é composta por:
- 40% - Afinidade - relação entre a tua licenciatura de base e o mestrado que estás a concorrer.
- 30% - Natureza - o tipo de curso/faculdade onde tiraste o curso.
- 30% - Média da licenciatura.

Os 2 primeiros parâmetros são avaliados e decididos pelo coordenador do mestrado em causa.

Gil Oliveira

Membro
Matrícula
15 Dezembro 2016
Curso
MSc Biotecnologia
Instituição
FCT NOVA
No Técncio é como disseram (os editais de colocação até estão disponíveis no site), na NOVA é muito parecido, o que pesa mais é mesmo a tua nota final de curso. A tendência deste e de anos passados é que a partir de 15 é seguro, eu acabei com 14 e entrei nos dois, e a tendência, na minha opinião, é continuar a ser assim.

Dennisskillz

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2020
Olá

Ola!
Eu estava a pensar, neste ano, entrar em Biotecnologia na UA, mas reparei que poucos mestrados pedem uma licenciatura em Biotecnologia. Será que é melhor fazer uma licenciatura em Biologia, já que várias Universidades pedem-no como curso de entrada. Por exemplo, um mestrado em Ciências Forenses na FMUP ou na Universidade de Coimbra.
O único mestrado, que eu saiba, que pede Biotecnologia como curso de ingresso é a própria Biotecnologia.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
Ola!
Eu estava a pensar, neste ano, entrar em Biotecnologia na UA, mas reparei que poucos mestrados pedem uma licenciatura em Biotecnologia. Será que é melhor fazer uma licenciatura em Biologia, já que várias Universidades pedem-no como curso de entrada. Por exemplo, um mestrado em Ciências Forenses na FMUP ou na Universidade de Coimbra.
O único mestrado, que eu saiba, que pede Biotecnologia como curso de ingresso é a própria Biotecnologia.
Olá,

O que encontras nas paginas dos mestrados é uma lista para dar exemplos de cursos que se podem candidatar ( não significa que pessoal de outros cursos não consigam entrar ). Um licenciado em Biotecnologia está apto para se candidatar ao mestrado em Ciencias Forenses, mas depende muito dos criterios que os juris dos mestrados usam ( fazem a avaliação do curriculo ).
Só recomendava Biologia se ainda não sabes bem o que queres seguir no futuro ou se a área da Ecologia/Biologia Marinha/Biodiversidade te interessa.

Última edição:
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
B UA Mestrado em Biologia Marinha Aplicada na UA Universidade de Aveiro 1
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
S Mestrado em Análises Clínicas vs Biologia Clínica Laboratorial Ciências 0
Diana1997 Mestrado biologia humana e ambiente Ciências 0
D Mestrado em Biologia clinica laboratorial vs Analises Clinicas vs Gestao de serviços de saúde Saúde 0
M Mestrado em biologia molecular e genética Ciências 0
B Mestrado em Biologia Aplicada - UA Ciências 4
D Mestrado Bioinformática ou Licenciatura Biologia Ensino Superior 0
V Mestrado Biologia Marinha UALG ou Ecologia Marinha FCUL? Ciências 0
L UC Mestrado Biologia Celular e Molecular (UC) Universidade de Coimbra 5
J FCUP Mestrado Biologia Celular e Molecular Universidade do Porto 1
C Biologia Aplicada na Universidade de Aveiro ou Ecologia e Ambiente na Faculdade de Ciências do Porto Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
B Olá alguém tem as soluções do manual da santillana de biologia do 12 ano? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Biologia / física ou química Ensino Secundário 3
S Biologia em humanidades Ensino Secundário 2
D manuais de geologia e biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ângela0104 Exame de biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B ULHT Biologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2
Cintia matosss Resolução livro de biologia 12 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
CatarinaPRamos Livros de Biologia e Geologia 10º e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
A Explicações biologia e geologia Ensino Secundário 0
CatarinaPRamos UAlg Preço do Curso de Biologia Marinha Universidade do Algarve 1
Ângela A. Resumos Biologia e Geologia 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F Biologia FCUL 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
D Biologia 12º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Acabei o 10º ano com média de 17.14 e o 11º com 18.14, no exame de FQ tive 19.5 e no de Biologia 19.3. Consigo entrar medicina no próximo ano? Ensino Secundário 4
A Dar aulas de Biologia em Inglês Educação 2
P Ciências Biomédicas Laboratoriais / Bioquímica / Biologia Aplicada Ciências 2
M Cursos com mais equivalências a Biologia Ciências 5
DiOliveira03 Repetir exame de Biologia e Geologia no 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
1 ULHT Biologia na Lusófona Lisboa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 1
underground Física e Biologia 12º ano Ensino Secundário 6
M Biologia e Medicina Saúde 1
J Como melhorar a nota de Biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
marina c rescaldo do exame nacional de Biologia e Geologia Arquivo 6
T FCTUNL Bioquímica ou Biologia Celular e Molecular na FCT Universidade Nova de Lisboa 2
J Biologia e Geologia - Matérias essenciais ( exame ) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Geologia e Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Miguel Chora Ainda me posso inscrever em Biologia e Geolologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
lilianacg Biologia e Geologia Ensino Secundário 2
Francisco Pinheiroo Biologia anulação de disciplina Ensino Secundário 0
BarbaraFerreira prova modelo biologia 2020 Ensino Secundário 1
A FCUL Cadeiras por fazer - Biologia FCUL Universidade de Lisboa 2
B Biologia 11°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Provas modelo de Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
A Cadeiras por fazer - Biologia na FCUL Ensino Superior 0
B Exame de biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
GuilhermeReb Memorização em Biologia/Geologia Ensino Secundário 4
D Biologia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0