Bom dia! O meu sonho sempre foi seguir biologia e neste momento estou no 12.ºano e está quase na altura de escolher um curso e ando reticente quanto á minha escola. Gostaria de saber se alguém me consegue explicar em que consiste em como funciona o curso de biologia na fcul (as cadeiras, os vários ramos e as saídas). Consideram que é um curso interessante para quem gosta de biologia? Obrigada!
Olá! Eu estou no primeiro ano mas posso dar-te a minha opinião relativamente ao curso até agora!

Para mim, a mais valia deste curso é que abrange bem todas as áreas da Biologia (que é um mundo vastíssimo para explorar), por isso, se gostares mesmo de Biologia mas não tiveres nenhuma área de interesse particular, dá-te a oportunidade de conhecer várias disciplinas e de encontrares a que mais te fascina. Caso já tenhas uma área em mente, é igualmente bom porque te permite explorar essa área sem te limitar e dá-te margem para mudares de ideia e, quem sabe, descobrires uma nova paixão que, caso contrário, não conhecerias.
Basicamente, nos dois primeiros anos tens disciplinas mais gerais, e no 3º ano podes escolher um dos 4 ramos:
Biologia Ambiental (acho que depois podes optar entre terrestre e marinha),
Biologia Celular e Biotecnologia,
Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento e
Biologia Molecular e Genética. Estes ramos têm algumas disciplinas em comum, mas depois, dependendo de cada um há disciplinas especificas e outras entre as quais tens de optar, de acordo com os temas que mais te interessam. No primeiro ano tens as grandes disciplinas como Biologia Animal, Biologia Celular, Genética e Biologia Vegetal; e depois outras mais gerais como Química, Física, Matemática, Tratamento de Dados, História da Biologia e Bioquímica. Na minha opinião, é um plano curricular bastante completo que te deixa bem preparada e com um conhecimento variado um pouco por todas as áreas.
Quanto às saídas, há imensas opções e depende imenso da tua área de interesse. Não sou a pessoa mais indicada para te ajudar nesse aspeto.
Relativamente ao ambiente, posso-te dizer que há muita entreajuda (incluindo, por exemplo, programas de tutoria) e, no geral, os professores são bastante acessíveis. Para mim, a única coisa menos boa neste curso é que poderia investir um pouco mais na componente prática. Mas isso é a minha opinião e é sempre a parte mais complicada. Nas disciplinas de Biologia Animal e Biologia Vegetal, por exemplo, há imensos grupos de seres vivos para ver e, obviamente, é muito díficil abranger quase tudo... Mas mesmo assim, acho que é algo que poderia ser melhorado.
Pronto, acho que é tudo.

Se te puder ajudar nalguma coisa, é só dizeres!