FCUL Biologia - FCUL

FabianaTavares10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2016
Olá. Eu estou interessada em biologia na FCUL e tenho uma dúvida acerca do plano de estudos. Existe a possibilidade de no 3º ano escolher-mos ramos, assim como optativas, e eu queria saber se é costume abrirem todos os ramos ou só alguns. Por exemplo, existe um número mínimo de alunos para abrir aquele ramo e como não há alunos suficientes interessados para abrir esse ramo então esses alunos são distribuídos por outros ramos?
obrigada a quem me puder responder
May the force be with y'all

Olá. Eu estou interessada em biologia na FCUL e tenho uma dúvida acerca do plano de estudos. Existe a possibilidade de no 3º ano escolher-mos ramos, assim como optativas, e eu queria saber se é costume abrirem todos os ramos ou só alguns. Por exemplo, existe um número mínimo de alunos para abrir aquele ramo e como não há alunos suficientes interessados para abrir esse ramo então esses alunos são distribuídos por outros ramos?
obrigada a quem me puder responder
May the force be with y'all

Oi Fabiana! Tanto quanto eu sei, todos os anos todos os ramos abrem, até porque existem muitos que tem muitas cadeiras em comum como BED/Ambiental e BMG/BCB

Olá, neste momento já fiz a minha candidatura tendo escolhido como primeira opção Biologia na FCUL.
Contudo deparei-me com um post que me deixou algo preocupada e, por isso, peço-vos a vossa opinião acerca da faculdade e do curso.
Já vi o plano de estudos e agrada-me. O ambiente da faculdade é importante para mim, mas não tanto quanto o prestígio académico e a qualidade em si da faculdade e do curso, visto que quero garantir um emprego no futuro e o panorama geral em biologia não está muito famoso.
É muito difícil arranjar trabalho na área? Os empregadores valorizam alunos da FCUL? Que faculdade é preferível (entre todas as que possuem biologia, em especial Porto e Aveiro)? É arriscado escolher este curso?
Antes considerava escolher Biologia celular e molecular na FCT, contudo achei o curso demasiado restrito e queria poder explorar na licenciatura outras áreas da biologia que me agradam.

Olá, neste momento já fiz a minha candidatura tendo escolhido como primeira opção Biologia na FCUL.
Contudo deparei-me com um post que me deixou algo preocupada e, por isso, peço-vos a vossa opinião acerca da faculdade e do curso.
Já vi o plano de estudos e agrada-me. O ambiente da faculdade é importante para mim, mas não tanto quanto o prestígio académico e a qualidade em si da faculdade e do curso, visto que quero garantir um emprego no futuro e o panorama geral em biologia não está muito famoso.
É muito difícil arranjar trabalho na área? Os empregadores valorizam alunos da FCUL? Que faculdade é preferível (entre todas as que possuem biologia, em especial Porto e Aveiro)? É arriscado escolher este curso?
Antes considerava escolher Biologia celular e molecular na FCT, contudo achei o curso demasiado restrito e queria poder explorar na licenciatura outras áreas da biologia que me agradam.

Se estás a falar meramente em reputação tanto a FCUL, como a FCUP como a UA são instituições que tanto a nível nacional como internacional têm boas reputações nas áreas das ciências da vida.

Eu pessoalmente estudo Biologia na FCUL e nós lá temos vários centros de investigação muito bem reputados como o MARE (Biologia Marinha), o CE3C (Ecologia e Evolução) e o BioISI (Biossistemas e Biologia Molecular).

Portanto sim, os empregadores valorizam diplomados da FCUL.

No que diz respeito a emprego, obviamente depende imenso o que é que queres fazer com o curso e em que área te pretendes especializar. A Biologia é uma área extremamente vasta e com muitos bons profissionais, logo, é normal que se trate de uma área competitiva, daí ser díficil careterizar o emprego na Biologia, num todo. Podes sempre consultar o site da FCUL para teres uma ideia das saídas profissionais mais frequentes do curso.

Se tiveres mais alguma questão acerca do curso, estás à vontade para perguntar!

• Like
Reactions: Tereza
Boas, estou interessado no curso de Biologia e gostaria de ficar por Lisboa. Tenho a FCUL e o ISA. Gostaria de saber quais são as diferenças entre os dois cursos nas duas intituições, visto que gostaria de trabalhar na área de investigação científica e mais virada para o corpo humano. Seria uma enorme ajuda

Boas, estou interessado no curso de Biologia e gostaria de ficar por Lisboa. Tenho a FCUL e o ISA. Gostaria de saber quais são as diferenças entre os dois cursos nas duas intituições, visto que gostaria de trabalhar na área de investigação científica e mais virada para o corpo humano. Seria uma enorme ajuda
Normalmente a melhor forma de comparar as diferenças entre os dois cursos e comparar o plano curricular entre eles.
Eu, pessoalmente posso falar-te por parte da FCUL.
A biologia "mais virada para o corpo humano" é um grande chapéu.... há muitas áreas da biologia que se debruçam sobre assuntos que dizem respeito diretamente para os humanos... a biomedicina geralmente envolve biologia molecular e genética, especialmente em doenças oncológicas e neurodegenerativas, onde grande parte dos investigdores são biólogos, também existe a biologia forense, que tenta abordar as coisas de um ponto de vista criminal, and so on... Depende muito de quais forem os teus interesses concretos.
De qualquer uma das coisas que te falei de suscita algum interesse então a FCUL é uma boa escolha... temos unidades de investigação tanto em Biologia Molecular e Genética (onde parte dos alunos acaba por fazer tese em sítios como o Instituto de Medicina Molecular, ou o Instituto Gulbenkian de Ciência...) e em forense, que na FCUL chamamos de Biologia Humana e Ambiente.

Olá!
Eu frequento o curso de biologia no ISA e sinceramente vim parar cá de paraquedas porque eu não gosto muito do curso e sinceramente ninguém é bastante claro em relação às saídas profissionais porque várias vezes eu questionei o porquê de haver dois cursos de biologia na universidade de lisboa e questionei, também, a diferença entre eles. Ninguém me soube responder e eu farto-me de olhar para o plano de estudos de biologia da fcul e tento comparar com biologia do ISA e não faria muito sentido as saídas profissionais serem diferentes? Ou será que faz?
Estou muito confusa e ninguém me tem conseguido ajudar por isso agraceço imenso se alguém me conseguir responder.
É que em princípio vou "anular" (acho que não é bem o termo) porque realmente não estou a gostar nada do curso de biologia do ISA... Se biologia da fcul for diferente, eu vou candidatar-me mas se for igual tento achar outra área que goste mais...

Ps: tive um professor que me disse que a Biologia do ISA é uma combinação de genética, bioquíma e "engenharias" e que é o equivalente ao mestrado de biologia molecular e genética que existe na fcul mas eu não sei se acredito muito haha.

Olá!
Eu frequento o curso de biologia no ISA e sinceramente vim parar cá de paraquedas porque eu não gosto muito do curso e sinceramente ninguém é bastante claro em relação às saídas profissionais porque várias vezes eu questionei o porquê de haver dois cursos de biologia na universidade de lisboa e questionei, também, a diferença entre eles. Ninguém me soube responder e eu farto-me de olhar para o plano de estudos de biologia da fcul e tento comparar com biologia do ISA e não faria muito sentido as saídas profissionais serem diferentes? Ou será que faz?
Estou muito confusa e ninguém me tem conseguido ajudar por isso agraceço imenso se alguém me conseguir responder.
É que em princípio vou "anular" (acho que não é bem o termo) porque realmente não estou a gostar nada do curso de biologia do ISA... Se biologia da fcul for diferente, eu vou candidatar-me mas se for igual tento achar outra área que goste mais...

Ps: tive um professor que me disse que a Biologia do ISA é uma combinação de genética, bioquíma e "engenharias" e que é o equivalente ao mestrado de biologia molecular e genética que existe na fcul mas eu não sei se acredito muito haha.

Oi Inês!
Eu não posso, obviamente, falar pelo ISA porque nunca o frequentei.

O motivo pelo qual existem dois cursos de Biologia na ULisboa é porque há uns anos a Universidade de Lisboa (de onde era a FCUL) e a Universidade Técnica de Lisboa (de onde era o ISA) se fundiram e os dois cursos permaneceram, cada um na sua faculdade.

Os dois cursos, apesar de terem algumas cadeiras diferentes, são bastante semelhantes: na medida em que tudo o que consigas fazer com uma licenciatura no ISA à partida consegues fazer com uma da FCUL, daí as saídas profissionais poderm-se dizer que são as mesmas. A melhor maneira de comparar os cursos é olhar para as diferenças no plano curricular (comparar as cadeiras) entre eles, as da FCUL estão neste link: FenixEdu™

Na FCUL, nós temos a nossa licenciatura por ramos, sendo que os alunos escolhem no terceiro um de 4 ramos: Biologia Molecular e Genética, Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, Biologia Celular e Biotecnologia, Biologia Ambiental (terrestre ou marinha).

Uma licenciatura no ISA não substitui um mestrado na FCUL, são coisas diferentes, quanto muito pode ser equivalente ao nosso ramo de Biologia Molecular e Genética.

Agora, a tua escolha vai depender do que gostares de fazer no futuro, obviamente que é raro alguém gostar de todas as cadeiras do curso. Se gostares de estudar a vida (porque isso é que é Biologia), então esta licenciatura foi feita para isso, se não te reveres nisto, então podes sempre considerar outras opções :smile:

Boa tarde,
acham que a media de entrada em Biologia na FCUL vai ser superior aos 14,6 do ano anterior?

Isso são coisas que nunca se consegue saber... na minha opinião, provavelmente devem descer, mas isso depende sempre dos exames nacionais... digo isto porque em 2016 foi 13.9 e em 2017 subiu para 14.6 o que já foi uma subida substancial e duvido que haja margem para subir muito mais, uma vez que o curso tem 180 vagas para alunos do concurso nacional.

• Like
Reactions: Luís Rosa
Isso são coisas que nunca se consegue saber... na minha opinião, provavelmente devem descer, mas isso depende sempre dos exames nacionais... digo isto porque em 2016 foi 13.9 e em 2017 subiu para 14.6 o que já foi uma subida substancial e duvido que haja margem para subir muito mais, uma vez que o curso tem 180 vagas para alunos do concurso nacional.

Obrigado. Parece que não vão ser 180 vagas, vai haver uma redução de vagas em Lisboa e Porto.

Boa tarde,
Tenciono entrar em biologia na FCUL este ano mas deparei-me com algumas questões que ninguém me sabe explicar ao certo.
Amigos meus que se encontram noutras faculdades e em outros cursos possuem várias oportunidades de estágios autopropostos e de voluntariado, logo no primeiro ano, que contribuem para o a sua experiência profissional, onde podem colocar estas experiências no currículo mais tarde.
A minha dúvida é se existe também nesta faculdade a oportunidade de participar em projetos destes já que é uma área que envolve alguma competição.
Gostaria de saber ainda como é o ambiente na faculdade em si, no que diz respeito à praxe e a "tradições" , pois já ouvi muitas coisas boas como coisa menos boas.
obrigado desde já ☺

Boa tarde,
Tenciono entrar em biologia na FCUL este ano mas deparei-me com algumas questões que ninguém me sabe explicar ao certo.
Amigos meus que se encontram noutras faculdades e em outros cursos possuem várias oportunidades de estágios autopropostos e de voluntariado, logo no primeiro ano, que contribuem para o a sua experiência profissional, onde podem colocar estas experiências no currículo mais tarde.
A minha dúvida é se existe também nesta faculdade a oportunidade de participar em projetos destes já que é uma área que envolve alguma competição.
Gostaria de saber ainda como é o ambiente na faculdade em si, no que diz respeito à praxe e a "tradições" , pois já ouvi muitas coisas boas como coisa menos boas.
obrigado desde já : )

Bom dia! O meu sonho sempre foi seguir biologia e neste momento estou no 12.ºano e está quase na altura de escolher um curso e ando reticente quanto á minha escola. Gostaria de saber se alguém me consegue explicar em que consiste em como funciona o curso de biologia na fcul (as cadeiras, os vários ramos e as saídas). Consideram que é um curso interessante para quem gosta de biologia? Obrigada!

Bom dia! O meu sonho sempre foi seguir biologia e neste momento estou no 12.ºano e está quase na altura de escolher um curso e ando reticente quanto á minha escola. Gostaria de saber se alguém me consegue explicar em que consiste em como funciona o curso de biologia na fcul (as cadeiras, os vários ramos e as saídas). Consideram que é um curso interessante para quem gosta de biologia? Obrigada!

Olá! Eu estou no primeiro ano mas posso dar-te a minha opinião relativamente ao curso até agora! 😊 Para mim, a mais valia deste curso é que abrange bem todas as áreas da Biologia (que é um mundo vastíssimo para explorar), por isso, se gostares mesmo de Biologia mas não tiveres nenhuma área de interesse particular, dá-te a oportunidade de conhecer várias disciplinas e de encontrares a que mais te fascina. Caso já tenhas uma área em mente, é igualmente bom porque te permite explorar essa área sem te limitar e dá-te margem para mudares de ideia e, quem sabe, descobrires uma nova paixão que, caso contrário, não conhecerias.

Basicamente, nos dois primeiros anos tens disciplinas mais gerais, e no 3º ano podes escolher um dos 4 ramos: Biologia Ambiental (acho que depois podes optar entre terrestre e marinha), Biologia Celular e Biotecnologia, Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento e Biologia Molecular e Genética. Estes ramos têm algumas disciplinas em comum, mas depois, dependendo de cada um há disciplinas especificas e outras entre as quais tens de optar, de acordo com os temas que mais te interessam. No primeiro ano tens as grandes disciplinas como Biologia Animal, Biologia Celular, Genética e Biologia Vegetal; e depois outras mais gerais como Química, Física, Matemática, Tratamento de Dados, História da Biologia e Bioquímica. Na minha opinião, é um plano curricular bastante completo que te deixa bem preparada e com um conhecimento variado um pouco por todas as áreas.

Quanto às saídas, há imensas opções e depende imenso da tua área de interesse. Não sou a pessoa mais indicada para te ajudar nesse aspeto. 😅

Relativamente ao ambiente, posso-te dizer que há muita entreajuda (incluindo, por exemplo, programas de tutoria) e, no geral, os professores são bastante acessíveis. Para mim, a única coisa menos boa neste curso é que poderia investir um pouco mais na componente prática. Mas isso é a minha opinião e é sempre a parte mais complicada. Nas disciplinas de Biologia Animal e Biologia Vegetal, por exemplo, há imensos grupos de seres vivos para ver e, obviamente, é muito díficil abranger quase tudo... Mas mesmo assim, acho que é algo que poderia ser melhorado.

Pronto, acho que é tudo. 😄 Se te puder ajudar nalguma coisa, é só dizeres!

Bom Dia!
Atualmente estou no 2º ano da licenciatura de Biologia (UAlg) e pretendo efetuar um programa de mobilidade nacional (Almeida Garret) na FCUL, durante o próximo ano letivo. Ainda não sairam as colocações, porém, gostaria de ter as UC's escolhidas para quando efetuar a candidatura.

Tenho particular interesse pela área de Biologia Ambiental com Minor em Informática e gostaria de saber se há aqui alguém que me possa elucidar sobre as cadeiras opcionais dentro da especialização em Informática. Reparei que há várias e já estive a ler múltiplas vezes a descrição de cada uma, no entanto, não acho suficiente para tomar uma decisão e adoraria ouvir as experiências e opiniões de outros alunos!

Obrigada! ;)

Olá a todos!
Alguém consegue-me esclarecer à cerca do 3ºano da licenciatura de Biologia na FCUL, em que as optativas do Ramo Biologia Ambiental são baseadas em biologia terrestre e marinha, se por exemplo, no 1º semestre podemos escolher o Bloco B que é de biologia marinha e no 2ºsemestre podemos escolher o bloco C que é de biologia terrestre?
Ou seja, a minha dúvida é se escolhemos as opções em cada semestre de acordo com o que queremos, mesmo que sejam vertentes diferentes em cada semestre, ou se temos mesmo de escolher só um tipo de vertente.

Obrigada!!