Biologia Humana na UÉ

mfgm

Membro Caloiro
Matrícula
30 Agosto 2021
Boa noite malta!
Como não entrei este ano na faculdade (😢), comecei a pesquisar novos cursos e a procurar novas coisas e descobri o curso de biologia humana na UE, o que me chamou bastante à atenção, visto que dá saídas para ciência forense (uma área em que tenho interesse).
Sendo assim, gostaria de saber um pouco sobre as cadeiras do curso, a dificuldade, se é necessário saber muita matemática e química...
Espero que me possam ajudar!
Obrigada!

Boa noite malta!
Como não entrei este ano na faculdade (😢), comecei a pesquisar novos cursos e a procurar novas coisas e descobri o curso de biologia humana na UE, o que me chamou bastante à atenção, visto que dá saídas para ciência forense (uma área em que tenho interesse).
Sendo assim, gostaria de saber um pouco sobre as cadeiras do curso, a dificuldade, se é necessário saber muita matemática e química...
Espero que me possam ajudar!
Obrigada!

Olá!
Frequento o 2º ano do curso de Biologia Humana na UÉ então posso tentar elucidar-te um pouco à cerca deste curso. :)

No 1º ano há uma carga elevada de química e matemática, em ambos os semestres - não é propriamente difícil, mas deves ir às aulas teórico-práticas para conseguires acompanhar e entender o que estás a aprender. Caso já tenhas bases do ensino secundário em Matemática, Física e Química, então é provável que não sintas muita dificuldade nas primeiras cadeiras do 1º ano, nomeadamente Química Geral, Técnicas e Métodos de Laboratório I, Biofísica e Matemática, mas se não tiveres muitas bases também não é impossível, e terás os teus colegas para te ajudarem, assim como material de anos anteriores que é passado para os novos alunos todos os anos. As bases que adquires no 1º ano são importantes para o 2º ano, apesar de acabares por repetir conceitos do 1º ano no 2º, mas, por exemplo, para Genética dá jeito saberes matéria de Estatística que deste no 2º semestre do 1º ano, e em Anatomofisiologia I dá jeito já dominares o que aprendeste em Antropologia Biológica.

Só a partir do 2º ano é que começas a ter mais biologia e cadeiras ligadas à área da medicina, por isso não vai ser só química e matemática (o que não significa que seja mais fácil). A nível de dificuldade acho que é um pouco relativo, mas posso dizer que desde o início do curso que temos muita coisa para estudar na maioria das cadeiras. Antropologia Biológica e Anatomofisiologia são provavelmente das cadeiras mais trabalhosas, tens muito para memorizar, especialmente em Anatomofisiologia I no 2º ano. Nas cadeiras de química vais ter de fazer relatórios em grupo para cada aula prática laboratorial, terás apresentação de trabalhos em algumas cadeiras, e para além da avaliação teórica há também avaliação prática laboratorial em Biologia Celular e Microbiologia (certamente há mais cadeiras com avaliação da componente prática laboratorial mas só te sei mesmo dizer em relação àquelas que já tive ou estou a ter). No 3º ano, terás a oportunidade de realizar um estágio numa área de estudo à tua escolha, e no fim do último semestre terás de apresentar um projeto de estágio.

Espero ter ajudado, qualquer pergunta estás à vontade!
Há uma conversa aqui no fórum dedicada ao curso que tem respostas de colegas que já frequentaram ou que ainda frequentam este curso e pode ser-te útil: