Biologia Humana

Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
A licenciatura em Biologia Humana existe apenas na Universidade de Évora. É um curso recente (apenas 7 anos de existência) com bases biológicas que fornece aptidões para investigação biomédica ou então trabalho de diagnóstico em clínicas/hospitais. Biologia Humana é o misto da saúde (apresentando cadeiras como imunologia, virulogia, anatomofisiologia I e II, farmacologia e toxicologia, parasitologia, entre outras) com a ciência (apresentando cadeiras como biologia molecular, genética I, genética humana, biologia do desenvolvimento, bioética, biofísica, entre outras). Embora este curso apresente uma parte direccionada para a área de saúde, Biologia Humana encontra-se na Ordem dos Biólogos e é um curso da área da ciências da vida, tal como a bioquímica, biologia, biotecnologia, entre outros.
Sendo assim, o que o distingue, por exemplo, de uma licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é que as propostas de trabalho serão exclusivamente no trabalho de diagnóstico, enquanto que a licenciatura em Biologia Humana prepara-te mais para a vertente de investigação científica. Sendo esta a principal diferença entre as duas licenciaturas.
Após esta mini-apresentação (mini mesmo porque há MUITO mais a dizer sobre isto), estarei aqui disponível para responder a qualquer questão que tenham sobre o curso e até posso contar-vos o que os alunos que já terminaram a licenciatura se encontram a fazer.

Fico à espera!! :):)

PS- Em anexo encontra-se um PDF com os mestrados possíveis após a licenciatura em Biologia Humana.
 

Attachments

Última edição:
  • Like
Reactions: miguelt1 and davis

Beatrizp

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
5
Ola:) estou interessada em candidatar-me a este curso mas um pouco reticente por ser a unica universidade a te-lo. em que é melhor de tirar licenciatura em biologia? Ja me aconselharam a tirar biologia e em mestrado mais direcionado a este curso por ex. Acho que me fiz entender Obrigada!
 
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Olá, Beatriz. Percebo que estejas com dúvidas quando à empregabilidade. Mas a verdade é que nos encontramos no mesmo patamar que Biologia ou qualquer outra licenciatura na área das ciências, ou seja, está difícil aqui em Portugal. No entanto, se tens a certeza que é pela área médica que queres encaminhar o teu futuro, Biologia Humana é a tua melhor opção. De que vale estares três anos da tua vida a tirar uma licenciatura com disciplinas como "Fisiologia Vegetal" ou "Biossistemas" quando depois no mestrado irás seguir e forcar-te em saúde? Mais vale começares já a preparar a tua cabeça para a saúde. Biologia Humana dá-te o bom dos dois mundos: preparação para investigação (num lado mais biológico) e preparação para laboratório médico (num lado mais saúde).
Só existe numa universidade porque muito recentemente é que aqui em Portugal se começou a dar valor a esta área da Biologia Humana. Mas já estamos na Ordem dos Biólogos e somos cada vez mais requisitados num grupo de investigação.

Respondi à tua dúvida? :)
 

Beatrizp

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
5
Muito obrigada pela resposta! Fiquei totalmente esclarecida. Com certeza que sera uma das opções :)
 
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Espero encontrar-te por Évora no próximo ano lectivo. Será a experiência da tua vida. Se quiseres saber mais sobre a cidade, custos de alojamentos e afins, há uma página no Facebook criada recentemente onde será mais fácil expores as dúvidas e tem lá publicações que são do teu interesse: plano de estudos, últimas médias de entrada, um bocadinho sobre Évora, bolsa destinada a alunos de universidades do interior. Dá umá vista de olhos. O link é https://m.facebook.com/profile.php?id=491700310989685&ref=bookmarks

Dá like. E partilha com os teus amigos :)
 

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
66
Fiquei tao contente quando vi que estava aqui um forum sobre biologia humana.
Este é um curso que estou a ponderar no entanto devido á falta de informaçao fico muito de pé atras. E por isso tenho muitas duvidas sobre ele (desculpa se for chata)
É um curso com grande carga prática ou é mais teórico? Que tipo de saidas um biologo humano pode exercer sem ser na area de investigaçao cientifica? Pode trabalhar em hospitais? Podes dizer-me o que andam a fazer quem já se formou neste curso? Eu queria seguir enfermagem porque o meu sonho era ser médica, mas pela condiçao em que estes se encontram em portugal (e ate porque tenho um problema de saude nas costas que me impossibilita de estar demasiadas horas em pé, estou a encontrar alternativas) achas que era um curso que alguem que ambiciona trabalhar num hospital e que adore ciencia pode gostar?
 

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
66
Já agora, o plano de estudos mudou, achas que se tornou mais dificil? Matemática, quimica, e biofisica são dificeis?
 
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Olá, Ana! É normal que a informação que existe não seja muita: é um curso muito recente (existe desde 2009) e é numa universidade fora do litoral, então é como se fossemos uns atrasadinhos. Mas a verdade é que surpreende. Os professores são extraordinários: aplicados, preocupados, coerentes e competentes. O universo de Évora como cidade universitária é único, pelo facto de grande parte dos alunos ir para lá sem conhecer aquilo e então estão ali todos para o mesmo, tornando as relações mais fortes entre os colegas. Enfim, é algo que só visto e sentido na primeira pessoa :)

Quanto ao que realmente importa: o curso de Biologia Humana.

1. A maior parte das cadeiras apresenta uma componente prática e uma componente teórica: biologia celular, biologia molecular, parasitologia, imunologia, virologia, antropologia biológica, química geral. Depois há umas que serão só laboratório como por exemplo as técnicas de laboratório e há outras que serão só teoria como a "bioética" e a "biologia e sociedade". O que te posso dizer é que é 50/50 de teória e prática. Aliás, como a maioria dos cursos das ciências, por isso, Biologia Humana está ao nível e está estruturada como todos os outros cursos.

2. Com biologia humana poderás ir trabalhar num hospital ou clínica de saúde ou então num centro de ciências forenses ou num município ligado à antropologia biológica. Claro que será mais difícil só com licenciatura (está difícil para todos os cursos, não só este), mas tirando um mestrado a coisa melhora IMENSO.

3. Os alunos que já terminaram... bem, como te disse, o curso é recente por isso não há já grandes profissionais reconhecidos mundialmente. Há 3 colegas que estão a frequentar o mestrado integrado de medicina (candidataram-se como licenciados). Depois, a maior parte deles ainda está a fazer mestrado ou a terminá-lo. Há uma rapariga num doutoramento no Técnico de Lisboa. Há uma rapariga que acabou a licenciatura e está a trabalhar numa clínica em Leiria (não sei exactamente do quê, mas está lá). A verdade é que não há muitos de nós ainda no mercado, mas estamos a deixar marca e nome pelo país aos poucos. Há pessoal a tirar mestrado no porto, coimbra, lisboa, évora,... por isso, estamos um bocadinho por todo o lado a deixar a nossa pegada lá :) os mestrados que a malta anda a tirar é oncobiologia (Cancro), ciências forenses, bioquímica farmacêutica (qualquer coisa assim), genética molecular e biomedicina, bioquímica, bioquímica para a saúde, ciências biomédicas,... entre outros.

4. Este curso, para quem quer estar ligado à saúde e desempenhar um papel de profissional de saúde mas quer muito estar no lado do laboratorial, é perfeito. E dá para fazer muito com o curso, para não falar que ganhas muitas bases. A nossa anatomia é exactamente igual à de enfermagem. Temos cadeiras como imunologia e virologia que a malta de análises clínicas tem. Temos farmacologia como a malta de ciências farmacêuticas tem. Quer dizer, nós ligamo-nos muito à saúde e temos uma base muito sólida nisso. A cena é que somos ciência. Somos a ciência da saúde :) E pelo que me estás a dizer que gostas, estás enquadrada no perfil de uma bióloga humana.

5. O plano de estudos mudou para MELHOR. Muito melhor. Está um programa muito mais sólido e organizado. Este plano curricular vale muito muito a pena. Quem me dera poder entrar este ano lectivo! Quanto à dificuldade, permanece na mesma. Os professores vão ser os mesmos. A matéria a mesma.

Respondi a tudo? Na volta fui eu que fiz um testamento gigante.
https://www.facebook.com/pages/Biologia-Humana/491700310989685 esta é a página do Facebook. Tem lá algumas publicações que possam ser do teu interesse e é sempre mais fácil deixares lá as tuas dúvidas porque assim qualquer um dos meus outros colegas também poderá responder e terás a tua dúvida respondida mais rapidamente.
 

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
66
Obrigado pelas respostas, fiquei bastante contente, eu quando vi o plano novo desanimei completamente porque o 1º ano não é totalmente do meu agrado.

Não sabia que era possível um biólogo humano tirar mestrado em medicina, podes dizer-me como funciona?
Biologia celular, e biologia molecular é muito dificil? Que tipo de coisas se dá nessas cadeiras?
Desculpa estar só a fazer perguntas :/
Achas que uma pessoa que nao goste nada de estudar peptidos e glicidos e essas coisas, achas que isto é o curso certo? Ou das muitas dessas coisas?
 
Última edição:
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Atenção! Eu não disse que eles foram fazer mestrado em medicina. Disse que agora estão no mestrado em medicina pela via "como licenciado". Ou seja, em vez de se candidatarem pelo concurso nacional, candidataram-se como licenciados (em que há menos concorrentes) e agora começaram do zero no mestrado de medicina.

Biologia Celular é muita biologia de secundário: diferença entre eucarionte e procarionte, biomoleculas (glícidos, lípidos,....etc), função de cada estrutura das células (vegetal, animal). Não é difícil. Biologia Molecular também não é difícil. Dás os processos do dogma central: replicação DNA, transcrição, tradução. Dás a regulação desses processos. Depois dás cenas de engenharia genética: amplificação de DNA, isolamento e extracção de DNA, sequencialmente de DNA. Em ambas as cadeiras os professores são brutais! E as práticas deles são extraordinárias.

Isso se gostas de glícidos ou não, não tem nada a ver... vais ter muita bioquímica em todo o lado. A bioquímica é super super importante em tudo. É só pensares em fármacos e em todo o processo que existe na metabolização, na absorção, na eliminação dessa droga. Suponho que até os enfermeiros tenham que perceber de bioquímica visto que eles é que estão envolvidos na administração dos medicamentos quando os doentes estão internados. E já não me lembro o que se dá no secundário sobre aquilo. Mas eu nunca fui amante de química e bioquímica assustava-me imenso! Mas aquilo é brutal! E vais perceber que aquilo é dos princípios mais básicos da vida... Nesta licenciatura há muita bioquímica (uma das coordenadoras do curso é só um crânio nessa área) mas isso não indica que não é o curso para ti. Medicina tb é obrigada a ter muita bioquímica. Exactamente por aquilo que disse: bioquímica é o princípio básico da vida. Vais ver que aquilo é mega brutal e as professoras também são top.
 

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
66
Atenção! Eu não disse que eles foram fazer mestrado em medicina. Disse que agora estão no mestrado em medicina pela via "como licenciado". Ou seja, em vez de se candidatarem pelo concurso nacional, candidataram-se como licenciados (em que há menos concorrentes) e agora começaram do zero no mestrado de medicina.

Biologia Celular é muita biologia de secundário: diferença entre eucarionte e procarionte, biomoleculas (glícidos, lípidos,....etc), função de cada estrutura das células (vegetal, animal). Não é difícil. Biologia Molecular também não é difícil. Dás os processos do dogma central: replicação DNA, transcrição, tradução. Dás a regulação desses processos. Depois dás cenas de engenharia genética: amplificação de DNA, isolamento e extracção de DNA, sequencialmente de DNA. Em ambas as cadeiras os professores são brutais! E as práticas deles são extraordinárias.

Isso se gostas de glícidos ou não, não tem nada a ver... vais ter muita bioquímica em todo o lado. A bioquímica é super super importante em tudo. É só pensares em fármacos e em todo o processo que existe na metabolização, na absorção, na eliminação dessa droga. Suponho que até os enfermeiros tenham que perceber de bioquímica visto que eles é que estão envolvidos na administração dos medicamentos quando os doentes estão internados. E já não me lembro o que se dá no secundário sobre aquilo. Mas eu nunca fui amante de química e bioquímica assustava-me imenso! Mas aquilo é brutal! E vais perceber que aquilo é dos princípios mais básicos da vida... Nesta licenciatura há muita bioquímica (uma das coordenadoras do curso é só um crânio nessa área) mas isso não indica que não é o curso para ti. Medicina tb é obrigada a ter muita bioquímica. Exactamente por aquilo que disse: bioquímica é o princípio básico da vida. Vais ver que aquilo é mega brutal e as professoras também são top.
Obrigado por responderes.

Se não te importares e nao te chatear muito tenho só mais umas perguntas (juro que sao as ultimas ahahahah)

Matemática e biofisica, o que se dá, e qual a dificuldade, para alguem que é extremamente mau a matemática?
Que tipo de mestrados "mais praticos" um biologo humano pode seguir?
Por ultimo este curso apesar de recente está a ganhar algum prestigio nas areas da saude?
 
  • Like
Reactions: Fabiomendes
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Matemática é uma análise I (ou cálculo I, como entenderes) que existe nas licenciaturas de engenharia. Deves certamente te lembrar das lindas derivadas do secundário. Então o que se dá é o inverso das derivadas (as chamadas primitivas), dá-se integrais (que são as primitivas aplicadas à geometria) e dá-se matrizes (ferramenta importante no laboratório para efectuar diluições). Não te assustes com isto! Aquilo é uma coisa horrível e feia, não te vou negar isso. Mas eu chumbei a matemática de 12ºano e sempre fui péssima naquilo. Cheguei à faculdade e fiz matemática à primeira. Por isso, é tudo uma questão de motivação e de como encaras a cadeira. Nós temos muito material de anos anteriores para fornecer com exercícios resolvidos, o que pode ajudar bastante na tua aprendizagem. Para não falar que há sempre alguém que percebe mais daquilo e te pode ajudar. E há ainda o factor de os professores serem muito acessíveis e ajudarem-te sempre que precisares, basta aparecer no gabinete ou enviar um mail. Portanto, keep calm. É uma disciplina super feia mas "fazível". Ahah

Biofísica... bem... acho que segue o mesmo raciocínio da matemática: é uma questão de motivação e deves encará-la como uma cadeira como outra qualquer. Quanto à matéria, dás de tudo um pouco: movimentos, forças, trabalhos, ondas, pressões,.... imagina a física toda do secundário dada numa cadeira em que os exercícios são aplicados a processos biológicos. Por exemplo, as leis do movimentos aplicadas a um salto de um gafanhoto. (É um exemplo não muito apelativo, mas foi o que me lembrei agora xD). O professor é inglês e tem um sotaque engraçado. Também temos exercícios resolvidos disso, por isso, poderá ser sempre um ponto a favor.

Não sei o que queres dizer com "mais práticos" lol mas podes tirar mestrado de tudo o que quiseres relacionado com biologia (microbiologia, oncobiologia, genética), com bioquímica (cenas ligadas a farmacêutica), com biofísica, com bioinformática, com ciências biomédicas (análises clínicas), ciências forenses. Há um leque gigante de opções, acredita. É só procurares mestrados, por exemplo, em faculdades de lisboa (FCUL, FCT, FML, FFL) e podes inscrever-te em quase todos. Depois tb tens em aveiro, minho, porto, algarve,... há muitos mestrados, muita opção,... isso não é de todo um problema :)

Quanto ao prestígio, é difícil avaliar isso. Como te disse, ainda há poucos no mercado de trabalho. O que te posso dizer é que a Biologia Humana está a ficar tão importante que foi criado um "departamento" na Ordem dos Biólogos. E pelo que a directora do curso (acho que foi ela) disse uma vez, a malta que está a fazer investigação já está a sentir a falta e está a "pedir" mais os especialistas de biologia humana. Aqui em Portugal ainda é uma área em crescimento. Estamos a aparecer agora. Somos uns bebés ainda com 6 anitos. Mas as coisas estão a andar bem e cada um dos elementos que já terminou tem deixado o nome de Biologia Humana pelo país. Eu penso que seja uma questão de tempo até ser banal ouvir que existe esta especialidade.

Btw, obrigada eu por perguntares! Se tiveres mais questões, faz! Não fiques com coisas na cabeça por responder :)
 
  • Like
Reactions: Fabiomendes

Maria Vareta

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2015
Mensagens
1
Olá.
Achei interessante o seu blog a explicar como é o curso de biologia humana.
Estou a querer ir para esse curso.
Eu desde pequena que queria ser médica pediatra, e nunca desisti desse sonho.
Adoro a área da saúde, como cheguei a fazer um curso de Auxiliar de Acção Médica que é o mais conhecido como Auxiliar de Enfermagem,e o governo agora mudou o nome para Técnico Auxiliar de Saúde, a área de Enfermagem também é espectacular.
Estive a ver no site da universidade de Èvora aonde moro, e andei a pesquisar sobre o curso de biologia humana.e tive a ver o plano de estudos.
Mas fiquei na dúvida o que são os ECTS, e no plano mostra as disciplinas optativas que temos que escolher é isso? quantas é que temos que escolher?
Dentro deste curso o que é que tenho que fazer pra chegar a médica pediatra,quais são as opções?
Com a licenciatura ficamos com o grau de médico?
Achei estranho que o nome do curso tenha mudado de Medicina para Biologia Humana.
Para o curso é preciso comprar algum equipamento/materiais.já que para o curso que fiz de Auxiliar de Acção Médica o formador disse que tinha que comprar os equipamentos que o A.A.M precisa tais como estetoscópio, termómetro, e outros mais. Não basta pagarmos os curso e ainda termos que comprar os materiais que ainda por cima é tudo caro.
Aonde é que consigo as matérias das disciplinas do curso de biologia humana ou mesmo livros que vão ser essenciais para o curso para começar a ter noção das coisas? Uma pessoa me falou no Manual de Medicina de Harrison mas não sei se esse livro é apropriado.
Se tiver mais alguma dúvida posso lhe perguntar?
 
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Olá, Maria! Vou começar por responder à tua quinta e sexta perguntas. Com a licenciatura em Biologia Humana, fica-se com o grau de Biólogo Humano. Embora a nossa área possa ter muito a vertente de saúde (sempre ligado à parte laboratorial e às ciências biomédicas, nunca ligado ao contacto e interação com os doentes), o nosso lugar é na ciência e na ordem dos Biólogos. Quando o curso foi formado, foi com a ideia de criar um 1º ciclo em Medicina. Essa ideia não foi aceite pelas pessoas que regularizam a formação de cursos, então a universidade criou a Biologia Humana como uma ciência da vida mas muito ligada à saúde a nível laboratorial/investigação. Bem, se o seu sonho é mesmo a medicina, esta licenciatura apenas permitirá que a entrada no mestrado integrado seja facilitada, visto que se poderá candidatar como licenciada e não concorrendo pelo concurso nacional. No entanto, para entrar como licenciada, tudo conta: a sua idade, média de secundário, média da licenciatura e entrevista. Cada um destes parâmetros é convertido em pontos e depois quem tiver mais pontos, entra no mestrado integrado em medicina. Acaba por não ser coisa fácil, só por dizer que não tem milhares a concorrer pelo lugar.

Respondendo às primeiras perguntas. "ECTS" é a abreviatura para créditos. Cada disciplina tem um número de créditos associado. Quanto maior o número de crédito, maior a carga semanal da disciplina e maior importância tem na média final do curso. No plano curricular do curso existem 21 créditos de optativas, ou seja, há 21 créditos dos 180 créditos da licenciatura que serás tu a escolher. Esses 21 créditos podem ser em 7 disciplinas de 3 créditos (7x3=21), podem ser em 3 disciplinas de 6 créditos e uma disciplina de 3 créditos (3x6+3x1=21),... isso depois és tu, que dentro das optativas possíveis, escolhes.

Respondendo às perguntas finais. Não é necessário comprares equipamento fora do habitual: é preciso bata, calculadora gráfica, papel milimétrico e material escolar normal. De resto, é só pagar as propinas anuais (1037 euros).
No site da Universidade de Évora, onde aparece o plano curricular, tens links de cada uma das disciplinas que, em princípio, está lá uma descrição da matérias, método de avaliação e bibliografia necessária. (http://www.estudar.uevora.pt/index.php/Oferta/licenciaturas/curso/(codigo)/537, aqui está o plano curricular com os links das disciplinas)
Quanto à bibliografia, há alguns livros que a malta já tem e que emprestamos uns aos outros. Não stresses já com isso, até porque os professores dão muito muito material de estudo, a maior parte até dá o necessário. Por isso, keep calm. O semestre só começa em Setembro e não é preciso antecipar nada :)

Claro que sim! Se tiveres mais dúvidas, é só colocares. Peço-te que as faças na página do Facebook porque é irei ver com maior rapidez e poderás ter uma resposta mais rápido, visto que qualquer um dos meus colegas também poderá responder-te às perguntas.
O link é este: https://www.facebook.com/pages/Biologia-Humana/491700310989685, faz like e vê as publicações que lá existem, certamente serão do teu interesse.
 
  • Like
Reactions: Deleted member 2018

Cristina Piteira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2015
Mensagens
8
Olá! Bem, de hoje a um ano já espero estar matriculada na UE, mas ainda não sei exatamente em que curso... xD Mas em principio Biologia Humana vai ser a minha primeira opção, apesar de ficar um pouco de pé atrás devido a só existir em uma universidade e por ser ainda pouco procurado, mas já percebi que talvez é por ser um curso muito recente eu acho que encaixa no meu perfil! Das poucas informações que ainda se consegue arranjar eu já estou a par de quase tudo, mas falta-me ter respondida uma questão para ser definitivamente a primeira escolha e espero que me consigas responder... Depois de concluir a licenciatura, há na universidade de évora, algum mestrado que possa seguir, ou tenho que ir para fora?
 
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Olá! Não estejas de pé atrás. O conteúdo do curso e o facto de ser multidisciplinar, será uma mais valia e poderá abrir-te muitas portas: genética, bioquímica, análises clínicas, antropologia, farmacologia, ciências forenses,... como vês, há muitas opções de mestrado ou especialização e, ao longo do curso, também são abordados vários conceitos dessas áreas nas disciplinas que existem no plano curricular. É verdade que não há AINDA muita informação e conhecimento do curso, mas estamos a trabalhar nisso. E posso dizer-te que, este ano, o curso encheu vagas na 1a fase do concurso nacional. Por isso, estamos a crescer aos poucos e a dar-nos a conhecer aos poucos.

Quanto aos mestrados. Na universidade de Évora existe o mestrado de Bioquímica ao qual podes concorrer e será mais do interesse da biologia humana. Depois tamem existe um mestrado em Biologia da Conservação. Só para teres uma noção, a minha madrinha académica (Acabou Biologia Humana em 2013/2014) está no mestrado de Bioquímica e a sua tese será baseada na síntese de compostos e procura dos seus efeitos terapêuticos.

Depois por Portugal tens mil e um mestrados para optar. Arranjo-te uma lista deles, se quiseres. É um mundo de opções.

Respondi à dúvida? :)
Vais começar agora o 12ano?

Se tiveres mais dúvidas, é só dizeres.
Este é o link da página de Biologia Humana no Facebook: https://m.facebook.com/profile.php?id=491700310989685&ref=bookmarks , faz like! :)
 
  • Like
Reactions: Cristina Piteira
Matrícula
16 Julho 2015
Mensagens
38
Para dizer a verdade, sempre houve uma cadeira de Matemática: Análise Matemática e Estatística. Mas agora com o novo plano, transformaram a cadeira em duas distintas, o que é muito melhor pois a matéria pode ser dada com mais tempo. É bom saber que há pessoas assim entusiasmadas e que vêm para o curso porque gostam e não porque a média é relativamente baixa. Na minha opinião, a partir deste ano lectivo, o curso vai crescer muito muito mais. E prevejo que as médias irão subir porque somos os únicos biólogos humanos do país. :) Ou então aumentar as vagas! É uma coisa que demora tempo, mas acredito (e temos trabalho para isso) que daqui a uns anos estaremos ao nível de grandes cursos das universidades das grandes cidades (porto, lisboa, coimbra) e a fazer competição com eles! :)
Como vês, tens opção de mestrado. No site da universidade tens lá o plano curricular do mestrado em Bioquímica (que me parece ser o mais apropriado para o nosso curso) :)
Como diz lá na página do Facebook: O QUE ESTÁ EM TI, ESTÁ EM BIOLOGIA HUMANA.
És definitivamente uma de nós e cá te esperamos para o ano! Não desistas de nós, que vai valer a pena! Te garanto! (Digo-te isto porque entrei em última opção e não estou nada arrependida de ter ficado, nem me cheguei a candidatar à 2ª fase)

Qualquer dúvida sobre alguma cadeira ou outra coisa qualquer que te surja ao longo do tempo, reporta-a na página do Facebook e terás uma resposta quase imediata (porque recebemos logo notificação e tens umas 12 pessoas que te poderão responder).
 

Cristina Piteira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2015
Mensagens
8
Vou procurar estar cada vez mais informada sobre o curso! Se me surgir mais alguma duvida com certeza que colocarei! Apesar de ainda ter mais um anito para pensar, acho que a decisão já está tomada! :)
Obrigado mais uma vez pelas respostas e pela paciência! :D
 

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
66
Ola, olha seria possivel mandares entao aquela tal lista que estavaa a falar de mestrados? Daria muito jeito, pois estou um bocadinho á toa, obrigado :-)
 
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Diana1997 Mestrado biologia humana e ambiente Ciências 0
M Exame Biologia e Geologia 1 fase negativa Exames Nacionais 2021 0
cecilia.pintoo Exame biologia e geologia (dúvida) Ensino Secundário 0
E Reapreciação do exame nacional de biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
L Critérios correção dos professores Biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
cecilia.pintoo Exame de Biologia e Geologia Ensino Secundário 2
S Manual Biologia - Módulos A1 a A5 e B1 a B3 - Ensino Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
gabi_2004@ 2 fase exame de biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Gabriela Borges Candidatos a Biologia Celular e Molecular (BCM) na NOVA 2021/2022 Candidatos 2021/2022 - Discussão Geral 0
Inês Isa Silva Material de Apoio - Biologia e Geologia 10.º e 11.º anos Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
L Faltar ao Exame de Biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Seni_06 Soluções do Manual de Biologia e Geologia do 10°ano: "Odisseia 10", da Porto Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
davis Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021 Exames Nacionais 2021 126
I Prova modelo de biologia e geologia 2021 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 22
L Alguém com um bom coração pode disponibilizar os livros da IAVE de FQ e Biologia para o exames? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
M Exame de biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
diogosilva2403 Exame Biologia e Geologia Época Especial 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
M Livro IAVE biologia e geologia pdf Pedido de Recursos - Ensino Secundário 89
S Explicações Biologia e Geologia Ensino Secundário 0
D Ajuda!! Biologia exame maiores de 23 na ESS-PORTO Concursos e Regimes Especiais 0
L Manual 10o ano biologia planeta com vida Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Ari Carvalho Fichas de editoras Biologia e Geologia 11ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Teresarodrigues2005 Testes biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
T Fichas de experiências biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
catval47 BIOLOGIA M23 Concursos e Regimes Especiais 1
M Vídeos sobre Biologia e Geologia Ensino Secundário 2
escralien URGENTE Livro Porto Editora Exame Biologia e Geologia 11° Pedido de Recursos - Ensino Secundário 17
L Matriz do exame de Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Dicas de exame de Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
M FCUP | BIOLOGIA | ACESSO DE TITULARES DE OUTROS CURSOS SUPERIORES Concursos e Regimes Especiais 1
T Caderno de atividades Biologia 12 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livro Biologia 10 areal soluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Z IAVE - Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Livros de preparação para Biologia e Geologia e para Física e Química A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Licenciatura de Biologia Aplicada e mestrado em Bioengenharia ou Genética Ciências 0
M Recursos NetExplica 10º e 11º anos - Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Maiores 23 - Biologia/Enfermagem (pref. Madeira) Concursos e Regimes Especiais 0
A Pedido pdf manual exames Biologia Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Física-Química vs. Biologia Geologia Ensino Secundário 4
A Matérias/Tópicos Biologia e Geologia 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
S Livros Preparação Exame de Português e Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Vanessantos Manual Biologia e geologia 10 e 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Pdf livro editora porto biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 12
B Pdf livro iave biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 117
A Livro - Biologia e Geologia Concursos e Regimes Especiais 2
C Soluções Manual Biologia Ensino Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
BROliveira Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Educação 4
C Soluções do manual "Terra, Universo de Vida" Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Maiores de 23- exame biologia Concursos e Regimes Especiais 3
L Soluções Manual Biologia 10ºano "Terra, Universo de Vida" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5

Tópicos Semelhantes