Biologia Humana

Matrícula
2 Setembro 2015
Olá Inês. Então, a respeito das bolsas de estudo tens a da DGES a que te candidatas após a colocação na licenciatura. Para além disso e caso fiques a morar numa residência à bolsa da dges acrescenta-se um complemento (cerca de 70 e tal euros que paga o valor mensal da residência). Para morares numa residência poderás fazer o pedido logo no dia das matriculas no próprio CES sendo que quando te mudares terás de pagar o 1º mes, sendo os restantes possíveis de pagar quando receberes a bolsa. Relativamente às propinas, não te serão cobrados juros enquanto estiveres à espera de resposta da bolsa, sendo que poderás liquidar o valor quando a receberes. Mais alguma duvida que te possa esclarecer? :)

• Like
Reactions: marybsoares

ines_2713

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2018
Muito obrigada pelo esclarecimento!!!Só mais uma coisa se passaste por essa situação, ou alguma amiga, sabes em média, o valor necessário para despesas fixas? (Desculpa se a pergunta é muito pessoal:cry::cry:)

marybsoares

Membro
Matrícula
19 Setembro 2016
Curso
Biologia Humana
Instituição
UÉvora
Muito obrigada pelo esclarecimento!!!Só mais uma coisa se passaste por essa situação, ou alguma amiga, sabes em média, o valor necessário para despesas fixas? (Desculpa se a pergunta é muito pessoal😢😢)
Oii Ines,
Perguntei ao pessoal da minha turma e tambem me falaram em bolsas de mobilidade para quem não é de evora, e podes ainda ver se a câmara da tua cidade oferece bolsas também.
Sobre as residencias uma amiga disse me: "os alojamentos apenas sao gratuitos se conguires a bolsa. Eu por exemplo, sou bolseira e posso nao pagar as propinas ate receber a bolsa mas sou obrigada a pagar a residencia quer tenha recebido ainda ou nao a bolsa no prazo de 8 dias no inicio de cada mês"

Quanto às despesas fixas, estavas a falar de quê? Duma casa ou duma residencia? As casas sao um bocado caras e este ano abusaram nos preços e condicoes das casa. Mas eu pago 180 euros de renda e as despesas depois depende do que gastarmos no mês. Das residencias nao sei mais, mas posso perguntar. Não sei se ajudou mas yah ahaha

Lauraa B

Membro
Matrícula
27 Junho 2018
genética para análises genéticas
Olá! Sei que é um pouco tarde mas queria perguntar se têm conhecimento de outros cursos em que seja possivel fazer esse mestrado. Adoro a parte de analises geneticas, mas infelizmente Biologia Humana fica longe de casa :( É possivel fazer um mestrado em genetica para depois seguir a parte de analises geneticas a partir de outro curso? Estava a pensar em enfermagem mas aí nem mestrado poderia fazer, mas por ex. no curso de Ciencias Biomedicas poderei fazer um mestrado em genetica para seguir para analises geneticas?

badalela

Membro Caloiro
Matrícula
17 Agosto 2018
A licenciatura em Biologia Humana existe apenas na Universidade de Évora. É um curso recente (apenas 7 anos de existência) com bases biológicas que fornece aptidões para investigação biomédica ou então trabalho de diagnóstico em clínicas/hospitais. Biologia Humana é o misto da saúde (apresentando cadeiras como imunologia, virulogia, anatomofisiologia I e II, farmacologia e toxicologia, parasitologia, entre outras) com a ciência (apresentando cadeiras como biologia molecular, genética I, genética humana, biologia do desenvolvimento, bioética, biofísica, entre outras). Embora este curso apresente uma parte direccionada para a área de saúde, Biologia Humana encontra-se na Ordem dos Biólogos e é um curso da área da ciências da vida, tal como a bioquímica, biologia, biotecnologia, entre outros.
Sendo assim, o que o distingue, por exemplo, de uma licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é que as propostas de trabalho serão exclusivamente no trabalho de diagnóstico, enquanto que a licenciatura em Biologia Humana prepara-te mais para a vertente de investigação científica. Sendo esta a principal diferença entre as duas licenciaturas.
Após esta mini-apresentação (mini mesmo porque há MUITO mais a dizer sobre isto), estarei aqui disponível para responder a qualquer questão que tenham sobre o curso e até posso contar-vos o que os alunos que já terminaram a licenciatura se encontram a fazer.

Fico à espera!! :):)

PS- Em anexo encontra-se um PDF com os mestrados possíveis após a licenciatura em Biologia Humana.
Olá! Nos últimos tempos tenho ganho bastante interesse no curso de Biologia Humana na UÉvora, e gostava de saber se achas o curso impossível para alguém que não tenha frequentado Ciências e Tecnologias no secundário. Sei que a prova de ingresso é entre BG, FQ ou Mat A, mas:

Achas que para alguém que não tenha tido aulas de Biologia e Geologia ou de Física e Química haveriam muitas dificuldades em algumas cadeiras (especialmente as de laboratório)?
E quão exigentes são as cadeiras em termos de necessidade de conhecimentos do secundário? Sei que isto depende imenso de aluno para aluno, mas recomendavas que alguém cujas bases vêm do estudo em casa ingressasse no curso?

Estava a pensar fazer o exame de Biologia e Geologia como externo, e estudar FQ e Matemática seriamente, mas sem o exame como objetivo. No entanto tenho algum receio de ficar sempre para trás em relação aos outros alunos por não ter as bases necessárias, daí que gostaria de saber a tua opinião enquanto estudante do curso. Obrigado desde já!

DanielaArnaut

Membro
Matrícula
8 Julho 2018
Curso
Biologia Humana
Instituição
UÉvora
Olá! Nos últimos tempos tenho ganho bastante interesse no curso de Biologia Humana na UÉvora, e gostava de saber se achas o curso impossível para alguém que não tenha frequentado Ciências e Tecnologias no secundário. Sei que a prova de ingresso é entre BG, FQ ou Mat A, mas:

Achas que para alguém que não tenha tido aulas de Biologia e Geologia ou de Física e Química haveriam muitas dificuldades em algumas cadeiras (especialmente as de laboratório)?
E quão exigentes são as cadeiras em termos de necessidade de conhecimentos do secundário? Sei que isto depende imenso de aluno para aluno, mas recomendavas que alguém cujas bases vêm do estudo em casa ingressasse no curso?

Estava a pensar fazer o exame de Biologia e Geologia como externo, e estudar FQ e Matemática seriamente, mas sem o exame como objetivo. No entanto tenho algum receio de ficar sempre para trás em relação aos outros alunos por não ter as bases necessárias, daí que gostaria de saber a tua opinião enquanto estudante do curso. Obrigado desde já!
Ola!! eu estou agora no 2ano de Biologia Humana e nao vim de ciências. Tirei o curso profissional de analises laboratoriais.
Ate agora consegui fazer todas as cadeiras relativamente bem , onde senti mais dificuldade e acho que tambem podes sentir é matemática é preciso muitas bases. E química tambem acho que é preciso algumas bases.No meu curso ja era muito virado para laboratório por isso tinha muito laboratório e química. Mas se conseguisses estudar em casa e tentar adquirir todas as bases nao vejo o impedimento. Ha sempre colegas que percebem mais a ajudar e os professores tambem sao super acessíveis. Podes ter que estudar mais que os outros mas nada que muito estudo e trabalho nao resolva