Biologia ou Medicina Veterinária

Maria Inês Verde

Membro Caloiro
Matrícula
16 Janeiro 2018
Olá! Eu estou agora no 12º ano em Ciências e Tecnologias e estou indecisa entre ir para biologia ou medicina veterinária. Eu gostava de trabalhar mais na área da investigação e daí estar inclinada para a biologia, mas por outro lado penso que medicina veterinária pode ter mais prestígio.
Se eu escolher Biologia devo escolher a universidade de Lisboa ou a de Aveiro? Alguém que esteja em medicina veterinária e me possa falar do curso e das possibilidades de emprego para além do típico veterinário?

Primeiro de tudo, vamos estabelecer uns parâmetros : O que te atrai mais em biologia (curso)? O que te atrai mais em medicina veterinária?
Depois disso; estás mesmo certa e segura que investigação é a atividade profissional que queres ter na tua vida? Eu não te quero desmotivar, mas recomendo-te mesmo a sério que pesquises muito bem sobre esta atividade profissional, porque ela não é a "aventura" romantizada com que a pintam. Se mesmo depois de pesquisares tudo o que tiveres a pesquisar sobre a investigação, decidires que é esse o caminho que queres então já estarás mais apta para o resto da decisão, acho eu.
Olha, não vás pelas narrativas dos "prestígios", porque garanto-te, se seguires essa narrativa, também facilmente desistirias da ideia de medicina veterinária porque cá em Portugal, também é um curso um bocado "mal visto", no sentido em que, é um dos tais em que os mais velhos dizem logo "vais para o desemprego". Com a biologia, as opiniões alheias também serão semelhantes. Mas não ligues a isso, se forem mesmo estes os cursos que queres.
O que posso dizer mais? Ah sim, se o que te atrai mesmo é a investigação, acho que era melhor seguires biologia, pois esse curso dá-te mais bases para a profissão de cientista, tens mais laboratórios e tudo mais que em medicina veterinária, sendo a investigação, uma das (ou talvez a maioritária/mais provável) saída profissional do curso de biologia (com posterior mestrado e doutoramento). Por outro lado, medicina veterinária é um curso muito mais profissionalizante (a meu ver), estás ali desde o início a preparar-te para a profissão de veterinária (a saída principal, existem é várias áreas de atuação de um veterinário, desde a clínica de animais de companhia, pecuária e matadouros, ASAEs e afins (inspeção sanitária), controlo de qualidade etc), sendo que inclui um estágio no final e é mestrado integrado (ou seja, ao fim de 3 anos "básicos" correspondentes à licenciatura, tens mais 2 anos inseridos no curso que são os de mestrado, o que torna as coisas mais simples pois não tens que andar à procura de mestrados nem a apresentar candidaturas aos mesmos, onde podes ou não ser aceite, o que aconteceria se seguisses uma licenciatura simples, como biologia). No entanto, também podes sempre seguir investigação com esta formação, se seguires um doutoramento a seguir ao curso. Não estarás é tão bem preparada para a carreira de cientista com med vet no currículo...Ainda assim, como és nova, se calhar seria melhor escolheres medicina veterinária, por ser precisamente mais profissionalizante: quem te garante que, depois de estares mais por dentro e conheceres melhor essa realidade, vais continuar a gostar de investigação? Se isto se suceder, ao menos com o curso de med vet sempre consegues fugir facilmente da investigação para um emprego "normal", ao passo que com biologia isso já é muito mais difícil de acontecer, a não ser que escolhas um mestrado para uma saída e especialização mais profissionalizante e menos académica (que são a minoria, felizmente para uns e infelizmente para outros, como eu).
Quanto à licenciatura de biologia ser em Lisboa ou Aveiro, vai falando com pessoas aqui do Uniarea que estejam a frequentar esse curso em Lisboa ou em Aveiro :) Há aqui pelo menos dois users que estudam biologia na UA, por exemplo.
Ah pois, mais um reparo quanto ao curso de medicina veterinária: é um facto que a vertente da clínica de animais de estimação (cães e gatos), como é a mais "apetecível" para a maioria dos estudantes de med vet, ao fim de alguns anos, acabou por ficar sobrelotada, e o problema prolongou-se até hoje. Basicamente, a área de atuação com mais "hipóteses de emprego" para um estudante de med vet dos dias de hoje é a parte da pecuária/produção animal e inspeção sanitária (aquelas que certamente serão as menos atrativas para a maioria dos estudantes de med vet, não sou deste curso, mas dá para perceber que a maioria prefere cães e gatos a animais de produção). Acho que na tua decisão, também deverias ter isto em conta, pois certamente muitos caloiros de med vet desconhecem esta faceta do curso.
Boa sorte na tua decisão!
P.S.: Não, não estudo nem medicina veterinária, nem biologia, mas já pesquisei imenso sobre estes dois cursos, e foi daí que recolhi estas informações.

Muito obrigada pela resposta, a sério foi uma grande ajuda. Acho que estas informações já me ajudam bastante para tomar uma decisão, é sempre bom ter várias opiniões e perspectivas.

• Like
Reactions: Babrun
De nada, ainda bem que pude ajudar! Mas tenta mesmo pesquisar o que é a atividade profissional de investigação o melhor possível, a sério, acho que esse, dentro de todos os outros, é o melhor conselho que te posso dar! Boa sorte! :)

• Like
Reactions: Maria Inês Verde
Olá! Eu estou agora no 12º ano em Ciências e Tecnologias e estou indecisa entre ir para biologia ou medicina veterinária. Eu gostava de trabalhar mais na área da investigação e daí estar inclinada para a biologia, mas por outro lado penso que medicina veterinária pode ter mais prestígio.
Se eu escolher Biologia devo escolher a universidade de Lisboa ou a de Aveiro? Alguém que esteja em medicina veterinária e me possa falar do curso e das possibilidades de emprego para além do típico veterinário?

Olá, Maria

Podes seguir investigação em biologia como medicina veterinária. Muitos médicos fazem especializações em biotecnologia animal, embriologia, melhoramento genético, reprodução animal ( até em espécies em vias de extinção ), etc e claro que biologia também te dá essas mesmas oportunidades. No entanto, como bióloga não estás qualificada para fazer cirurgias é claro.
O meu sonho é seguir medicina veterinária e assim que terminar Biologia na UA vou tentar entrar em Medicina Veterinária através do concurso especial de acesso a licenciados.

Para Biologia ambas são muito boas por isso cabe a ti ver qual a cidade que mais te atrai e claro o plano curricular. Posso dizer que a UA tem laboratórios muito bem equipados e que os professores estão sempre dispostos a ajudar :)

Relativamente a saídas não é só a biologia ou medicina veterinária que estão mal. As coisas estão a melhorar no entanto há uma tendência para aumento de veterinários e Portugal tem 5.3 médicos veterinários por cada 10.000 habitantes que representa 80% mais médicos veterinários por habitante do que em frança, reino unido, alemanha, etc. Se tal como eu pretendes sair de Portugal então podes apostar em medicina veterinária, mas não deixes que isso sirva de razão para abandonar essa área ou biologia. Ambas são muito gratificantes e se gostares tanto como eu gosto até vais acordar bem disposta por estar a estudar algo que te fascina sempre que entras num anfiteatro/laboratório da universidade :)

Se quiseres falar um pouco sobre Biologia e assim podes sempre mandar mensagem privada. Relativamente a Medicina veterinária podes sempre ler os artigos disponíveis na página Veterinária Atual ( só procurar no google ) que tem estes dados todos e até entrevistas com médicos veterinários a trabalhar em áreas de investigação!

Abraço

• Like
Reactions: Maria Inês Verde
Ah sim, se o que te atrai mesmo é a investigação, acho que era melhor seguires biologia, pois esse curso dá-te mais bases para a profissão de cientista, tens mais laboratórios e tudo mais que em medicina veterinária, sendo a investigação, uma das (ou talvez a maioritária/mais provável) saída profissional do curso de biologia (com posterior mestrado e doutoramento). Por outro lado, medicina veterinária é um curso muito mais profissionalizante (a meu ver), estás ali desde o início a preparar-te para a profissão de veterinária (a saída principal, existem é várias áreas de atuação de um veterinário, desde a clínica de animais de companhia, pecuária e matadouros, ASAEs e afins (inspeção sanitária), controlo de qualidade etc), sendo que inclui um estágio no final e é mestrado integrado (ou seja, ao fim de 3 anos "básicos" correspondentes à licenciatura, tens mais 2 anos inseridos no curso que são os de mestrado, o que torna as coisas mais simples pois não tens que andar à procura de mestrados nem a apresentar candidaturas aos mesmos, onde podes ou não ser aceite, o que aconteceria se seguisses uma licenciatura simples, como biologia). No entanto, também podes sempre seguir investigação com esta formação, se seguires um doutoramento a seguir ao curso. Não estarás é tão bem preparada para a carreira de cientista com med vet no currículo...
P.S.: Não, não estudo nem medicina veterinária, nem biologia, mas já pesquisei imenso sobre estes dois cursos, e foi daí que recolhi estas informações.

Peço desculpa, mas enquanto ex aluna tanto de biologia como de medicina veterinaria, tenho te a dizer que a tua ideia é completamente errada. Conheço muitos biologos que estao com enorme dificuldade em entrar na area da investigaçao, todos sabemos como isso anda. Por outro lado, na faculdade onde estudei (FMV-ULisboa) toda a gente que queria investigação conseguia seguir essa área, pois trata-se de uma faculdade com inumeros laboratorios em diversas areas e em que os proprios professores puxam os alunos para fazer investigação com eles, basta quereres e seres proactivo. Já fica é mais dificil para quando é gente de fora a tentar entrar lá, mas isso é outra questão. Para além disso é um curso MUITO abrangente, até demais e é esse o grande problema. Tens inumeras saidas, muito mais bem remuneradas do que a clinica e pratica hospitalar, tais como produçao animal, saude publica, segurança alimentar, epidemiologia, etc.

Tudo isto para dizer, em biologia não estás mais bem preparada para fazer investigação, em veterinária, pelo menos na faculdade onde estudei, as bases laboratoriais são fortes e suficientes, nem tens mais facilidade em ser investigador com um background em biologia, aliás, até tenho visto muitas vezes o contrário.

• Like
Reactions: Ana Francisca 0.0
Peço desculpa, mas enquanto ex aluna tanto de biologia como de medicina veterinaria, tenho te a dizer que a tua ideia é completamente errada. Conheço muitos biologos que estao com enorme dificuldade em entrar na area da investigaçao, todos sabemos como isso anda. Por outro lado, na faculdade onde estudei (FMV-ULisboa) toda a gente que queria investigação conseguia seguir essa área, pois trata-se de uma faculdade com inumeros laboratorios em diversas areas e em que os proprios professores puxam os alunos para fazer investigação com eles, basta quereres e seres proactivo. Já fica é mais dificil para quando é gente de fora a tentar entrar lá, mas isso é outra questão. Para além disso é um curso MUITO abrangente, até demais e é esse o grande problema. Tens inumeras saidas, muito mais bem remuneradas do que a clinica e pratica hospitalar, tais como produçao animal, saude publica, segurança alimentar, epidemiologia, etc.

Tudo isto para dizer, em biologia não estás mais bem preparada para fazer investigação, em veterinária, pelo menos na faculdade onde estudei, as bases laboratoriais são fortes e suficientes, nem tens mais facilidade em ser investigador com um background em biologia, aliás, até tenho visto muitas vezes o contrário.

Apenas disse isso com base no facto de biologia ser um curso tipicamente e muito mais académico (sendo um curso de "ciência básica"). Com académico quero dizer que uma das saídas principais será a investigação. Mas isso que referiste de pessoas com background em biologia não conseguirem entrar em investigação, acho que não se refere ao curso em si, mas sim à dificuldade e instabilidade que é o mundo da investigação no geral. Agora, é óbvio que com med vet também se pode fazer investigação, apenas considero que não será o principal foco do curso, pelo menos em universidades como Utad ou UÉ. Agora, acredito que em Lisboa puxem muito para a investigação, pois isso acontece mais nas universidades das cidades grandes. E acho relembrar, com todo o respeito, uma coisa importante : aqueles de medicina veterinária que entraram facilmente no mundo da investigação, provavelmente eram alunos já dessa mesma faculdade, como tu própria deste a entender. Será que alguém de med vet de outra universidade teria a mesma facilidade a entrar? Óbvio que, também não era por uma pessoa de fora ter uma licenciatura base em biologia que tbm teria lugar garantido, mas isso deve-se mesmo ao facto de o mundo da investigação ser o cúmulo da instabilidade. Por isso é que lhe recomendei muito bem que fosse primeiro de tudo pesquisar acerca da vida de um investigador. A principal razão que me levou a tecer esse comentário foi o facto de achar (isto na minha sincera opinião) que não faz muito sentido uma pessoa que sabe que já quer mesmo investigação seguir o curso de medicina veterinária, pois esse curso tbm tem uma componente muito forte da parte clínica, cirurgias e de toda a parte industrial/produção animal que provavelmente seriam uma seca para quem quer ter o seu futuro no laboratório. Acho que pessoas como essas mais vale seguirem desde o início cursos como biologia, bioquímica, ciências biomédicas etc. Todos cursos muito mais académicos sem parte clínica nenhuma. No entanto, para pessoas que ainda não pesquisaram bem o que é a investigação e que gostam apenas do cheirinho que têm sobre essa prática profissional e não têm bem a certeza do que querem seguir (como me pareceu ser o caso da menina que fez o post), acho que é muito mais seguro e melhor seguirem medicina veterinária (não é o único, mas pegando no exemplo dela vou usar este curso), porque ao passo que biologia só prepara mesmo para a parte académica, medicina veterinária prepara tanto para a parte académica como para uma parte mais profissionalizante, seja de clínicas ou de indústria animal, pecuária e etc, ou seja, se uma pessoa se desiludir com a investigação, pode facilmente fugir da mesma para uma saída de emprego mais "normal" com med vet, mas com biologia isto já não será bem assim, como já tinha dito anteriormente. Porque lá está, biologia (entre outros) é essencialmente académico, não tem muitas vias profissionalizantes, não é muito seguro para quem não quer investigar. De certeza que essas pessoas de que falas, que tiraram biologia mas não conseguiram entrar na investigação, estão a trabalhar fora da área do seu curso, ou estão mesmo desempregados(podem ter tido a sorte de estar numa indústria ou outra, a fazer funções de biólogos, ou estar numa câmara municipal, na área da ecologia, mas acho isso raro de acontecer para quem vem de biologia). Quanto a med vet ter menos labs que biologia, eu disse isso com base na med vet de vila real, a que conheço melhor, é provável que em Lisboa até seja diferente, pelo fator que já mencionei, de nas universidades grandes puxarem ainda mais para a investigação e emprego cadémico (no Porto isso tbm acontece). E sim, eu não estou a descurar o teu argumento, eu sei que quem vem de med vet tbm pode investigar e seguir via académica, tal como quem vem de medicina o pode fazer, apenas não considero o foco principal do curso, isto com base nas med vets de Vila Real e Évora e afins (que são as med vets de qual melhor se fala, por isso me baseei nelas, mas se calhar fui preconceituosa, não sei). De qualquer maneira, mantenho a opinião de que é mais seguro a menina que iniciou o post seguir med vet, se não tiver ainda uma noção muito acertada do que é a investigação, para ter mais saídas. Mas sim, se depois se apaixonar ainda mais pela investigação, em med vet tbm pode fazê-lo.
P. S.. Se soar agressiva, peço desculpa, não estou aqui para magoar ninguém e respeito a tua opinião, é apenas a minha maneira de escrever.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ana Francisca 0.0
Estou indecisa entre qual deve ser a minha primeira opção: medicina veterinária ou biologia no Porto. Gostava de saber as vossas opiniões enquanto alunos de um dos dois cursos. As vantagens e desvantagens, o tipo de matéria mais abordada, as saídas profissionias com mais "sucesso" e os melhores mestrados de biologia. Gostava também de saber a vossa opinião sobre, no fim do curso, ficar a trabalhar como docente numa universidade (vencimento e facilidade de conseguir esse emprego) Obrigada!

• Like
Reactions: GuilhermeReb
Olá,

Não estive em Biologia no Porto (estive em Aveiro), mas os mestrados que podes seguir com Biologia são muito diversos (biologia molecular e celular, microbiologia, ecologia, biotecnologia farmacêutica, biomedicina, bioinformatica, estatistica médica, gestão ambiental, analises clinicas, etc...). As saídas profissionais com maior "sucesso" são relativas e depende da tua definição de sucesso... As áreas de Ecologia não costumam ter tanto financiamento como as restantes da Biologia, mas não significa que não consigas ter "sucesso" em Ecologia.

Para trabalhar como docente o percurso mais comum é Licenciatura - Mestrado - Doutoramento - Pos-doutoramento (este último não é 100% necessário, mas com tanta competição na docência universitária os requisitos são cada vez mais).
Podes consultar a tabela remuneratória dos professores universitarios aqui - https://www.spn.pt/Media/Default/Info/13000/100/50/4/SUP - escalões e índices 2020.pdf
As vagas são poucas e a concorrência é muita. É comum que os investigadores comecem por conseguir um contrato numa instituição como investigador auxiliar e, mais tarde, são equiparados a professor auxiliar, por exemplo.
Deixo aqui este topico que pode ser util para dar uma visao geral destes aspetos: Área da Investigação

Com medicina veterinária também podes seguir o ramo da docência e investigação, mas com Biologia podes seguir um mestrado que esteja de acordo com os teus interesses (claro que podes tirar um 2º mestrado com medicina veterinaria ou partir logo para o doutoramento, por exemplo).

• Like
Reactions: GuilhermeReb
Vou para o 4° ano em veterinária na UTAD, se tiverem alguma dúvida podem falar comigo e eu posso tentar ajudar ☺️

Vou para o 4° ano em veterinária na UTAD, se tiverem alguma dúvida podem falar comigo e eu posso tentar ajudar ☺
Olá Sofia!
Tenho lido as tuas partilhas de como o curso de medicina veterinária é na UTAD e tenho quase a certeza que essa é a universidade à qual gostava de me candidatar.
A minha questão é: eu estou no último ano de ciências biomédicas, ou seja, quando me candidatar a med vet já vou ter uma licenciatura, mas como os meus exames nacionais já passaram de validade teria de os voltar a repetir no caso de me candidatar pelo processo normal.
Eu ouvi dizer que também podia me candidatar como tendo já uma licenciatura, mas pelo que estive a ver a UTAD parece não ter vagas para med vet para alunos a candidatem-se usando a licenciatura.
Tens algum conhecimento acerca disto?

Olá Sofia!
Tenho lido as tuas partilhas de como o curso de medicina veterinária é na UTAD e tenho quase a certeza que essa é a universidade à qual gostava de me candidatar.
A minha questão é: eu estou no último ano de ciências biomédicas, ou seja, quando me candidatar a med vet já vou ter uma licenciatura, mas como os meus exames nacionais já passaram de validade teria de os voltar a repetir no caso de me candidatar pelo processo normal.
Eu ouvi dizer que também podia me candidatar como tendo já uma licenciatura, mas pelo que estive a ver a UTAD parece não ter vagas para med vet para alunos a candidatem-se usando a licenciatura.
Não tenho nenhum conhecimento... Talvez encontres alguma informação relativa a isso no site dos serviços académicos (sasutad) ou ligando para lá ou mandando mail. Nós temos lá alunos que já vieram de outros cursos e assim, mas não sei como funciona, e não quero induzir-te em erro.

• Like
Reactions: Rebeca.faria
Olá Sofia!
Olá! Estou na mesma situação que tu, licenciada e a pensar candidatar me a medicina veterinária e, portanto, tenho andado a informar-me a cerca do concurso especial para licenciados. Pelo que percebi, a utad não costuma abrir vagas para med vet, no entanto, abriu este ano letivo (2020/2021) 1 vaga, por isso é provavel que volte a abrir no próximo :) Já agora, não sei quais são os teus planos, mas aconselho te a repetir os exames nacionais para que tenhas a hipotese de concorrer também pelo concurso normal pq o concurso para licenciados tem sempre muito poucas vagas e, depois da média, o criterio de desempate é normalmente a idade, sendo que dão preferencia aos mais velhos (e há muita com idades à volta dos 30 a concorrer), pelo que a probabilidade de entrares é muito pequena. Assim, e como provavelmente, depois de acabares o curso, vais ter que esperar um ano para te candidatares a med vet (porque normalmente, quando recebes o diploma da licenciatura, as candidaturas já fecharam), podes sempre aproveitar para ir revendo a materia de BG e FQ!

Espero ter ajudado :)

• Love
Reactions: Rebeca.faria
Olá.... Está quase a chegar o momento de decidir as opções de cursos a candidatar e eu ainda tenho algumas dúvidas e preocupações de última hora. Ora então, já não sei bem se por adorar praticamente todas as áreas da Biologia e estar fascinada com os empregos de investigação, que aparecem '' na televisão '', o curso ideal é Biologia porque tenho medo de existir pouca investigação em Portugal ou até a universidade que eu escolher não ser a adequada para me colocar nesse ramo e me dar emprego.
Penso às vezes que ao apostar logo num curso mais específico como Med. Veterinária me posso adaptar e gostar e até seria mais fácil encontrar emprego.... Mas ns. Ainda assim, este curso oferece a possibilidade de fazer cirurgias (outra área que eu tb tenho interesse).
Escolhendo Biologia. Por outro lado dava jeito ir para uma universidade em que trocando de curso tivesse a minha segunda opção, no entanto Aveiro não tem. Ou seja, esta é uma opção válida no caso de ter mais confiança no curso e mestrado na área de Biologia.

Aveiro é a melhor universidade para o curso de Biologia ou depende dos mestrados? (o Porto é que tem a média mais alta)

* Eu já vi as conversas anteriores, de situações semelhantes à minha e talvez quem já passou por esta indecisão agora tenha outra perspetiva do futuro na investigação ou até mesmo das melhores universidades.
Já agora, acho que me falta um testemunho de alguém que tenha escolhido Biologia no Porto, se me puderem ajudar 🤗.

Desculpem lá tanta confusão....

Última edição:
Olá.... Está quase a chegar o momento de decidir as opções de cursos a candidatar e eu ainda tenho algumas dúvidas e preocupações de última hora. Ora então, já não sei bem se por adorar praticamente todas as áreas da Biologia e estar fascinada com os empregos de investigação, que aparecem '' na televisão '', o curso ideal é Biologia porque tenho medo de existir pouca investigação em Portugal ou até a universidade que eu escolher não ser a adequada para me colocar nesse ramo e me dar emprego.
Penso às vezes que ao apostar logo num curso mais específico como Med. Veterinária me posso adaptar e gostar e até seria mais fácil encontrar emprego.... Mas ns. Ainda assim, este curso oferece a possibilidade de fazer cirurgias (outra área que eu tb tenho interesse).
Escolhendo Biologia. Por outro lado dava jeito ir para uma universidade em que trocando de curso tivesse a minha segunda opção, no entanto Aveiro não tem. Ou seja, esta é uma opção válida no caso de ter mais confiança no curso e mestrado na área de Biologia.

Aveiro é a melhor universidade para o curso de Biologia ou depende dos mestrados? (o Porto é que tem a média mais alta)

* Eu já vi as conversas anteriores, de situações semelhantes à minha e talvez quem já passou por esta indecisão agora tenha outra perspetiva do futuro na investigação ou até mesmo das melhores universidades.
Já agora, acho que me falta um testemunho de alguém que tenha escolhido Biologia no Porto, se me puderem ajudar 🤗.

Desculpem lá tanta confusão....

Olá,

É realmente importante que tenhas essa noção do que é a investigação académica na realidade vs a visão mais "ideal" que passa nos media. Se quiseres ver mais sobre a area da investigação deixo este topico aqui - Área da Investigação e aproveito ainda para deixar esta pequena reportagem que pode servir como eye opener para a área da investigação em Portugal (Essencial: a situação precária dos investigadores portugueses). Isto não é para te desmotivar de seguir nenhuma destas áreas, são apenas coisas que eu também gostaria de ter conhecido antes de me ter candidatado :)

Para veterinária, não te consigo ajudar muito, mas uma das minhas intenções depois de terminar Biologia era precisamente concorrer pelo concurso de liceniados ao MI em Medicina Veterinaria (uma ideia que já descartei há algum tempo). Como já referi neste tópico, "Temos atualmente no nosso país acima de 5,3 Médicos Veterinários por cada 10 mil habitantes, o que representa 80% mais Médicos Veterinários por habitante que a média da França, Reino Unido e Alemanha, países com um PBI duas vezes superior ao de Portugal (dados de 2015, FVE Survey of the Veterinary Profession in Europe 2015 )". Tal como a investigação académica em Portugal, a Veterinária é uma área igualmente saturada.

Aveiro poderá ser uma boa opção principalmente pela multidisciplinearidade presente no campus. Uma vez que permite a escolha de várias unidades curriculares de opção livre, dá-te a liberdade de moldar o teu plano curricular tendo por base os teus interesses. Se decidires que gostas mais da biologia, biotecnologia e bioquimica do que ecologia, podes escolher mais UCs nessas áreas e vice-versa. Os mestrados (do departamento de biologia) são bastante teóricos pelo que grande parte do trabalho mais "laboratorial" e de "campo" será feito no 2º ano. Biologia é uma area muito vasta e no inicio pode ser um pouco "overwhelming" porque parece que gostamos de todas as áreas, mas ao longo da licenciatura vais ganhando um gosto particular por determinados ramos. No 1º ano da licenciatura em Biologia comecei por gostar de ecologia, depois o gosto mudou para a biomedicina (tanto que decidi fazer pos-graduação em biomedicina molecular) e, depois de ver que o laboratório não é algo que gosto, estou agora na bioinformática e estatistica médica. Opções de escolha para o mestrado não te faltarão, apenas terás que saber "equilibrar" os teus gostos com o as competências que o mercado de trabalho realmente procura.

Fazendo a licenciatura no Porto, poderás ter maior proximidade com institutos de excelência como o i3s e IPATIMUP enquanto que na UA tens institutos como o CESAM (trabalho mais relacionado com a ecologia) ou o iBiMED (biomedicina) e materiais/biomateriais e biofarmacos (CICECO). No entanto, o facto de fazeres a licenciatura ou mestrado em Aveiro, nao te impossibilita de ir realizar os projetos de licenciautura ou tese de mestrado no i3s, por exemplo.

Relativamente à localização para uma eventual mudança de curso, será algo que terás que ponderar bem e ver quais os transtornos que poderás ter (procurar casa, transportes, cidade, etc).

No que conseguir ajudar, não hesites em perguntar. Boa sorte!

Olá , obrigada mesmo.... pela ajuda, a verdade é que são algumas escolhas que como dizes, tem de ser equilibradas com a hipóteses de emprego e como tal, parece-me que seguir Biologia ou Med. Veterinária são duas coisas bastante diferentes e com possibilidades de emprego tb infelizmente distintas, só me resta por fim seguir aquela que eu mais me identifico. O que já não é tarefa fácil.... O facto de Biologia ser um curso bastante abrangente, que dá a possibilidade de me especificar numa determinada área, deixa-me alguma esperança em mais tarde encontar trabalho na investigação ou em algo relacionado que acabe por gostar, por isso ficou mais simples aceitar as inseguranças desse curso. Foi também importante referires que apesar de antes teres pensado em fazer os 2 cursos, acabaste por mudar de opinião, porque eu tb já tinha ponderado isso, no entanto parece-me que as pós graduaçoes da área de Biologia acabam por corresponder com as áreas de interesse e conseguem superar a ideia de entrar tb em medicina veterinária (talvez aliado às questões de emprego do curso de Med. Veterinária em Portugal).

Com a tua informação a minha decisão já vai ser melhor ponderada. Obrigada, novamente 👍

Olá! Estou na mesma situação que tu, licenciada e a pensar candidatar me a medicina veterinária e, portanto, tenho andado a informar-me a cerca do concurso especial para licenciados. Pelo que percebi, a utad não costuma abrir vagas para med vet, no entanto, abriu este ano letivo (2020/2021) 1 vaga, por isso é provavel que volte a abrir no próximo :) Já agora, não sei quais são os teus planos, mas aconselho te a repetir os exames nacionais para que tenhas a hipotese de concorrer também pelo concurso normal pq o concurso para licenciados tem sempre muito poucas vagas e, depois da média, o criterio de desempate é normalmente a idade, sendo que dão preferencia aos mais velhos (e há muita com idades à volta dos 30 a concorrer), pelo que a probabilidade de entrares é muito pequena. Assim, e como provavelmente, depois de acabares o curso, vais ter que esperar um ano para te candidatares a med vet (porque normalmente, quando recebes o diploma da licenciatura, as candidaturas já fecharam), podes sempre aproveitar para ir revendo a materia de BG e FQ!

Espero ter ajudado :)
Olá Maria! Desculpa, sei que este post já é mais antigo, mas sempre conseguiste entrar em veterinária? estou na mesma situação que tu estavas nessa altura! por que concurso conseguiste entrar?

Olá Maria! Desculpa, sei que este post já é mais antigo, mas sempre conseguiste entrar em veterinária? estou na mesma situação que tu estavas nessa altura! por que concurso conseguiste entrar?
Olá! Consegui, sim, vou agora para o 3o ano. Na altura repeti os exames e acabei por entrar na UTAD pelo concurso nacional. Tentei na mesma o concurso para licenciados no icbas, mas não consegui, é mesmo muito difícil porque estás a competir com pessoas que 1) tem mestrado, que normalmente tem notas muito mais altas que a licenciatura e 2) são mais velhas (o que dá prioridade).

Boa sorte e qualquer dúvida que tenhas estás a vontade :)

Olá! Consegui, sim, vou agora para o 3o ano. Na altura repeti os exames e acabei por entrar na UTAD pelo concurso nacional. Tentei na mesma o concurso para licenciados no icbas, mas não consegui, é mesmo muito difícil porque estás a competir com pessoas que 1) tem mestrado, que normalmente tem notas muito mais altas que a licenciatura e 2) são mais velhas (o que dá prioridade).

Boa sorte e qualquer dúvida que tenhas estás a vontade :)
Que bom! Fico feliz por ti. Achei que as pessoas com mestrado não tinham prioridade sobre as apenas licenciadas! :/ de qualquer forma, vou tentar. Obrigada

• Like
Reactions: mariagomes07