Peço desculpa, mas enquanto ex aluna tanto de biologia como de medicina veterinaria, tenho te a dizer que a tua ideia é completamente errada. Conheço muitos biologos que estao com enorme dificuldade em entrar na area da investigaçao, todos sabemos como isso anda. Por outro lado, na faculdade onde estudei (FMV-ULisboa) toda a gente que queria investigação conseguia seguir essa área, pois trata-se de uma faculdade com inumeros laboratorios em diversas areas e em que os proprios professores puxam os alunos para fazer investigação com eles, basta quereres e seres proactivo. Já fica é mais dificil para quando é gente de fora a tentar entrar lá, mas isso é outra questão. Para além disso é um curso MUITO abrangente, até demais e é esse o grande problema. Tens inumeras saidas, muito mais bem remuneradas do que a clinica e pratica hospitalar, tais como produçao animal, saude publica, segurança alimentar, epidemiologia, etc.
Tudo isto para dizer, em biologia não estás mais bem preparada para fazer investigação, em veterinária, pelo menos na faculdade onde estudei, as bases laboratoriais são fortes e suficientes, nem tens mais facilidade em ser investigador com um background em biologia, aliás, até tenho visto muitas vezes o contrário.
Apenas disse isso com base no facto de biologia ser um curso tipicamente e muito mais académico (sendo um curso de "ciência básica"). Com académico quero dizer que uma das saídas principais será a investigação. Mas isso que referiste de pessoas com background em biologia não conseguirem entrar em investigação, acho que não se refere ao curso em si, mas sim à dificuldade e instabilidade que é o mundo da investigação no geral. Agora, é óbvio que com med vet também se pode fazer investigação, apenas considero que não será o principal foco do curso, pelo menos em universidades como Utad ou UÉ. Agora, acredito que em Lisboa puxem muito para a investigação, pois isso acontece mais nas universidades das cidades grandes. E acho relembrar, com todo o respeito, uma coisa importante : aqueles de medicina veterinária que entraram facilmente no mundo da investigação, provavelmente eram alunos já dessa mesma faculdade, como tu própria deste a entender. Será que alguém de med vet de outra universidade teria a mesma facilidade a entrar? Óbvio que, também não era por uma pessoa de fora ter uma licenciatura base em biologia que tbm teria lugar garantido, mas isso deve-se mesmo ao facto de o mundo da investigação ser o cúmulo da instabilidade. Por isso é que lhe recomendei muito bem que fosse primeiro de tudo pesquisar acerca da vida de um investigador. A principal razão que me levou a tecer esse comentário foi o facto de achar (isto na minha sincera opinião) que não faz muito sentido uma pessoa que sabe que já quer mesmo investigação seguir o curso de medicina veterinária, pois esse curso tbm tem uma componente muito forte da parte clínica, cirurgias e de toda a parte industrial/produção animal que provavelmente seriam uma seca para quem quer ter o seu futuro no laboratório. Acho que pessoas como essas mais vale seguirem desde o início cursos como biologia, bioquímica, ciências biomédicas etc. Todos cursos muito mais académicos sem parte clínica nenhuma. No entanto, para pessoas que ainda não pesquisaram bem o que é a investigação e que gostam apenas do cheirinho que têm sobre essa prática profissional e não têm bem a certeza do que querem seguir (como me pareceu ser o caso da menina que fez o post), acho que é muito mais seguro e melhor seguirem medicina veterinária (não é o único, mas pegando no exemplo dela vou usar este curso), porque ao passo que biologia só prepara mesmo para a parte académica, medicina veterinária prepara tanto para a parte académica como para uma parte mais profissionalizante, seja de clínicas ou de indústria animal, pecuária e etc, ou seja, se uma pessoa se desiludir com a investigação, pode facilmente fugir da mesma para uma saída de emprego mais "normal" com med vet, mas com biologia isto já não será bem assim, como já tinha dito anteriormente. Porque lá está, biologia (entre outros) é essencialmente académico, não tem muitas vias profissionalizantes, não é muito seguro para quem não quer investigar. De certeza que essas pessoas de que falas, que tiraram biologia mas não conseguiram entrar na investigação, estão a trabalhar fora da área do seu curso, ou estão mesmo desempregados(podem ter tido a sorte de estar numa indústria ou outra, a fazer funções de biólogos, ou estar numa câmara municipal, na área da ecologia, mas acho isso raro de acontecer para quem vem de biologia). Quanto a med vet ter menos labs que biologia, eu disse isso com base na med vet de vila real, a que conheço melhor, é provável que em Lisboa até seja diferente, pelo fator que já mencionei, de nas universidades grandes puxarem ainda mais para a investigação e emprego cadémico (no Porto isso tbm acontece). E sim, eu não estou a descurar o teu argumento, eu sei que quem vem de med vet tbm pode investigar e seguir via académica, tal como quem vem de medicina o pode fazer, apenas não considero o foco principal do curso, isto com base nas med vets de Vila Real e Évora e afins (que são as med vets de qual melhor se fala, por isso me baseei nelas, mas se calhar fui preconceituosa, não sei). De qualquer maneira, mantenho a opinião de que é mais seguro a menina que iniciou o post seguir med vet, se não tiver ainda uma noção muito acertada do que é a investigação, para ter mais saídas. Mas sim, se depois se apaixonar ainda mais pela investigação, em med vet tbm pode fazê-lo.
P. S.. Se soar agressiva, peço desculpa, não estou aqui para magoar ninguém e respeito a tua opinião, é apenas a minha maneira de escrever.