Biologia vs. Geologia

Tigas007

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2018
Olá pessoal, gostaria de saber de alguém que esteja a frequentar ou tenha frequentado um curso de biologia ou geologia e que me desse a sua opinião e saídas profissionais.
Aguardo respostas,
Obrigado.

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá pessoal, gostaria de saber de alguém que esteja a frequentar ou tenha frequentado um curso de biologia ou geologia e que me desse a sua opinião e saídas profissionais.
Aguardo respostas,
Obrigado.
Olá, @Tigas007. Aproveito também para responder à mensagem do @André Jesussss

Já tens uma ideia do que pretendes fazer no futuro? Biologia é uma área muito vasta com várias saídas desde ambiental, biotecnologia ( indústria ) e saúde. Tens que ter em atenção os teus objetivos. Existem áreas de estudo mais acadêmicas como por exemplo, ecologia, biologia marinha, etc. O percurso mais normal neste caso é seguir doutoramento e, eventualmente, fazer alguma investigação e dar aulas ao ensino superior. Acho que muitos alunos têm esta ideia romântica da ecologia, biologia marinha , conservação, mas só muito mais tarde ( já em mestrados ) entendem a dificuldade da área. É comum ver pessoal a fazer voluntariado durante anos para tentar arranjar uma posição "permanente" ou então levam uma vida nomada sem grande estabilidade já que os contratos não duram para sempre ( desde 6 meses a 2-3 anos ). No entanto, diria que as grandes diferenças neste tipo de áreas são a nível político, por isso, gestão ambiental seria uma opção mais viável. Muitos não acabam por seguir este caminho pois já não está tão ligado com trabalho de campo e laboratório, acabando por seguir o percurso acadêmico à procura de alguma estabilidade.
Tens ainda a possibilidade de seguir biotecnologia ambiental, microbiologia ambiental, ecotoxicologia ... Áreas que te dão capacidades analíticas um pouco mais fundamentadas, algo que é muito procurado no mercado de trabalho. Ecologia, biologia marinha, conservação, etc são cursos de conhecimento fundamental sem grande aplicabilidade no mercado. Apenas para o conhecimento, dai os poucos fundos disponíveis e a saída principal ser o ensino.

Na indústria e Saúde é um pouco mais promissor e consegues arranjar posições permanentes em empresas, trabalhando para o governo, pedir fundos para projetos... Trabalhar em laboratórios de analises e amostras biológicas ( deste analises clínicas a analises toxicológicas e ecotoxicologicas ), indústria alimentar, farmacêutica, vegetal, biomedicina... Podes também seguir o percurso acadêmico e continuar com investigação.

Creio que a maioria das universidades em Portugal estão bem preparadas para formação na área das ciências da vida, mas um dos benefícios que vejo na UA é a possibilidade que tens de fazer o teu percurso dado a quantidade de optativas que fornecem. Tens ainda a possibilidade de fazer estagio no 3° ano da licenciatura.

É uma área muito vasta e se fores às páginas dos cursos das universidades, existe uma área dedicada a "saídas profissionais " e poderás ter uma ideia mais fundamentada.
Foquei bastante na área ambiental porque reparo que muitos entram no curso com uma ideia errada e romantica da área. Que vão trabalhar para África, Alasca, Austrália, mas a realidade é MUITO diferente. Realmente podes ter essas experiências, mas grande parte em trabalho voluntariado, contratos a curto prazo e pouco retorno financeiro.

Deixo aqui uns artigos que podem elucidar um pouco mais :

https://news.mongabay.com/2017/08/a-rich-persons-profession-young-conservationists-struggle-to-make-it/?fbclid=IwAR1tZP2ZncffEcu-ytZUZzgEOn_JlHim3_sSg_UWnN5uMFTJoHIA4vmN160

https://doi.org/10.1002/wsb.603?fbclid=IwAR0pWD8Z0Q6BU9c0aoNNrZFpZMzZtOCU-vhHVrh3Qfm-czFfIuE9eK2v5bg

• Like
Reactions: Tigas007

Tigas007

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2018
Obrigado pela resposta, já a tinha lido noutro tópico e não é a que procuro.
Mensagem fundida automaticamente:

Não percebi o porquê da alteração do título, pois não expressa o que o tópico se refere...

Última edição:
  • Like
Reactions: Rafael.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Não percebi o porquê da alteração do título, pois não expressa o que o tópico se refere...
São os 2 cursos sobre os quais estás a pedir informações, não? Sempre é mais claro para quem visita a secção do que "curso, ajuda", o que não levará a alguém que esteja nestes cursos a entrar no tópico. 🙂

madalenahelga

Membro Caloiro
Matrícula
25 Fevereiro 2018
Curso
Biologia e Geologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite! Na minha opinião, são duas áreas com saidas profissionais muito vastas. Eu estando num curso onde tenho ambas, nao como primeira opção porque não sou nada fâ de Geologia (mas mesmo assim vou te dar a minha opiniao livre de qualquer parcialidade), são duas áreas completamente diferentes. E quando digo completamente, digo mesmo completamente. Geologia é muito mais hands on, mais prática, analisar amostras de rochas, a mineralogia, traçar mapas topográficos, isto e aquilo, acho que é um curso, caso sigas só Geologia, que tens mesmo que gostar e ter a certeza absoluta que é isso que queres, senao pode ser tornar muito seca. No entanto, se não fores fâ de muita teoria, Geologia é excelente nisso, porque apesar de termos aulas teoricas, sao quase sempre teorico-práticas.

Biologia sim, é mais teórico. Mas nao te vou mentir, quando aterrei na faculdade, vindo eu do amigável secundário onde saber as varias fases da mitose e da meiose ja era meio caminho andado, senti me um bocado desamparada. Ao contrário das aulas de Geologia, as aulas de Biologia sao dadas em anfiteatros enormes o que torna a experiência ainda mais intimidante. Nao é facil, e nao é como no secundario que se calhar estudavas dois dias antes do teste e sacavas um dez, talvez um dez e meio, onze. É muito matéria, muitos conceitos novos aprofundados e apesar de ser lindo, e te dar tantas opções no futuro, é frustrante sentir que é tanta coisa que parece que o cerebro nao assimila tudo. Uma coisa boa dos testes de Biologia, ao contrario dos de Geologia, sao que sao quase sempre escolha multipla. Se seguires Biologia, o meu conselho é que nao desistas.

Se seguires o mesmo curso em que eu estou, ou seja, ambos, tens que te dedicar a 100%. Como disse, sao duas areas tao distintas que as vezes parece que estas em dois cursos diferentes. No entanto, se fores daquelas pessoas que gosta de estudar mais que uma coisa e se safa bem nisso, é perfeito para ti. Mesmo que não sejas, nada é impossível e independentemente da tua escolha, o essencial é teres gosto por aquilo que estas a estudar porque se tiveres isso, tudo o resto cai no sitio 😊

• Like
Reactions: Rafael.

North

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2019
Independentemente da escolha de Biologia, Geologia ou Biologia e Geologia é imperativo pensares em fazer um mestrado e escolher bem o mestrado que irás querer. As únicas opções para licenciados nessas áreas são nas explicações individuais ou em centros de estudo (e mesmo assim grande parte dos centros de estudo pedem professores, ou seja, com mestrado em ensino).
Quem vai para essas áreas tem sempre de pensar em fazer mestrado.