Biologia

matilde bts

Membro Caloiro
Matrícula
23 Agosto 2017
Muito obrigada pela informação disponibilizada.
Ajudou-me imenso a compreender melhor a área de Biologia.

Beijs

• Like
Reactions: Rafael.

achadden21

Membro
Matrícula
17 Abril 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa tarde.

Estou prestes a terminar o 12º ano, e estou interessada em tirar uma licenciatura em Biologia e depois um mestrado.Porém estou indecisa entre tirar um mestrado voltado para a investigação ou um mestrado voltado mais para trabalho de campo.

A nível de mercado de trabalho quem é mais procurado, o biólogo investigador ou o biólogo de campo?

Obrigado
Olá, Matilde! :)

Depende muito daquilo com que queiras trabalhar e daquilo que gostas... Ambos são necessários para diferentes áreas e realizam trabalhos por vezes diferentes.
Durante a licenciatura vais acabar por te aperceber qual é a área pela qual tens preferência, o que por sua vez te vai ajudar a decidir melhor o mestrado que pretendas tirar. Eu, por exemplo gostava de tudo um pouco, mas como as disciplinas de campo me agradaram mais, vou optar pelo mestrado em Ecologia ou Biologia Aplicada na Universidade de Aveiro (este último permite-te escolher as disciplinas de diversos mestrados que queiras e assim podes ter UC's de marinha e campo).

Por exemplo, se gostares mais da área da conservação tens mestrados em Lisboa e em Évora mais dedicados a isso. E penso que exista também algo semelhante na Universidade dos Açores. Se preferires laboratório tens mestrados em Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, entre outros. Mas lá está, ao nível do trabalho que executam não há bem maneira de te dizer o que é mais procurado, depende muito da área em que queiras trabalhar e, honestamente, das pessoas que vais encontrando ao longo do teu percurso académico.

Espero ter ajudado!
Boa sorte ^_^

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
Olá,

Tenho procurado vários cursos de forma a ver qual se adequa mais a mim, e, pelo que vi relativamente ao curso de biologia este possibilita diversas saídas profissionais, onde o mestrado é "quase fundamental" (certo?). Dito isto, na prática quais são as saidas profissionais possiveis com a licenciatura nesta area?. E com cada um dos mestrados?. É uma alternativa viável ao curso de ciências farmacêuticas?. Possibilita trabalho na área da gestão do território?.

Enfim... tenho tantas dúvidas que é difícil coloca-las todas!
Se me puderem ajudar ficava muito agradecido!

Obrigado

Remondes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2018
Curso
Bioquímica
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá,

Tenho procurado vários cursos de forma a ver qual se adequa mais a mim, e, pelo que vi relativamente ao curso de biologia este possibilita diversas saídas profissionais, onde o mestrado é "quase fundamental" (certo?). Dito isto, na prática quais são as saidas profissionais possiveis com a licenciatura nesta area?. E com cada um dos mestrados?. É uma alternativa viável ao curso de ciências farmacêuticas?. Possibilita trabalho na área da gestão do território?.

Obrigado
Bem, vou-me infiltrar aqui neste tópico para tentar desviar gente para o meu curso ahahaha.
Bioquímica e Biologia são cursos muito parecidos, no sentido em que te permitem ingressar praticamente nos mesmos mestrados. A meu ver, e como aluno que está agora a passar para o 2º ano da licenciatura, o mestrado como disseste é de facto quase fundamental, ficas um pouco limitado sem ele no que toca a ofertas de emprego pois a concorrência neste ramo é bastante, então é o mestrado (juntamente com outras atividades em que possas vir a participar que enriqueçam o teu currículo) que te permite sobressair. Quanto ao "alternativa viável ao curso de ciências farmacêuticas", tenho vários amigos em Biologia e sei algumas cadeiras que eles têm e não me parecem corresponder a essa alternativa. Se procuras uma alternativa segura a cursos de farmácia então o mais parecido que vais encontrar é mesmo Bioquímica. Com a licenciatura neste curso podes ingressar em vários mestrados na área da Biologia, Medicina, Química e Farmácia. Penso que com Biologia também te poderás candidatar mas por exemplo em mestrados relacionados com química e farmácia estarás mais bem preparado com uma licenciatura em bioquímica.
Quanto a saídas profissionais, não sei bem o que queres dizer com gestão do território? Posso ter interpretado mal mas isso é algo mais virado para a Geografia. Porém, mestrados como o de Biologia, Bioquímica, Ecologia e Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal permitem-te trabalhar em Direcções Regionais de Agricultura, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Quadros de instituições do Estado ligadas, ou não, a agências ambientais (tipo Câmaras Municipais, Parques Naturais e Reservas).
Tens como é óbvio muitas outras saídas quer na área da saúde como na área da investigação.
Espero que tenha ajudado (e que agora vejas bioquímica como uma potencial escolha ahahahah). Quaisquer outras dúvidas que possam surgir é só perguntar.

• Fabulous
Reactions: MpMarcovichPt

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
Bem, vou-me infiltrar aqui neste tópico para tentar desviar gente para o meu curso ahahaha.
Bioquímica e Biologia são cursos muito parecidos, no sentido em que te permitem ingressar praticamente nos mesmos mestrados. A meu ver, e como aluno que está agora a passar para o 2º ano da licenciatura, o mestrado como disseste é de facto quase fundamental, ficas um pouco limitado sem ele no que toca a ofertas de emprego pois a concorrência neste ramo é bastante, então é o mestrado (juntamente com outras atividades em que possas vir a participar que enriqueçam o teu currículo) que te permite sobressair. Quanto ao "alternativa viável ao curso de ciências farmacêuticas", tenho vários amigos em Biologia e sei algumas cadeiras que eles têm e não me parecem corresponder a essa alternativa. Se procuras uma alternativa segura a cursos de farmácia então o mais parecido que vais encontrar é mesmo Bioquímica. Com a licenciatura neste curso podes ingressar em vários mestrados na área da Biologia, Medicina, Química e Farmácia. Penso que com Biologia também te poderás candidatar mas por exemplo em mestrados relacionados com química e farmácia estarás mais bem preparado com uma licenciatura em bioquímica.
Quanto a saídas profissionais, não sei bem o que queres dizer com gestão do território? Posso ter interpretado mal mas isso é algo mais virado para a Geografia. Porém, mestrados como o de Biologia, Bioquímica, Ecologia e Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal permitem-te trabalhar em Direcções Regionais de Agricultura, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Quadros de instituições do Estado ligadas, ou não, a agências ambientais (tipo Câmaras Municipais, Parques Naturais e Reservas).
Tens como é óbvio muitas outras saídas quer na área da saúde como na área da investigação.
Espero que tenha ajudado (e que agora vejas bioquímica como uma potencial escolha ahahahah). Quaisquer outras dúvidas que possam surgir é só perguntar.
Ajudaste sim!! E quanto à minha questão sobre a "gestão de território" era precisamente isso que eu queria saber!
Por acaso já tinha posto a opção de bioquímica ahahaha.
Muito obrigado!

• Like
Reactions: Remondes

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá,

Obrigado
Olá, @MpMarcovichPt

Depende muito da área que pretendes seguir. Se ainda não tens uma ideia concreta do que pretendes seguir, Biologia pode ser uma boa opção, mas como o @Remondes disse, na licenciatura em Bioquimica estás mais preparado/direcionado para as áreas de investigação em saúde/industria. Um dos pontos negativos que tenho a apontar na licenciatura em Biologia é, realmente, a falta de preparação laboratorial/aulas práticas de qualidade quando comparado a outros cursos como Bioquimica ou Biotecnologia. No entanto, como disse Biologia pode ser interessante de não sabes bem o que pretendes seguir. E sim, podes seguir essa área de gestão do território até porque normalmente tens optativas ( pelo menos na UA ) de unidades curriculares como Cartografia e Sistemas Informáticos Geográficos, gestao e conservação de recursos marinhos/silvestres ( gestão de território aplicado à conservação e biodiversidade ), gestão ambiental, etc.

Como podes ver tens várias saídas ( tanto em biologia como bioquimica ) sendo as principais na área da saúde, indústria ou ambiente e em ambas precisas do mestrado se pretendes seguir investigação / saída em I&D.

Se eu soubesse que a área da ecologia não me chama tanto à atenção, se calhar tinha seguido para bioquímica na altura das candidaturas e evitava as cadeiras de zoologia, botanica, etc, mas pelo menos fiquei a entender melhor os meus interesses, por isso, pode ser que o mesmo aconteça se decidires seguir para Biologia! Se já sabes que a área ambiental não te interessa tanto, então Bioquímica é uma ótima escolha

North

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2019
Olá,

Obrigado
Olá.
Sim, na área de Biologia o mestrado é fundamental. Biologia não é uma alternativa a Ciências Farmacêuticas. Mesmo Bioquímica não é mas com um mestrado certo pode aproximar-se.

(...)
Dar até dá. Mas as ofertas para Biólogos/Ecólogos/Bioquímicos nessas áreas são praticamente nulas em Portugal uma vez que há uma grande preferência pelos Engenheiros Ambientais. Além do mais há muita gente envolvida em vários projectos ambientais que trabalha de borla e o Estado não contrata Biólogos/Ecólogos.