Bioquímica - FCT vs FCUP vs FCUL

marianarcts

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2020
Olá! Estou a acabar o 11°ano e ando indecisa entre que faculdade escolher. Eu sei que quero bioquímica porque é um curso que me parece interessante e abrange áreas que gosto. Estou em dúvida entre a FCT-UNL, a FCUP e a FCUL (sendo que esta última nãome agrada tanto pelas cadeiras). Gostavade saber a opinião de pessoal que este nessas faculdades em bioquímica ou num curso parecido para eu entender as diferenças e qual gosto mais.
Têm muita parte em laboratórios ou é mais teórico? As condições são boas? O que gostam mais e menos do curso/faculdade?
Obrigada :)

Matrícula
21 Outubro 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Olá! Estou a acabar o 11°ano e ando indecisa entre que faculdade escolher. Eu sei que quero bioquímica porque é um curso que me parece interessante e abrange áreas que gosto. Estou em dúvida entre a FCT-UNL, a FCUP e a FCUL (sendo que esta última nãome agrada tanto pelas cadeiras). Gostavade saber a opinião de pessoal que este nessas faculdades em bioquímica ou num curso parecido para eu entender as diferenças e qual gosto mais.
Têm muita parte em laboratórios ou é mais teórico? As condições são boas? O que gostam mais e menos do curso/faculdade?
Olá, eu estou no curso de Biologia na FCUP e posso-te falar um bocadinho das condições que a faculdade te oferece e um pouco do curso de bioquímica, pois temos algumas cadeiras em comum e conheço algumas pessoas que frequentam esse curso. O curso de bioquímica é mais centralizado na química entanto o de biologia tens uma grande variedade de cadeiras, desde biologia das plantas até genética.
A faculdade é dividida em vários departamentos e todos eles são "enormes". Tens imensos sítios onde almoçar e almoçar. A biblioteca é grande e tem muitas condições, mas acho que o grande SIM da faculdade são os laboratórios, têm excelentes condições e isso sem dúvida que é uma mais valia para os nossos cursos.
Não sei se te falei de tudo que querias, mas alguma duvida podes-me perguntar 😊

marianarcts

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2020
Olá!
Por acaso, o curso de biologia também era um dos que estava a considerar por isso podias-me falar um pouco mais das componentes do curso? Tipo o que gostas mais e menos, as cadeiras e outras coisas que consideres importantes.
Em relação à FCUP, gostas da localização da faculdade? Conseguiste arranjar um bom alojamento (facilmente?)? Como são os professores na generalidade? A avaliação é por exames não é?
E pronto acho que são só estas as restantes dúvidas que tenho.
Obrigada pela disponibilidade!

Matrícula
21 Outubro 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Olá!
Por acaso, o curso de biologia também era um dos que estava a considerar por isso podias-me falar um pouco mais das componentes do curso? Tipo o que gostas mais e menos, as cadeiras e outras coisas que consideres importantes.
Em relação à FCUP, gostas da localização da faculdade? Conseguiste arranjar um bom alojamento (facilmente?)? Como são os professores na generalidade? A avaliação é por exames não é?

Olá,
O curso de biologia na fcup (na minha opinião) é um curso equilibrado entre a parte teórica e a parte prática.
Eu sou aluna do primeiro ano, por isso só te posso falar deste, mas basicamente existem dois cadeirões no primeiro ano: Física dos processos biologicos no primeiro semestre e biologia das plantas no segundo. Por incrível que pareca gostei imenso das duas e acho que se tiveres um estudo regular, tudo se faz.
Quanto as minhas cadeiras preferidas, sem dúvida, que foi biologia celular e biologia molecular, porque são as minhas áreas de interesse.
Quanto a localização da faculdade, para mim é perfeita, estamos muito perto do centro do Porto. Tens autocarros, metro e um shopping muito perto.
Quanto ao arranjares alojamento, acho que é muito fácil, tenho imensos colegas que ficam desde casas partilhadas a residenciais (eu não precisei, pois moro aqui perto).
Quanto as avaliações, tudo vai depender de cadeira para cadeira, algumas são por exame, outras são por frequências...
Agora vou te dar o meu melhor conselho, vê o plano curricular de todos os cursos que estás interresada, em todas as faculdades e a sua saidas profissionais e vê aquilo que é melhor para ti.
Mais alguma dúvida podes perguntar.
E boa sorte para esta nova etapa que se avizinha 😊

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Mestrado em Bioquímica para a Saúde
Instituição
FCT UNL & ITQB UNL

Olá. Estou a acabar a licenciatura em Bioquímica na FCT-UNL. O curso é em geral muito prático, tendo em todos os semestres uma grande quantidade de aulas práticas semanais. O que provavelmente distingue a FCT de outras faculdades é principalmente o facto de ter uma maior componente em química do que em biologia. Quanto a avaliações, a FCT preza-se pela utilização da avaliação contínua pelo que o curso pode ser feito sem exames, o que não significa que seja mais fácil pois tens vários trabalhos e avaliações ao longo de cada semestre. Acaba por depender de cada cadeira. Se quiseres saber alguma em maior detalhe, estás à vontade em perguntar.

_.margarida._

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Boa tarde, pessoal,
Um dos cursos que em princípio tenho interesse em candidatar-me seria em bioquímica com especial interesse na FCUP, uma vez que ouvi bastante bem sobre este e encontra-se dentro dos meus interesses, contudo também estou a ponderar cá em Lisboa(maioritariamente na FCT uma vez que na UL não me pareceu muito sugestivo) e gostaria de saber se alguém conseguia dar-me uma opinião relativamente a estas duas unis e o que se distingue entre elas, tanto em nível e método de ensino, como instalações, reconhecimento internacional, ambiente, etc...

Outro curso que, realmente, também ainda ponderei foi em biologia molecular e celular na FCT, mais por uma questão da média ser mais alta e mesmo assim encontrar-se dentro da minha área de interesse, todavia, acabei por mudar de ideias, porque é já muito específico(algo que não pretendo para licenciatura) e direcionado para investigação(tenho interesse nesse âmbito, contudo não pretendo restringir-me já até porque não vejo como algo que me tenho de me ver a fazer obrigatoriamente). Acabei por trazer este curso também "à baila" para saber se afinal o que estou a ter em consideração é correto ou não, portanto, caso me possam ajudar ficaria bastante agradecida
Obrigada pela atenção!!

• Like
Reactions: TomásGuerreiro

Bia Domingues

Membro
Matrícula
10 Abril 2017
Olá!

Só vou acrescentar ao que a Ana Filipa disse mas em relação a Bioquímica, que este curso é conjunto com o ICBAS, ou seja, os alunos têm aulas nas duas faculdades. Eu não conheço as instalações nem as aulas no ICBAS, mas está igualmente bem localizado e com "boa dose" de autocarros. Na minha opinião, discordo apenas na questão do alojamento, sendo que tanto na zona da FCUP como do ICBAS é muito difícil arranjar quarto, pelo menos a um preço justo, contudo, tal como foi dito, ambas as faculdades estão muito apetrechadas de transportes.

TomásGuerreiro

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2020
Olá. Eu tenho a intenção de pôr Bioquímica na UP como 1ª opção por múltiplas razões (p.e: tem o plano de estudos que mais me agrada (pois parece abortar mais matéria e aprofundar mais que os outros cursos de bioquímica, mesmo nas cadeiras comuns (se bem que o plano de estudos da NOVA não me parece mau de todo), é o que tem uma maior média (eu sei que isso não devia de importar, maaaaasssssss......), etc).

Mas depois de ouvir muitos testemunhos sobre como os conectes estabelecidos na universidade são extremamente importantes no mercado de trabalho, eu estou a começar a pensar se seria melhor ir para Lisboa, pois eu não tenho intenções nenhumas de viver e trabalhar no Porto (acho que a ideia de emigrar até me atrai mais, pois se é para viver longe de casa (eu sou do distrito de Santarém) mais vale ser com um bom salário) e também, como eu no futuro gostava de viver e trabalhar em Lisboa, se calhar até mais valia tirar o curso em Lisboa, pois mesmo que o curso (a meu POTENCIALMENTE ERRADO ver) seja menos completo em Lisboa do que no Porto, pelo menos teria 3 anos de conectes com alfacinhas🥬. Ou será que os potenciais conectes que eu poderei fazer no Porto também poderiam ser muito úteis em arranjar um bom emprego em Lisboa? Ou será que o melhor seria chegar a um compromisso e fazer uma licenciatura no Porto e um Mestrado em Lisboa (tendo em conta que tanta gente diz que é indispensável realizar um mestrado para quem vai para Bioquímica) ?

Se calhar nem me devia de estar a preocupar pois como sou uma pessoa muito introvertida e por causa da COVID-19 não devo de fazer quaisquers conectes em ambas as cidades🤷‍♂️.

What do you think I should do?

BTW/ side-notes:

Para que conste, se a cidade em si fosse o único critério eu escolheria Lisboa pois:
-eu gosto mais de Lisboa
-eu vivo a 80 km de Lisboa e a 230 km do Porto
-em Lisboa tenho muita gente conhecida, incluído a minha irmã que esta na UL, enquanto que eu não conheço ninguém no Porto

Mas como é óbvio a cidade não é a coisa que mais importa, sendo que se me dissessem que o curso na UP me dá uma probabilidade de mais 15% de conseguir um bom emprego, eu sem dúvida que escolhia o Porto.

Quanto ao dinheiro que eu gastaria, eu não acho que isso seja muito importante pois o que gastaria mais com a renda em Lisboa poupava nos transportes.

Para que conste eu ACHO (com muito ênfase no ACHO pois estou naquela idade onde ainda não tenho muitas certezas) que não quero ir para investigação universitária (que pelo que eu li parece ser um dos maiores esquemas em pirâmide legais por ai), e preferia ir para industria ou I&D/R&D em companhias onde a situação laboral parece-me ser mais estável e os salários maiores.

Para que conste se eu fosse para Lisboa, eu iria para Bioquímica na UNL-FCT

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Instituição
FCT UNL & ITQB UNL
Boa tarde, pessoal,
Um dos cursos que em princípio tenho interesse em candidatar-me seria em bioquímica com especial interesse na FCUP, uma vez que ouvi bastante bem sobre este e encontra-se dentro dos meus interesses, contudo também estou a ponderar cá em Lisboa(maioritariamente na FCT uma vez que na UL não me pareceu muito sugestivo) e gostaria de saber se alguém conseguia dar-me uma opinião relativamente a estas duas unis e o que se distingue entre elas, tanto em nível e método de ensino, como instalações, reconhecimento internacional, ambiente, etc...

Outro curso que, realmente, também ainda ponderei foi em biologia molecular e celular na FCT, mais por uma questão da média ser mais alta e mesmo assim encontrar-se dentro da minha área de interesse, todavia, acabei por mudar de ideias, porque é já muito específico(algo que não pretendo para licenciatura) e direcionado para investigação(tenho interesse nesse âmbito, contudo não pretendo restringir-me já até porque não vejo como algo que me tenho de me ver a fazer obrigatoriamente). Acabei por trazer este curso também "à baila" para saber se afinal o que estou a ter em consideração é correto ou não, portanto, caso me possam ajudar ficaria bastante agradecida
Obrigada pela atenção!!

Olá. Fui aluna de Bioquímica na FCT. Sendo que não estudei na FCUP não te consigo dar uma comparação direta mas num plano geral são provavelmente os 2 cursos de bioquímica com mais química em todo o país. Em termos de métodos de ensino penso que a FCUP mantém-se no estilo normal de avaliações por exames em duas épocas e por outro lado a FCT preza-se pela avaliação contínua, onde tens testes e trabalhos ao longo do semestre e podes nem precisar de fazer exames. Neste momento com toda esta situação as coisas podem ser diferentes mas o ambiente na FCT é espectacular, é uma faculdade gigante com imensos alunos de diversas áreas e com um contacto aluno - professor bastante próximo comparadamente com a maioria das faculdades.
Quanto a Biologia Molecular e Celular o que mencionaste é verdade, é um curso muito direcionado para a investigação e acaba por não ser tão amplo ou versátil como outros cursos tais como Bioquímica. Se tiveres mais alguma questão, estou por aqui para te responder 😊

GonçaloAraújo001

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2020
Ola, eu escolhi as disciplinas biologia e psicologia no 12. Sendo que quando terminar o secundário tenho intenção de seguir bioquímica. terão sido estas disciplinas uma boa opção?

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Instituição
FCT UNL & ITQB UNL
Ola, eu escolhi as disciplinas biologia e psicologia no 12. Sendo que quando terminar o secundário tenho intenção de seguir bioquímica. terão sido estas disciplinas uma boa opção?
Acaba por ser pouco relante. No primeiro ano tens cadeiras introdutórias que passam pela matéria das disciplinas opcionais do 12º ano

Luis99

Membro
Matrícula
18 Janeiro 2019
Boa tarde, pessoal,

Obrigada pela atenção!!
qual a tua media de acesso?

Maria_

Membro
Matrícula
7 Julho 2016
Curso
M. Bioinformática e Biologia Computacional
Instituição
FCUP
Olá. Eu tenho a intenção de pôr Bioquímica na UP como 1ª opção por múltiplas razões (p.e: tem o plano de estudos que mais me agrada (pois parece abortar mais matéria e aprofundar mais que os outros cursos de bioquímica, mesmo nas cadeiras comuns (se bem que o plano de estudos da NOVA não me parece mau de todo), é o que tem uma maior média (eu sei que isso não devia de importar, maaaaasssssss......), etc).

Mas depois de ouvir muitos testemunhos sobre como os conectes estabelecidos na universidade são extremamente importantes no mercado de trabalho, eu estou a começar a pensar se seria melhor ir para Lisboa, pois eu não tenho intenções nenhumas de viver e trabalhar no Porto (acho que a ideia de emigrar até me atrai mais, pois se é para viver longe de casa (eu sou do distrito de Santarém) mais vale ser com um bom salário) e também, como eu no futuro gostava de viver e trabalhar em Lisboa, se calhar até mais valia tirar o curso em Lisboa, pois mesmo que o curso (a meu POTENCIALMENTE ERRADO ver) seja menos completo em Lisboa do que no Porto, pelo menos teria 3 anos de conectes com alfacinhas🥬. Ou será que os potenciais conectes que eu poderei fazer no Porto também poderiam ser muito úteis em arranjar um bom emprego em Lisboa? Ou será que o melhor seria chegar a um compromisso e fazer uma licenciatura no Porto e um Mestrado em Lisboa (tendo em conta que tanta gente diz que é indispensável realizar um mestrado para quem vai para Bioquímica) ?

Se calhar nem me devia de estar a preocupar pois como sou uma pessoa muito introvertida e por causa da COVID-19 não devo de fazer quaisquers conectes em ambas as cidades🤷‍♂️.

What do you think I should do?

BTW/ side-notes:

Para que conste, se a cidade em si fosse o único critério eu escolheria Lisboa pois:
-eu gosto mais de Lisboa
-eu vivo a 80 km de Lisboa e a 230 km do Porto
-em Lisboa tenho muita gente conhecida, incluído a minha irmã que esta na UL, enquanto que eu não conheço ninguém no Porto

Mas como é óbvio a cidade não é a coisa que mais importa, sendo que se me dissessem que o curso na UP me dá uma probabilidade de mais 15% de conseguir um bom emprego, eu sem dúvida que escolhia o Porto.

Quanto ao dinheiro que eu gastaria, eu não acho que isso seja muito importante pois o que gastaria mais com a renda em Lisboa poupava nos transportes.

Para que conste eu ACHO (com muito ênfase no ACHO pois estou naquela idade onde ainda não tenho muitas certezas) que não quero ir para investigação universitária (que pelo que eu li parece ser um dos maiores esquemas em pirâmide legais por ai), e preferia ir para industria ou I&D/R&D em companhias onde a situação laboral parece-me ser mais estável e os salários maiores.

Para que conste se eu fosse para Lisboa, eu iria para Bioquímica na UNL-FCT

Olá, Tomás!

Só vi a tua mensagem agora e, por isso, suponho que já te tenhas candidatado. O lado positivo da pergunta ter ficado no ar é que a decisão que TOMÁSte foi, certamente, mais imparcial/menos influenciada - o que é ótimo! Afinal de contas, só tu colherás os frutos das tuas plantações.
Por tudo o que disseste, pareceu-me que, inconscientemente, já tinhas uma decisão pré-formada e estavas mais inclinado para a Lisboa... Sente-te à vontade para dizer o que resolveste fazer (ou para omitir, caso o pretendas) :) De qualquer das formas, contactos serão sempre criados - independentemente do grau de introversão, da faculdade ou da cidade. O que importa mesmo é manteres uma relação saudável contigo próprio: ser disciplinado, sem ser inflexível; dar sempre o teu melhor, sem te massacrares quando não for o teu máximo global; e, entre muitas outras coisas, acreditares no teu potencial. "A sorte é a junção da preparação com a oportunidade". Controla o teu nível de preparação e as oportunidades virão ao teu encontro :) com elas, pessoas e "contactos" fantásticos! Boa sorte! :)

Última edição:

_.margarida._

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Olá. Fui aluna de Bioquímica na FCT. Sendo que não estudei na FCUP não te consigo dar uma comparação direta mas num plano geral são provavelmente os 2 cursos de bioquímica com mais química em todo o país. Em termos de métodos de ensino penso que a FCUP mantém-se no estilo normal de avaliações por exames em duas épocas e por outro lado a FCT preza-se pela avaliação contínua, onde tens testes e trabalhos ao longo do semestre e podes nem precisar de fazer exames. Neste momento com toda esta situação as coisas podem ser diferentes mas o ambiente na FCT é espectacular, é uma faculdade gigante com imensos alunos de diversas áreas e com um contacto aluno - professor bastante próximo comparadamente com a maioria das faculdades.
Quanto a Biologia Molecular e Celular o que mencionaste é verdade, é um curso muito direcionado para a investigação e acaba por não ser tão amplo ou versátil como outros cursos tais como Bioquímica. Se tiveres mais alguma questão, estou por aqui para te responder 😊
foste muito útil, agradeço imenso!! alguma dúvida no futuro irei propô-la, obrigada!!
Post automatically merged:

qual a tua media de acesso?
em qual dos cursos?

• Like
Reactions: Célia

Tomás_Marquês

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2021
Eu vou acabar o secundário este ano e ainda me encontro indeciso em que universidade tentar entrar. Estava interessado mais nas un. Lisboa nova, UC e UA pois foi as que ouvi mais sobre, no entanto não sei qual será a melhor entre si. Também tenho pouca informação em relação às cadeiras visto que não sei como estas são. Gostava de saber como foram as experiências de outras pessoas que tenham passado já pelo curso de bioquímica nestas universidades, para me conseguir orientar melhor.