Olá. Eu tenho a intenção de pôr Bioquímica na UP como 1ª opção por múltiplas razões (p.e: tem o plano de estudos que mais me agrada (pois parece abortar mais matéria e aprofundar mais que os outros cursos de bioquímica, mesmo nas cadeiras comuns (se bem que o plano de estudos da NOVA não me parece mau de todo), é o que tem uma maior média (eu sei que isso não devia de importar, maaaaasssssss......), etc).
Mas depois de ouvir muitos testemunhos sobre como os conectes estabelecidos na universidade são extremamente importantes no mercado de trabalho, eu estou a começar a pensar se seria melhor ir para Lisboa, pois eu não tenho intenções nenhumas de viver e trabalhar no Porto (acho que a ideia de emigrar até me atrai mais, pois se é para viver longe de casa (eu sou do distrito de Santarém) mais vale ser com um bom salário) e também, como eu no futuro gostava de viver e trabalhar em Lisboa, se calhar até mais valia tirar o curso em Lisboa, pois mesmo que o curso (a meu
POTENCIALMENTE ERRADO ver) seja menos completo em Lisboa do que no Porto, pelo menos teria 3 anos de conectes com alfacinhas

. Ou será que os potenciais conectes que eu poderei fazer no Porto também poderiam ser muito úteis em arranjar um bom emprego em Lisboa? Ou será que o melhor seria chegar a um compromisso e fazer uma licenciatura no Porto e um Mestrado em Lisboa (tendo em conta que tanta gente diz que é indispensável realizar um mestrado para quem vai para Bioquímica) ?
Se calhar nem me devia de estar a preocupar pois como sou uma pessoa muito introvertida e por causa da COVID-19 não devo de fazer quaisquers conectes em ambas as cidades

.
What do you think I should do?
BTW/ side-notes:
1ª
Para que conste, se a cidade em si fosse o único critério eu escolheria Lisboa pois:
-eu gosto mais de Lisboa
-eu vivo a 80 km de Lisboa e a 230 km do Porto
-em Lisboa tenho muita gente conhecida, incluído a minha irmã que esta na UL, enquanto que eu não conheço ninguém no Porto
Mas como é óbvio a cidade não é a coisa que mais importa, sendo que se me dissessem que o curso na UP me dá uma probabilidade de mais 15% de conseguir um bom emprego, eu sem dúvida que escolhia o Porto.
Quanto ao dinheiro que eu gastaria, eu não acho que isso seja muito importante pois o que gastaria mais com a renda em Lisboa poupava nos transportes.
2ª
Para que conste eu ACHO (com muito ênfase no ACHO pois estou naquela idade onde ainda não tenho muitas certezas) que não quero ir para investigação universitária (que pelo que eu li parece ser um dos maiores esquemas em pirâmide legais por ai), e preferia ir para industria ou I&D/R&D em companhias onde a situação laboral parece-me ser mais estável e os salários maiores.
3ª
Para que conste se eu fosse para Lisboa, eu iria para Bioquímica na UNL-FCT