Bioquímica vs Biologia vs Biologia Celular e Molecular

RitAlex

Membro
Matrícula
26 Junho 2015
Curso
Engenharia de Micro e Nanotecnologias
Instituição
FCT-UNL
Olá, boas
Gosto muito de Biologia e Química (tenho uma paixão pela primeira mas o laboratório de química é quase o meu habitat natural :P).
Eis que estou bastante interessada nestes cursos: Bioquímica, Biologia na FCUL e BCM na FCT-UNL
Já me disseram que Bioquímica tem muito mais química que bio, são parecidos em nome mas algo diferentes, mas atraem-me ambos. Podem dar-me algum feedback? O meu namorado anda na FCUL e sei que anda sempre com trabalhos, este semestre teve uma ou duas cadeiras um pouco inúteis para o curso dele e horários um pouco esquisitos (das 8h às 20h, por exemplo), acredito que isso há em todo o lado, mas o facto de saber que os exames naquela instituição ocupam uma percentagem tão grande da nota (alguns até 90%) deixa-me um bocado na dúvida quanto a ir para essa faculdade... Por outro lado oiço falar bastante bem da FCT e até fui ao dia aberto. O único senão é ser um pouco longe de casa (fica na outra margem), mas andei 6 anos numa escola longe de casa, não será porblema para mim fazê-lo outra vez.
Deixei mesmo para a última porque é um assunto que me causa algum transtorno e de alguma maneira me stressava um pouco, pelo que optei por me focar em obter bons resultados neste 12º ano.
Pelo que vi, Biologia na FCUL é bastante abrangente e envolve "toda" a biologia, enquanto que BCM envolve mais a parte laboratorial.
Qual aconselham? São diferentes mas igualmente interessantes.
Já agora, como área de especialização gostava de seguir imunologia ou genética.

• Like
Reactions: gui5000 and #Cat08

RitAlex

Membro
Matrícula
26 Junho 2015
Curso
Instituição
FCT-UNL
Hello!
Antes de mais devo perguntar: onde encontraste informação sobre a empregabilidade? Procuro em todo o lado mas não encontro.
Uma das coisas que me ocupou tanto tempo a pensar no assunto foi a empregabilidade. Optei por Ciências em vez de Artes para depois não haver saída na área que me interessa, era o que mais faltava! A falta de informação é aquilo que mais me preocupa, pois oiço de tudo: uns dizem que não há saída, outros dizem que só lá fora, ontem disseram-me que tem bastate (isto falando de Biologia), já não sei o que pensar. Uma coisa é certa, quem é mesmo bom naquilo que faz consegue sempre trabalho, e é por isso que planeio "marrar" durante todo o curso (não se espera outra coisa de um estudante :P)
Sendo Biologia mais geral, acho que pode ser uma vantagem por ser mais vasta, proporcionando mais variedade de oportunidades (não?). Eu sinceramente já nem sei, ambos são interessantes, com exceção da Biologia Vegetal, que é coisa que nunca me cativou.
O curso de Bioquímica estava a pensar no da nova, desculpa a confusão. Ainda assim, falando mais uma vez no emprego, acho que está bem pior que Biologia e que os andam a contratar para laboratórios farmacêuticos em vez dos próprios farmacêuticos XD (Sei isto porque a minha mãe é técnica de farmácia e trabalha com os estagiários muitas vezes.)
Estou preocupada também principalmente a nível de ensino, mas se dizes que são quase idênticas nesse aspeto torna a decisão ainda mais diffícil. Enfim.
Por agora só posso pensar enquanto não saem as notas dos exames. No ano passado correram-me mal, por isso agora só posso esperar e ver se valeu a pena repetir.
Espero que também faças a escolha certa:)

• Like
Reactions: gui5000
Matrícula
16 Julho 2015
LICENCIATURA BIOLOGIA HUMANA:
Queres conhecer os segredos mais íntimos do corpo humano? Vem estudar connosco! Aprende o código genético, conhece a tua química, como funcionas, contribui para acabar com as doenças. O curso de Biologia Humana é a base que te projeta para o futuro em biomedicina.
Segue-nos no Facebook e os alunos do curso tiram todas as tuas dúvidas: https://m.facebook.com/profile.php?id=491700310989685&ref=bookmarks

gui5000

VIP & Fab
Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Eng. Biológica
Instituição
IST
Hello!
Antes de mais devo perguntar: onde encontraste informação sobre a empregabilidade? Procuro em todo o lado mas não encontro.
Uma das coisas que me ocupou tanto tempo a pensar no assunto foi a empregabilidade. Optei por Ciências em vez de Artes para depois não haver saída na área que me interessa, era o que mais faltava! A falta de informação é aquilo que mais me preocupa, pois oiço de tudo: uns dizem que não há saída, outros dizem que só lá fora, ontem disseram-me que tem bastate (isto falando de Biologia), já não sei o que pensar. Uma coisa é certa, quem é mesmo bom naquilo que faz consegue sempre trabalho, e é por isso que planeio "marrar" durante todo o curso (não se espera outra coisa de um estudante :p)
Sendo Biologia mais geral, acho que pode ser uma vantagem por ser mais vasta, proporcionando mais variedade de oportunidades (não?). Eu sinceramente já nem sei, ambos são interessantes, com exceção da Biologia Vegetal, que é coisa que nunca me cativou.
O curso de Bioquímica estava a pensar no da nova, desculpa a confusão. Ainda assim, falando mais uma vez no emprego, acho que está bem pior que Biologia e que os andam a contratar para laboratórios farmacêuticos em vez dos próprios farmacêuticos XD (Sei isto porque a minha mãe é técnica de farmácia e trabalha com os estagiários muitas vezes.)
Estou preocupada também principalmente a nível de ensino, mas se dizes que são quase idênticas nesse aspeto torna a decisão ainda mais diffícil. Enfim.
Por agora só posso pensar enquanto não saem as notas dos exames. No ano passado correram-me mal, por isso agora só posso esperar e ver se valeu a pena repetir.
Espero que também faças a escolha certa:)
Em relação à empregabilidade tens um site muito bom! Dados e Estatísticas de Cursos Superiores
Basta escolheres a universidade e o curso, depois aparecem vários gráficos e o do emprego costuma estar no canto inferior esquerdo! Baseia-se nos graduados que se encontram inscritos no Centro de Emprego até ao final de 2014.

Marta_PV

Membro Caloiro
Matrícula
14 Dezembro 2015
Olá! Estou bastante interessada no curso de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa. No entanto, gostaria de me informar um pouco mais acerca da faculdade, da praxe e até receber opiniões de pessoas que frequentem o curso... Será que me podem ajudar? Agradecia imenso :grinning:

D

Deleted member 2018

Guest
Olá! Estou bastante interessada no curso de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa. No entanto, gostaria de me informar um pouco mais acerca da faculdade, da praxe e até receber opiniões de pessoas que frequentem o curso... Será que me podem ajudar? Agradecia imenso :grinning:
Vê este tópico: Biologia Celular e Molecular

M_0604

Membro
Matrícula
21 Dezembro 2016
Boa tarde! Tinha em mente candidatar-me este ano letivo em Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro. No entanto, deparei-me com 3 outras opções, duas das quais em Aveiro: Biologia Celular e Molecular (na Nova de Lisboa) e Biologia e Bioquímica em Aveiro. Gostaria de ingressar num curso em que houvesse muita prática laboratorial e, essencialmente, biologia, algo que adoro. No entanto, sei que trabalhar em investigação é um pouco complicado, especialmente em Portugal, mas é algo que gostaria de fazer no futuro. Mas, tenho certas dúvidas quanto a estes cursos, como as saídas profissionais específicas de cada um, como são lecionados estes cursos nas universidades que referi e as grandes diferenças entre estes cursos.
Obrigada :):)

Nerd

Membro Dux
Matrícula
2 Junho 2016
Boa tarde! Tinha em mente candidatar-me este ano letivo em Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro. No entanto, deparei-me com 3 outras opções, duas das quais em Aveiro: Biologia Celular e Molecular (na Nova de Lisboa) e Biologia e Bioquímica em Aveiro. Gostaria de ingressar num curso em que houvesse muita prática laboratorial e, essencialmente, biologia, algo que adoro. No entanto, sei que trabalhar em investigação é um pouco complicado, especialmente em Portugal, mas é algo que gostaria de fazer no futuro. Mas, tenho certas dúvidas quanto a estes cursos, como as saídas profissionais específicas de cada um, como são lecionados estes cursos nas universidades que referi e as grandes diferenças entre estes cursos.
Obrigada :):)
Boas,

Tenho uma amiga que estava na mesma situação que tu, que procurava "[um] curso em que houvesse muita prática laboratorial e, essencialmente, biologia". Ela, por coincidência, também queria inicialmente Ciências Biomédicas na UAveiro, mas após uma visita à universidade que fizemos, onde falou com vários alunos lá, e uma pesquisa detalhada no site da UAveiro, acabou por ingressar em Biotecnologia. Está a adorar, tem uma grande componente laboratorial prática, tem várias áreas que pode ingressar, e tem colegas do terceiro ano que são chamados pelas empresas.

Ela está, neste momento, indecisa, de após concluir a licenciatura, entre entrar para uma componente mais forense e policial, ou tirar um mestrado em Gestão na área.

• Like
Reactions: M_0604 and RMoon99

M_0604

Membro
Matrícula
21 Dezembro 2016
Boas,

Tenho uma amiga que estava na mesma situação que tu, que procurava "[um] curso em que houvesse muita prática laboratorial e, essencialmente, biologia". Ela, por coincidência, também queria inicialmente Ciências Biomédicas na UAveiro, mas após uma visita à universidade que fizemos, onde falou com vários alunos lá, e uma pesquisa detalhada no site da UAveiro, acabou por ingressar em Biotecnologia. Está a adorar, tem uma grande componente laboratorial prática, tem várias áreas que pode ingressar, e tem colegas do terceiro ano que são chamados pelas empresas.

Ela está, neste momento, indecisa, de após concluir a licenciatura, entre entrar para uma componente mais forense e policial, ou tirar um mestrado em Gestão na área.
Agradeço imenso pela resposta!!! Pode explicar-me em que consiste Biotecnologia????

• Like
Reactions: Nerd

Nerd

Membro Dux
Matrícula
2 Junho 2016
Fico então a aguardar pela resposta, obrigada mais uma vez :):):)
Desculpa a demora:

"Tem a ver com investigação, seja do que for: criminal, cosmética, farmacêutica, análises clínicas, alimentar, das águas, metalurgia, etc.. Todas as empresas têm laboratórios, porque é sempre necessário testar a qualidade de tudo, logo é necessário investigadores para tudo. Na UA aprende se tudo e mais alguma coisa: a estudares as células, tecidos, as mais variadas técnicas laboratoriais, etc... Ainda é um bocado cedo para eu saber bem o que se estuda..."

Aconselho-te a que visites o site, ou até mesmo a universidade. Existe o PMate, e depois podes visitar a Universidade, conhecer alunos, etc. Eu no ano passado fui ver os zebra fish. Ahahah!

• Like
Reactions: M_0604

M_0604

Membro
Matrícula
21 Dezembro 2016
Desculpa a demora:

"Tem a ver com investigação, seja do que for: criminal, cosmética, farmacêutica, análises clínicas, alimentar, das águas, metalurgia, etc.. Todas as empresas têm laboratórios, porque é sempre necessário testar a qualidade de tudo, logo é necessário investigadores para tudo. Na UA aprende se tudo e mais alguma coisa: a estudares as células, tecidos, as mais variadas técnicas laboratoriais, etc... Ainda é um bocado cedo para eu saber bem o que se estuda..."

Aconselho-te a que visites o site, ou até mesmo a universidade. Existe o PMate, e depois podes visitar a Universidade, conhecer alunos, etc. Eu no ano passado fui ver os zebra fish. Ahahah!
Eu apressei-me um pouco e já estive a consultar o site da UA ahahahah
O meu problema com este curso, é ter muita matemática e física... a matemática nem é um problema, mas a física não é um dos meus fortes, se bem que com esforço tudo se consegue!! Podias perguntar à tua amiga se a física são coisas mais gerais, muito diferente da física que dão em engenharias????
Adorava visitar a Universidade de Aveiro, mas para mim é um pouco complicado, visto que sou das ilhas :(:(

• Like
Reactions: RMoon99

Nerd

Membro Dux
Matrícula
2 Junho 2016
Eu apressei-me um pouco e já estive a consultar o site da UA ahahahah
O meu problema com este curso, é ter muita matemática e física... a matemática nem é um problema, mas a física não é um dos meus fortes, se bem que com esforço tudo se consegue!! Podias perguntar à tua amiga se a física são coisas mais gerais, muito diferente da física que dão em engenharias????
Adorava visitar a Universidade de Aveiro, mas para mim é um pouco complicado, visto que sou das ilhas :(:(
Ela diz que é bastante geral... O básico.

M_0604

Membro
Matrícula
21 Dezembro 2016
Ela diz que é bastante geral... O básico.
Ainda bem!!!!!! Mas agora ainda fico com mais um curso à escolha, já não sei o que faça da vida, literalmente ahahahhaha
Ainda por cima, parecem ter todos as mesmas saídas profissionais apesar de serem diferentes.... só não tens a informação do que farás concretamente, só sabes que poderás trabalhar em investigação, mas investigação engloba muita coisa....
Por acaso ninguém sabe a grande diferença entre biotecnologia e biotecnologia medicinal????

• Like
Reactions: Nerd

Sara Apresentação

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2017
Boa tarde, ainda estou a acabar o 12ºano, mas estou interessada em trabalhar numa área de investigação cientifica em engenharia genética. Estou indecisa entre biologia celular e molecular e bioquimica na FCT( nova de Lisboa). Já tive a ver ambos os cursos mas nao sei qual me prepara melhor para engenharia genética. Alguém sabe???

RitAlex

Membro
Matrícula
26 Junho 2015
Curso
Instituição
FCT-UNL
Boa tarde, ainda estou a acabar o 12ºano, mas estou interessada em trabalhar numa área de investigação cientifica em engenharia genética. Estou indecisa entre biologia celular e molecular e bioquimica na FCT( nova de Lisboa). Já tive a ver ambos os cursos mas nao sei qual me prepara melhor para engenharia genética. Alguém sabe???
Já não estou em BCM mas parece-me que se queres genética é o curso indicado. Tens as cadeiras de Biologia Celular e Engenharia Genética, se não estou em erro, mas claro que só irás estudar mais dentro dessa área quando fores fazer o mestrado.
Uma coisa muito boa no curso é que tens uma grande componente laboratorial logo desde o primeiro ano e que se mantém no resto do curso. Isso a meu ver é muito bom porque aprendes muito melhor.
Talvez alguém que esteja nos cursos te possa explicar melhor.

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Olá Sara :) Estou no 2ºano de Bioquímica na FCT. Não conheço muito bem as cadeiras que BCM tem mas no caso de bioquímica, principalmente no último ano que é quando já tens bases suficientes, tens uma cadeira de Genética Molecular, e penso que exista Engenharia Genética como Cadeira Opcional. Uma das vantagens de bioquímica é que, como abordas tantos temas ao longo da licenciatura, não tens problemas em seguir mestrados direcionados ou mais com química, ou mais com biologia (exemplo de Genética). Mais alguma informação que precises, podes perguntar ;)

tiago__

Membro
Matrícula
22 Julho 2020
Olá Qual a diferença entre BCM(biologia celular e molecular) e Biologia?
A biologia dos cursos Biologia e BCM é mais humana? A microbiologia é muita? E Biologia Vegetal?
Dos 3cursos, BCM, Biologia e Bioquímica, o mais indicado para criopreservação humana (após a morte) é Bioquímica? Para genética é BCM ou Biologia? Que Mestrados e Doutoramentos posso seguir para cada curso?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Ciências Biomédicas Laboratoriais / Bioquímica / Biologia Aplicada Ciências 1
T FCTUNL Bioquímica ou Biologia Celular e Molecular na FCT Universidade Nova de Lisboa 2
D Biologia vs Química vs Bioquímica vs Ciências Farmacêuticas Ciências 7
D Licenciatura em Biologia/Bioquímica - Titulares de Outros Cursos Superiores Ciências 1
xxxnseioquequerodarvidax Bioquímica, Biologia, Quimica e Quimica Medicinal Ciências 3
D Candidatos Biologia/Bio. Celular e Molecular/Bioquímica 2017/2018 Candidatos 2017/2018 21
M Mestrados Bioquímica/Biologia Celular e Molecular (FCUP ou UC) Ciências 2
M Bioquímica, Biologia e Biologia Celular e Molecular Arquivo 1
G Bioquímica vs Engenharia vs Biologia Ciências 3
G Biologia vs. Bioquímica Ciências 6
Raquel Biologia Celular e Molecular/Bioquímica Ciências 32
M Bioquímica FCUP Concurso Nacional e Locais - Público 0
catarinabpereira Tecnologia Biomédica, Biotecnologia e Bioquímica Candidatos 2020/2021 0
A Melhor faculdade para Bioquímica? Candidatos 2020/2021 0
A Bioquímica vs Biotecnologia Medicinal Ciências 2
M UMa Bioquímica - Universidade da Madeira Universidade da Madeira 0
In3s09 Dúvidas Bioquímica/Ciências Biomédicas - Acesso a Mestrados Ciências 12
M Bioquímica - FCT vs FCUP vs FCUL Ciências 4
Carolinadalves Caloiros - Bioquímica 20/21 Candidatos 2020/2021 10
J Ciências Farmacêuticas na FFUL ou Bioquímica na FCUL? Ciências 9
B Ciências Farmacêuticas vs Bioquímica Saúde 7
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Bioquímica - Porto ou Aveiro? Ciências 2
B Ciências biomédicas laboratoriais vs Bioquímica Ciências 10
M Ciências farmacêuticas e Bioquímica, é fácil mudar? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
fnepo38 Indecisão: Química aplicada vs Engenharia Química e Bioquímica vs Engenharia de Materiais (fct) Ciências 0
M UAlg Bioquímica na Ualg Universidade do Algarve 0
I FCTUC Mestrado em Bioquímica Universidade de Coimbra 0
Carlarodrigues Mestrado - qual a melhor escolha para uma licenciada em Bioquímica? Ciências 33
C Biomedicina vs. Bioquímica Ciências 7
B Eng. Biomédia vs Bioquímica vs Ciências Farmacêuticas Ciências 12
M Psicologia ou Bioquímica? Ensino Superior 1
B FCUP Bioquímica no Porto Universidade do Porto 4
D Bioquímica e Biofísica - Dúvidas Saúde 1
J UA Bioquímica Universidade de Aveiro 0
Remondes Bioquímica: Coimbra ou Aveiro? Ciências 16
Alex Filipe Bioquímica ou Química Aplicada? Ciências 9
J Bioquímica vs Engenharia Biomédica Ciências 13
Mymelo Bioquímica, Química ou Engenharia Química Ciências 10
D Bioinformática, Bioquímica ou Ciências Biomédicas Ciências 6
D Bioquímica vs genética e biotecnologia Ciências 1
R Bioquímica vs Engenharia Biológica vs Engenharia Química vs Engenharia Biomédica vs Química Ciências 2
I Bioquímica ou medicina Arquivo 1
G Empregabilidade: Engenharia mecânica, engenharia física ou bioquímica Ciências 2
M Bioengenharia vs Engenharia biomedica vs Bioquímica Tecnologias 10
J Medicina vs. Bioquímica Ciências 4
A Química Vs. Bioquímica Ciências 4
S Ciências Biomédicas/Ciências Farmacêuticas/Bioquímica Ciências 13
C Bioquímica Arquivo 1
G Bioquímica vs Engenharia biológica Tecnologias 5