Bioquímica

 
Ent vê bem os planos curriculares e se conseguires falar com alunos de ambos os cursos também era bom para saberes como são os cursos lá pq Bioquimica na FCUP não será exatamente igual ao curso onde estou e não te quero dar informações erradas

Vou tentar para o ano ir à Mostra da UP.
 
Bom dia,

Sempre quis seguir medicina. O que me condiciona é a minha média de secundário. Atualmente estudo enfermagem no Porto (ESEP) mas parei um pouco a minha licenciatura para tentar, mais uma vez, realizar o meu sonho repetindo os exames nacionais.

O que é certo é que não me vejo como enfermeira, nem sei bem como é que fui parar à ESEP!
Interesso-me bastante pela área da saúde, pela área de investigação. Os meus pais não se importam que mude de curso (caso não volte a entrar em med). Eu gostava de fazer uma escolha acertada, uma escolha que incluísse o que eu gosto mas que também me garantisse um bom futuro a nível de emprego, visto que as minhas notas não são nada más.

Tenho em mente Fisiologia clínica, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Bioquímica, Bioengenharia, Biotecnologia medicinal. Também pondero um pouco a medicina veterinária, tudo a pensar ficar pelo Porto.

Se alguém me poder ajudar a decidir o que será melhor a nível de futuro, visto que tenho interesse por estas áreas, agradecia. Queria tomar uma boa decisão.
 
Alguém daqui que terminou mestrado em bioquímica em 2015? Ou que tenha licenciatura em bioquímica terminada em 2013 e depois terminou mestrado de outra área em 2015? Quem terminou em 2015 já tem trabalho com contrato?

é que não sei, pessoal. Muitos dos meus colegas que terminaram o mestrado em 2015 seguiram para doutoramento. Eu fui dos poucos que tentou logo entrar no mercado do trabalho e sem sucesso (e os que também tentaram arranjar trabalho, ainda não conseguiram)....Ora vejam os meus obstáculos:
- bolsas de investigação ? São muitos dependentes de médias altas (17+) e ainda de vocês saberem técnicas laboratoriais muito espécificas, coisas que nem a teoria aprendem na Universidade...
- procura de trabalho? é um processo longo, eu mando ou email de candidatura espontânea ou e-mail para uma vaga aberta... Vejamos, em 10000 e-mail enviados recebo 10 respostas negativas e 1 resposta positiva (a marcar entrevista). Já para não falar que o processo de recrutamento é longo. Normalmente é 1 entrevista com alguém dos RH e depois outra entrevista com supostamente o nosso futuro chefe, mas isto num espaço de 5-6 meses... Bolas, eu já recebi marcações de entrevistas de cv's que eu tinha mandado há mais de 7 meses..

eu felizmente tenho tido algum trabalho em ambiente de fábrica (pq esse eu sei que há muito) mas fico frustrado quando vejo que afinal são coisas temporárias porque quem está no laboratório (e por isso eu não tenho qualquer perspectiva de ficar na empresa) são pessoas que não têm o know-how da química. Resulta com eles porque é só seguir o procedimento como se fosse a receita de culinária... é muito frustrante.



Eu vejo no site net-empregos tanta vaga para quem tem ciências farmacêuticas (ok, muitas das vagas é só trabalho em balcão mas mesmo assim...)

bioquímica é muito giro mas é visto de igual forma pelas empresas como se fosses de química, analises, etc..

pensem 3 vezes antes de seguirem bioquímica.
--- Post atualizado ---
Olá, em relação à indústria, o que é que um bioquímico pode realmente fazer, e estão a contratar? Por que eu pensava que era muito raro alguém conseguir trabalho na indústria ao nível da saúde e das ciências...

Acho que aqui ninguém respondeu... aqui vai a minha resposta.

Ter estudos em bioquímico e aliares à indústria é uma excelente aposta para o teu futuro. Normalmente encaixas melhor em qualidade, r&D (se a fábrica tiver esse interesse/departamento) ou até mesmo na produção, isto é, estar na fábrica a controlar o produto a ser produzido com o auxilio dos colegas do departamento de qualdiade (e normalmente preferem pessoal com este know-how no caso do lab fazer testes com instrumentos da fábrica)

Felizmente empresas como a pepsico, amorim & irmãos, biosurfit, hovione, atral cipan (se alguem sabe de mais empresas partilhe, irei emigrar para o próximo ano LOL) têm departamentos de qualidade onde precisam de pessoal com estudos em bioquímica, química, etc.

O que é muito raro é ter trabalho em R&D.

O rigor e ambiente de trabalho em fábrica é muito diferente do ambiente em laboratório de química pura. Tens que ter resistência ao stress (pq lidas com testes em tempo real para produtos/clientes e que necessitam de soluções na hora) e ainda pensa no que é trabalhar por turnos, muito tipíco nas fábricas.
 
Boa noite pessoal, sai agora do secundário e já tomei a decisão de ir para bioquimica na UM, também ja vi grande parte das opiniões que estão neste forum e apenas são mais explicações para ter escolhido este curso, achei-o super interessante para alem de tratar de muitas das materias que mais gosto e que me dão gosto em estudar. Contudo aquilo que hoje queria saber era os materiais que preciso para as aulas, cheguei a uma altura em que preciso de um portatil, mas nao sei daquilo que realmente é necessário, e por isso espero que me possam ajudar, digam-me aquilo que vocês fazem e daquilo que precisam para conseguirem estudar com eficiencia.
Obrigado :grin:
 
Boa noite pessoal, sai agora do secundário e já tomei a decisão de ir para bioquimica na UM, também ja vi grande parte das opiniões que estão neste forum e apenas são mais explicações para ter escolhido este curso, achei-o super interessante para alem de tratar de muitas das materias que mais gosto e que me dão gosto em estudar. Contudo aquilo que hoje queria saber era os materiais que preciso para as aulas, cheguei a uma altura em que preciso de um portatil, mas nao sei daquilo que realmente é necessário, e por isso espero que me possam ajudar, digam-me aquilo que vocês fazem e daquilo que precisam para conseguirem estudar com eficiencia.
Obrigado :grin:

Boa noite Zé, como aluno de bioquimica na uminho que vai agora para o segundo ano digo-te que se vieres para aqui vais ser recebido de braços abertos :).

Quanto ao material estudo isso vai depender de cada cadeira. Há cadeiras que basta estudar bem pelos slides dos professores e chega para tirares boa nota, outras em que é recomendado ires ás aulas para apontares o que os professores dizem e escrevem por esses não porem material de estudo na plataforma, e depois tens o raro professor que tem um fetiche pelo livro da cadeira e está sempre a mencionar na aula para estudar por aí apesar de que,no geral, acho que estudar pelos livros costuma ser um desperdício de tempo porque podes comprar resumos muito bons num centro de copias perto da universidade. Portanto em termos de material só precisas mesmo de resumos/resolução de fichas e o raro livro da própria cadeira.

Para estudar com eficiência precisas de dedicação, esforço e muito empenho como sempre lol, eu recomendo estudar na biblioteca numa cabine solitária com headphones, para mim resulta. Além disso ajuda ter testes antigos e testemunhos de alunos de outros anos.

O maior conselho que te posso dar é procurares saber quais são as cadeiras mais faceis/dificeis do semestre, normalmente as cadeiras mais fáceis consegues facilmente passar com 3-5 dias de estudo intensivo enquanto as mais dificeis eu recomendo que estudes desde o inicio do semestre. Outra coisa que recomendo é procurares saber se os exames de recurso são iguais porque muitas vezes os professores não se dão ao trabalho de fazer testes/exames novos portanto o que pode acontecer é teres um exame de recurso que é basicamente um copy paste dos dois testes. Para teres noção, eu tive uma cadeira em que tirei um 8 no primeiro teste e com pouco estudo consegui tirar 15 no exame porque as perguntas eram quase todas iguais.

Se entretanto tiveres mais duvidas sobre o curso ou ambiente academico fica á vontade de fazer mais perguntas :)
 
Olá Gonçalo. Acabei agora o primeiro ao em Bq na fct-unl. Em relação ao que perguntaste, o que te posso ao final de um ano de curso é:
Pontos positivos: a primeira coisa que quem estuda na fct nota é a profundidades que consegues ter com os professores, sempre que precisares de alguma coisa e isso estiver ao alcance deles, serás ajudado. Em particular ao curso, há uma grande ajuda entre os alunos, seja de outros anos, ou com os do mesmo ano, tambem acho importante salientar a grande componente prática que o curso tem. E muitos outros pontos positivos há mas acho que estes são os mais importantes.
Pontos negativos: sinceramente acho que a unica coisa que poderá ser chamada de mais "negativa" embora depois se perceba que não o é, é que no primeiro ano vais sentir que a matéria que vais dar é um pouco geral e que algumas coisas poderão não te interessar no percurso que pretendes seguir. No entanto essa generalidade vai servir de base a tudo o que vais aprender nas outras cadeiras que serão mais especificas e por isso não o considero negativo. No geral acho complicado arranjar pontos negativos pois estou sinceramente contente e satisfeito com o curso. Em relação á média acho que não te precisas de te preocupar muito porque a nota do ultimo aluno a entrar é geralmente 14 qualquer coisa. Caso tenhas mais perguntas a fazer não hesites que estarei aqui para lhes responder
-
no entanto tenho receio a mesma pois as medias de BG e FQ dispararam em 2016....
 
Boa noite Zé, como aluno de bioquimica na uminho que vai agora para o segundo ano digo-te que se vieres para aqui vais ser recebido de braços abertos :).

Quanto ao material estudo isso vai depender de cada cadeira. Há cadeiras que basta estudar bem pelos slides dos professores e chega para tirares boa nota, outras em que é recomendado ires ás aulas para apontares o que os professores dizem e escrevem por esses não porem material de estudo na plataforma, e depois tens o raro professor que tem um fetiche pelo livro da cadeira e está sempre a mencionar na aula para estudar por aí apesar de que,no geral, acho que estudar pelos livros costuma ser um desperdício de tempo porque podes comprar resumos muito bons num centro de copias perto da universidade. Portanto em termos de material só precisas mesmo de resumos/resolução de fichas e o raro livro da própria cadeira.

Para estudar com eficiência precisas de dedicação, esforço e muito empenho como sempre lol, eu recomendo estudar na biblioteca numa cabine solitária com headphones, para mim resulta. Além disso ajuda ter testes antigos e testemunhos de alunos de outros anos.

O maior conselho que te posso dar é procurares saber quais são as cadeiras mais faceis/dificeis do semestre, normalmente as cadeiras mais fáceis consegues facilmente passar com 3-5 dias de estudo intensivo enquanto as mais dificeis eu recomendo que estudes desde o inicio do semestre. Outra coisa que recomendo é procurares saber se os exames de recurso são iguais porque muitas vezes os professores não se dão ao trabalho de fazer testes/exames novos portanto o que pode acontecer é teres um exame de recurso que é basicamente um copy paste dos dois testes. Para teres noção, eu tive uma cadeira em que tirei um 8 no primeiro teste e com pouco estudo consegui tirar 15 no exame porque as perguntas eram quase todas iguais.

Se entretanto tiveres mais duvidas sobre o curso ou ambiente academico fica á vontade de fazer mais perguntas :)

Obrigado :grinning: uao, nem estava à espera de receber tantas informações, obrigado a sério.
A unica coisa com queria que me esclarecesses melhor era à cerca de, pela tua experiencia, e por aquilo que fizeste durante este ano, se tiveste a necessidade de usar muito um computador, se precisaste de certos programas ou de fazer coisas especificas, ou então se os computadores da biblioteca chegam :pensive: cheguei a uma fase em que quero comprar um, mas não sei se devo comprar um mais forte ou sem um básico chega.
Obrigado mais uma vez :grin:
 
Obrigado :grinning: uao, nem estava à espera de receber tantas informações, obrigado a sério.
A unica coisa com queria que me esclarecesses melhor era à cerca de, pela tua experiencia, e por aquilo que fizeste durante este ano, se tiveste a necessidade de usar muito um computador, se precisaste de certos programas ou de fazer coisas especificas, ou então se os computadores da biblioteca chegam :pensive: cheguei a uma fase em que quero comprar um, mas não sei se devo comprar um mais forte ou sem um básico chega.
Obrigado mais uma vez :grin:

Vais precisar do computador para fazer relatorios e powerpoints para as apresentações orais, como é obvio, fora disso tens as cadeiras cadeiras de fisica em que vais ter de usar o excel para resolver exercícios da componente laboratorial da cadeira e no segundo ano tens estatistica e genetica e bioinformatica que têm componentes de programação. Desde que tenhas um computador que consiga fazer o básico não tens problemas, agora se quiseres comprar um computador melhor isso é contigo.
Nunca cheguei a usar os computadores da biblioteca portanto não tenho opinião deles.
 
Vais precisar do computador para fazer relatorios e powerpoints para as apresentações orais, como é obvio, fora disso tens as cadeiras cadeiras de fisica em que vais ter de usar o excel para resolver exercícios da componente laboratorial da cadeira e no segundo ano tens estatistica e genetica e bioinformatica que têm componentes de programação. Desde que tenhas um computador que consiga fazer o básico não tens problemas, agora se quiseres comprar um computador melhor isso é contigo.
Nunca cheguei a usar os computadores da biblioteca portanto não tenho opinião deles.

Era mesmo isso que precisava de saber
Só mais uma coisa, é costume os alunos levarem portátil para as aulas, ou ninguém costuma levar?
 
Era mesmo isso que precisava de saber
Só mais uma coisa, é costume os alunos levarem portátil para as aulas, ou ninguém costuma levar?

Há quem leva computador ou tablet mas tem cuidado que há professores que não gostam de electrodomésticos nas aulas (e normalmente as pessoas que levam pc para aula são aquelas que levam para ver series ou jogar ).
 
Há quem leva computador ou tablet mas tem cuidado que há professores que não gostam de electrodomésticos nas aulas (e normalmente as pessoas que levam pc para aula são aquelas que levam para ver series ou jogar ).

Eu gostava de ter um portatil hibrido que funcionasse como pc e tabet, e nao tinha muitas intenções de ir jogar para o meio de uma aula penso eu :yum:. De qualquer das maneiras, achas que da jeito levar um pc para uma aula (nada de jogos nem entertenimento), tendo em conta aquilo que é preciso fazer neste curso (dependendo das cadeiras claro)?
 
Eu gostava de ter um portatil hibrido que funcionasse como pc e tabet, e nao tinha muitas intenções de ir jogar para o meio de uma aula penso eu :yum:. De qualquer das maneiras, achas que da jeito levar um pc para uma aula (nada de jogos nem entertenimento), tendo em conta aquilo que é preciso fazer neste curso (dependendo das cadeiras claro)?

Eu pessoalmente não acho necessário mas isso é com cada um.
 
@mrsafira13 será que me podias esclarecer quanto ao ambiente deste curso na UM?
Em princípio tb irei para bioquímica na UM. Poderias-me tb dizer se os laboratórios da UM são bons?
 
Olá boa tarde, terminei agora secundário e tenho interesse no curso de bioquímica em Lisboa, no entanto não sei qual das duas universidades (UL ou UNL) tem o melhor curso. Alguém me pode ajudar?
Obrigada
 
Olá. Alguém aqui fez mestrado em bioquímica e pode dizer-me se as saídas se centram muito em investigação ou se é possível ir para laboratórios de análises?
 
Boa tarde,

Eu acabei agora o secundário e a minha média interna ronda os 18,3 e tirei nos exames de FQA 18,6 e a MAT A devo tirar uma nota perto de 19 valores.

Eu estou bastante indeciso na minha escolha, porque tenho medo de no futuro não arranjar emprego.

Eu sempre gostei muito de Biologia (principalmente molecular, celular, etc relacionado com química) (não gosto muito Geologia), mas as minhas grandes paixões sempre foram a Física, a Matemática e a Química. Inicialmente, ponderei colocar como 1ª opção Engenharia Física Tecnológica (IST), mas não gostei do plano de estudos que envolvia muita eletricidade, computação, programação, etc... que eu não gosto nada! Depois ponderei Engenharia Química, Engenharia Biológica ou Engenharia Biomédica (IST) pelo bom leque do curso, mas do que eu li estes cursos, como qualquer outra engenharia, são muito ligados à indústria e muito práticos. Eu sou uma pessoa muito mais teórica e que gosta de perceber o porquê das coisas (curioso)... Sempre me vi mais a trabalhar num laboratório, e do que me dizem, não é o principal "objetivo" das engenharias... Sou uma pessoa muito mais de memorização, de escrita, mais teórica, pouco prática e pouco "de mexer os braços".

Finalmente, pensei em Bioquímica na FCUL, por causa do leque de cadeiras que oferece que eu adorei, mas não sei, porque tenho medo de quando acabar a licenciatura (e depois um mestrado) de ficar desempregado. Também não sei que mestrados, após tirar Bioquímica, oferecem maior oportunidade de emprego.

Como tenho uma média mais razoável posso entrar em praticamente tudo, mas não sei bem e agradeceria qualquer ajuda vossa...

Obrigado e aguardo uma sincera resposta do que devo colocar como 1ª opção na candidatura.

PS1: entre química e bioquímica qual acham que deva escolher? Adoro química, mas se calhar prefiro-a aplicada à Biologia, como por exemplo na biologia molecular (perceber o porquê da biologia, digamos assim).

PS2: as minhas notas a biologia não foram assim tão boas, deveria ter isso em conta?
 
Boa noite, alguém me podia enviar o link ou dizer o ranking das universidades no curso de Bioquimica? Qual o top 4?