jmota170
Membro
- Matrícula
- 7 Novembro 2017
- Mensagens
- 49
- Curso
- Bioquímica
- Instituição
- Universidade de Aveiro
Alguém que ande em Bioquímica na UA e que me possa fazer um feedback da faculdade e do curso? Obrigado :)
Olá
Acabei o secundário com média de 18,1 e pretendo ir para Bioquímica na FCUP. Sempre foi uma área que me cativou e quero que seja o ponto de partida na minha formação superior. Contudo, já ouvi de professores e conhecidos que a empregabilidade não é nada boa e só me referem casos de bioquímicos a trabalhar em lojas de roupa. Já considerei Bioengenharia mas parece ser muita matemática para mim. Já pensei noutra área mas volto sempre ao mesmo. Com um mestrado e talvez doutoramento (se conseguir bolsa) tenho emprego garantido ou ainda assim é difícil? Gostaria que alguém me esclarecesse.
Olá, alguém me sabe dizer qual é a melhor universidade para estudar bioquimica e empregabilidade? Bem como falar um pouco sobre quimica medicinal.
Obrigada
Uma pessoa que tire a licenciatura em bioquímica pode tirar mestrado em engenharia farmacêutica ou tem de ser mesmo licenciado em ciência farmacêuticas?
É que é algo que me desperta bastante interesse no entanto acho que não irei conseguir ter média suficiente para entrar em ciências farmacêuticas
Olá
Acabei o secundário com média de 18,1 e pretendo ir para Bioquímica na FCUP. Sempre foi uma área que me cativou e quero que seja o ponto de partida na minha formação superior. Contudo, já ouvi de professores e conhecidos que a empregabilidade não é nada boa e só me referem casos de bioquímicos a trabalhar em lojas de roupa. Já considerei Bioengenharia mas parece ser muita matemática para mim. Já pensei noutra área mas volto sempre ao mesmo. Com um mestrado e talvez doutoramento (se conseguir bolsa) tenho emprego garantido ou ainda assim é difícil? Gostaria que alguém me esclarecesse.
Olá Francisco!
Enquanto alumni da licenciatura de Bioquímica na UP e atual estudante de mestrado na mesma área e faculdade, posso-te dizer que não é tão fácil como noutras áreas (nomeadamente engenharias), mas que se consegue. Seja no nosso país ou lá fora, não tenho dúvidas que conseguirás ter sucesso se te dedicares a isso. O meu conselho é: se achares que é de Bioquímica que gostas, então não tenhas receio e segue esse teu instinto! ☺
Post automatically merged:
Olá,
Pelo que sei, a licenciatura de Bioquímica da UP é a que possui a maior taxa de empregabilidade. Ainda assim, e para não seres induzida em erro, aconselho-te a visitar este site infocursos.mec.pt, que contém as estatísticas relativas a cada curso.
No Porto, química medicinal não é uma opção que consta no plano de licenciatura, mas sim no de mestrado. Mesmo estando já no mestrado, receio não te conseguir ajudar porque essa cadeira não abriu este ano...
Desde já obrigada por me teres respondido :)
Podes-me dizer se no estrangeiro tem grande empregabilidade e se é facil encontra emprego(nomeadamente países nórdicos e suiça)?
Onde acham melhor tirar Bioquímica? Universidade de Coimbra, FCT- Universidade Nova de Lisboa ou Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa? Destes três qual é a ordem que consideram melhor?
Ora essa
A ideia que tenho de investigação lá fora é que é uma profissão bastante mais estável e bem vista do que aqui em Portugal (claro está). O nosso país está longe de ser o melhor para um investigador, mas espero que estejamos a caminhar no sentido certo! Como tantas outras, esta é uma área bastante competitiva mas arriscaria dizer que acaba por existir um lugar para todos nós. Dinamarca e Suécia são países bastante desenvolvidos em investigação e ótimas opções para fazeres Erasmus... quem sabe se não te convidam a ficar lá
Aconselhas em fazer Erasmus na Licenciatura, mestrado ou em ambas (pelo que li temos 12 meses para fazer eramus em licenciatura e mais 12 meses em mestrado)? Que vertente de investigação tem mais saída? Consideras a universidade de Coimbra uma boa universidade para estudar bioquimica? :)
Eu aconselharia fazer Erasmus no 3º ano da licenciatura, na altura do estágio em contexto empresarial ou dissertação científica, porque é "só" um semestre... fazer Erasmus no último ano de mestrado é mais difícil, mas não é impossível. Tenho colegas que fizeram Erasmus em Copenhaga e Estocolmo no 3º ano da licenciatura e uma delas conseguiu ainda ir agora fazer a tese de mestrado para Aarhus. Se Erasmus é uma coisa que pretendes fazer, incentivo-te a ir! Mas se não tiveres possibilidade ou mudares de ideias, o mundo não vai acabar
Quanto a Coimbra, e embora não conheça muito bem o curso lá, acho que é uma boa faculdade. Tenho também colegas de lá que optaram por vir para o Porto fazer o mestrado e parecem-me estar bem preparadas.
Bem, já te responderam a parte da pergunta portanto irei responder à última.Aconselhas em fazer Erasmus na Licenciatura, mestrado ou em ambas (pelo que li temos 12 meses para fazer eramus em licenciatura e mais 12 meses em mestrado)? Que vertente de investigação tem mais saída? Consideras a universidade de Coimbra uma boa universidade para estudar bioquimica? :)
Bem, já te responderam a parte da pergunta portanto irei responder à última.
Terminei o primeiro ano da licenciatura então acho que te posso dar uma ideia, ainda que pequena de como é o curso cá. No primeiro semestre as cadeiras quase parecem as disciplinas do secundário ahahah, temos Física Geral (cujo professor é só a melhor pessoa do mundo), Química, Matemática, Biologia e uma cadeira de introdução a laboratório; isto foi tanto mau como bom para mim. Foi bom pois aplicava a matéria destas disciplinas a situações reais relacionadas com a nossa área e permitiu assim a "transição" do secundário para a universidade, foi mau porque nunca gostei muito de física e de matemática ahahahah. No segundo semestre as cadeiras já são mais específicas por assim dizer e já gostei mais! Há professores muito bons, e um ou dois que (to be honest) nem deviam ser professores, mas isso há em todo o lado; e no fim das contas todos eles só querem o teu sucesso enquanto estudante e trabalham para isso.
Temos boas instalações para aprendizagem, os edifícios podem já ter alguns anitos em cima mas o interior tenta-se manter sempre atualizado. Os laboratórios didáticos, quer no antigo departamento de bioquímica quer no de química têm tudo o que precisas, nunca nos faltou nada, os de bioquímica apenas pecam por serem um pouco pequenos mas cabem lá 12-16 pessoas à vontade nos turnos.
Quanto a mestrados, temos mestrados interessantes cá como por exemplo em Investigação Biomédica, Biologia Celular e Molecular, Química Medicinal entre muitos outros. Com a licenciatura consegues tirar mestrados não só na FCTUC como na FMUC e na FFUC. Mas claro que há quem prefira ir para outras instituições nesta fase, dos alunos que conheço que fizeram isso nenhum mostrou grandes dificuldades nessas novas instituições.
Overall, Coimbra é uma excelente opção para tirares Bioquímica e cresceres noutros aspectos graças às nossas imensas secções. Currículo é muito importante e podes crer que cá não te vão faltar atividades que contribuam para o teu futuro! Tenho amigos que conseguem conciliar perfeitamente o estudo com as atividades das suas secções (e até tirar melhores notas que eu ahahahah).
E como a vida não é só estudo, a fama de Coimbra fala por si. Temos um ambiente único e rapidamente se conhecem os melhores tascos xD
Bioquímica é uma grande família e passados uns dias começas logo a sentir isso, estamos de braços abertos para receber qualquer um :)
Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida sobre esta cidade e a sua tradição ou sobre o curso é só perguntar.
ps
vai à praxe
Bem posicionada, acho que sim. Deve estar pelo menos no top 3 como podes ver por esta classificação Este é o atual Top 5 das melhores universidades em Portugal por área e de acordo com o ranking mundial QSe em termos de empregabilidade, achas que se consegue arranjar facilmente emprego ? e comparativamente com outras universidades achas que a universidade de coimbra se encontra bem posicionada? (E obrigada pela resposta)
obrigada pela disponibilidade em responderes :)Bem posicionada, acho que sim. Deve estar pelo menos no top 3 como podes ver por esta classificação Este é o atual Top 5 das melhores universidades em Portugal por área e de acordo com o ranking mundial QS
Quanto à empregabilidade, depende muuuuito da área a que te queres dedicar... Não tenho dados sobre os quais me possa basear mas Bioquímica tem saídas para várias áreas, desde o ensino à investigação, portanto em princípio não deves ficar sem nada pra fazer.