Bioquimica, Biotecnologia, Ciencias Farmaceuticas / Biomedicas

Maria_

Membro
Matrícula
7 Julho 2016
Curso
M. Bioinformática e Biologia Computacional
Instituição
FCUP
Boa noite!
Antes de colocar qualquer dúvida, é bom dizer que terminei o 12º ano em Ciências e Tecnologias e que me deparo agora com várias decisões, as quais têm sido intensamente refletidas e subitamente mudadas! Por este último ponto, preciso de esclarecimentos...

Poderiam dizer me qual / quais os cursos mais indicados para o prosseguimento de uma carreira a nível laboratorial?
Existe algum curso que, em simultâneo, satisfaça as seguintes saídas profissionais?

- Análises Clínicas e de Saúde Pública
- Produção de medicamentos, vacinas
- Investigação Forense

Já fiz imensas pesquisas e estas saídas são muito comuns entre os cursos que compreendem os âmbitos da Ciência e Saúde, o que me gera dúvidas em relação a qual deles é o mais certo. Da pesquisa, advieram as licenciaturas em Biotecnologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Farmácia Biomédica e o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Obrigada, adiantado.

• Like
Reactions: Raquel
Boa noite!
Antes de colocar qualquer dúvida, é bom dizer que terminei o 12º ano em Ciências e Tecnologias e que me deparo agora com várias decisões, as quais têm sido intensamente refletidas e subitamente mudadas! Por este último ponto, preciso de esclarecimentos...

Poderiam dizer me qual / quais os cursos mais indicados para o prosseguimento de uma carreira a nível laboratorial?
Existe algum curso que, em simultâneo, satisfaça as seguintes saídas profissionais?

- Investigação Forense

Já fiz imensas pesquisas e estas saídas são muito comuns entre os cursos que compreendem os âmbitos da Ciência e Saúde, o que me gera dúvidas em relação a qual deles é o mais certo. Da pesquisa, advieram as licenciaturas em Biotecnologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Farmácia Biomédica e o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Obrigada, adiantado.
Em relação a Bioquímica, tens uma grande componente laboratorial ao longo de todo o curso (não me refiro aos outros cursos pois não sei bem como estão organizados, mas acredito que também tenham uma componente prática). Aconselho-te a procurar esses cursos nas várias instituições disponíveis, procurando sempre se a faculdade em questão tem algum reconhecimento nessa área laboratorial. Em relação às saídas profissionais que referiste, bioquímica abrange todas praticamente.

Já vi todos os planos de estudo, detalhadamente... bioquímica parece-se muito a biotecnologia.
Que mestrados poderei tirar, se for para bioquímica?

Já vi todos os planos de estudo, detalhadamente... bioquímica parece-se muito a biotecnologia.
Que mestrados poderei tirar, se for para bioquímica?

Tu podes tirar praticamente qualquer mestrado de qualquer área que queiras.
Vou-te falar mais em específico do plano de estudos da FCUL na área da Bioquímica.
Escolhendo a licenciatura de Bioquímica, podes escolher por exemplo um mestrado em Bioquímica que possui 3 variantes: Bioquímica, Bioquímica Aplicada e Bioquímica Médica.
Caso gostes de genética tens ainda um mestrado de Biologia Molecular e Genética.
Para o caso de gostares de microrganismos como Bactérias, Fungos e vírus tens mestrado em Microbiologia, ou então caso prefiras doenças relacionadas com o sistema imunitário tens Imunologia (este não é da fcul, penso que a nova tem). Tens ainda um mestrado para a investigação cognitiva (Ciência Cognitiva).

Disse mestrados relacionados com a área da investigação que mais se encaixam na Bioquímica, mas como referi, podes escolher qualquer tipo de mestrado que mais gostes, tanto cientifico como até podes perguntar noutras faculdades mestrados noutras áreas.

Tenho um colega meu que tirou licenciatura em bioquímica e mestrado em gestão, como podes ver é bastante versátil.

Qualquer dúvida podes perguntar à vontade :)

• Like
Reactions: gui5000
Provavelmente optarei por biotecnologia, por considerar mais "futurista"...

Posso tirar licenciatura em Biotecnologia, em Aveiro e mestrado em Lisboa, certo? (Parece descabido, mas de todos os mestrados que vi, Biologia molecular e genética foi o que mais me cativou).

Obrigada pelo tempo disponibilizado :)

Retificacao: Biologia molecular e genetica nao consegui abrir no site da FCUL, Genetica Molecular e Biomedicina era o que queria dizer.

Provavelmente optarei por biotecnologia, por considerar mais "futurista"...

Posso tirar licenciatura em Biotecnologia, em Aveiro e mestrado em Lisboa, certo? (Parece descabido, mas de todos os mestrados que vi, Biologia molecular e genética foi o que mais me cativou).

Obrigada pelo tempo disponibilizado :)

Podes sem problema, para concorreres a mestrado vais ter um processo de candidatura.
Em primeiro lugar, caso escolhas a licenciatura em Biotecnologia em Aveiro e sejas colocada, aconselho-te a mais tarde (meio da licenciatura) veres melhor se existe algum mestrado que te chame a atenção em Aveiro. Caso não aconteça procura à vontade noutros sítios :)

Posso dar-te como exemplo uma amiga minha que terminou no ano passado a licenciatura em Bioquímica e escolheu um mestrado no Porto e agora está lá :) Mas cada coisa a seu tempo, acho que te deves focar na licenciatura e começar a pensar no mestrado mais à frente porque podes escolher mestrados do que quiseres. Por exemplo caso não gostes da área podes sempre procurar um mestrado noutra área. Como te disse um colega meu teve licenciatura em Bioquímica e mestrado em gestão.

Muita coisa pode mudar, por isso experimenta os primeiros 3 semestres da licenciatura e depois pensas no que querem fazer mais adiante ;)

Realmente é melhor deixar o dilema do mestrado para depois e não querer decidir tudo ao mesmo tempo ahah (apesar de ser sempre bom ter uma ideia)

Obrigada, mais uma vez :)

Realmente é melhor deixar o dilema do mestrado para depois e não querer decidir tudo ao mesmo tempo ahah (apesar de ser sempre bom ter uma ideia)

Obrigada, mais uma vez :)

Não precisas de agradecer :)
A licenciatura é só o 1º dilema mas não penses que é a licenciatura que vai definir o que vais fazer na tua vida, pensa como numa porta e que dar a um grande corredor com mais portas, o que quero dizer com isto é que a licenciatura só te irá abrir portas para outros horizontes.
O mais importante é que gostes do curso e principalmente que te divirtas! Porque viveres apenas de estudar vai dar contigo em doida (falo por experiência). Estuda, areja as ideias, diverte-te, vida académica!! E depois vais ter imensas história para contar, aproveita esta fase da tua vida porque acredita, o primeiro ano é o melhor :)

• Like
Reactions: Maria_
Boa noite!

- Investigação Forense

Obrigada, adiantado.
Olá :) não sei se ainda venho a tempo mas ciências farmacêuticas dá para tudo isso e muito mais (o que é bom porque tens sempre a possibilidade de fazeres outras coisas se te cansares dessas ou se não correrem bem). O unico problema é que CF é 5 anos e para a maioria dessas coisas tens de tirar um outro mestrado (de 2 anos). No entanto, ficas com 2 mestrados, o que te dá um curriculo incrivel e um prestígio que nossa senhora xD Para análise clinicas há um mestrado especifico, para saúde publica acho que não tens de fazer nenhum, os 5 anos chegam mas não tenho a certeza, não te quero induzir em erro. Para a produção de medicamentos e vacinas também não precisas de mais nada, basta quando acabares o curso de 5 anos procurares emprego numa indústria farmacêutica :D em relação a investigação, tens o mestrado em toxicologia e ciências forenses (mesmo como se vê no CSI)

• Like
Reactions: marianagf
Ola, MS1994!
Acabei por riscar CF da lista por ser muito trabalhoso e exigir "amor à camisola". Corrige me, por favor, se estou errada, mas acho que nao é um curso adequado para quem quer conciliar com atividades curriculares fora da "regiao universitaria", visto que exigira uma enorme dedicacao e os fins de semana serao preenchidos com farmacia. Parece nao fazer sentido escolher um curso em funcao do que vou fazer em simultâneo, mas é importante eu conseguir manter essa atividade.

Ola, MS1994!
Acabei por riscar CF da lista por ser muito trabalhoso e exigir "amor à camisola". Corrige me, por favor, se estou errada, mas acho que nao é um curso adequado para quem quer conciliar com atividades curriculares fora da "regiao universitaria", visto que exigira uma enorme dedicacao e os fins de semana serao preenchidos com farmacia. Parece nao fazer sentido escolher um curso em funcao do que vou fazer em simultâneo, mas é importante eu conseguir manter essa atividade.
É assim, tu é que sabes da tua vida e tens de analisar muito bem, ninguém pode fazer isso por ti :) eu sou te sincera, eu não sou assim muuuuito empenhada, não passo os fins de semana assim muito ocupada e já estou a acabar o curso, e também tenho imensas atividades fora da faculdade, coisas que não têm nada a ver com a faculdade :) mas cada um sabe aquilo que faz e o tempo que precisa para fazer essas coisas :D certamente podes tirar uma licenciatura de saúde e depois tirar na mesma na FFUP um dos mestrados que te falei

Muito bem xd
Obrigada pela ajuda e boa sorte para o futuro :)

Olá! :)
Será que alguém de Biotecnologia na UA me pode dizer quais as incidências do curso, falar sobre as cadeiras, sobre os possíveis mestrados e sobre o mercado de trabalho?

Olá, Scorpio.

Não sou de Biotecnologia na UA, mas como é um curso que despertou muito o meu interesse, informei-me bem com pessoas do meio e até visitei a universidade.

Relativamente às incidências do curso, a biotecnologia divide-se em varias áreas, que passo a citar: "Biotecnologia branca (uso de células e enzimas em aplicações industriais de biotecnologia), Biotecnologia verde (biotecnologia aplicada às indústrias agroalimentares), Biotecnologia vermelha (biotecnologia aplicada a processos farmacêuticos e médicos) e Biotecnologia azul (biotecnologia aplicada a processos ambientais)". Todos estes ramos vão ser abordados na licenciatura.

No que diz respeito às cadeiras, não posso falar porque não frequento, mas uma professora do departamento de química da UA assegurou que "a licenciatura e o mestrado de biotecnologia são muito práticos, pelo que vai ter muitas oportunidades para trabalhar no laboratório". Aconselho-te a veres o plano de estudos no site da ua, está tudo muito bem explicado.

Mestrados são imensos, vou enumerar alguns: o primeiro é, naturalmente, Biotecnologia, em que podes optar pela Biotecnologia Alimentar, Industrial e Ambiental ou Molecular; depois podes tirar Biomédica, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Bioquímica (alimentar, clinica ou métodos biomoleculares), Química, Biologia, entre muitos outros.
PENSO que Biologia Molecular e Genética também é uma opção.

O que posso dizer em relação ao mercado de trabalho? Não muito... mas posso informar-te que, dentro de 5 anos (quando já tiveres licenciatura e mestrado feitos), prevê-se a abertura de um Centro Europeu de Biotecnologia, no Porto, que visa empregar mais de 100 investigadores (falta saber se vai ou não acontecer ahah). Tens aqui o link da noticia, se te interessar Centro europeu de biotecnologia vai nascer no Porto

Mais uma vez, atenção que estou a falar baseada em informações que recolhi. Eu não frequento o curso e nada melhor que alguém que o faça para te esclarecer. No entanto, partilho o que sei ahah enquanto alguém da área não aparece por aqui xd

Olá, Scorpio.

Não sou de Biotecnologia na UA, mas como é um curso que despertou muito o meu interesse, informei-me bem com pessoas do meio e até visitei a universidade.

Relativamente às incidências do curso, a biotecnologia divide-se em varias áreas, que passo a citar: "Biotecnologia branca (uso de células e enzimas em aplicações industriais de biotecnologia), Biotecnologia verde (biotecnologia aplicada às indústrias agroalimentares), Biotecnologia vermelha (biotecnologia aplicada a processos farmacêuticos e médicos) e Biotecnologia azul (biotecnologia aplicada a processos ambientais)". Todos estes ramos vão ser abordados na licenciatura.

No que diz respeito às cadeiras, não posso falar porque não frequento, mas uma professora do departamento de química da UA assegurou que "a licenciatura e o mestrado de biotecnologia são muito práticos, pelo que vai ter muitas oportunidades para trabalhar no laboratório". Aconselho-te a veres o plano de estudos no site da ua, está tudo muito bem explicado.

Mestrados são imensos, vou enumerar alguns: o primeiro é, naturalmente, Biotecnologia, em que podes optar pela Biotecnologia Alimentar, Industrial e Ambiental ou Molecular; depois podes tirar Biomédica, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Bioquímica (alimentar, clinica ou métodos biomoleculares), Química, Biologia, entre muitos outros.

O que posso dizer em relação ao mercado de trabalho? Não muito... mas posso informar-te que, dentro de 5 anos (quando já tiveres licenciatura e mestrado feitos), prevê-se a abertura de um Centro Europeu de Biotecnologia, no Porto, que visa empregar mais de 100 investigadores (falta saber se vai ou não acontecer ahah). Tens aqui o link da noticia, se te interessar Centro europeu de biotecnologia vai nascer no Porto

Mais uma vez, atenção que estou a falar baseada em informações que recolhi. Eu não frequento o curso e nada melhor que alguém que o faça para te esclarecer. No entanto, partilho o que sei ahah enquanto alguém da área não aparece por aqui xd

Intrometi-me aqui um bocadinho,
A minha primeira opcao é biotecnologia na UA, agora que vi este post ainda estou mais decidido.
A minha felicidade foi imensa ao saber da abertura do centro de biotecnologia no Porto. É que eu sou do Porto.
Segundo a noticia vai resultar da parceria com a escola de biotecnologia da católica, isso quer dizer que só os alunos de lá poderam ser contratados?
Acham que para este curso as médias vao subir ou descer?

• Like
Reactions: Scorpio
Não faço a mínima ideia... mas "Pretendem recrutar-se cientistas de topo para os laboratórios de desenvolvimento", logo, não serão só da católica (penso eu). "Para os bons há sempre lugar"!
Bem, o exame de matemática foi bastante acessível e como se pode entrar só com ele... mas isso é bastante relativo. esperar para ver!

Olá, Scorpio.

Muito obrigada por toda a disponibilidade! Fiquei muito feliz, pois não sabia da possibilidade da abertura do Centro e como vivo no distrito do Porto... Não me resta nada a não ser fazer figas e estudar muito caso entre em Biotecnologia.
Só mais uma perguntinha... Um licenciado em Biotecnologia com mestrado em Ciências da Saúde ou em Biomédica exerce exatamente que atividades? Mais uma vez, muito obrigada!

Scorpio, gostava de poder responder, mas nao posso xD eu nao sei mesmo... mas podes mandar um mail para a universidade que eles esclarecem te (como fizeram a mim)..
Boa sorte para a candidatura!

• Like
Reactions: Scorpio