Olá
@Rita Borges e bem-vinda ao ensino superior! Também sou aluno do 1º ano Biotecnologia Medicinal (que vai para o segundo) da agora denominada Escola Superior de Saúde do IPP, concordo com os meus colegas e apenas quero acrescentar informação.
Como qualquer futuro aluno de qualquer curso, deves fazer uma decisão séria e cuidada acerca de o que queres estudar, sugiro e aconselho muito (porque foi como fiz) que desses uma vista de olhos nas cadeiras que vais ter neste curso aqui:
Licenciatura em Biotecnologia Medicinal — Escola Superior de Saúde
Infelizmente, conheço pessoas de outros cursos que não tiveram esse cuidado e ou não estão a gostar do que estudam ou tinham em mente que o curso seria diferente. Eu fiz a minha análise quando me candidatei e consegui prever com sucesso quais as cadeiras que iria gostar menos/ ter dificuldades (pelo menos as cadeiras do primeiro ano), mesmo assim continuo a adorar o curso na mesma pois há sempre cadeiras que os alunos gostam menos qualquer que seja o curso.
Uma noção geral de biotecnologia é a manipulação de seres vivos (maior parte das vezes microscópicos) ou dos seus produtos para um fim geralmente favorável para o humano, medicinal porque este curso foca-se numa finalidade que é a saúde e medicina. Ex: produção e teste de antibióticos, vacinas, insulina, estudo de doenças...
Os meus colegas não falaram nas aulas portanto vou referir, vais ter uma enorme componente prática/laboratorial (o que é excelente) com aulas laboratoriais e relatórios em grupo para entregar semanalmente (entre 2-4 em média 3 dependendo da cadeira e das aulas em si) que contam para avaliação, para te ser sincero é um bocadinho pesado no início porque é o choque todo da responsabilidade e do trabalho mas com o tempo tudo acalma, nestas aulas nós estudamos por exemplo bactérias e o comportamento das mesmas à adição de antibióticos ou alterações de temperatura, também analisamos muita coisa em termos de determinação de concentrações e quantidades de várias moléculas recorrendo ao uso de instrumentos analíticos como por exemplo o espetrofotómetro, o potenciómetro ou várias cromatografias. Em termos de teórica não há muito a dizer, como é óbvio não é a secundária e muita coisa que tu vais aprender é ao pormenor e coisas que tu nunca ouviste falar na vida mas isso é como todos os cursos.
Resumindo, se tens um grande interesse na biologia (gostos na matemática e química também são benéficos neste curso porque tens cadeiras das duas áreas), gostas de olhar para o microscópio, trabalhar com microorganismos microscópicos ou células, analisar moléculas etc, este curso é para ti. Se simplesmente achas piada, não aconselho.
Outra coisa muito importante é a tua média...infelizmente para os estudantes que se vão candidatar no nosso curso a concorrência este ano vai ser maior do que o ano passado e eu, junto com grande parte da minha turma (se não todos) prevemos que a média vai subir (outra vez) e eu diria 0.5-1 valores, de qualquer maneira se é isto que queres faz a candidatura na mesma quer seja na primeira ou na segunda fase (ou terceira).
Se entretanto decidires que queres este curso e entrares, aconselho que te inscrevas na praxe da ESS e a experimentes para tornar o teu ano de caloira e o primeiro ano no ensino superior um ano espetacular e inesquecível! Eu frequento a praxe e adoro, sem a praxe o meu ano teria sido tedioso. Os melhores cumprimentos e muito boa sorte para a tua candidatura!!
- Max