Biotecnologia Medicinal

Ana.B.Lobo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2018
Boa tarde!
Estou em dúvida que curso hei de escolher, contudo tenho uma certeza: será na área da saúde e biologia, pois o corpo humano e seu funcionamento sempre me despertou muito interesse.
Interessa-me muito a área de investigação biomédica ( investigação de curas, tratamentos... de doenças).Com esta procura surgiu-me o curso de Biotecnologia Medicinal, contudo como o curso é novo existem algumas dúvidas que me surgiram.
1.º Um licenciado em Biotecnologia Medicinal, pode se candidatar aos mesmos mestrados que um licenciado em Biotecnologia?
2.º Enquanto que em outras instituições as unidades curriculares estão divididas por semestres, o plano de estudos de Biotecnologia Medicinal, apresenta como semestrais o que fez com que eu não percebesse como se processa, será que alguém me pode explicar como funciona?
3.º Existem cadeiras de anatomia? ( é uma parte que me interessa)
4.º O facto de ser um curso com poucos anos é um ponto a favor ou contra?
5.º Os alunos de Biotecnologia Medicinal não têm direito a qualquer bolsa, de mérito por exemplo ( não encontrei informação referente a bolsas de estudo)
Muito obrigada:blush:

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá Ana!
1° - Sim.
2° - Está dividido em dois semestres por ano letivo.
3° - Não temos, por agora, cadeiras de anatomia, gostavamos de ter e achamos que mais conhecimento é sempre melhor mas não é crucial para o curso. Temos uma cadeira de Biologia Celular e Histologia que é tipo "micro anatomia" em que estudamos os tecidos.
4° - Não te sei bem dizer se é um ponto a favor ou contra mas para conseguires uma boa formação terás de prosseguir para um mestrado no qual podes escolher em que te especializar.
5° - Terás de contactar a ESS quanto às bolsas de mérito porque não tenho nenhum conhecimento. Quanto às bolsas de estudo podes efetuar a candidatura no DGES até 30 de setembro (julgo eu, aconselho confirmar).
Espero ter ajudado!

Ana.B.Lobo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2018
Muito obrigada!
Três últimas(ou não) questões:
1.º Como é que é a nível de inglês, para além dos manuais que devem ser na sua maioria em inglês, existem aulas lecionadas em inglês?
2.º Qual é a quantidade " Animal" do curso?, ou seja, o ensino é mais direcionado para o Homem ou para os seres vivos em geral?
3.º Existe algum sítio onde possa ver ao detalhe os conteúdos lecionados em cada cadeira?

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
1° - Neste curso em particular o material de estudo é fornecido pelos professores (Ex: Documentos pdf; PowerPoints etc), alguns profs têm este material em inglês (embora apresentem as aulas em português), mas a maior parte das cadeiras são lecionadas em português. Quanto aos livros, raramente os alunos os adquirem, não é que sejam inúteis mas muitas vezes possuem informação a mais que o professor não vai availar/não considera relevante. (para além da grande maioria serem extremamente caros).
2° - A Biotecnologia Medicinal está completamente direcionada para a saúde humana, no entanto, para tal, é necessária a manipulação de seres vivos pertencentes aos vários reinos (animais, fungos, bacterias, plantas), sendo que os animais são mais complexos tanto que vou ter uma cadeira no terceiro ano denominada como Biotecnologia Animal. A utilização de outros seres vivos ou dos seus produtos (para fins medicinais) é crucial para o curso, caso contrário não seria biotecnologia.
3° - Nenhum sítio em específico que eu conheça, uma pesquisa no google pode revelar informação que possa ser relacionada mas for disso não conheço. Serve apenas para teres uma ideia, não precisas de estar a procurar especificamente os conteúdos, visto que o que é lecionado dependerá de professor para professor.

Biazinha

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Eu gostaria de saber mais concretamente quais as saídas profissionais, ou seja, eu gostaria de saber em que pode trabalhar um licenciado em biotecnologia medicinal...
Obrigada!

• Like
Reactions: Maksym Povkhanych
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá! Eu gostaria de saber mais concretamente quais as saídas profissionais, ou seja, eu gostaria de saber em que pode trabalhar um licenciado em biotecnologia medicinal...
Obrigada!
Olá!
"O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados a: Intervir na produção e transformação de novos produtos em diversos setores da saúde na área de diagnóstico e terapêutica humana e veterinária; Desempenhar funções ligadas ao desenvolvimento e produção de organismos com caraterísticas otimizadas; Intervir na produção de novas moléculas terapêuticas e biofármacos; Intervir em ações de comunicação e prevenção de risco em relação a situações relacionadas com utilização de células e (micro)organismos e outros produtos químicos e biológicos; Manipular, preparar e produzir células, (micro)organismos ou compostos (bio)químicos e bio(nano)materiais. Desta forma, o licenciado em biotecnologia medicinal intervém no desenvolvimento de ferramentas emergentes para a prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação."

Podes consultar esta informação no separador "Saídas Profissionais" do seguinte link:
Licenciatura em Biotecnologia Medicinal — Escola Superior de Saúde

• Like
Reactions: Biazinha

Biazinha

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá!
"O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados a: Intervir na produção e transformação de novos produtos em diversos setores da saúde na área de diagnóstico e terapêutica humana e veterinária; Desempenhar funções ligadas ao desenvolvimento e produção de organismos com caraterísticas otimizadas; Intervir na produção de novas moléculas terapêuticas e biofármacos; Intervir em ações de comunicação e prevenção de risco em relação a situações relacionadas com utilização de células e (micro)organismos e outros produtos químicos e biológicos; Manipular, preparar e produzir células, (micro)organismos ou compostos (bio)químicos e bio(nano)materiais. Desta forma, o licenciado em biotecnologia medicinal intervém no desenvolvimento de ferramentas emergentes para a prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação."

Podes consultar esta informação no separador "Saídas Profissionais" do seguinte link:
Licenciatura em Biotecnologia Medicinal — Escola Superior de Saúde
Obrigada!

• Like

Raquel_Ramos

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2018
Ola! Relativamente à média acham que vai subir, descer ou manter? Candidatei-me a este curso em 1° opção e tenho muito receio k a média suba...:coldsweat:

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Ola! Relativamente à média acham que vai subir, descer ou manter? Candidatei-me a este curso em 1° opção e tenho muito receio k a média suba...:coldsweat:
Olá Raquel!
Muito provavelmente irá subir de novo, mas tens sempre a segunda e terceira fase de candidatura, caso haja vagas.

• Like
Reactions: Raquel_Ramos

Rubenra99

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2017
Boas, qual o melhor curso para seguir investigação na área da saúde? (Estudar curas para novas doenças...) Será bioquímica, ciencias biomédicas ou biotecnologia medicinal?

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Presumo que quem queira enveredar pela investigação na medicina terá que ter muito em conta o mestrado e alguns até o doutoramento (para fazer investigação em institutos e universidades).
A investigação em saúde é altamente multidisciplinar, biólogos, matemáticos, químicos, físicos, bioquímicos, médicos, etc qualquer um destes profissionais pode fazer investigação médica.

Essas 3 licenciaturas podem fazer a diferença nas cadeiras, bioquímica tem matemática, fisica, biologia.
Ciências biomédica dá uma grande base de conhecimento do corpo humano, também tem química , física e matemática mas em muito menor escala que os outros dois porque tem uma componente biológica muito maior.
Biotecnologia medicinal não conheço.

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Boas, qual o melhor curso para seguir investigação na área da saúde? (Estudar curas para novas doenças...) Será bioquímica, ciencias biomédicas ou biotecnologia medicinal?
Olá!
Tal como o Tiago referiu, a multidisciplinaridade é importante para uma investigação, pois um conhecimento em várias áreas oferece uma perspetiva diferente.
A Bioquímica é o estudo dos processos químicos nos organismos e é um foco da Biotecnologia tal como a Física, Matemática e Biologia.
A Biotecnolgia Medicinal foca-se na engenharia genética e desenvolvimento de produtos que possam favorecer a medicina e saúde humana, não te posso partilhar informação relativamente a Ciências Biomédicas porque não tenho a certeza do que sei mas a meu entender não se foca, por exemplo, no estudo da edição genética e desenvolvimento de novas moléculas mas sim em técnicas aplicadas visto que é uma área de aplicação de conhecimento.

Brbrcrr

Membro
Matrícula
20 Junho 2017
Olá!
Tal como o Tiago referiu, a multidisciplinaridade é importante para uma investigação, pois um conhecimento em várias áreas oferece uma perspetiva diferente.
A Bioquímica é o estudo dos processos químicos nos organismos e é um foco da Biotecnologia tal como a Física, Matemática e Biologia.
A Biotecnolgia Medicinal foca-se na engenharia genética e desenvolvimento de produtos que possam favorecer a medicina e saúde humana, não te posso partilhar informação relativamente a Ciências Biomédicas porque não tenho a certeza do que sei mas a meu entender não se foca, por exemplo, no estudo da edição genética e desenvolvimento de novas moléculas mas sim em técnicas aplicadas visto que é uma área de aplicação de conhecimento.
Esses produtos que podem favorecer a medicina e saúde humana incluí próteses e órgãos artifiais ou não se aproxima tanto desse campo?

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Esses produtos que podem favorecer a medicina e saúde humana incluí próteses e órgãos artifiais ou não se aproxima tanto desse campo?
Próteses já incide mais na engenharia biomédica / biomecanica. Para órgãos artificiais qualquer licenciatura com fundamentos base em Cultura de Células e Tecidos, engenharia genética, histologia... pode seguir essa área da medicina regenerativa, por exemplo.

Em Biologia na UA temos algumas cadeiras como CCT, engenharia genética, biologia humana e saúde, patologia molecular...que dão as bases para seguir essa área da medicina regenerativa/patologias, mas se é a área da saúde que queres ( sem ter a parte da botânica, ecologia ... ) então Biotecnologia Medicinal é uma boa aposta.

• Like
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá!
O curso tem uma cadeira opcional chamada Biomateriais, sendo opcional por si já indica que não é um dos focos do curso, apenas introduz um cheirinho. Se é esse o teu interesse, existem cursos mais indicados se bem que a área dos biomateriais é multidisciplinar com variadas aplicações e requer conhecimentos de muitas áreas. Espero ter respondido!

• Like
Reactions: Brbrcrr

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Olá! Alguém me poderia informar se este curso também abre portas para eventuais profissões que não sejam obrigatoriamente da vertente de investigação?

Mais à parte do tópico, sabem me dizer se esta faculdade em específico também faz uso da preferência regional?

Obrigado! :)

• Like
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá! Alguém me poderia informar se este curso também abre portas para eventuais profissões que não sejam obrigatoriamente da vertente de investigação?

Mais à parte do tópico, sabem me dizer se esta faculdade em específico também faz uso da preferência regional?

Obrigado! :)
Olá Gonçalo!
Sem dúvida que o curso está mais inclinado para investigação, mas também podes seguir caminhos diferentes como a produção de fármacos (moléculas no geral) ou seguir um caminho em terapia génica e/ou celular, medicina regenerativa entre outros. O curso é de 3 anos e isso requer uma continuação de estudos em mestrado para uma boa formação, uma especialização em mestrado é o que será mais o fator decisivo sobre que caminho irás seguir do que propriamente a licenciatura.

Não tenho como comprovar mas julgo que sim!

Espero ter esclarecido!