Biotecnologia Medicinal

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá Gonçalo!
Sem dúvida que o curso está mais inclinado para investigação, mas também podes seguir caminhos diferentes como a produção de fármacos (moléculas no geral) ou seguir um caminho em terapia génica e/ou celular, medicina regenerativa entre outros. O curso é de 3 anos e isso requer uma continuação de estudos em mestrado para uma boa formação, uma especialização em mestrado é o que será mais o fator decisivo sobre que caminho irás seguir do que propriamente a licenciatura.

Não tenho como comprovar mas julgo que sim!

Espero ter esclarecido!
Outra pergunta, o nível da Matemática no curso seria maior do que no secundário ou é mais do mesmo?

E ainda em relação à preferência regional, é só válida na 1ª opção ou é válido para todas as opções nessa faculdade contando que estejam seguidas?

• Like
Reactions: Maksym Povkhanych
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Outra pergunta, o nível da Matemática no curso seria maior do que no secundário ou é mais do mesmo?

E ainda em relação à preferência regional, é só válida na 1ª opção ou é válido para todas as opções nessa faculdade contando que estejam seguidas?
Não sei bem o que queres dizer com mais do mesmo, com a exceção de derivadas e limites julgo que a matéria é nova e portanto não leccionada no secundário (que pode entretanto ter mudado desde a última vez que lá estive), no entanto para além de ser breve (matemáticas só no primeiro) não é nada de super complexo nem comparável com o nível de dificuldade de engenharias, por exemplo.

Não tenho muito conhecimento para informar mais sobre a questão da preferência regional, julgo que seja válido apenas para a primeira opção mas aconselho que pesquises essa informação em regulamentos e/ou através de contactos da ESS.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não sei bem o que queres dizer com mais do mesmo, com a exceção de derivadas e limites julgo que a matéria é nova e portanto não leccionada no secundário (que pode entretanto ter mudado desde a última vez que lá estive), no entanto para além de ser breve (matemáticas só no primeiro) não é nada de super complexo nem comparável com o nível de dificuldade de engenharias, por exemplo.

Não tenho muito conhecimento para informar mais sobre a questão da preferência regional, julgo que seja válido apenas para a primeira opção mas aconselho que pesquises essa informação em regulamentos e/ou através de contactos da ESS.
Com mais do mesmo referia-me ao nível de dificuldade da matéria em si.

Obrigado pelas informações! ;)

• Like

JoanaLuis2001

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2019
Eu estou no 12, e a pesquisar descobri Biotecnologia Medicinal , que nao saberia que estaria interessada mas afinal estou. O problema é que no 12 tenho Quimica e não tenho biologia e gosto bastante de matematica. Alguem que esteje no curso acha que nao ter tido biologia no 12 vai influenciar muito?? E acha que o curso é bom para alguem que tambem goste de matematica?

• Like

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Eu estou no 12, e a pesquisar descobri Biotecnologia Medicinal , que nao saberia que estaria interessada mas afinal estou. O problema é que no 12 tenho Quimica e não tenho biologia e gosto bastante de matematica. Alguem que esteje no curso acha que nao ter tido biologia no 12 vai influenciar muito?? E acha que o curso é bom para alguem que tambem goste de matematica?
Bem, não estou em Biotecnologia Medicinal, mas tive biologia no 12º ano e para ser sincero não notei grande influência quando entrei na licenciatura em Biologia. Pelas UCs que o curso de Biotec Medicinal tem, parece-me que vão rever a matéria de modo a ter as bases fundamentais. A única coisa que reparei foi que essas bases do secundário são dadas bem mais rápido do que no secundário ( como tudo o resto xD ), por isso, ter uma base pode ajudar a acompanhar a matéria, mas não foi essencial para ter boas notas, etc. Sendo esse um curso de Biotecnologia, sim as bases da biologia são necessárias, mas a engenharia química também é muito importante, por isso, até pode ser ideal ter química no 12º ano.

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá Joana!
A Química e Biologia do 12° fornecem algumas bases que te facilitam a vida em cadeiras das respetivas áreas, mas nada de debilitante em termos de estudo ou evolução ao longo do curso, até porque não é nada de muito complexo!

Tive Biologia no 12° e agora que estou a terminar o curso posso te dizer que Química teria sido muito mais útil, portanto estás melhor preparada! (a não ser que sejas terrível a Biologia). Gostar de matemática é fantástico, ser bom ainda melhor, em qualquer área científica. Embora neste curso a matemática não seja tão importante como a Química e Biologia, poderás seguir um caminho mais direcionado para essa área caso tenciones em continuar a estudar pós-licenciatura.
Espero ter respondido! 😊

Última edição:

Gonçalo Novais

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2019
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
ess
Olá. A nível de empregabilidade um biotécnico medicinal poderá exercer funções de um biotécnico ou isto não e possível?

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá. A nível de empregabilidade um biotécnico medicinal poderá exercer funções de um biotécnico ou isto não e possível?
Olá Gonçalo!
Claro que sim, um Biotecnólogo Medicinal continua a ser um Biotecnólogo, apenas mais especializado na área da saúde.
A Biotecnologia é uma área ampla, tanto que até está divida por cores (sendo o vermelho a representação da Biotecnologia na área da saúde/medicina).

Inêsfc

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias -12° ano
Olá!! Terminei o 12o este ano e como dá para ver adiei a candidatura até aos ultimos dias ahahah
Descobri o curso de Biotecnologia Medicinal recentemente e achei as cadeiras bastante interessantes, o que me preocupa é o facto de nao encontrar nada muito específico quanto às saídas profissionais. Eu estou mais interessada na area da saude e nao sei que profissões em concreto consigo ter nessa area caso opte de facto pelo curso de Biotecnologia Medicinal. Outra questão, seguindo este curso posso optar por outras vertentes de trabalho que nao a investigação ou a area da microbiologia?
Obrigada!!

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá!! Terminei o 12o este ano e como dá para ver adiei a candidatura até aos ultimos dias ahahah
Descobri o curso de Biotecnologia Medicinal recentemente e achei as cadeiras bastante interessantes, o que me preocupa é o facto de nao encontrar nada muito específico quanto às saídas profissionais. Eu estou mais interessada na area da saude e nao sei que profissões em concreto consigo ter nessa area caso opte de facto pelo curso de Biotecnologia Medicinal. Outra questão, seguindo este curso posso optar por outras vertentes de trabalho que nao a investigação ou a area da microbiologia?
Obrigada!!
Olá Inês!
Não és a primeira nem a última!

Quanto a saídas profissionais não há informação porque quase todos os formados ainda estão a estudar (continuaram estudos para mestrado), a página do curso resume as possíveis saídas profissionais, que dependerão da tua futura especialização:
"O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados a: Intervir na produção e transformação de novos produtos em diversos setores da saúde na área de diagnóstico e terapêutica humana e veterinária; Desempenhar funções ligadas ao desenvolvimento e produção de organismos com características optimizadas; Intervir na produção de novas moléculas terapêuticas e biofármacos; Intervir em ações de comunicação e prevenção de risco em relação a situações relacionadas com utilização de células e (micro)organismos e outros produtos químicos e biológicos; Manipular, preparar e produzir células, (micro)organismos ou compostos (bio)químicos e bio(nano)materiais. Desta forma, o licenciado em biotecnologia medicinal intervém no desenvolvimento de ferramentas emergentes para a prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação."

Podes optar por outras vertentes mas tens de prosseguir com uma especialização na área de interesse, este ano houve muito interesse em seguir a área de gestão hospitalar. Espero ter respondido!

Última edição:
Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Olá, boa noite!
Bem, sou aluno de artes visuais que acabou de terminar o 11 ano e que vai para o 12 e não poderia estar mais decepcionado com o curso. Foi para artes visuais devido à parte do desenho que para mim na altura era um hobby, sem pensar em saídas profissionais, disciplinas ou mesmo o meu futuro. Ora, os testes psicotecnicos, e as minhas notas do básico ditavam que sem sombra de duvidas em deveria seguir o curso de CT e não de AV mas mesmo assim não quis saber e segui. Resultado, estou num curso que não tem matemática (uma disciplina que eu amo e que sempre me safei de olhos fechados) com discilplinas que não gosto como, história da cultura e das Artes e com poucas saídas profissionais relevantes. Assim, decidi encontrar um curso da área da saúde ou de ciências (cursos que realmente despertam me o interesse) e deparei me com o curso de biotecnologia medicinal no politecnico do porto e parece-me ser o que realmente quero seguir. Assim sendo descobri que aceitavam a prova de matemática b como prova de ingresso e acabei por realizá-la este ano e com pouco esforço e estudo consegui uma nota incrivelmente alta o que com a minha a media já me dá uma média basta considerável para a entrada do curso, mesmo com o aumento previsto este ano.
A minha duvida é a seguinte, sendo um aluno de artes, pode haver algum filtro que me impeça de entrar? Existe preferência regional? (sendo que sou um aluno do sul do país.) O facto de não ter tido discillinas como quimica e biologia poderia me dificultar a minha experiência no curso? Será que deveria estudar esses conteúdos este ano para ir mais preparado ou fazer outras provas de ingresso? (visto que também tinha otimas notas a fq e a ciências)
Agradeço pela a atenção e fico a espera de uma resposta.
Obrigado
~Max
Olá Max! Daqui também Max 😁
Já compreendi que fizeste uma escolha com a qual já não estás contente, mas nada está perdido! Ainda tens mais de um ano de tempo! Eu diria que a tua situação é incomum mas ainda podes dar a volta porque apesar de ser complicada, com esforço é possível!
Julgo que é possível usufruir de preferência regional, o que é comum em Institutos Politécnicos, mas nada que te impeça drasticamente de entrar, desde que tenhas uma boa média! (que ainda podes subir mais no 12º).
Na tua situação estaria mais preocupado com as bases de Biologia, Química, Física e Matemática A (não sei em que aspetos se assemelha com Matemática B) que imagino estão em falta, não conheço o programa do curso de artes visuais.
Suponho que as mencionadas áreas são do teu interesse (caso contrário não publicavas aqui), e se estiveres disposto a aprender novos conteúdos maioritariamente na área da química e biologia durante o teu 12º ano, não deverás ter grandes problemas durante o curso em si. Nem é necessário rever todos os conteúdos na verdade, mais de metade destas disciplinas não me serviu de nada e já terminei o curso. Caso estejas determinado em seguir este curso ou algo semelhante, poderei posteriormente sugerir conteúdos destas áreas que deverás abordar.
Contudo, com o teu background em artes visuais e geometria (suponho), bem como o gosto pela matemática, não seria um curso de engenharia mais do teu interesse?
Espero ter respondido! Qualquer dúvida dispõe!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
A minha duvida é a seguinte, sendo um aluno de artes, pode haver algum filtro que me impeça de entrar? Existe preferência regional? (sendo que sou um aluno do sul do país.)
A preferência regional só se aplica se a instituição em causa for na tua área de residência.

biap_

Membro
Matrícula
21 Outubro 2017
Olá ,estou no 12 ano e estou indeciso entre bioquímica e biotecnologia medicinal, gostava de seguir no mestrado ciências forenses e gostava de saber opiniões sobre este curso de biotecnologia medicinal
Olá! Neste momento, estou na mesma situação em que estavas há 1 ano atrás, e por esse motivo suponho que já tenhas ingressado num dos cursos. Será que me podias ajudar e dizer qual o curso que acabaste por escolher, falando também um pouco da tua experiência? Obrigada! 😊

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Obrigado pela resposta, Max! Ahaha
Em relação a matemática b, pelo que sei, aborda conteudos de macs e Matemática A, a trigonometria é mais simplificada e tem mais recursos à calculadora devido aos conteúdos abordados em macs. Fico contente em saber que ainda há esperanças e de facto já decidi que é isto que quero e irei aprofundar-me nos conteúdos de biologia e quimica. Não preciso de me preocupar com mais nenhum conteudo?
Aqui tens a materia lecionada na disciplina de matemática b que eu mencionei que fiz como externo: Matemática B (CH-AV) | Direção-Geral da Educação
Como podes ver é de facto mais simplificada que a matemática A, será que me dá bases suficientes para o curso? Ou tenho que estudar algo em falta?
Em relação às medias, o meu 10 ano foi um pouco complicado pelo que não estava me a abituar às disciplinas e tive umas complicações pessoais que me afetaram muiro porém no fim acabei por apanhar a carrugem toda (especialmente geometria que é uma das disciplinas que mais gosto a seguir a matemática) e terminei com media de 13,5. Atualmente com a media do 11 ano 17,5 e com a nota do exame de matemática tenho media de 16,5, porem ainda tenho mais um ano pela frente pelo que posso aumentar mais a media.
Em relação a engenharias, embora goste muito de geometria, matemática e fisica eu sempre tive um fascínio muito grande por biologia (e óbviamente matemática) e desde pequeno quis sempre seguir algo relacionado com a área da saúde, não sabia bem o que porque eu nunca quis yer contacto direto com os pacientes.
Quando decidi que não queria segui nenhum curso universitário de artes, pensei em ir para engenharia biomédica, visto que se alroxima mais da área da saúde, mas para isso teria que fazer fq como externo e os meus pais não concordam em gastar mais dinheiroo em exames, visto que eles semlre disseram que eu devia ter ido lara CT e que artes não era melhor opção.
Muito obrigado Max! Aguardo a tua resposta.
Mensagem fundida automaticamente:

Sim, eu sei. Quando eu me referi a preferência regional, estava a perguntar se seria mais dificil de entrar, visto que sou do Algarve.
Trigonometria/geometria é irrelevante para o curso, de resto só precisas de estatística e funções. Não encontrei cálculos de derivadas de funções no programa, algo que vais aprofundar brevemente no curso (integrais). Acho que não há necessidade de estudares derivação, podes fazer esse esforço quando tiveres a cadeira (Biomatemática I), isto porque não vais utilizar derivações de uma forma complexa em nenhum outro instante do curso, é como decidires!

Existe também uma componente física nalgumas cadeiras (transferência de energia, física de fluidos, radiação etc), poderás dar uma vista de olhos.
No geral, o 12º ano sobe as médias dos estudantes por isso aproveita! Estou a perceber o teu interesse e situação, um amor pela matemática é bom em qualquer curso, futuramente poderás especializar em algo mais ligado à matemática/engenharia que é sempre uma vantagem, mas para este curso terás de abandonar a geometria!

Espero ter respondido, qualquer dúvida, dispõe!

Matrícula
5 Agosto 2016
Curso
Biotecnologia Medicinal
Instituição
ESS - IPP
Obrigado pela resposta max!
De facto já estou decido a seguir este curso e irei comecar a aprofundar os conteúdos de química, física e biologia.
A minha questão é em relação a mestrados. Poderei tirar mestrado em uma área mais ligada à matemática mas com foco na area na saude, como por exemplo engenharia biomedica?
Essa dúvida é mais complicada de tirar, isso irá depender dos requisitos que cada instituição apresenta mas como são cursos de áreas semelhantes eu diria que não deverá haver problema! Contudo imagino que precises que uma boa média para entrar nesse mestrado, portanto fica atento!

Espero ter respondido, qualquer dúvida, dispõe!

JoaquimN123

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Boa Noite
Gostaria de saber em que se baseia este curso e quais são as saídas profissionais que pode oferecer

RafaDiGuetto

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2019
Olá! Chamo-me Rafael e estou neste momento no 12°ano do curso de ciências e tecnologias. Tenho em vista para o futuro frequentar o curso de Biotecnologia Medicinal no IPP mas tenho algumas questões:
1°- Este curso não tem mestrado integrado, gostaria de saber onde posso tirá-lo posteriormente .
2°- Eu sou de Lisboa e sei que há o curso de Biotecnologia na fct, no entanto, estou a procura de uma vertente medicinal que me é assegurada pelo curso B.M. Será que se tirar o curso de Biotecnologia "geral" em Lisboa posso mais tarde aprimorar-me nesta vertente medicinal e não no controle de produtos em fábricas que é algo comum no curso de Lisboa?
Se alguém me poder ajudar nestas questões agradeço