Olá! Estou no 12º ano e estou interessada no curso de Biotecnologia, mas há um problema... Não tive Físico-Química no secundário (tive Geometria Descritiva). Estou indecisa entre Ciências Biomédicas e Biotecnologia (ambos na Universidade de Aveiro), mas tenho medo de não me conseguir "aguentar" no curso por não ter bases de Física nem de Química como os restantes alunos. Como ainda não tenho certezas em relação ao curso que quero, acho melhor escolher um curso mais abrangente, como é o caso de Biotecnologia, pois o curso de Ciências Biomédicas foca-se muito mais na Biologia (o que acaba por ser mais limitador para quem ainda não sabe o que quer seguir).
Quais as diferenças principais entre esses dois cursos? Acham que terei muita dificuldade em conseguir compreender as matérias de Física e de Química? Ou com muito estudo consigo alcançar os outros alunos? Estive a ver o programa e não me pareceu assim tãooooo complicado ao ponto de não conseguir passar a nenhuma cadeira, mas uma coisa é ver o programa na Internet, outra coisa é na prática... Obrigada desde já a quem responder!
Olá Daniela! Eu estou a terminar o meu segundo ano na lic. em CBM na UA e acredito poder "desmistificar" um pouco a ideia que tens sobre o curso. CBM não é limitador, muito pelo contrário! :) No primeiro ano tens estatística, química, bioquímica, biologia celular e molecular, genética e anatomia e fisiologia (que terás durante 4 semestres). No segundo ano tens duas cadeiras de farmacologia e duas de biotecnologia, tens uma específica para aprendizagem em laboratório, tens também patologia e, por fim, no terceiro ano (no primeiro semestre) tens uma parte mais virada para a clínica (microbiologia, meios de diagnóstico, desenvolvimento de fármacos, por aí).
No 2º semestre do 3º ano tens a opção de escolher uma das duas menores: molecular ou farmacêutica. A primeira vira-se mais para a biologia celular e molecular, bioquímicas e coisas do género, e farmacêutica inclina-se para a parte regulamentar, mais burocrática, com legislações e afins.
Como vês, as áreas abordadas em três anos são imensas, até porque este curso está feito para os alunos saírem de lá e aí sim, se especializarem em algo com que se identifiquem, já depois de terem um conhecimento abrangente sobre as várias áreas. O curso dá imenso trabalho, mas no que toca a Física não tens que te preocupar, de forma alguma, que não temos nada disso. Quanto à Química, tens a cadeira do primeiro ano que é puxadinha, mas que praticamente toda a gente acaba por fazer (e tens sempre muitos elementos de avaliação para além dos testes que sobem a nota!).
Qualquer dúvida que tenhas sobre o curso, não hesites em perguntar!