Biotecnologia

Francisca313

Membro
Matrícula
10 Fevereiro 2016
Boa tarde!

Estou a acabar o secundário este ano e vou candidatar-me a um curso superior, no entanto estou um bocado indecisa. Biologia sempre foi o que mais gosto e estava a pensar seguir algo relacionado com esta área. Deparei-me com o curso de Biotecnologia e gostava saber mais sobre este, ter opiniões de alunos e ex-alunos, principalmente da UA ou da UBI. Alguém me pode ajudar?
Desde já, muito obrigada :)

Olá, eu sou aluno do 12º ano e como é óbvio, estou a abarrotar de indecisões.

Eu gostaria muito de saber, para o curso de Biotecnologia, qual das universidades é a melhor (e porquê), Aveiro ou Beira Interior.

Obrigado a quem responder! :blush:

• Like
Reactions: Francisca313
Olá! Eu entrei este ano em biotecnologia na UA. Pela minha experiência não muito alargada, o curso junta principalmente 2 áreas, a química e a biologia. Tens mais cadeiras de química do que eu estava à espera, confesso. O curso pode ser comparado a bioquímica, mas a diferença é que tem muito mais biologia. Mas podes consultar melhor o programa aqui Ensino › Curso . O curso é muito e interessante e na UA tem uma grande vertente prática. Falo também pelo ambiente académico que em Aveiro é muito bom, logo desde o primeiro dia que se disponibilizaram alunos mais velhos para me ajudar. Considera também que podes ingressar em biotec e mudar depois para biologia ou vice versa. (ou fazer mestrado em biotec por exemplo)

• Like
Reactions: Francisca313
Olá! Estou no 12º ano e estou interessada no curso de Biotecnologia, mas há um problema... Não tive Físico-Química no secundário (tive Geometria Descritiva). Estou indecisa entre Ciências Biomédicas e Biotecnologia (ambos na Universidade de Aveiro), mas tenho medo de não me conseguir "aguentar" no curso por não ter bases de Física nem de Química como os restantes alunos. Como ainda não tenho certezas em relação ao curso que quero, acho melhor escolher um curso mais abrangente, como é o caso de Biotecnologia, pois o curso de Ciências Biomédicas foca-se muito mais na Biologia (o que acaba por ser mais limitador para quem ainda não sabe o que quer seguir).
Quais as diferenças principais entre esses dois cursos? Acham que terei muita dificuldade em conseguir compreender as matérias de Física e de Química? Ou com muito estudo consigo alcançar os outros alunos? Estive a ver o programa e não me pareceu assim tãooooo complicado ao ponto de não conseguir passar a nenhuma cadeira, mas uma coisa é ver o programa na Internet, outra coisa é na prática... Obrigada desde já a quem responder!

Falo por mim que estou em biotec. Quando entrei não tinha ideia que o curso tinha tanta químíca e sinto-me em desvantagem por não ter tipo química no 12º como opcional, mas não é por isso que os outros fzem as cadeiras e eu não. Com empenho tudo se consegue... Não digo que o programa não é complicado mas acho que se consegue ir acompanhando. Quanto a deixar cadeiras para trás, não está dependente dos conhecimentos que já tens anteriormente, isso é muito relativo. Mais alguma dúvida pergunta :)

O plano curricular das cadeiras relacionadas com genética está escrito em inglês...Isso significa que as aulas não são dadas em português?

Ainda não tive essas cadeiras, mas as aulas não são dadas em inglês. Só em casos excepcionais. Algumas cadeiras os materiais fornecidos pelo professor são em inglês (ppts, livros recomendados, etc) mas as aulas são das em portugues

Olá :) eu sou licenciado em Bioquímica pela UA e agora estou a tirar mestrado em Biotecnologia também na UA. Apesar de ter escolhido bioquímica como licenciatura, estou perfeitamente familiarizado com o plano curricular de biotecnologia. O que vos posso dizer é que está bem estruturado o curso. Apesar de em Bioquímica haver mais práticas de jeito (em biotecnologia tens muitas, mas maior parte de Biologia que não fazes grande coisa), em Biotecnologia tens cadeiras muito interessantes e que te permitem depois decidir qual o melhor caminho a seguir. Quanto a quem não teve quimica 12º ano, so vos digo que já vi gente que teve e que não acabou o curso em tempo devido e gente que não teve e que acabou o curso certinho e com boas notas. Tudo depende de voces e no quanto se empenham (ou não ahah). Aveiro, para mim, foi a melhor escolha que poderia ter feito. A universidade tem um grande estatuto internacional e tem instalações muito boas. A cidade é excelente para se estudar: tudo perto, nao tens de andar muito para ir as compras ou para ir sair. Por fim, não há nenhuma cadeira que seja lecionada em Inglês (eu tive uma especifica de bioquimica que como havia Erasmus o prof dava algumas partes em Inglês, mas só mesmo algumas partes, nada de especial).

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só dizer

Olá :) eu sou licenciado em Bioquímica pela UA e agora estou a tirar mestrado em Biotecnologia também na UA. Apesar de ter escolhido bioquímica como licenciatura, estou perfeitamente familiarizado com o plano curricular de biotecnologia. O que vos posso dizer é que está bem estruturado o curso. Apesar de em Bioquímica haver mais práticas de jeito (em biotecnologia tens muitas, mas maior parte de Biologia que não fazes grande coisa), em Biotecnologia tens cadeiras muito interessantes e que te permitem depois decidir qual o melhor caminho a seguir. Quanto a quem não teve quimica 12º ano, so vos digo que já vi gente que teve e que não acabou o curso em tempo devido e gente que não teve e que acabou o curso certinho e com boas notas. Tudo depende de voces e no quanto se empenham (ou não ahah). Aveiro, para mim, foi a melhor escolha que poderia ter feito. A universidade tem um grande estatuto internacional e tem instalações muito boas. A cidade é excelente para se estudar: tudo perto, nao tens de andar muito para ir as compras ou para ir sair. Por fim, não há nenhuma cadeira que seja lecionada em Inglês (eu tive uma especifica de bioquimica que como havia Erasmus o prof dava algumas partes em Inglês, mas só mesmo algumas partes, nada de especial).

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só dizer

Boa noite!
Antes de mais, obrigada pela resposta! :)

Poderias fala um bocadinho acerca do teu curso? Tenho 3 em vista e dois deles são bioquímica e biotecnologia e gostava de saber a tua opinião sobre ambos, saídas profissionais, disciplinas que achaste mais difíceis, o ambiente da universidade, praxes...enfim, qualquer informação é bem vinda! :)

Bom dia, estou a pensar a entrar na UA em biotecnologia. Gosto do plano curricular.
Será que alguem me podia dizer como está a situacao em portugal para os biotecnicos? Tem saida?
É o meu único medo. Tenho receio de ficar desempregado pois nao vejo emprego nenhum na internet.

Olá! Estou no 12º ano e estou interessada no curso de Biotecnologia, mas há um problema... Não tive Físico-Química no secundário (tive Geometria Descritiva). Estou indecisa entre Ciências Biomédicas e Biotecnologia (ambos na Universidade de Aveiro), mas tenho medo de não me conseguir "aguentar" no curso por não ter bases de Física nem de Química como os restantes alunos. Como ainda não tenho certezas em relação ao curso que quero, acho melhor escolher um curso mais abrangente, como é o caso de Biotecnologia, pois o curso de Ciências Biomédicas foca-se muito mais na Biologia (o que acaba por ser mais limitador para quem ainda não sabe o que quer seguir).
Quais as diferenças principais entre esses dois cursos? Acham que terei muita dificuldade em conseguir compreender as matérias de Física e de Química? Ou com muito estudo consigo alcançar os outros alunos? Estive a ver o programa e não me pareceu assim tãooooo complicado ao ponto de não conseguir passar a nenhuma cadeira, mas uma coisa é ver o programa na Internet, outra coisa é na prática... Obrigada desde já a quem responder!

Olá Daniela! Eu estou a terminar o meu segundo ano na lic. em CBM na UA e acredito poder "desmistificar" um pouco a ideia que tens sobre o curso. CBM não é limitador, muito pelo contrário! :) No primeiro ano tens estatística, química, bioquímica, biologia celular e molecular, genética e anatomia e fisiologia (que terás durante 4 semestres). No segundo ano tens duas cadeiras de farmacologia e duas de biotecnologia, tens uma específica para aprendizagem em laboratório, tens também patologia e, por fim, no terceiro ano (no primeiro semestre) tens uma parte mais virada para a clínica (microbiologia, meios de diagnóstico, desenvolvimento de fármacos, por aí).
No 2º semestre do 3º ano tens a opção de escolher uma das duas menores: molecular ou farmacêutica. A primeira vira-se mais para a biologia celular e molecular, bioquímicas e coisas do género, e farmacêutica inclina-se para a parte regulamentar, mais burocrática, com legislações e afins.
Como vês, as áreas abordadas em três anos são imensas, até porque este curso está feito para os alunos saírem de lá e aí sim, se especializarem em algo com que se identifiquem, já depois de terem um conhecimento abrangente sobre as várias áreas. O curso dá imenso trabalho, mas no que toca a Física não tens que te preocupar, de forma alguma, que não temos nada disso. Quanto à Química, tens a cadeira do primeiro ano que é puxadinha, mas que praticamente toda a gente acaba por fazer (e tens sempre muitos elementos de avaliação para além dos testes que sobem a nota!).

Qualquer dúvida que tenhas sobre o curso, não hesites em perguntar!

Olá :)
Acabei este ano o 12º e uma das minhas opções é fazer uma licenciatura em biotecnologia mas gostava de saber que mestrados é que posso fazer após a licenciatura, visto que biotecnologia não é tão abrangente como por exemplo biologia.

Olá :)
Acabei este ano o 12º e uma das minhas opções é fazer uma licenciatura em biotecnologia mas gostava de saber que mestrados é que posso fazer após a licenciatura, visto que biotecnologia não é tão abrangente como por exemplo biologia.
Olá!! Entrarei este ano para biotecnologia na UA. Pelo que me informei, devido à versabilidade do curso são inumeros os mestrados que podes fazer. Exemplos de alguns sao obviamente a biotecnologia, bioquimica, biologias, ciencias da saude, etc.
Basicamente podes fazer tudo, basta conseguires entrar

Olá!! Entrarei este ano para biotecnologia na UA. Pelo que me informei, devido à versabilidade do curso são inumeros os mestrados que podes fazer. Exemplos de alguns sao obviamente a biotecnologia, bioquimica, biologias, ciencias da saude, etc.
Basicamente podes fazer tudo, basta conseguires entrar
Obrigada pela resposta, parece-me uma boa opção, é um curso interessante e pelo pesquisei tem elevada empregabilidade.

Obrigada pela resposta, parece-me uma boa opção, é um curso interessante e pelo pesquisei tem elevada empregabilidade.
Tem sim, aliás segundo a agencia de acreditaçao o mestado em biotecnologia tem empregabilidade de 100 %! E muitos outros a que podes concorrer tambem tem elevada empregabilidade!
Para que universidade é que gostavas de tirar biotecnologia?

Tem sim, aliás segundo a agencia de acreditaçao o mestado em biotecnologia tem empregabilidade de 100 %! E muitos outros a que podes concorrer tambem tem elevada empregabilidade!
Para que universidade é que gostavas de tirar biotecnologia?
Eu gostava de ir para a UA mas não devo entrar porque a minha nota no exame baixa-me bastante a media, portanto acho que devo ir para a ESAC.

Eu gostava de ir para a UA mas não devo entrar porque a minha nota no exame baixa-me bastante a media, portanto acho que devo ir para a ESAC.
Bom, eu devo ir para a UA, é realmente muito bom, mas pelo que ouvi, a ESAC tambem é muito boa para biotecnologia.
Boa sorte, e , quem sabe, caso vás para a UA, não seremos colegas?!!

Olá! Eu sei que existem diferentes saídas do curso de biotecnologia, no entanto qual é a saída que é mais comum? Qual é aquela que é mais propícia a arranjar emprego?
Obrigada :)

Se pudessem caracterizar o curso de biotecnologia em poucas palavras diriam maquinas ou tubos de ensaio?