Boletim de vacinas para a matricula?

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Faculdade de Letras da UL
Boas, para a realização da matrícula na Faculdade terei de levar o boletim de vacinas atualizado? Em 2019 tenho que levar o reforço do tétano, sendo que o levei pela última vez a 23/2/2009. Em conversa com os meus pais foi-me também dito que no tempo deles se levavam exames como raio-x aos pulmões. Também necessito disso, ou basta levar o boletim de vacinas atualizado?

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Boas, para a realização da matrícula na Faculdade terei de levar o boletim de vacinas atualizado? Em 2019 tenho que levar o reforço do tétano, sendo que o levei pela última vez a 23/2/2009. Em conversa com os meus pais foi-me também dito que no tempo deles se levavam exames como raio-x aos pulmões. Também necessito disso, ou basta levar o boletim de vacinas atualizado?

• Like
Reactions: Mariana Martins 18

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Se tomaste em fevereiro de 2009 devias ter tomado em fevereiro deste ano não? Eu diria para levares o boletim de vacinas a um centro de saúde para confirmar isso e, qualquer coisa, atualizar.
Quanto um raio-x aos pulmões, isso não poderá ter sido para pré-requisitos? Não sei em quê que os teus pais andaram ou sequer se havia disso antes, mas é uma opção.

N_Filipe00

Membro
Matrícula
27 Maio 2019
Curso
Enfermagem
Instituição
IPB - ESSa
No site da faculdade em que vocês entrarem deve dizer todos os documentos necessários para a inscrição. :)

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boas, para a realização da matrícula na Faculdade terei de levar o boletim de vacinas atualizado?
Geralmente, é um dos documentos que a faculdade pede e entende-se a sua importância. No entanto, espera por informações no site da faculdade, ou por outro meio, para saberes o que levar.
Em 2019 tenho que levar o reforço do tétano, sendo que o levei pela última vez a 23/2/2009.
Houve alterações em relação a isso (Novo Programa Nacional de Vacinação):
A vacina contra o tétano também vai sofrer alterações passando a ser administrada aos 10, 25, 45 e 65 anos de idade. Após os 65 anos, a vacina volta a ser administrada de 10 em 10 anos.
Eu própria alterei a data que está escrita a lápis na capa para o ano em que fizer 25 anos, para levar isso certinho para a matrícula, no ano passado.
Em conversa com os meus pais foi-me também dito que no tempo deles se levavam exames como raio-x aos pulmões. Também necessito disso, ou basta levar o boletim de vacinas atualizado?
Isso é sugerido no pré-requisito, mas apenas se o médico que te avaliar achar relevante!! Se não for necessário, não é obrigatório levar.
Aliás, fazer exames de raio x só por fazer é completamente desnecessário, tendo em conta a exposição à radiação.

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Se tomaste em fevereiro de 2009 devias ter tomado em fevereiro deste ano não? Eu diria para levares o boletim de vacinas a um centro de saúde para confirmar isso e, qualquer coisa, atualizar.
Quanto um raio-x aos pulmões, isso não poderá ter sido para pré-requisitos? Não sei em quê que os teus pais andaram ou sequer se havia disso antes, mas é uma opção.
Sim, deveria ter levado, até tinha anotado o dia. Mas passei por uma fase mais conturbada da minha vida, e deixei mesmo passar :/
Mensagem fundida automaticamente:

Geralmente, é um dos documentos que a faculdade pede e entende-se a sua importância. No entanto, espera por informações no site da faculdade, ou por outro meio, para saberes o que levar.

Houve alterações em relação a isso (Novo Programa Nacional de Vacinação):
A vacina contra o tétano também vai sofrer alterações passando a ser administrada aos 10, 25, 45 e 65 anos de idade. Após os 65 anos, a vacina volta a ser administrada de 10 em 10 anos.
Eu própria alterei a data que está escrita a lápis na capa para o ano em que fizer 25 anos, para levar isso certinho para a matrícula, no ano passado.

Isso é sugerido no pré-requisito, mas apenas se o médico que te avaliar achar relevante!! Se não for necessário, não é obrigatório levar.
Aliás, fazer exames de raio x só por fazer é completamente desnecessário, tendo em conta a exposição à radiação.
Diz-me então: tu fizeste isso, e levaste o boletim com essa alteração feita para as matrículas, e correu tudo bem? Não te levantaram problemas?

Última edição:

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Sim, deveria ter levado, até tinha anotado o dia. Mas passei por uma fase mais conturbada da minha vida, e deixei mesmo passar :/
Provavelmente não teriam te deixado fazer a vacina, porque isso iria contra o PNV atual. Iriam te informar sobre essa alteração, em que só voltas aos 25 anos e não aos 20, e corrigiam a data no boletim, tal como eu própria fiz.
Diz-me então: tu fizeste isso, e levaste o boletim com essa alteração feita para as matrículas, e correu tudo bem? Não te levantaram problemas?
Não haveria razão para levantarem problemas. Eles não sabem quem escreveu aquilo a lápis, se fui eu, um médico ou a minha mãe, p. ex. De qualquer das maneiras, segue o atual PNV, portanto, está tudo correto. Não ia de propósito à médica de família só para ela alterar uma data a lápis, quando eu posso fazer a mesma coisa em casa. Provavelmente podiam era levantar questões se tivesses uma data já passada lá escrita, porque deveria ter a nova data futura de vacina. De qualquer forma, se isso acontecesse e sabendo que, atualmente, a vacina do tétano dá-se aos 25 e não aos 20, não haveria problema algum, porque as vacinas estão todas em dia e só faltou mudar aquela data, consequência essa das alterações recentes do PNV. Eles iriam compreender isso.

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Provavelmente não teriam te deixado fazer a vacina, porque isso iria contra o PNV atual. Iriam te informar sobre essa alteração, em que só voltas aos 25 anos e não aos 20, e corrigiam a data no boletim, tal como eu própria fiz.

Não haveria razão para levantarem problemas. Eles não sabem quem escreveu aquilo a lápis, se fui eu, um médico ou a minha mãe, p. ex. De qualquer das maneiras, segue o atual PNV, portanto, está tudo correto. Não ia de propósito à médica de família só para ela alterar uma data a lápis, quando eu posso fazer a mesma coisa em casa. Provavelmente podiam era levantar questões se tivesses uma data já passada lá escrita, porque deveria ter a nova data futura de vacina. De qualquer forma, se isso acontecesse e sabendo que, atualmente, a vacina do tétano dá-se aos 25 e não aos 20, não haveria problema algum, porque as vacinas estão todas em dia e só faltou mudar aquela data, consequência essa das alterações recentes do PNV. Eles iriam compreender isso.
Por acaso até fui eu próprio a alterar :D .Muito obrigado pela tua resposta, tiraste uma preocupação de cima de mim

• Like
Reactions: Birdy
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Boletim de Vacinas Concurso Nacional e Locais - Público 7
L Erro Boletim de Inscrição para exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Provas de ingresso escolhidas no boletim de inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
H Formulário ou boletim de inscrição? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Joao Loureiro Boletim de Inscrição - Item 3.3 e 4.5 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
C Preenchimento do boletim de inscrição em exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 63
J Perda do recibo Boletim de Inscrição nos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
mariamatos Código de curso no boletim de inscrição para os exames de 12º Ensino Secundário 4
M Boletim de Inscrição dos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Leonardo Viegas Exame da 2ª fase pode passar para a 1ª fase do ano a seguir? Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Receio que a média das universidades aumentem e não consiga concorrer para o ano. Candidatos 2020/2021 2
C Quais os materiais que preciso para o curso de Eng. Mecanica ? Tecnologias 0
C Notas e médias para Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
D Disciplinas para subir a média ciências e tecnologias Ensino Secundário 15
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
Annie_ FLUL Entrevista para mestrado em ensino de línguas, o que esperar? - FLUP Universidade de Lisboa 0
L Qual é o curso adequado para mim? Ensino Superior 3
J Matrículas para o 12ªano Ensino Secundário 0
Ines88 2020 inscrição para ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ângela A. Matrícula para o 12º ano Ensino Secundário 2
D Apontamentos para a calculadora gráfica Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Transição do 11° para 12° Ensino Secundário 3
R FLUP Concurso especial para licenciados Universidade do Porto 0
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Resumos para exames de fq e bg Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
I Aprovação para o 12 ano Ensino Secundário 3
H Vou para o 10 e tenho dúvidas -Geografia Ensino Secundário 2
MargaridaCruz2003 Transição 11º para o 12º Ensino Secundário 2
jjasferreira É necessário repetir um exame de 11º ano para obter positiva, se não for Prova de Ingresso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Deniz Ozturk Qual universidade escolher para o curso de Arquitetura? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
K ENIDH Área relevante de Matemática para CTESP Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
O Disciplinas para subir as notas no 12º ano Ensino Secundário 5
D Que legitimidade ética tem um Estado de geolocalizar os seus cidadãos para controlar uma pandemia? Ensino Secundário 1
D Ingresso para Medicina Dentária Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Vou para o 10° ano e agora? Ensino Secundário 3
Rosmary F Manual Preparação para o Exame Editora Leya BG Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Do 10º para o 11º, surgiram-se algumas dúvidas e receios Ensino Secundário 3
lenadias Soluções de ficha sobre o Sarau da Trindade para o manual "Entre nós e as palavras 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 1
C Grupo de estudo para os exames português e Historia A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 40
M Ensino a distancia dizem mal;mas quando as formacoes ficam fisicamente inacessiveis para alguns candidatos,deviam ter essa opcao Ensino Superior 2
Hashima Tranferência da ESAD.CR para a FAUL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mara Mota Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Desmotivação para estudar para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
N AJUDA PARA TESTE MATEMÁTICA A 11º ANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
deltabit Algumas questões para debate sobre trabalho, salário e futuro Geral 0
I Mudança de curso miersi para lei Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Querendo concretizar sem me repetir:realisticamente-ensino superior contribui para empregabilidade e realizacao profissionalizante num curso apos lice Arquivo 0