Bolsa de ação social da dges

Matrícula
21 Fevereiro 2021
Olá.
Eu matriculei-me numa universidade privada dia 6 deste mês, embora ainda não tenha pago, e então disseram me que tenho 20 dias desde esse dia para tratar da bolsa.
Eu tenho algumas questões, se conseguirem me responder as questões agradeceria imenso.
Visto que já terei de pagar 2 meses de propinas por inteiro, se me candidatar á bolsa de ação social, a bolsa vai ser menor e neste caso não vai cobrir estes dois meses?
Quando me candidatar á bolsa, demorará muito a ser aceite? E quando aceitarem vou ter direito imediato á bolsa?
A bolsa de ação social cobre o valor inteiro das propinas? (As minhas propinas são de 357€ por mês)
Enquanto eu estiver nesse prazo dos 20 dias, não há problema nenhum? Não irei ter a minha bolsa declinada? (Esta pergunta é um pouco estúpida mas eu não confio muito nesse prazo)
E por fim, embora isto não seja sobre a bolsa mas é necessário para a obter, posso obter os dados do património mobiliário sem ter de ir diretamente ao banco e sem ir ao portal de finanças? (Neste momento não tenho acesso ao portal de finanças)

Solução
Olá @Tomás Taveira
Visto que já terei de pagar 2 meses de propinas por inteiro, se me candidatar á bolsa de ação social, a bolsa vai ser menor e neste caso não vai cobrir estes dois meses?
Desde que faças a candidatura dentro daqueles 20 dias não és prejudicado.
Quando me candidatar á bolsa, demorará muito a ser aceite? E quando aceitarem vou ter direito imediato á bolsa?
Varia muito, pode ser poucas semanas a alguns meses. Quando sair o resultado recebes as prestações em atraso no fim desse mês. A partir daí recebes as prestações todos os meses.
A bolsa de ação social cobre o valor inteiro das propinas? (As minhas propinas são de 357€ por mês)
Depende dos rendimentos do teu agregado familiar. O valor...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Tomás Taveira
Varia muito, pode ser poucas semanas a alguns meses. Quando sair o resultado recebes as prestações em atraso no fim desse mês. A partir daí recebes as prestações todos os meses.
Depende dos rendimentos do teu agregado familiar. O valor mínimo de bolsa que podes receber está abaixo desses valores de propina. Podes sempre tentar simular aqui:
Enquanto eu estiver nesse prazo dos 20 dias, não há problema nenhum? Não irei ter a minha bolsa declinada? (Esta pergunta é um pouco estúpida mas eu não confio muito nesse prazo)
Certo.
E por fim, embora isto não seja sobre a bolsa mas é necessário para a obter, posso obter os dados do património mobiliário sem ter de ir diretamente ao banco e sem ir ao portal de finanças? (Neste momento não tenho acesso ao portal de finanças)
Se tens esses dados contigo através de outros meios, sim.

Solução
Matrícula
21 Fevereiro 2021
Olá @Tomás Taveira

Depende dos rendimentos do teu agregado familiar. O valor mínimo de bolsa que podes receber está abaixo desses valores de propina. Podes sempre tentar simular aqui:

Certo.

Se tens esses dados contigo através de outros meios, sim.
Muito obrigado pelas respostas todas.
Em relação aos dados do património, eu não tenho os dados todos comigo, e por isso também não consigo fazer a simulação neste preciso momento. No entanto eu sempre tive escalão B, não sei se isso pode dar uma estimativa. Pelo que percebi, o valor mínimo da bolsa é de 800 e tal euros, mas isso é por ano certo? Ou por mês? Porque as minhas propinas dariam 3570€ por ano e isso é bem mais alto do que o valor mínimo da bolsa.
Peço desculpa por estas perguntas mal informadas mas eu gostaria de ter já um plano antes de começar a pagar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No entanto eu sempre tive escalão B, não sei se isso pode dar uma estimativa. Pelo que percebi, o valor mínimo da bolsa é de 800 e tal euros, mas isso é por ano certo? Ou por mês?
Certo, por ano.
Porque as minhas propinas dariam 3570€ por ano e isso é bem mais alto do que o valor mínimo da bolsa.
Exacto, daí ter referido que podes receber abaixo disso. Só fazendo a simulação.