Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Disseram ao meu pai que se pagava 12,50€ por esse papel... Então ele tentou aceder pela caixa direta que é através da Internet, mas não consegue, diz que os dados estão incorretos... Alguém sabe como é que temos acesso à nossa conta através da Internet?

Sim eu estava a dizer para acederes pela caixa direta. Junto do banco eles dão-te os dados de acesso corretos.

Sim eu estava a dizer para acederes pela caixa direta. Junto do banco eles dão-te os dados de acesso corretos.

Não é isso, imagina, para ir diretamente ao banco e pedir o papel com essa informação tenho que pagar 12,50€ e para evitar pagar esse dinheiro desnecessariamente optei por aceder à caixa direta, ou seja, acedi à conta pela Internet. O problema é que não consigo aceder. Supostamente temos de ter um número de utilizador e um código, que retiramos diretamente do multibanco certo? É isso que quero confirmar, como aceder à caixa direta, com que dados?

Não é isso, imagina, para ir diretamente ao banco e pedir o papel com essa informação tenho que pagar 12,50€ e para evitar pagar esse dinheiro desnecessariamente optei por aceder à caixa direta, ou seja, acedi à conta pela Internet. O problema é que não consigo aceder. Supostamente temos de ter um número de utilizador e um código, que retiramos diretamente do multibanco certo? É isso que quero confirmar, como aceder à caixa direta, com que dados?
Para acederes à caixa direta precisas de falar no banco! Não tens acesso aos códigos pelo multibanco. Eu tenho caixa direta e quando abri a minha conta a senhora perguntou se eu queria os dados de acesso e deu-me. Se não tens os dados, ou não estão a funcionar o melhor que tens a fazer é falar no banco e pedir novos dados de acesso, não se paga para isso.

Para acederes à caixa direta precisas de falar no banco! Não tens acesso aos códigos pelo multibanco. Eu tenho caixa direta e quando abri a minha conta a senhora perguntou se eu queria os dados de acesso e deu-me. Se não tens os dados, ou não estão a funcionar o melhor que tens a fazer é falar no banco e pedir novos dados de acesso, não se paga para isso.

Pensava que era a partir do multibanco. Obrigada!

• Like
Reactions: Silvia Baptista
Depende muito de caso para caso. Podem até não pedir absolutamente mais nada. Se acontecer, és notificada e tens 10 dias para fazer a entrega desses documentos. Fica descansada :)

Obrigada pelo esclarecimento. Agora só resta aguardar.
Um resto de boas férias!!

Olá @davis,
Olá @dottraw

Os resultados costumam sair em meados de outubro/inícios de novembro. Tipicamente os candidatos à bolsa não pagam já as propinas, ficando a aguardar pela resposta do pedido. Mas terás de confirmar junto da instituição em causa.

--- Post atualizado ---
Tal como disseste, também eu pensava que os candidatos à bolsa não pagariam as propinas no mesmo prazo que os alunos que não beneficiam/não se candidatam mas, segundo a FLUL, não é assim que funciona. Ora, na minha opinião, a organização deste tipo de coisas deixa muito a desejar porque muitos alunos, como eu, não têm a capacidade financeira para realizar o pagamento dos primeiros 20% das propinas + o passe dos transportes sem a ajuda da bolsa. Ainda irei contactar a DGES acerca disto pois não faz sentido porque eu sou o único membro do meu agregado familiar, não tenho quaisquer rendimentos e, desta forma, posso estar a comprometer a minha entrada no ensino superior pois não consigo alcançar os valores que me são pedidos. Supostamente, se um aluno requisita apoio social, é porque não tem possibilidade de chegar aos valores necessários para frequentar o ensino superior, então e quem não tiver mesmo possibilidade alguma? Fica privado de entrar na faculdade?

Quanto aos passes dos transportes públicos, sabes se funciona da mesma forma? Isto é, os passes têm desconto consoante se o aluno é ou não beneficitário do apoio da ação social do ensino superior, terei de pagar o preço regular até saírem os resultados da bolsa?

Obrigado pela resposta e desculpa o desabafo.

Boas, eu ja renovei a bolsa de estudos para este ano, mas nao consigo fazer a contratualizacao e diz me que aguarda informação academica... Eu gostava de perceber porque nao consigo fazer a contratualizacao...

Cumprimentos

Boas ! Eu quero me candidatar a bolsa e tá tudo preparadinho para tal quando reparo que o CC do meu pai expirou o mês passado ....há algum problema em preencher os dados mesmo com um dos cc's expirado?
Obrigado desde já
Agradecia uma resposta breve

Boas ! Eu quero me candidatar a bolsa e tá tudo preparadinho para tal quando reparo que o CC do meu pai expirou o mês passado ....há algum problema em preencher os dados mesmo com um dos cc's expirado?
Obrigado desde já
Agradecia uma resposta breve
Não há problema. Os dados continuam a ser os mesmos.

Boa tarde,
Candidatei-me a bolsa do ensino superior publico, mas o meu agregado mudou, a minha mae mudou de casa em julho. O meu IRS do ano passado continua com ela (pois era dependente).
Se ela ja nao é do meu agregado, como faço?

Boa tarde. No carregamento dos documentos carreguei o documento da segurança social na situação tributária como faço para corrigir? Obrigada.

Olá, eu mudei de curso/instituição e gostaria de saber se alguém sabe como mudar os dados para concorrer à bolsa de estudo, no site da dges li que era assim "Na sua página pessoal, no separador «Dados pessoais» tem de carregar no botão «pedir alteração». Em seguida seleciona o tipo de instituição de ensino, a instituição de ensino e o curso. Indica a data da mudança de instituição e/ou curso e submete." No entanto a minha dúvida é em que local se encontra a minha página pessoal porque quando acedo à conta onde efectuo a candidatura à bolsa não encontro esta opcção somente carregando no nome de user aparece para mudar a password :/ Se alguém me puder ajudar agradecia

Olá :)

Estou a realizar a candidatura à bolsa de estudo pela segunda vez (o ano passado tive bolsa) e quando chego à parte dos documentos só me pedem:
- Documento de autorização de consulta de dados da Segurança Social
- Documento de autorização de consulta de dados da situação tributária
- Comprovativo da não entrega de IRS 2015 (caso tenha idade igual ou superior a 17 anos e não conste como dependente), e comprovativo da consulta dos dados constantes na DMR (Declaração Mensal de Remunerações) /Modelo10, ambos emitidos pelas finanças.

Este último, como consto como dependente no IRS 2015 dos meus pais, não preciso de enviar, não é? * Mas o que acho estranho é o facto de não me pedirem mais nada...o ano passado pediram-me aqueles documentos todos! O que acham?

Obrigada!

* EDIT: Só agora percebi que fiz uma coisa mal, que foi por que não tinha declaração e era declaração eletrónica pois consto como dependente no IRS 2015 dos meus pais, daí me pedirem o comprovativo da não entrega do IRS 2015...tenho de mudar, mas neste momento não me deixam, dizem para tentar mais tarde...

Cometi o mesmo erro que o apresentado no teu *EDIT e queria saber quanto tempo demorou até poderes alterar o tipo de declaração IRS.
Obrigada pela atenção.

Boa noite. Quando realizei a minha candidatura ao ensino superior nao coloquei q era candidata à bolsa d estudo. Ainda me posso candidatar? Se sim como posso fazer? Obrigada :)