Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Olá, será que alguem me pode dizer o porque de nao conseguir fazer a contratualização? ja vou para o segundo ano e tudo... e lá na candidatura diz que aguardam informacao academica e eu ja me inscrevi a um mes

Cumprimentos

Olá @csa
Boa noite. Quando realizei a minha candidatura ao ensino superior nao coloquei q era candidata à bolsa d estudo. Ainda me posso candidatar? Se sim como posso fazer? Obrigada :)
Sim, até 30 de setembro. Contacta a DGES para te enviar os acessos.

Olá @Francisco Santos 18
Olá, será que alguem me pode dizer o porque de nao conseguir fazer a contratualização? ja vou para o segundo ano e tudo... e lá na candidatura diz que aguardam informacao academica e eu ja me inscrevi a um mes
O melhor será contactares a DGES.

• Like
Reactions: csa
Olá, boa tarde :)

Não sei se já fizeram esta pergunta aqui mas acabei este ano o secundário logo supostamente começaria o ensino superior agora e tenho direito à bolsa social..

No entanto, estou a ponderar parar um ano antes de iniciar o ensino superior. Isso faz com que eu perca o direito à bolsa? Ouvi uns rumores de que apesar de ter direito à bolsa social se parar um ano perco todo o direito a essa ajuda financeira, mas não tenho a certeza e precisava de saber. Se efetivamente perder o direito à bolsa, terei de iniciar a licenciatura este ano.

Desculpem parecer chato, mas alguem ja fez a contratualizção? Para se fazer a contratualização, é necessário a faculdade comunicar com a DGES para comprovar a minha inscrição? Se sim, demora quanto tempo?

Cumprimentos

Desculpem parecer chato, mas alguem ja fez a contratualizção? Para se fazer a contratualização, é necessário a faculdade comunicar com a DGES para comprovar a minha inscrição? Se sim, demora quanto tempo?

Cumprimentos
Sim a faculdade precisa de enviar esses dados, daí o resultado normalmente sair em Outubro.

Estou no último passo da candidatura e deparo-me com isto:

Comprovativo da não entrega de IRS 2016 (caso tenha idade igual ou superior a 17 anos e não conste como dependente), e comprovativo da consulta dos dados constantes na DMR (Declaração Mensal de Remunerações) /Modelo10, ambos emitidos pelas finanças

Eu consto como dependente, portanto presumo que não precise do comprovativo da não entrega do IRS, mas o que é o comprovativo da consulta dos dados constantes na DMR? Só falta este documento.

Btw sempre que faço refresh da página, o site faz um upload repetido de um dos documentos que pus (já vai em 4 documentos repetidos...) Acham que isso pode afectar a candidatura?

Boa tarde, no ano passado concorri à bolsa e tive direito à mesma, contudo eu acabei por desistir da faculdade. Este ano já me matriculei noutra faculdade, só que quando vou ao dges para pedir de novo a bolsa, aparece para a renovar e em vez de indicar a faculdade em que estou inscrita este ano, ainda aparece a faculdade em que me inscrevi no ano passado. O que devo fazer?

Boa tarde, alguém me sabe dizer como solicito umas credenciais de acesso para efetuar pedido de bolsa no site da dges?

Estou no último passo da candidatura e deparo-me com isto:

Comprovativo da não entrega de IRS 2016 (caso tenha idade igual ou superior a 17 anos e não conste como dependente), e comprovativo da consulta dos dados constantes na DMR (Declaração Mensal de Remunerações) /Modelo10, ambos emitidos pelas finanças

Eu consto como dependente, portanto presumo que não precise do comprovativo da não entrega do IRS, mas o que é o comprovativo da consulta dos dados constantes na DMR? Só falta este documento.

Btw sempre que faço refresh da página, o site faz um upload repetido de um dos documentos que pus (já vai em 4 documentos repetidos...) Acham que isso pode afectar a candidatura?
O DMR (Diário Mensal de Remunerações) é um documento que pedes na Segurança Social (o portal da Bolsa afirma que o consegues nas finanças mas está errado) e que basicamente tem o mesmo efeito que a declaração de IRS do ano transato: que não possuis rendimentos próprios.

Olá :) As inscrições para a bolsa só fecham dia 30 deste mês, certo? Que documentos são necessários à sua inscrição? E se eu congelar a matrícula e no seguinte ano letivo entrar noutro curso posso pedir bolsa na mesma? Muito obrigada :)

Olá! Estava a realizar a minha candidatura à bolsa de estudo quando na secção do "Património" preenchi os respetivos valores do depósito à ordem e a prazo, separando as unidades dos cêntimos com vírgulas (exemplo fictício: 23,736,87) e tudo o resto desta secção, quando cliquei para continuar e apareceu-me o seguinte:
Atenção
Por favor verifique os seguintes campos do seu formulário:
  • O valor Depósitos bancários à ordem deve ser maior ou igual que zero.
  • O valor Depósitos bancários a prazo deve ser maior ou igual que zero.
Porque é que não está a dar para continuar a candidatura corretamente, visto que preenchi conforme é devido (e quando os valores que indiquei não são inferiores a zero!)????

Agradecia opinião! :confused:

Olá! Estava a realizar a minha candidatura à bolsa de estudo quando na secção do "Património" preenchi os respetivos valores do depósito à ordem e a prazo, separando as unidades dos cêntimos com vírgulas (exemplo fictício: 23,736,87) e tudo o resto desta secção, quando cliquei para continuar e apareceu-me o seguinte:
Atenção
Por favor verifique os seguintes campos do seu formulário:
  • O valor Depósitos bancários à ordem deve ser maior ou igual que zero.
  • O valor Depósitos bancários a prazo deve ser maior ou igual que zero.
Porque é que não está a dar para continuar a candidatura corretamente, visto que preenchi conforme é devido (e quando os valores que indiquei não são inferiores a zero!)????

Agradecia opinião! :confused:
Estranho, tenta por 23766,87 (tira as vírgulas que indicam os milhares) e vê se dá assim.

• Like
Reactions: Sacs99
Estive a fazer a simulação da bolsa de estudo (com os valores aproximados aos que meti na bolsa, arrendondei apenas valores dos quais não estava completamente certa e mais vale colocar mais que menos), aqui diz que sem complementos (da residência por exemplo) eu teria direito a 3198€ da bolsa
Isto é possível/fiável ou o melhor é esperar para ver e não contar já que realmente tenha direito a algo e a esse valor também?

Estranho, tenta por 23766,87 (tira as vírgulas que indicam os milhares) e vê se dá assim.
Assim já me deixa continuar...mas o valor assim não se altera, não havendo vírgulas a separar os milhares?
--- Post atualizado ---
Assim já me deixa continuar...mas o valor assim não se altera, não havendo vírgulas a separar os milhares?
Coloquei agora um espaço no número e também me deixa continuar. Seguindo o exemplo anterior, ficou "23 736,87" e não "23736,87", como me tinha indicado. Acho que assim o valor não se altera.
Obrigada pela colaboração, desde já!

Olá :) As inscrições para a bolsa só fecham dia 30 deste mês, certo? Que documentos são necessários à sua inscrição? E se eu congelar a matrícula e no seguinte ano letivo entrar noutro curso posso pedir bolsa na mesma? Muito obrigada :)
Eu tinha essa duvida pq tb queria mudar de curso e contactei a dges e eles reencaminharam me partes do regulamento. Basicamente ha um ponto no regulamento na parte da atribuicao das bolsas que impoe uma condicao para quem quer concorrer a bolsa e ja esteve matriculado no ensino superior no ano anterior: ter completado x creditos (de momento nao me lembro do valor exato). Ora se congelares a matricula, a probabilidade de teres completado esse numero de creditos é baixa dependendo do q pretendas. Contudo se mudares de curso e nao tiveres tido bolsa no ano anterior, essa regra nao se aplica a ti como podes verificar pelo artigo 8° pelo que poderas na mesma estar em condicoes de te candidatares a bolsa e ela ser te atribuida se cumprires c as restantes condicoes.
Quanto a data de candidatura acabam dia 30 de setembro mas o prazo é extensivel para quem for colocado depois dessa data

Última edição:
  • Like
Reactions: blackuro
--- Post atualizado ---

Coloquei agora um espaço no número e também me deixa continuar. Seguindo o exemplo anterior, ficou "23 736,87" e não "23736,87", como me tinha indicado. Acho que assim o valor não se altera.
Obrigada pela colaboração, desde já!

De nada! Sempre tens o Guia do Candidato na página se tiveres dúvidas sobre como introduzir os valores.

• Like
Reactions: Sacs99