Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

littleheads

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2017
Curso
Artes Plásticas
Instituição
ESAD.cr - IPLeiria
Olá! Tenho uma dúvida.
Além de haverem 6 pessoas (contando comigo) a viverem na mesma casa (ou seja, temos a mesma morada fiscal), duas dessas pessoas (os meus irmãos mais velhos) fazem o IRS separado de nós.
A minha questão é se tenho de os considerar como agregado familiar (ficado então seis pessoas), ou, como fazem o IRS separado de nós, já não contam no agregado familiar. É que no IRS do meu pai (que é onde estou "inserida") não estão esses meus dois irmãos... É que hoje fui à universidade e disseram-me que os tinha de os juntar, mas não chegámos a dizer que IRS separado de nós ( e como os Serviços de Ação Social da minha universidade entretanto fecharam não pude tirar essa dúvida)

Desde já agradeço a resposta, e por favor respondam rápido, que é urgente pois as residências estam breve lotadas

Última edição:

Razvancb

Membro
Matrícula
12 Setembro 2016
Sobre a Contratualização.
Eu preenchi a contratualização tudo de acordo com as minhas informações, mas por UM grande lapso meu, na pergunta:

"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? *"

eu respondi não, pois comecei a ler os exemplos e não fazia parte de nenhum, mas depois de ter submetido a contratualização, reparei no último exemplo, onde me enquadro, e quando quis mudar para sim, já não conseguia. Devo mandar e-mail a eles, ou deixo simplesmente assim?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

joanapvdse

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
boa noite
na última parte da candidatura aparece um 3º documento, a declaração da não entrega do irs caso eu seja maior de 17 anos e não dependente, e a declaração da consulta dos dados presentes na DMR
a minha dúvida é a seguinte, vi aqui acima esclarecido que a declaracao da consulta dos dados presentes na DMR vem supostamente agregada à declaração da não entrega do irs caso eu seja maior de 17 anos e não dependente, mas eu consto como dependente no irs da minha mãe
como devo proceder para obter essa declaração dos dados da DMR? é necessário sequer obtê-la?

obrigada!

Armdco

Membro Dux
Matrícula
30 Junho 2015
Curso
Ano sabático
Como é que respondo a esta questão, se apenas estive inscrita a 30 ECTS?

upload_2017-9-12_23-27-22.png

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
Quando começam a marcar emtrevistas para a bolsa de estudo? Somos notificados por email, telemóvel ou na plataforma onde fazemos a candidatura? Se for na plataforma, em que área é?

• Like
Reactions: Armdco

Pedro Souza

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa tarde. Para eu me candidatar a um quarto na residência da universidade estão a pedir-me a "declaração de IRS(ou isenção caso não tenha entregue declaração)". Então como nunca tive rendimentos nunca entreguei declaração, que papel tenho que levar então para a universidade?

Tiago Pinho

Membro
Matrícula
21 Julho 2015
Curso
Mestrado Integrado Engenharia Civil
Instituição
FEUP
Boas. Eu já me matriculei na minha instituição,FEUP, e sou candidato á bolsa. Duas perguntas:
1-Já paguei as propinas iniciais,é necessário enviar o comprovativo da bolsa na mesma ou é indiferente?
2-No portal do dges da bolsa diz
''Ano Letivo 2017/2018
  • sem instituição-curso não tipificado: curso nao definido'' ,alguem me sabe explicar porque?

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Sobre a Contratualização.
Eu preenchi a contratualização tudo de acordo com as minhas informações, mas por UM grande lapso meu, na pergunta:

"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? *"

eu respondi não, pois comecei a ler os exemplos e não fazia parte de nenhum, mas depois de ter submetido a contratualização, reparei no último exemplo, onde me enquadro, e quando quis mudar para sim, já não conseguia. Devo mandar e-mail a eles, ou deixo simplesmente assim?
Boa tarde. Os S.A.S da sua instituição irão analisar a sua candidatura e consequentemente se fica ou abrangido pelo processo de contratualização, poderá se assim entender enviar como disse um e-mail a explicar a situação, mas a última palavra será sempre deles.
Devo alertá-lo para que se tem ajudas não declaradas I.R.S está fora do processo de contratualização
--- Post atualizado ---
Boa tarde. Para eu me candidatar a um quarto na residência da universidade estão a pedir-me a "declaração de IRS(ou isenção caso não tenha entregue declaração)". Então como nunca tive rendimentos nunca entreguei declaração, que papel tenho que levar então para a universidade?
Boa tarde. Poderá se assim o entender ir ás finanças do seu local de residencia e pedir uma declaração em como nao entregou a respetiva
--- Post atualizado ---
Olá! Tenho uma dúvida.
Além de haverem 6 pessoas (contando comigo) a viverem na mesma casa (ou seja, temos a mesma morada fiscal), duas dessas pessoas (os meus irmãos mais velhos) fazem o IRS separado de nós.
A minha questão é se tenho de os considerar como agregado familiar (ficado então seis pessoas), ou, como fazem o IRS separado de nós, já não contam no agregado familiar. É que no IRS do meu pai (que é onde estou "inserida") não estão esses meus dois irmãos... É que hoje fui à universidade e disseram-me que os tinha de os juntar, mas não chegámos a dizer que IRS separado de nós ( e como os Serviços de Ação Social da minha universidade entretanto fecharam não pude tirar essa dúvida)

Desde já agradeço a resposta, e por favor respondam rápido, que é urgente pois as residências estam breve lotadas
Boa tarde.
Deve então informar quem de direito que nao estão incluidos no seu agregado familiar, se possivel comprovar com a nota de liquidação do I.R.S

Francisco Santos 18

Membro Veterano
Matrícula
18 Maio 2016
Curso
Finanças
Instituição
Iscal
Boa tarde. Os S.A.S da sua instituição irão analisar a sua candidatura e consequentemente se fica ou abrangido pelo processo de contratualização, poderá se assim entender enviar como disse um e-mail a explicar a situação, mas a última palavra será sempre deles.
Devo alertá-lo para que se tem ajudas não declaradas I.R.S está fora do processo de contratualização
--- Post atualizado ---
Assim terei que ir a entrevista? É porque eu tambem coloquei ajudas nao declaradas em IRS, as mesmas do ano anterior... ou seja é como se nada tivesse mudado... e achas que poderão muito a responder? O ano passado, o meu caso foi um exagero, tendo ido so uma entrevista e tudo, so me pagaram em Janeiro, quase no fim do 2º semestre!

Razvancb

Membro
Matrícula
12 Setembro 2016
Assim terei que ir a entrevista? É porque eu tambem coloquei ajudas nao declaradas em IRS, as mesmas do ano anterior... ou seja é como se nada tivesse mudado... e achas que poderão muito a responder? O ano passado, o meu caso foi um exagero, tendo ido so uma entrevista e tudo, so me pagaram em Janeiro, quase no fim do 2º semestre!

Janeiro não é nada exagerado hahaha, só recebi resposta em Março :/

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Olá! Tenho uma dúvida.

Boa tarde.
Deve então informar quem de di
Boa tarde. Tudo depende de quem análisar o teu processo.
O que está definido para quem entrar no processo de contratualização, é que após a comunicação da inscrição, no prazo de 5 dias úteis terá ou não a bolsa deferida.
Caso não sejas abrangido pelo processo, no prazo máximo de 30 dias terás a tua resposta á bolsa.

• Like
Reactions: Mstudent17

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Boa tarde.
Deve então informar quem de di

Boa tarde. Tudo depende de quem análisar o teu processo.
O que está definido para quem entrar no processo de contratualização, é que após a comunicação da inscrição, no prazo de 5 dias úteis terá ou não a bolsa deferida.
Caso não sejas abrangido pelo processo, no prazo máximo de 30 dias terás a tua resposta á bolsa.
bem isso nao é bem verdade,na teoria está escrito assim,mas já se passaram 30 dias da minha candidatura á bolsa e nada....da ultima vez que fui lá disseram me que só faltava a autorização da direçao,mas entretanto já se passou uma semana...pode ser que a resposta venha amanha talvez,eu vi no regulamento que o prazo máximo para sair o calendário dos pagamentos é ate amanha,por isso pode ser que comecem a despachar pedidos amanha também (muita esperança :D)

F.cruz

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
bem isso nao é bem verdade,na teoria está escrito assim,mas já se passaram 30 ias da minha candidatura á bolsa e nada....da ultima vez que fui lá disseram me que só faltava a autorização da direçao,mas entretanto já se passou uma semana...pode ser que a resposta venha amanha talvez,eu vi no regulamento que o prazo máximo para sair o calendário dos pagamentos é ate amanha,por isso pode ser que comecem a despachar pedidos amanha também (muita esperança :D)
João
Uma coisa é teoria outra prática....
Boa sorte

• Like
Reactions: Mstudent17

Mariana97

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2017
Será que me podem ajudar. Pedi as credencias de acesso à bolsa na segunda e consegui entrar na altura. Hoje não estou a conseguir entrar e agora não sei o que tenho de fazer.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Será que me podem ajudar. Pedi as credencias de acesso à bolsa na segunda e consegui entrar na altura. Hoje não estou a conseguir entrar e agora não sei o que tenho de fazer.
estás a colocar tudo certo? nao mudas te a pass ou estas a esquecer te de alguma maiuscula?

Nina98

Membro Caloiro
Matrícula
14 Setembro 2017
Instituição
FCSH - UNL
Boa tarde, na candidatura para a bolsa na secção documentos a entregar como posso eliminar o ficheiro "Documento de autorização da segurança social" ? .... por engano coloquei o ficheiro errado