1. O Uniarea foi eleito o melhor blog do ano na categoria Educação! Obrigado a todos os que votaram e ao longo dos últimos 3 anos tornaram este projecto possível. Este é um prémio de toda a comunidade. Obrigado! :)
    Fechar Aviso

Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Discussão em 'Bolsas e Residências' iniciado por David, 9 Janeiro 2015.

1. Ricsil

Ricsil Membro Caloiro

Matriculado:
    27 Novembro 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    De nada, Davis.Desconhecia por completo a existência do mesmo.Foi mesmo muito recente e foi um pouco por acaso.Fazem um excecional trabalho,parabéns.
    Em relação à minha dúvida,agora tenho outra dúvida:
    A qual das bolsas é melhor eu me candidatar?: À "normal"? ou à "especial" para quem tem grau de incapacidade?.Acho que faz sentido a dúvida.

davis gostou disto.
  2. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    13,698
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Às duas. Esta nova bolsa é independente da outra, pelo que diria até que podes acumular as duas.

3. Laura R Oliveira

Laura R Oliveira Membro Caloiro

Matriculado:
    28 Setembro 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa tarde. Concorri à bolsa de estudos e o que me foi atribuído foi metade relativamente ao ano anterior. Já enviei uma oposição, gostava de saber agora qual é o processo e se analisam outra vez no meu caso. Obrigada.

4. Ana Tan

Ana Tan Membro

Matriculado:
    26 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    10
    Curso:
    Tradução
    Instituição:
    FLUL
    Aos que contactaram a DGES quanto às bolsas, fizeram-no por email?

5. P.Moreira

P.Moreira Membro Caloiro

Matriculado:
    30 Novembro 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa Tarde!
    Candidatei-me a bolsa de estudos este ano letivo, estando inscrito no ano letivo anterior a mais de 60 ects. Em quantos ects tive de ter aproveitamento no ano anterior para ter bolsa?
    Obrigado

6. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    13,698
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Olá @P.Moreira
    O regulamento antigo exigia 60% desses créditos, o que para quem tinha a inscrição nos 60 "normais" seriam 36. No teu caso o valor seria superior, é fazer as contas. No entanto, este ano o regulamento sofreu uma alteração, e a exigência passou a ser de 36 ECTs concluídos para quem tem inscrição em 60 ou mais.
    Quem renovar a bolsa de estudos receberá apoio provisório automaticamente | Uniarea

7. lenav

lenav Membro Caloiro

Matriculado:
    6 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
    alguém sabe se a dges ainda vai demorar muito tempo a dar as respostas? é que conheço imensa gente que ja soube o resultado da bolsa e eu ainda nao sei de nada...começo a ficar um bocadinho preocupada :/

Dreis275 gostou disto.
  8. Dreis275

Dreis275 Membro

Matriculado:
    12 Setembro 2017
    Gostos Recebidos:
    10
    Contacta os teus SAS, eu fiz isso e a minha candidatura foi rapidamente (3 semanas) despachada (isto no meu caso, contacta-los não é uma receita milagrosa). As vezes as candidaturas tendem a "perder-se" no meio de tantas, se pretendes seguir o meu conselho convém despachares-te pois de acordo com o regulamento se até dia 10 não tiveres resposta só pra janeiro!

9. Janiceflora95

Janiceflora95 Membro Caloiro

Matriculado:
    1 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Olá, bom dia. Tenho uma dúvida em relação ao complemento de alojamento dado na bolsa de estudo que gostava de ver esclarecida com situações idênticas de pessoas que estiveram na mesma situação.
    Moro em Ovar e para o ano vou me candidatar a mestrados na faculdade do Porto e na faculdade de Coimbra. Se optar por me matricular na faculdade do Porto, poderei vir a receber o complemento de alojamento, mesmo tendo comboio e metro disponíveis em vários horários?

10. fraser

fraser Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    6 Julho 2015
    Gostos Recebidos:
    3,744
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    NMS|FCM
    Sim, caso não haja lugar para ti nas residências.

11. dottraw

dottraw Membro

Matriculado:
    21 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    1
    Curso:
    Tradução
    Instituição:
    FL Universidade de Lisboa
    Boas, fui submetido a entrevista nos SAS da minha faculdade e indicaram-me que os encargos financeiros que terceiros têm comigo eram insuficientes/irrealistas, na medida em que apresentei valores monetários apenas e não em géneros, o que fez com que a minha candidatura necessite agora de uma nova declaração sob compromisso de honra já com estes dados incluídos. Assim, estou a proceder à reescrita da mesma mas tenho dúvidas em relação a que tipo de despesas incluir, tendo em conta que não apresento quaisquer rendimentos pessoais e vivo sem pai/mãe e sem qualquer outro familiar que me preste apoio.

Agradeço a resposta caso alguém me saiba ajudar.

12. Miguel Batista

Matriculado:
    20 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Mestrado - Design Industrial
    Instituição:
    Ubi
    Boa noite,
    Recebi hoje email do SAS a sulicitar mais documentos assim como os famosos compromissos de honra.
    A questão que gostaria de colocar é se extracto de remuneração registrado na segurança social e declaração mensal de remunerações são a mesma coisa uma vez que eu submeti a declaração mensal de remunerações de todos os elementos do agregado e neste momento estao a pedir a extracto de remuneração registrado na segurança social... :/

13. Dreis275

Dreis275 Membro

Matriculado:
    12 Setembro 2017
    Gostos Recebidos:
    10
    Boas, a mim pediram-me também o extrato de remunerações registado na segurança social, eu entreguei um documento que de facto se obtem na segurança social que apresenta o que recebeste (Ex: subsídios, abonos, pensões de alimentos, etc...) e o que "deste" como descontos e assim!

Miguel Batista gostou disto.
  14. Miguel Batista

Matriculado:
    20 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Mestrado - Design Industrial
    Instituição:
    Ubi
    Ok! Assim sendo deve ser um documento diferente da DMR modelo 10

Obrigado! :)

15. Razvancb

Razvancb Membro

Matriculado:
    12 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas pessoal, alguém me pode explicar o que é o IAS e o Pe na bolsa de estudos?

16. asdasdasdada

asdasdasdada Membro

Matriculado:
    14 Julho 2017
    Gostos Recebidos:
    7
    Boa noite, pessoal. Já mandaram para a conta do meu pai, no dia 27/11, os valores da bolsa referente aos meses de Set/Out/Nov (90€ cada)
    Mas e agora? O que temos de fazer com isso? Como é que se paga à faculdade? Alguém pode me orientar, por favor?

17. Madalena OliveiraMartins

Madalena OliveiraMartins Membro Caloiro

Matriculado:
    Quinta-Feira
    Gostos Recebidos:
    0
    Podiam-me dar um link onde esta informação se encontra por favor? Eu tinha lido isto anteriormente, no entanto recebi uma noticacao da DGES que não podia receber a bolsa por " conclusão do curso fora do período (estudante em regime de tempo integral).

Edit.
    Encontrei na Legislação-Regulamento de Atribuição de Bolsas:

f) Possa, contabilizando as inscrições já realizadas no nível de ensino superior em que está inscrito, concluir o curso com um número total de inscrições anuais não superior a n + 1, se a duração normal do curso (n) for igual ou inferior a três anos, ou a n + 2, se a duração normal do curso for superior a três anos;

Se esteve inscrito num CET ou numa licenciatura, por exemplo, com duração igual ou inferior a 3 anos, quer isto dizer que poderá concorrer a bolsa de estudo durante mais 1 ano (3+1 = 4 anos/4 inscrições).

Outros exemplos: Se o CET ou mestrado tiver a duração de 2 anos, poderá concorrer a bolsa durante 2+1=3 ou 3+1=4 anos/4 inscrições, desde que em todos os letivos obtenha aproveitamento ao mínimo de ECTS supra referidos;

BOLSAsup.com «» Candidatura a bolsa de estudo 2015/2016 - Quem pode concorrer?

Outra questão, eu neste ano extra vou concluir 30 ECTS que me faltam para a licenciatura (18 ECTS no 1o semestre + 12 ECTS no 2o semestre), isto enquadra-se no mínimo de 30 créditos em que temos de estar inscritos? pois também recebi a notificação
    "Estudante inscrito a menos de 30 ECTs " - mas eu só posso me inscrever para os outros 12 créditos em Fevereiro antes de começar o 2o semestre.

#2537 Madalena OliveiraMartins, 7 Dezembro 2017 às 20:26
    Última edição: 7 Dezembro 2017 às 22:07
  18. rickz

rickz Membro Caloiro

Matriculado:
    21 Julho 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas pessoal..
    Estou aqui com uma dúvida.. no SAS pediram-me para entregar recibos de vencimento do meu pai, mas o problema é que o patrão enganou-se a enviar os recibos de vencimento e mandou uns com uns valores todos trocados e que não coincidem com o seu rendiment, nem com o que está na seg. social
    Ele prometeu enviar uns novos para a semana, mas o prazo acaba hoje.. alguém sabe se existe problema em enviar fora do prazo? Eles enviam nova notificação e dão mais algum tempo, ou será melhor ligar para lá?

19. Mstudent17

Mstudent17 Membro Dux

Matriculado:
    16 Novembro 2015
    Gostos Recebidos:
    715
    Curso:
    Biologia (melhoria exames nacionais)
    Instituição:
    FCUP
    tens a certeza que o prazo acaba hoje? hoje é feriado e esses 10 dias costumam ser de dias úteis...

20. Ensino superior 98

Matriculado:
    3 Dezembro 2017
    Gostos Recebidos:
    5
    Boa tarde,
    Se desistir agora do curso que frequento e me candidatar através do concurso nacional de acesso para um outro curso, tenho que ter pelo menos 36 créditos para manter a bolsa:

- Mas estes têm de ser obtidos no mesmo curso que frequento atualmente, ou seja, se agora obtivesse cadeiras (através do pagamento das unidades curriculares isoladas) do curso que pretendo candidatar-me, para ir adiantando algumas cadeiras, obteria créditos que poderia somar aqueles que já tenho do curso que frequento então.

Loading...