Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

TiagoAlexandre15

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2017
Olá!!! O meu pedido a bolsa foi aprovado dia 7/12. No entanto, na parte dos pagamentos no site da DGES, só aparece a transferência relativa ao mês de Dezembro. Estou a achar estranho porque faltam os 3 meses anteriores. Alguém já passou por algo semelhante? Obrigada!
Boas pessoal, eu também estou com a mesma dúvida, no site só me aparece o mês de dezembro, isso quer dizer que já não me vão pagar os três meses anteriores? No resultado diz que a bolsa será paga em 10x sendo o primeiro mês o de Setembro...

lenav

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2016
Bom dia. Este mês recebi o resultado da bolsa que foi positivo, e entretanto já recebi uma mensagem a dizer que enviaram para a minha conta dinheiro..contudo, só me deram dinheiro relativamente ao mês de Dezembro, não deram o de Setembro, Outubro e Novembro! Alguem sabe se eles vão dar, e se sim, mais ou menos quando?

Razvancb

Membro
Matrícula
12 Setembro 2016
Bom dia. Este mês recebi o resultado da bolsa que foi positivo, e entretanto já recebi uma mensagem a dizer que enviaram para a minha conta dinheiro..contudo, só me deram dinheiro relativamente ao mês de Dezembro, não deram o de Setembro, Outubro e Novembro! Alguem sabe se eles vão dar, e se sim, mais ou menos quando?

O mesmo aconteceu comigo.

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Na minha área no site da DGES a situação é idêntica. Mas, por experiência própria no passado, sempre pagaram os meses atrasados juntamente com a primeira prestação da bolsa. Suponho que irá suceder o mesmo e que, relativamente à situação do site, será meramente indicativa! Esperemos! :)

Beatriz Es.

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2017
Olá :)
Frequentava o segundo ano de um curso no Ensino superior e entretanto anulei a matrícula.
Quanto à bolsa de estudo e ao programa mais superior, tenho que informar a minha situação ao DGES?
Com os melhores cumprimentos,
Beatriz

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Beatriz Es.
Quanto à bolsa de estudo e ao programa mais superior, tenho que informar a minha situação ao DGES?
Supostamente ao anulares a matrícula também são anuladas as bolsas, mas se queres ficar descansada podes sempre enviar um email aos serviços sociais da tua instituição.

• Like
Reactions: Beatriz Es.
Matrícula
9 Setembro 2015
Curso
Tradução Interpretação Português Chinês
Instituição
IPLeiria
Também só me aparece o pagamento do mês de Dezembro, independentemente do motivo podiam ter aviso que iam fazer isto.

Beatriz Es.

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2017
Já agora, sabem dizer-me durante quantos anos vou agora ter direito a beneficiar da bolsa, uma vez que anulei a matrícula no 2º ano do curso que frequentava e pretendo candidatar-me através do concurso nacional de acesso a um mestrado integrado com a duração de 5 anos?

Cumprimentos,
Beatriz

D

Deleted member 2018

Guest
Já agora, sabem dizer-me durante quantos anos vou agora ter direito a beneficiar da bolsa, uma vez que anulei a matrícula no 2º ano do curso que frequentava e pretendo candidatar-me através do concurso nacional de acesso a um mestrado integrado com a duração de 5 anos?

Cumprimentos,
Beatriz
Tens os 5 anos. Aplica-se a regra no n+2.

• Like

Beatriz Es.

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2017
Tens os 5 anos. Aplica-se a regra no n+2.
Desde já, obrigado pela rápida resposta.

Então isso quer dizer que, apesar de já ter beneficiado 1 ano e 4 meses da bolsa de estudo, e apesar de no próximo ano quando me candidatar ao novo curso não poder beneficiar da bolsa de estudo no primeiro ano , uma vez que não alcancei os 36 créditos, posso então beneficiar da bolsa durante 4 anos, a contar desde o 2º ano do novo curso, se tiver obtido aproveitamento no ano letivo anterior?

D

Deleted member 2018

Guest
Desde já, obrigado pela rápida resposta.

Então isso quer dizer que, apesar de já ter beneficiado 1 ano e 4 meses da bolsa de estudo, e apesar de no próximo ano quando me candidatar ao novo curso não poder beneficiar da bolsa de estudo no primeiro ano , uma vez que não alcancei os 36 créditos, posso então beneficiar da bolsa durante 4 anos, a contar desde o 2º ano do novo curso, se tiver obtido aproveitamento no ano letivo anterior?
Isso mesmo :)

• Like

Cristiana Antunes

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2017
Olá!
Entrei este ano para a faculdade, estou a estudar Engenharia do Ambiente no Técnico, só que tenho cada vez mais a certeza que aquilo não é para mim. Sou bolseira, e por isso tenho algum compromisso para com a universidade que me está a 'patrocinar'. O que mais quero é desistir agora, mas ainda tenho exames em janeiro e 0 de vontade de estudar para eles. Quero entrar para um curso na área da saúde em setembro próximo.
Se desistir agora como é que fica a situação da bolsa? Posso desistir agora, sem acabar o primeiro semestre ou tenho de acabar o primeiro semestre ou o ano inteiro? Tenho de devolver o que me pagaram de proprinas?
Obrigada!
Cristiana Antunes

ilona6

Membro
Matrícula
4 Agosto 2016
Boas pessoal, eu também estou com a mesma dúvida, no site só me aparece o mês de dezembro, isso quer dizer que já não me vão pagar os três meses anteriores? No resultado diz que a bolsa será paga em 10x sendo o primeiro mês o de Setembro...
Também só me aparece o pagamento do mês de Dezembro, independentemente do motivo podiam ter aviso que iam fazer isto.
Olá :) . Liguei para os Serviços de Ação Social (UL) e disseram me que esta situação aconteceu a muitos alunos. Os meses em falta irão ser transferidos, em princípio, no final do mês de Janeiro.

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Olá :) . Liguei para os Serviços de Ação Social (UL) e disseram me que esta situação aconteceu a muitos alunos. Os meses em falta irão ser transferidos, em princípio, no final do mês de Janeiro.

Honestamente, se isso realmente for assim, é uma valente de uma filha da p*tice! Peço desculpa por não encontrar outro termo (até porque este se adequa na perfeição). Visto que desde Setembro muita gente aguarda pelo pagamento das bolsas, é preciso nao ter a mínima consideração pelos estudantes para assim proceder.

Aguardemos o desenrolar da situação! :)

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Boas
Fui consultar o site da SIBS e hoje, na menor das probabilidades deve haver alguma transferência bancária. O mais provável é dia 27. Se alguém recebeu hoje, foram uns sortudos.
Boas festas e um feliz ano novo.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Cristiana Antunes
Se desistir agora como é que fica a situação da bolsa? Posso desistir agora, sem acabar o primeiro semestre ou tenho de acabar o primeiro semestre ou o ano inteiro? Tenho de devolver o que me pagaram de proprinas?
Se desistires agora ficas sem aproveitamento este ano. Não tens de devolver nada do que tenhas recebido este ano, mas implicará que não recebes bolsa numa próxima matrícula por falta de aproveitamento nesta.

Alternativamente, caso acabasses este ano com pelo menos 36 ECTS concluídos manterias a bolsa de estudos numa próxima matrícula, mesmo em situação de mudança de curso.

TiagoAlexandre15

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2017
Boas
Fui consultar o site da SIBS e hoje, na menor das probabilidades deve haver alguma transferência bancária. O mais provável é dia 27. Se alguém recebeu hoje, foram uns sortudos.
Boas festas e um feliz ano novo.
Boas! Onde é que se consulta no Site da SIBS se vão haver pagamentos? Tentei pesquisar e não consegui
Desejo-te igualmente boas festas e boas entradas.