Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

nicoletacvtgbhk

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2017
ola! tenho uma duvida que perciso que seja esclarecida urgentemente.
recebi uma notificacao a dizer que perciso de enviar declaracoes de compromisso de honra da mae , pai e da irma ,
o meu pai tem o trabalho independente , ali pede-me o valor mensal de 2016, eu vou buscar isso aonde, nas finanças ou na sigurança social?
depois contece que a minha irma esta no estrangeiro ela so vem verao as vezes em portugal , tenho algumas remuneraçoes dela ,como explico a situacao? ela n consegue assinar , ou seja fazer o compromisso de honra ,o que faco?
por acaso a minha mae esta de ferias,estou na mesma situacao ,ela trabalhou ate novembro , entretanto nao se foi enscrever no desemprego por ir de ferias, o que eu faco , se ela n esta ca e n consegue fazer isso?

mas tenho uma grande duvida, como faco esses compromissos de honra ? o que escrevo la dentro?
aqui vou anexar o que eles me pediram.

Attachments

• Screenshot_1.png
    Screenshot_1.png
    41.2 KB · Visitas: 6

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
ola! tenho uma duvida que perciso que seja esclarecida urgentemente.
recebi uma notificacao a dizer que perciso de enviar declaracoes de compromisso de honra da mae , pai e da irma ,
o meu pai tem o trabalho independente , ali pede-me o valor mensal de 2016, eu vou buscar isso aonde, nas finanças ou na sigurança social?
depois contece que a minha irma esta no estrangeiro ela so vem verao as vezes em portugal , tenho algumas remuneraçoes dela ,como explico a situacao? ela n consegue assinar , ou seja fazer o compromisso de honra ,o que faco?
por acaso a minha mae esta de ferias,estou na mesma situacao ,ela trabalhou ate novembro , entretanto nao se foi enscrever no desemprego por ir de ferias, o que eu faco , se ela n esta ca e n consegue fazer isso?

mas tenho uma grande duvida, como faco esses compromissos de honra ? o que escrevo la dentro?
aqui vou anexar o que eles me pediram.
Boas, o que tens de fazer é mencionar os rendimentos que os teus/dos teus pais, quantas pessoas que estão no teu agregado familiar e outra informação importante para a bolsa. No fim, tens de ter a assinatura de todos os membros da família com idade super a 18 anos, incluindo a tua.
Em relação ao resto, para ser honesto, é melhor ires as finanças que eles dão a lista de bens.

DanielaSGomes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2017
Curso
Comunicação Empresarial
Instituição
ISCAP
Bom dia,

Como todos os que receberam a confirmação da bolsa em dezembro, só me foi pago pela DGES esse mesmo mês. Já entrei em contacto com a SAS e eles dizem que também estão à espera de esclarecimentos por parte da DGES, uma vez que eles só estão encarregues da decisão e não dos pagamentos.

O problema agora é o seguinte: no website da DGES indica que o atendimento relativo à bolsa é feito de 2ª a 6ª, das 09h30 às 12h30, mas ao ligar para lá o atendimento automático diz que o atendimento se encontra encerrado e que agradecem o contacto às 2ªs, 4ªs e 6ªs.
Carreguei então no número 7 para falar com uma operadora (muito simpática) e a mesma disse que falou com as colegas da bolsa e que estas estavam ocupadas mas que, o que o atendimento automático estava a dizer não está correcto, para eu "tentar ligar até ao meio dia e meio". Ora, tentar para quê se o atendimento me diz sempre o mesmo?

Por isto, gostava de saber a quem me posso dirigir para apresentar queixa. Alguém me pode ajudar?

nicoletacvtgbhk

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2017
Boas, o que tens de fazer é mencionar os rendimentos que os teus/dos teus pais, quantas pessoas que estão no teu agregado familiar e outra informação importante para a bolsa. No fim, tens de ter a assinatura de todos os membros da família com idade super a 18 anos, incluindo a tua.
Em relação ao resto, para ser honesto, é melhor ires as finanças que eles dão a lista de bens.
mas a minha irma e minha mae nao estao em portugal, neste caso como faço se ela n podem assinar?

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Bom dia,

Como todos os que receberam a confirmação da bolsa em dezembro, só me foi pago pela DGES esse mesmo mês. Já entrei em contacto com a SAS e eles dizem que também estão à espera de esclarecimentos por parte da DGES, uma vez que eles só estão encarregues da decisão e não dos pagamentos.

O problema agora é o seguinte: no website da DGES indica que o atendimento relativo à bolsa é feito de 2ª a 6ª, das 09h30 às 12h30, mas ao ligar para lá o atendimento automático diz que o atendimento se encontra encerrado e que agradecem o contacto às 2ªs, 4ªs e 6ªs.
Carreguei então no número 7 para falar com uma operadora (muito simpática) e a mesma disse que falou com as colegas da bolsa e que estas estavam ocupadas mas que, o que o atendimento automático estava a dizer não está correcto, para eu "tentar ligar até ao meio dia e meio". Ora, tentar para quê se o atendimento me diz sempre o mesmo?

Por isto, gostava de saber a quem me posso dirigir para apresentar queixa. Alguém me pode ajudar?

Reclamações no site da DGES: Elogios, Sugestões e Reclamações | DGES
Reclamações Portal da Queixa: Portal da Queixa - Do problema à solução

MarianaRO

Membro Caloiro
Matrícula
28 Dezembro 2017
Boa Noite,

Eu tenho uma dúvida referente à questão da bolsa. Eu penso que para ter acesso à bolsa no ano seguinte (tenho bolsa este ano) tenho que ter 60% das cadeiras feitas que me inscrevo, certo? Ora no 1º semestre inscrevi-me em 6 e no 2º também me vou inscrever em 6. Isto significa que tenho que ter pelo menos 8 cadeiras feitas para ter acesso à bolsa para o ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MarianaRO , bem-vinda ao fórum,
Eu tenho uma dúvida referente à questão da bolsa. Eu penso que para ter acesso à bolsa no ano seguinte (tenho bolsa este ano) tenho que ter 60% das cadeiras feitas que me inscrevo, certo? Ora no 1º semestre inscrevi-me em 6 e no 2º também me vou inscrever em 6. Isto significa que tenho que ter pelo menos 8 cadeiras feitas para ter acesso à bolsa para o ano?
Não dá para ver as coisas assim, porque depende do peso de cada cadeira (os seus ECTS). O que está nas regras é que tens de fazer pelo menos 60% dos ECTS, logo tens de fazer pelo menos 36. Se todas as tuas cadeiras valem o mesmo (confirma isto), sim, estás a pensar bem. Bastam 8 cadeiras feitas para continuares a ter bolsa de estudos.

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
Boas!! Eu sou bolseira, contudo tenciono arranjar um parttime com contrato, ha alguma forma dos SAS da minha faculdade descobrirem? Tendo em conta que com contrato sao efetuados descontos para a S.S

rossy rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Boa noite! Gostava que alguém me conseguisse esclarecer uma dúvida.. a dges enviou me um email que tenho de entregar mais documentos, os 10 dias uteis começam a partir do dia em que fico notificado certo? ( ok agora a verdadeira questão)
O que q eles querem ao pedir isto? " o comprovativo do requerimento deve ser anexo a candidatura. "

Attachments

• Screenshot_20171229-233347.jpg
    Screenshot_20171229-233347.jpg
    81.4 KB · Visitas: 13
Matrícula
15 Julho 2017
Bom dia, gostava de te vos fazer uma questão. Este é o meu primeiro ano na faculdade, e sou bolseira. Se eu chumbar agora, neste primeiro semestre ( deixar mesmo uma cadeira para trás) é me logo retirada a bolsa, que estou a receber???
agradeço a resposta, obrigado!

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
No seguimento da presente situação relativa ao não pagamento das bolsa de estudo em atraso, procedi hoje com uma reclamação no site da DGES. Não sei se a mesma não será simplesmente ignorada. Todavia sugiro que quem se encontre na mesma situação, faça o mesmo. Até porque, reclamar em fóruns de pouco adianta.

Da ninha parte, penso que uma circular informativa seria de bom-tom e denotaria algum respeito quer por alunos quer por instituições de ensino superior que, ao que parece, também desconhecem o motivo para o sucedido.

Recorde-se que a partir do momento em que os alunos recebem a resposta relativa à bolsa de estudo, as universidades podem exigir o pagamento das propinas em atraso, e caso assim não procedam, perante a presente situação, será por questões morais e não porque não tenham apoio na actual legislação para tal.

Abraço.

DanielaSGomes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2017
Curso
Comunicação Empresarial
Instituição
ISCAP
Bom dia,

Voltei a ligar e sucedeu-se o mesmo com o atendimento automático. Carreguei novamente no número 7 e, de novo, expliquei à senhora o que se estava a passar (observação: acho que o estado já não paga o salário a esta senhora há algum tempo, porque ela fala como se estivesse a falar para os filhos dela depois destes não terem comido a sopa toda) e ela voltou a referir que é impossivel, ao que lhe respondi: "Desculpe mas não é impossível, se não, não estaria a carregar outra vez no número 7 e a falar consigo, teria carregado no número 1 e provavelmente já teria sido atendida. Acha que lhe ia dizer que é isso que está a acontecer sendo mentira?". Então, muito indignada, lá disse que ia falar com uma das colegas da parte das bolsas e lá passou a chamada.

A informação que então obtive foi que tentarão resolver toda a situação das bolsas no inicio de janeiro. Eu cá vou esperar sentada, quando eles têm que pagar algo ficamos sempre eternamente à espera, já quando a situação se inverte...

Boa sorte!

MónicaS

Membro
Matrícula
10 Setembro 2016
Boa noite
Recebi a resposta do pedido da bolsa para o meu segundo ano (já tive o ano passado) no dia 20/12. Entretanto achei estranho terem posto como bolsa provisória e não como definitiva, como ocorreu o ano passado.
Agora entrei no portal da dges, para consultar os dados da bolsa já que não recebi nada este mês, mas pensei que como só deram o resultado no dia 20 e como normalmente o dinheiro cai na conta no dia 26 que só fosse receber então em janeiro.... Acontece que naquele gráfico que mostra em que situação o teu processo se encontra em vez de estar no "deferido/indeferido" está em "audiência dos interessados".
Não recebi nenhuma notificação nem nenhum email até agora, nem procederam ao pagamento em dezembro sendo que supostamente deram um valor provisório.
Alguém me consegue explicar se esta situação é normal e referente à contratualização?
É que agora só vou conseguir ligar para os serviços de ação social na terça :/

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
Voltei a ligar e sucedeu-se o mesmo com o atendimento automático. Carreguei novamente no número 7 e, de novo, expliquei à senhora o que se estava a passar (observação: acho que o estado já não paga o salário a esta senhora há algum tempo, porque ela fala como se estivesse a falar para os filhos dela depois destes não terem comido a sopa toda) e ela voltou a referir que é impossivel, ao que lhe respondi: "Desculpe mas não é impossível, se não, não estaria a carregar outra vez no número 7 e a falar consigo, teria carregado no número 1 e provavelmente já teria sido atendida. Acha que lhe ia dizer que é isso que está a acontecer sendo mentira?". Então, muito indignada, lá disse que ia falar com uma das colegas da parte das bolsas e lá passou a chamada.

A informação que então obtive foi que tentarão resolver toda a situação das bolsas no inicio de janeiro. Eu cá vou esperar sentada, quando eles têm que pagar algo ficamos sempre eternamente à espera, já quando a situação se inverte...

Boa sorte!

Então ainda não há certezas de quando vamos receber os meses em atraso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Monica Martins
Bom dia, gostava de te vos fazer uma questão. Este é o meu primeiro ano na faculdade, e sou bolseira. Se eu chumbar agora, neste primeiro semestre ( deixar mesmo uma cadeira para trás) é me logo retirada a bolsa, que estou a receber???
agradeço a resposta, obrigado!
Continuas a receber a bolsa no segundo semestre. No ano seguinte manténs a bolsa se concluíres pelo menos 36 ECTS.

• Like
Reactions: Monica Martins

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
URGENTE
Eu sou bolseira, contudo tenciono arranjar um parttime com contrato, ha alguma forma dos SAS da minha faculdade descobrirem? Tendo em conta que com contrato sao efetuados descontos para a S.S

AgaGomes

Membro
Matrícula
28 Abril 2016
Bom dia, com certeza que já responderam a esta pergunta anteriormente mas de qualquer das formas. Recebi hoje o email com o resultado da bolsa ,quando e de que forma(mensalmente ou tudo de uma vez) é que vão depositar o montante na minha conta ? desde já obrigado pela atenção...

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
Bom dia, com certeza que já responderam a esta pergunta anteriormente mas de qualquer das formas. Recebi hoje o email com o resultado da bolsa ,quando e de que forma(mensalmente ou tudo de uma vez) é que vão depositar o montante na minha conta ? desde já obrigado pela atenção...

Recebes muito provavelmente dia 27 deste mês e por conta bancária.
Contudo quando a transferência for feita recebes um sms da DGES com essa info

• Like
Reactions: AgaGomes