Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Lolis

Membro
Matrícula
11 Dezembro 2017
Olá, só por curiosidade, um aluno que se vai candidatar a mestrado também tem direito à bolsa da ação social ou esta só se aplica a licenciaturas/mestrados integrados? (ou seja, só se aplica ao ciclo de estudos imediatamente a seguir ao secundário, sendo que depois disso é "cada um por si" e o estado não oferece ajuda, por exemplo, nos mestrados)

anacsilva

Estás a olhar para onde?
Colaborador Editorial
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Lisboa
@Lolis no Mestrado também tens direito sim. Eu entrei em Mestrado este ano lectivo e candidatei-me a bolsa.

• Like
Reactions: Lolis

tiagoabp

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2017
Recebi o resultado da bolsa, o meu pedido não foi aceite, no entanto inseri oposição ao resultado, pois tinha 10 dias uteis para o fazer. Acham que esta oposição pode alterar o resultado ou não? Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @tiagoabp
Recebi o resultado da bolsa, o meu pedido não foi aceite, no entanto inseri oposição ao resultado, pois tinha 10 dias uteis para o fazer. Acham que esta oposição pode alterar o resultado ou não? Obrigado
Não há forma de dizer, só mesmo analisando a situação em causa.

• Like
Reactions: tiagoabp

Headhunters

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Boas.A minha questão é a seguinte: tendo as instituições 15 dias úteis para responderem ao pedido de reclamação da bolsa o que é que se pode fazer caso a instituição não cumpra com o prazo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Headhunters
Boas.A minha questão é a seguinte: tendo as instituições 15 dias úteis para responderem ao pedido de reclamação da bolsa o que é que se pode fazer caso a instituição não cumpra com o prazo?
Podes tentar denunciar a situação à DGES.

hugodsousa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2018
Curso
Ciências da Comunicação
Instituição
Universidade Europeia
Boas, estou no ensino privado e ainda nao recebi resultados sobre a atribuição ou não da bolsa de estudo. É normal esta demora?

LauraK

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2017
Hello! Eu tenho o direito à bolsa mas o valor que me foi atribuído não chega para todas as minhas despesas... sabem se posso fazer um part-time este ano durante alguns meses, ou se isso interfere com o valor da bolsa do próximo ano (receber menos ou nem receber)?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @LauraK
Hello! Eu tenho o direito à bolsa mas o valor que me foi atribuído não chega para todas as minhas despesas... sabem se posso fazer um part-time este ano durante alguns meses, ou se isso interfere com o valor da bolsa do próximo ano (receber menos ou nem receber)?
O valor que receberes entrará em conta no cálculo do valor da bolsa do próximo ano.

• Like
Reactions: LauraK

Rashford98

Membro
Matrícula
12 Julho 2017
Boa tarde. Este ano não irei ter aproveitamento, uma vez que não irei atingir os 36 créditos (o que é necessário para me candidatar a bolsa). Para o ano caso tenha aproveitamento, poderei me recandidatar no ano seguinte? Ou nunca mais terei acesso à bolsa? Já agora, se não tiver aproveitamento este ano, para o ano poderei-me matricular no 1º ano sem que a nota de candidatura seja usada?
Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Rashford98
Este ano não irei ter aproveitamento, uma vez que não irei atingir os 36 créditos (o que é necessário para me candidatar a bolsa). Para o ano caso tenha aproveitamento, poderei me recandidatar no ano seguinte? Ou nunca mais terei acesso à bolsa?
Podes, sim. Se voltares a ter aproveitamento podes recuperar a bolsa.
Já agora, se não tiver aproveitamento este ano, para o ano poderei-me matricular no 1º ano sem que a nota de candidatura seja usada?
Como assim? No próximo ano fazes a renovação da matrícula com inscrição nas cadeiras que tiveres em atraso, e se sobrar créditos nas de 2º ano.

Ricsil

Membro
Matrícula
27 Novembro 2017
Bem. Estou com algumas dúvidas que se alguém soubesse agradecia.
A primeira dúvida é: se eu tentar mudar de curso e se for aceite terei direito na mesma à bolsa??.Eu estou com matricula congelada desde Agosto de 2007 e tenho andado a pensar este ano mudar para outro curso da mesma faculdade. Ora,no ano de 2006-2007 fui bolseiro mas devido a vários problemas pessoais congelei a matricula como eu disse nos posts antigos.Terei direito agora a bolsa no "novo" curso?.
Outra questão pertinente:
Se uma pessoa tentou antes mudar de curso e não conseguiu (ficou suplente), se insistir mais uma vez ou duas entra ou o sensato é não tentar mais vezes??.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ricsil
A primeira dúvida é: se eu tentar mudar de curso e se for aceite terei direito na mesma à bolsa??.Eu estou com matricula congelada desde Agosto de 2007 e tenho andado a pensar este ano mudar para outro curso da mesma faculdade. Ora,no ano de 2006-2007 fui bolseiro mas devido a vários problemas pessoais congelei a matricula como eu disse nos posts antigos.Terei direito agora a bolsa no "novo" curso?.
Depende. Nessa última matrícula chegaste a ter o aproveitamento mínimo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Não.Só fiz duas cadeiras.
Nesse caso pelo menos numa primeira instância a bolsa será recusada. Podes depois pedir um recurso se tiveres algum motivo válido para a falta de aproveitamento nesse ano.

Ricsil

Membro
Matrícula
27 Novembro 2017
Nesse caso pelo menos numa primeira instância a bolsa será recusada. Podes depois pedir um recurso se tiveres algum motivo válido para a falta de aproveitamento nesse ano.
Mas isso está mal feito porque se é outro curso não o mesmo curso devia-se ter a mesma bolsa.De qualquer forma, agradeço a resposta.Eu ainda vou pensar melhor se volto ao mesmo curso ou se mudo de curso mas cada vez mais penso que seja mudança de curso ou reingresso não voltarei a ter bolsa.Depois queixam-se do abandono do superior.Eles só pensam naqueles jovens e adolescentes,os menos jovens a partir dos 30 e tal anos não têm nenhum apoio.Acho isso malfeito.O governo anterior criou o programa "Retomar" mas era para alunos jovens e aderiram POUCOS porque o público-alvo era reduzido porque se fosse maior não tenho dúvidas que seria um grande sucesso.

MónicaS

Membro
Matrícula
10 Setembro 2016
Boa noite, encontro-me atualmente no 2º ano de determinado curso, no final do ano letivo passado tentei mudar para área que gostava mais mas não obtive sucesso :persevere: entretanto eu sei que se tentar mudar de curso este ano tenho uma maior chance de conseguir devido a um dos critérios de seleção estar a meu favor... acontece que tenho bolsa e já é o segundo ano que usufro dela. Se optar por mudar de curso e voltar então para o primeiro ano, tenho direito à bolsa só até ao segundo ano do novo curso? pois no novo primeiro ano já seria o terceiro ano em que iria ter direito e penso que para licenciatura disponibilizam apenas 4 anos de bolsa ou estou em erro?
Espero que não tenha ficado muito confuso :confounded: