Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @catarina.fonseca16
Olá, supostamente não tenho direito a bolsa. Até nem me importava de ir estudar para fora da cidade (Lisboa) mas isso traz gastos. O estado vai dar bolsas “programa + superior”. , qualquer pessoa pode ter essa bolsa?
No caso de não termos bolsa podemos ter algum tipo de ajuda financeira?
Só para quem tiver direito à bolsa de estudos da acção social.

Olá @joao142000
Posso candidatar-me ao ensino superior e só tratar da candidatura à bolsa uns dias depois ou tem que ser tudo ao mesmo tempo?
Podes, até dia 30 de setembro.

• Like
Reactions: joao142000
D

Deleted member 2018

Guest
Hello.

Pequena dúvida quanto à contratualização (fui bolseira agora no ano de 2017/2018):

No art. 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo, estão abrangidos pelo processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as condições desse mesmo artigo que se refere, várias vezes, ao art. 5.º (sobre a elegibilidade para atribuição originária da bolsa de estudo).

Segundo a alínea c) do art. 48.º, têm de continuar elegíveis as alíneas a), b), c), d), e), f) e h) do art. 5.º, deixando de fora a alínea g). Ora, a alínea g) refere-se ao máximo de rendimentos que devemos ter auferido...

Eu no ano de 2017 auferi um pouco mais do que os 7000 e tal máximos previstos na alínea g) do n.º 5. Se bem entendo, apesar disso, continuo elegível para (continuação da) atribuição da bolsa, certo? Mesmo que tenha auferido mais? (aliás, nem está exigido um tecto máximo, pelo bem que entendo?)

Obrigada!

P.s. Regulamento: https://dre.pt/application/file/a/107538039

P.P.S. @davis se mais ninguém vier ao meu auxílio, esclarece-me pfv antes que entre em pânico por não ter dinheiro para escrever a tese...
Sim, certo. Continuas a ter bolsa :)

• Like
Reactions: davis and anacsilva

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Olá pessoal! Não sou portuguesa, mas tenho o cartão de residência e já moro em Portugal há quase 4 anos, fiz todo o secundário aqui e, obviamente, os exames nacionais. Pretendo candidatar-me ao ensino superior e concorrer à bolsa de estudos, posso faze-lo? se concorrer, serei considerada estrangeira?
Outra dúvida: no meu caso, não sou comparada a estudante internacional, ou seja, pago a mesma propina que os estudantes portugueses, certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @juli
Olá pessoal! Não sou portuguesa, mas tenho o cartão de residência e já moro em Portugal há quase 4 anos, fiz todo o secundário aqui e, obviamente, os exames nacionais. Pretendo candidatar-me ao ensino superior e concorrer à bolsa de estudos, posso faze-lo? se concorrer, serei considerada estrangeira?
Outra dúvida: no meu caso, não sou comparada a estudante internacional, ou seja, pago a mesma propina que os estudantes portugueses, certo?
Podes ver as condições aqui:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea

Se estás a concorrer pelo concurso nacional, certo.

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
Boa tarde ,
É normal a demora para receber a mensagem para a candidatura a Bolsa de Estudo?

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
  • Like
Reactions: davis

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
Boa noite , na candidatura a bolsa no numero de documento de identificação aparece o que eu utilizei no ano passado (numero interno ).
Este ano o meu numero interno é diferente mas aquilo não me deixa mudar o documento de identificação . O que faço ?

AndréPinto

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
Olá! Já fiz a minha candidatura (ainda que não seja definitiva) e pedi bolsa, meti o meu número, tudo normal. Só que ainda não recebi nada, aparece isto "Por favor, aguarde a recepção, no seu telemóvel ou e-mail, das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo" desde ontem. Sabem quando é que recebo essas credenciais? Obrigado

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
Olá! Já fiz a minha candidatura (ainda que não seja definitiva) e pedi bolsa, meti o meu número, tudo normal. Só que ainda não recebi nada, aparece isto "Por favor, aguarde a recepção, no seu telemóvel ou e-mail, das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo" desde ontem. Sabem quando é que recebo essas credenciais? Obrigado
Eu tive o mesmo problema , é a primeira vez que te candidas a bolsa ?

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
O ano passado entrei na 1ª fase e pedi também estas credenciais só que não cheguei a pedir mesmo a bolsa porque depois saí na 2ª fase
Na pagina em que metes os dados que te enviam ( DGES - Candidaturas a Bolsas do Ensino Superior )
carrega em esqueci-me do codigo de utilizador e ou da palavra-chave e tenta utilizar as credenciais do ano passado . Eles devem enviar-te uma nova senha por já pertenceres ao sistema

• Like
Reactions: AndréPinto

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
Boa tarde,
à uns dias candidatei-me à universidade e em seguida à bolsa, e hoje reparei que aparecia onde consulto as coisas da bolsa, que a análise só seria completada depois de enviar informação sobre instituição de ensino e curso. Eu na candidatura deixei isso em branco pois não sabia em qual iria ficar colocado.
O que é que faço agora? há algum problema? será que não vou receber bolsa por não ter colocado instituição de ensino?
junto envio foto da mensagem que aparece

Attachments

Dreis275

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Boa noite, vou no ano letivo de 2018/2019 inscrever-me no 2º ano e fui bolseiro no ano anterior, tendo reunido as condições para me recandidatar á bolsa recandidatei-me, desta vez pelo processo da "contratualização" que de acordo com os despacho da DGES é mais rápido, a minha dúvida é só vou receber a resposta quando efetuar a inscrição para o 2º ano ou vou receber uma resposta brevemente e a informação quanto ao valor provisório quando me inscrever? Alguém que já fez a contratualização ne pode esclarecer sff? Desde já um obrigado!

Boa tarde,
à uns dias candidatei-me à universidade e em seguida à bolsa, e hoje reparei que aparecia onde consulto as coisas da bolsa, que a análise só seria completada depois de enviar informação sobre instituição de ensino e curso. Eu na candidatura deixei isso em branco pois não sabia em qual iria ficar colocado.
O que é que faço agora? há algum problema? será que não vou receber bolsa por não ter colocado instituição de ensino?
junto envio foto da mensagem que aparece
A informação referente á instituição e ao curso é atualizada automaticamente depois da colocação, não há problema é normal, além disto depois da colocação e pela minha experiência pode demorar umas semanitas a aparecer a informação, mas ela acaba por aparecer!

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
A informação referente á instituição e ao curso é atualizada automaticamente depois da colocação, não há problema é normal, além disto depois da colocação e pela minha experiência pode demorar umas semanitas a aparecer a informação, mas ela acaba por aparecer!
E depois não é preciso fazer nada?

Dreis275

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
E depois não é preciso fazer nada?
A informação é atualizada pelo sistema, se já preencheste a candidatura agora tens de esperar pela colocação e após esta a informação é disponibilizada automaticamente. Sinceramente não me lembro se é disponibilizada após a colocação ou após a colocação e a inscrição no establecimento mas de qualquer maneira ela é fornecida ao sistema automaticamente, não é perciso fazeres nada!

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Boa tarde,

A bolsa do DGES também beneficia alunos do 2º ciclo?

Se sim, preciso de fazer um novo registro como aluno do 2º ciclo??

Obrigado desde já