Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

BrubsPG

Membro
Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
UAlg
É o acordo do exercício do poder paternal sobre ti após um divórcio ou separação dos pais quando eras menor. Mesmo sendo maior de idade pedem, a mim também continuam a pedir.
Mas os meus divorciaram-se quando eu já era maior de idade, penso que não haja acordo nenhum sequer haha sabes onde posso arranjar o papel necessário?

MatildeOliveira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2016
Mas os meus divorciaram-se quando eu já era maior de idade, penso que não haja acordo nenhum sequer haha sabes onde posso arranjar o papel necessário?
Se se divorciaram contigo maior de idade acho que é mais esquisito dado que realmente já não existe qualquer acordo pois não existe a "guarda". Tenho quase a certeza que nesse caso o documento que pedem nem existe. Se calhar tenta contactar os serviços de ação social da tua faculdade para esclarecer que se divorciaram já contigo sendo maior... Talvez seja um erro.

• Like
Reactions: BrubsPG

Razvancb

Membro
Matrícula
12 Setembro 2016
Boa noite,
Pediram-me como documentos um "Extrato de remunerações registadas na segurança social" a um familiar meu, mas o mesmo não trabalhou este ano nem descontou. O que é que eu envio como documento?

D

Deleted member 2018

Guest
Boa noite,
Pediram-me como documentos um "Extrato de remunerações registadas na segurança social" a um familiar meu, mas o mesmo não trabalhou este ano nem descontou. O que é que eu envio como documento?
Vai lá e pede o documento que demonstra que não teve.

Bruna Tatiana

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2017
Curso
Enfermagem
Instituição
ESS - IPVC
Boa tarde!

Estou a candidatar-me à bolsa de estudos este ano, tendo tido direito a ela no ano letivo anterior.
Este ano, mudei de instituição de ensino, de uma privada para uma publica. Na contratualização está escrito que para ter direito novamente à bolsa, tenho de estar matriculada e inscrita na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior. Sendo que mudei de instituição mas continuo no mesmo curso, corro o risco de perder a bolsa este ano?

Mais uma questão: queria também começar a trabalhar em part-time, mas disseram-me que posso perder o direito à bolsa. Outros dizem que posso perder o direito à bolsa mas só para o ano, quando voltar a candidatar-me. Estou muita confusa!

Será que me podem ajudar, por favor?

Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Bruna Tatiana
Este ano, mudei de instituição de ensino, de uma privada para uma publica. Na contratualização está escrito que para ter direito novamente à bolsa, tenho de estar matriculada e inscrita na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior. Sendo que mudei de instituição mas continuo no mesmo curso, corro o risco de perder a bolsa este ano?
Não, fazes é a candidatura fora da contratualização anterior.
Mais uma questão: queria também começar a trabalhar em part-time, mas disseram-me que posso perder o direito à bolsa. Outros dizem que posso perder o direito à bolsa mas só para o ano, quando voltar a candidatar-me. Estou muita confusa!
O valor, se declarado, entrará nos rendimentos do agregado familiar para a candidatura à bolsa de estudos do próximo ano. Se perdes ou não depende dos valores em causa, terias de simular:
https://www.dges.gov.pt/simulador/

Mariana.Gonçalves

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2018
Olá.
Se deixarmos passar o prazo de entrega de documentos para a bolsa ainda tenho um prazo extra ou a bolsa fica automaticamente anulada?
Por favor ajudem me.

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
É normal ainda não ter obtido qualquer resposta em relação à bolsa?
É!!! O ano passado só recebi a resposta em Dezembro e este ano vai pelo mesmo caminho. No meu caso, alem de numero elevado de processos, soma-se a falta de técnicos para despachar os mesmos. Foi-me ainda dito que têm ordem para não submeter, para já, processos de pessoas cujo agregado nao tenha entregue declaração de IRS, pelo que, se é o teu caso, tal como eu, pode ainda demorar um pouco!

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
É!!! O ano passado só recebi a resposta em Dezembro e este ano vai pelo mesmo caminho. No meu caso, alem de numero elevado de processos, soma-se a falta de técnicos para despachar os mesmos. Foi-me ainda dito que têm ordem para não submeter, para já, processos de pessoas cujo agregado nao tenha entregue declaração de IRS, pelo que, se é o teu caso, tal como eu, pode ainda demorar um pouco!
Obrigada!! :)

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Olá.
Se deixarmos passar o prazo de entrega de documentos para a bolsa ainda tenho um prazo extra ou a bolsa fica automaticamente anulada?
Por favor ajudem me.
O melhor é falar o mais rapidamente possível com o SAS da faculdade e, de preferência, ter todos os documentos necessários ja prontos a entregar!

Bsantos10

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2018
Boa tarde! Recebi a notificação de resultado da bolsa e lá dizia o seguinte "O projeto de decisão aponta para o indeferimento do requerimento de atribuição de bolsa de estudo para oano lectivo de 2018/2019 apresentado por V. Exa, pelo(s) seguinte(s) motivo(s): Conclusão do curso fora do período estabelecido (estudante em regime de tempo integral)". Supostamente, estando num curso de 3 anos deveria tê-lo concluído em 4 anos, porém, não sei isto serve para alguma coisa, mas eu só tive bolsa em 3 dos 4 anos que já estive no curso. O que devo fazer?

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Boa tarde! Recebi a notificação de resultado da bolsa e lá dizia o seguinte "O projeto de decisão aponta para o indeferimento do requerimento de atribuição de bolsa de estudo para oano lectivo de 2018/2019 apresentado por V. Exa, pelo(s) seguinte(s) motivo(s): Conclusão do curso fora do período estabelecido (estudante em regime de tempo integral)". Supostamente, estando num curso de 3 anos deveria tê-lo concluído em 4 anos, porém, não sei isto serve para alguma coisa, mas eu só tive bolsa em 3 dos 4 anos que já estive no curso. O que devo fazer?
tambem estou a concluir a licenciatura de 3 anos em 4.....ainda nao recebi o resultado mas estou assustada :coldsweat:
esse calculo do n+1 esta definido nas regras,como é que podem ter dado essa decisao?? isso é sequer possivel?

Bsantos10

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2018
Nesse caso não há necessidade para preocupação.. Eu por uma cadeira tive agora de ficar mais um ano, o 5º, mas mesmo assim acho que deveria ter direito à bolsa porque não cheguei a ter os 4 anos :/

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Nesse caso não há necessidade para preocupação.. Eu por uma cadeira tive agora de ficar mais um ano, o 5º, mas mesmo assim acho que deveria ter direito à bolsa porque não cheguei a ter os 4 anos :/
ah isso é diferente! para teres direito a bolsa penso que tenhas de estar inscrita a pelo menos 30 ECTS,salvo a exceçao quando se está a concluir a licenciatura,que é o teu caso! mas pensando melhor eu penso que as contas que eles fazem ( o n+1) é apenas contando as matriculas e nao as candidaturas á bolsa " Possa, contabilizando as inscrições já realizadas no nível de ensino superior em que está inscrito, concluir o curso com um número total de inscrições anuais não superior a n + 1, se a duração normal do curso (n) for igual ou inferior a três anos, ou a n + 2, se a duração normal do curso for superior a três anos; "
olha apresenta recurso,no separador dos resultados em baixo tem essa opçao, le bem o regulamento e usa os artigos como fundamento da tua reclamaçao! boa sorte

• Like
Reactions: davis

Carla5598

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2016
Boa noite. Alguém sabe quanto tempo +/- demoram a responder a uma reclamação no DGES, relativamente ao resultado da bolsa? Submeti hoje a minha reclamação e estou a stressar um bocado com tanto tempo de espera :confused:

Além disso, as reclamações são tratadas nos SAS da universidade ou no DGES?
Obrigada :blush:

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Boa noite. Alguém sabe quanto tempo +/- demoram a responder a uma reclamação no DGES, relativamente ao resultado da bolsa? Submeti hoje a minha reclamação e estou a stressar um bocado com tanto tempo de espera :confused:

Além disso, as reclamações são tratadas nos SAS da universidade ou no DGES?
Obrigada :blush:
o tempo depende muito,penso que eles tem cerca de 30 dias uteis para tratar disso,no maximo. a candidatura terá de ser analisada de novo de acordo com a reclamaçao que fizes te,e o tempo é bastante variavel
a reclamaçao é tratada com a sas em questao,está atenta e se demorarem muito faz pressao

• Like
Reactions: Carla5598

Inês Amaro

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2016
Boa noite recebi o resultado do pedido da bolsa que diz "o O protejo de decisão aponta para o indeferimento do requerimento de atribuição de bolsa de estudo para o ano lectivo de 2018/2019 apresentado por V. Exa, pelo(s) seguinte(s) motivo(s): Património mobiliário superior a 240 x IAS. Rendimento per capita do agregado familiar superior a 16 x IAS acrescido da propina máxima (1º ciclo).

Alguém me poderia explicar se posso fazer alguma coisa para alterar a decisão deles porque realmente necessito da bolsa para continuar a estudar.
Desde já obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Inês Amaro
Boa noite recebi o resultado do pedido da bolsa que diz "o O protejo de decisão aponta para o indeferimento do requerimento de atribuição de bolsa de estudo para o ano lectivo de 2018/2019 apresentado por V. Exa, pelo(s) seguinte(s) motivo(s): Património mobiliário superior a 240 x IAS. Rendimento per capita do agregado familiar superior a 16 x IAS acrescido da propina máxima (1º ciclo).

Alguém me poderia explicar se posso fazer alguma coisa para alterar a decisão deles porque realmente necessito da bolsa para continuar a estudar.
Desde já obrigada.
Se o teu rendimento e património é superior ao estipulado pela lei para receberes bolsa de estudos, não me parece. Mas sugiro que confirmes se as contas deles batem certo com as tuas.

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
Boa tarde, ainda não recebi resultado da candidatura à bolsa, é normal?