Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde, já há umas semanas que na rodinha aparece que a minha candidatura está em análise pelos serviços de ação social. No entanto, na opção de contactos dá para pedir entrevista. Devo fazê-lo ou esperar ser notificada?

incrivel

Membro
Matrícula
3 Agosto 2016
Como já sei de pessoas de outras universidades que já receberam o resultado, achei estranho ainda não ter recebido o resultado
E mesmo dentro da tua univ secalhar já houve pessoas que já receberam. Depende imenso de caso para caso, de univ para univ.

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
Bom dia, ontem recebi email a dizer que precisava de mandar o comprovativo de divorcio dos meus pais e o acordo de regulação do exercício do poder paternal, contudo a minha mãe diz que não tem esse documento. Isso é um documento em que diz o valor da pensão de alimentos ou tenho que o ir buscar à segurança social?

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bom dia, ontem recebi email a dizer que precisava de mandar o comprovativo de divorcio dos meus pais e o acordo de regulação do exercício do poder paternal, contudo a minha mãe diz que não tem esse documento. Isso é um documento em que diz o valor da pensão de alimentos ou tenho que o ir buscar à segurança social?
Olá! Se a tua mãe não tem esse documento terá de o pedir no tribunal onde se realizou a audiência da regulação do poder paternal,se existiu divórcio isso terá de ter acontecido obrigatoriamente. É uma ata onde estao discriminadas várias coisas,como o valor da pensão de alimentos,com quem ficas na maioria do tempo,se vais para o outro progenitor só aos fins de semana ou de 2 em 2 semanas por exemplo... Tens de ir adquirir esse documento junto do tribunal (neste caso a tua mãe) digitalizas as folhas todas e mandas,foi assim que fiz

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
Boa tarde , recebi um email da bolsa a indicar que devia marcar a entrevista. No fim do mail diz :'' Após realizar a marcação, deverá submeter documento onde conste a data e hora da entrevista. '' . Onde é que posso obter esse documento que comprove que realizei a marcação da entrevista?

NebulaJoker

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2018
Boa tarde, já há umas semanas que na rodinha aparece que a minha candidatura está em análise pelos serviços de ação social. No entanto, na opção de contactos dá para pedir entrevista. Devo fazê-lo ou esperar ser notificada?
Estou na mesma situação. Vale a pena pedir já a entrevista ou é melhor esperar?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Estou na mesma situação. Vale a pena pedir já a entrevista ou é melhor esperar?
Eu pedi e quando lá fui n me entrevistaram mas ficaram com o meu contacto - quase 1 semana depois veio a quantidade de papelada que requerem. Tenta, possa ser que te peçam algo também :)

Adriana João

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Boa tarde... recebi um email do dges a pedir um documento de regulação paternal meu e do meu irmão ( ambos de pais diferentes) só eu não tenho, porque foi feito de mútuo acordo e sem a necissidade de um tribunal.. o que faço se não tenho os documentos

JoanaF11

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2018
Boa noite.
Concorri à bolsa da DGES e agora foi me pedido que enviasse uns documentos no prazo de 10 dias.
A minha dúvida é referente a este documento "Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar: recurso a poupanças e/ou ajudas de terceiros (deve mencionar o valor anual de 2017)".
É um documento que tenho de escrever no word? E se assim for o que é suposto dizer nele?
Obrigada

mano2121

Membro
Matrícula
7 Agosto 2016
Boa noite,

Poderiam ajudar? Recusaram o meu pedido de bolsa dizendo que como estive inscrito noutros cursos anos atrás (2008 a 2011), conta como período de conclusao do curso fora do período de n+1... Não percebo porque estou no 3ano do curso que entrei há 3 anos pelo concurso nacional.. Não estou fora do período de conclusão do curso n+1...

Sera que tenho razão?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @mano2121
Poderiam ajudar? Recusaram o meu pedido de bolsa dizendo que como estive inscrito noutros cursos anos atrás (2008 a 2011), conta como período de conclusao do curso fora do período de n+1... Não percebo porque estou no 3ano do curso que entrei há 3 anos pelo concurso nacional.. Não estou fora do período de conclusão do curso n+1...
Devem estar a contar com essas matrículas para efeitos da bolsa.

mano2121

Membro
Matrícula
7 Agosto 2016
É que para além de estar no 3 ano do curso que é de 3 anos, nesses anos entre 2008 a 2011 nunca pedi bolsa.. É a primeira vez que peço..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
É que para além de estar no 3 ano do curso que é de 3 anos, nesses anos entre 2008 a 2011 nunca pedi bolsa.. É a primeira vez que peço..
Faz uma reclamação do resultado e explica isso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas o facto de não ter pedido bolsa antes faz com esses anos não entrem para a contagem?
O regulamento não é explícito, mas da minha interpretação diriam que contam, sim. Quando o aluno muda de curso àquele "n+1" é adicionado 1 ano.

mano2121

Membro
Matrícula
7 Agosto 2016
O regulamento não é explícito, mas da minha interpretação diriam que contam, sim. Quando o aluno muda de curso àquele "n+1" é adicionado 1 ano.
Entre 2008 a 2011 estive noutro curso.. Em 2016 voltei a entrar na faculdade pelo concurso nacional.. Isso conta como mudança de curso apesar de na verdade ter entrado pelo concurso nacional?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Entre 2008 a 2011 estive noutro curso.. Em 2016 voltei a entrar na faculdade pelo concurso nacional.. Isso conta como mudança de curso apesar de na verdade ter entrado pelo concurso nacional?
Diria que não, dado que a lei refere algo como "para os estudantes cuja primeira inscrição no curso tenha sido feita na sequência de uma mudança de curso", mas pode ser alvo de interpretação diferente. O melhor será esclareceres com os serviços sociais.

mano2121

Membro
Matrícula
7 Agosto 2016
Diria que não, dado que a lei refere algo como "para os estudantes cuja primeira inscrição no curso tenha sido feita na sequência de uma mudança de curso", mas pode ser alvo de interpretação diferente. O melhor será esclareceres com os serviços sociais.
Devem estar a considerar os anos de 2008 a 2011... Mas não sei se faz sentido pois esse art5 do regulamento do n+1 deve ser para os alunos não fazerem o curso durante muito tempo... E eu estou no 3 ano do curso que é de 3 anos.. A questão é que se for interpor, devem justificar com os 2008 a 2011 e devo ser rejeitado ... Só que não sei se têm razão.. Existe alguma entidade que não seja os Sas da faculdade, que possa pedir esclarecimentos sobre esta situação ?