Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Barbara2096
Tive bolsa na minha primeira licenciatura. Sei que já não dão mais bolsas caso quisesse fazer outra, mas se me candidatar a um mestrado integrado será que nesse caso ja podia ter bolsa?
Provavelmente só terias na componente do mestrado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, (medicina veterinaria) são 5 anos e meio, teria por exemplo a partir do 4º ano?
Diria que sim, mas podes sempre confirmar com os serviços sociais.

Nunonbbb

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2018
Boa noite ! Supostamente a notificação da transfere do dinheiro da bolsa aparece no dia 25 , mas a mim apareceu hoje dia 24. Eu abri a conta do banco mas não tenho lá nada. Sabem quando é que o dia entra na conta?

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boa noite ! Supostamente a notificação da transfere do dinheiro da bolsa aparece no dia 25 , mas a mim apareceu hoje dia 24. Eu abri a conta do banco mas não tenho lá nada. Sabem quando é que o dia entra na conta?
Recebeste o email da DGES a avisar que o montante foi transferido? Então hás de o receber na tua conta amanhã, pois o dinheiro só entra no dia útil seguinte, geralmente. Também recebi o email hoje e raras são as vezes em que o dinheiro aparece logo.

Hank

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2018
Enganei-me no meu iban na altura da candidatura para a bolsa de estudos e não reparei! Metade da minha bolsa foi hoje transferida para uma conta que não é a minha! Como é que faço para recuperar o dinheiro?

Nunonbbb

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2018
Recebeste o email da DGES a avisar que o montante foi transferido? Então hás de o receber na tua conta amanhã, pois o dinheiro só entra no dia útil seguinte, geralmente. Também recebi o email hoje e raras são as vezes em que o dinheiro aparece logo.
Sim, recebi o e-mail. Vou aguardar, obrigado !

Reactions: Kat9878

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Hank
Enganei-me no meu iban na altura da candidatura para a bolsa de estudos e não reparei! Metade da minha bolsa foi hoje transferida para uma conta que não é a minha! Como é que faço para recuperar o dinheiro?
Fala com a DGES e os serviços sociais o mais rapidamente que conseguires. Eles terão de entrar em contacto com o banco em causa, para falar com a pessoa para a qual o dinheiro foi transferido para que seja devolvido. Se tivesses logo hoje dado seguimento, e eles tivessem logo agido, poderiam ter cancelado a ordem de transferência.

TiagoESC

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2018
Aconteceu me exatamente o mesmo, recebi a notificacao de que recebi a bolsa no dia 19 de janeiro e enviaram me um email no dia 24 que ja tinham transferido o dinheiro e como ainda nao recebi nada estou preocupado mas o iban está correto, vou aguardar por ver se vem no dia 25 mesmo.

mano2121

Membro
Matrícula
7 Agosto 2016
Boa tarde!
Trago-vos aqui um caso estranho mas que gostaria que me ajudassem, passo a explicar.
Entre 2005/2010 estive matriculado em coimbra no isec e no iscac respetivamente, ao longo desse tempo nunca requisitei/usufrui de bolsa de estudos, durante esse tempo acabei por não ir às aulas, baldas, etc e como tal apenas obtive aprovação a 12 créditos. Comecei a trabalhar e passados 7 anos volvidos (2017/2018)decidi que iria tirar uma licenciatura para me possibilitar ganhar conhecimentos e possivelmente mais €.
O ano passado candidatei-me à bolsa e foi recusada porque:
Conclusão do curso fora do período estabelecido - mudança de curso/escola
Rendimento per capita do agregado familiar superior a 16-*IAS.
Este ano passei para o 2ºano no entanto fiquei desempregado e voltei a tentar candidatar-me à bolsa pensando na ajuda para pagar as propinas apenas. A razão que me foi exposta foi a de
Conclusão do curso fora do período estabelecido - mudança de curso/escola.
A minha questão é visto que eu nunca usufrui nem solicitei bolsa, sempre "paguei" os 5 anos que reprovei sem usar um centavo das bolsas de estudo/apoios este motivo é válido? Não preescreve o tempo visto que foi à +8 anos e eu nunca tive qualquer tipo de bolsa? Não deveria contar apenas a partir da minha candidatura à bolsa (2017/2018)? Inclusivé o curso não é o mesmo!
Desde já o meu muito obrigado.
Cumprimentos,
Nuno Silva
Como é que ficou a tua situação?

Karius

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2018
Boa noite,
Se precisar de fazer um ano de melhorias, perderei a bolsa de estudo durante esse ano?
Muito obrigado

AdrianaVieira17

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2019
Boa tarde, recebi uma notificação da dges no ambito das bolsas de estudo, fui convocada para uma entrevista porém apenas é referida a hora e a data da entrevista, não dizem onde é que é... Qual é o local onde realizam estas entrevistas presenciais?´

(LISBOA)

brunuu07

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2018
6919

Recebi hoje uma notificação, e pelos vistos tenho 3 coisas em falta e que não sei muito quem o que é.

A Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar, encontrei na net varios modelos, mas não percebi examtamente qual o exato que eles pedem, que modelo é que uso para isto?

Mas um modelo para a Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação profissional não encontrei nenhum, alguem sabe o que é isto?

O Extrato de remunerações registadas na segurança social, não tenho nada porque durante essa data a minha mãe não trabalhou e ou seja que não existe nada que posso mostrar, mando uma folha em branco a dizer que não há nada?

Rashford98

Membro
Matrícula
12 Julho 2017
Boa tarde, estou a repetir o ano. No ano passado foi me atribuído a bolsa, este ano nem tentei recandidatar-me uma vez que não obtive aproveitamento escolar, ou seja não obtive os 36 créditos.
Este ano, estou em vias de fazer apenas 30 créditos. No ano passado fiz apenas 6.

Caso faça os 30 créditos que me restam, mais os 6 do ano passado poderei receber a bolsa ou apenas transito de ano?

Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @brunuu07
A Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar, encontrei na net varios modelos, mas não percebi examtamente qual o exato que eles pedem, que modelo é que uso para isto?
Não há um modelo. Qualquer um desses que encontras online deverá ser suficiente.
O Extrato de remunerações registadas na segurança social, não tenho nada porque durante essa data a minha mãe não trabalhou e ou seja que não existe nada que posso mostrar, mando uma folha em branco a dizer que não há nada?
Provavelmente podes pedir uma declaração à segurança social a dizer isso, mas valida com os serviços sociais qual é procedimento nesse caso.

Boa tarde, estou a repetir o ano. No ano passado foi me atribuído a bolsa, este ano nem tentei recandidatar-me uma vez que não obtive aproveitamento escolar, ou seja não obtive os 36 créditos.
Este ano, estou em vias de fazer apenas 30 créditos. No ano passado fiz apenas 6.

Caso faça os 30 créditos que me restam, mais os 6 do ano passado poderei receber a bolsa ou apenas transito de ano?

Obrigado.
Respondido no outro tópico.