Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Snow
Tenho uma duvida em relação á bolsa da DGES... se alguem me conseguisse esclarecer ficaria muito agradecido. Estou no 4º ano de uma licenciatura de 3 anos, pois deixei 2 cadeiras no 2º semestre do 3º ano. Este ano decidi inscrever-me a algumas cadeiras de mestrado (avulsas) só para experimentar, no entanto decidi agora focar-me só nas 2 da e licenciatura.
Estive a ler e para ter direito á bolsa no próximo ano preciso de ter 36 ECTS feitos ou se estiver inscrito a menos que 36, pelo menos aqueles que me inscrevi. Como só pretendo fazer 2 cadeiras (12 ECTS) isso faz com que não tenha direito a bolsa no proximo ano letivo, tendo em conta que as restantes são avulsas?
Tu vais agora concluir a licenciatura, pelo que uma próxima candidatura à bolsa já será no âmbito de outro ciclo de estudos, começando a contagem do zero.

Snow

Membro
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá @Snow

Tu vais agora concluir a licenciatura, pelo que uma próxima candidatura à bolsa já será no âmbito de outro ciclo de estudos, começando a contagem do zero.
excelente, obrigado pela resposta 👍

• Like
Reactions: davis

Tiago Taquelim Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2016
Olá, estou um bocado perdido em relação às bolsas.
O ano passado terminei o ensino secundário e terminei os exames nacionais. Contudo, apesar de ter concorrido ao ensino superior, decidi não entrar.

Este ano quero concorrer mas preciso da bolsa de estudo, além disso gostava de concorrer e refazer o exame de MAT A.

Mas tenho varias duvidas a primeira é: os credenciais para concorrer à bolsa são atribuídos na senha da inscrição ao exames nacionais?
Visto que não estou numa universidade onde posso esclarecer duvidas em relação à minha aptidão à bolsa?
E de forma geral estou um bocado perdido sobre o processo que terei que fazer.
Se alguém me puder esclarecer mais sobre a minha situação ficaria muito grato, ou referenciar-me a uma post mais detalhado.
Desde já muito obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Tiago Taquelim Ferreira
Mas tenho varias duvidas a primeira é: os credenciais para concorrer à bolsa são atribuídos na senha da inscrição ao exames nacionais?
Não, esta senha é para a candidatura online. A senha para a plataforma onde concorres à bolsa é enviada depois de realizares a candidatura online na altura.
Visto que não estou numa universidade onde posso esclarecer duvidas em relação à minha aptidão à bolsa?
Podes ver os requisitos aqui:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea

catttttt

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Eu fiz a candidatura em Agosto e recebi uma resposta favorável apenas a 26 de Fevereiro. A minha questão é será que este mês a bolsa, incluindo os meses em atraso, serão pagos ou terei que esperar ainda mais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada! Eu não sei se me sabem responder a isto aqui, mas eu recebo uma pensão de sobrevivência devido à morte do meu pai. Essa pensão não será afetada devido à bolsa de estudos, certo?
Não, a afectar seria ao contrário, a bolsa é que pode ser afetada pelos rendimentos recebidos. Mas isso já deve ter sido em conta no cálculo da bolsa.

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Boa tarde a todos . Estou no 1° ano da universidade mas percebi que não estou no curso certo . Sei, tenho a certeza absoluta que quero mudar de curso para o ano . Foi me dada a bolsa da dges e eu gostaria de saber se faltasse às aulas todas , frequências e exames eles me retiram a bolsa ainda este ano letivo . Gostava também de saber se comecasse a trabalhar ou fosse fazer uma missão de voluntariado internacional se eles me tiravam a bolsa também ainda este ano letivo .
Desde já obrigada pela resposta.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Moonpie
Estou no 1° ano da universidade mas percebi que não estou no curso certo . Sei, tenho a certeza absoluta que quero mudar de curso para o ano . Foi me dada a bolsa da dges e eu gostaria de saber se faltasse às aulas todas , frequências e exames eles me retiram a bolsa ainda este ano letivo . Gostava também de saber se comecasse a trabalhar ou fosse fazer uma missão de voluntariado internacional se eles me tiravam a bolsa também ainda este ano letivo .
A tua bolsa já foi atribuída para o ano todo. Só é anulada se anulares a matrícula. Tudo o que fizeres entretanto só pode afectar a candidatura/renovação da bolsa no próximo ano lectivo.

• Like
Reactions: Moonpie
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Licenciatura - Desporto
Instituição
Politécnico da Guarda
Alguém sabe se as bolsas entram no dia 25? Porque no calendário está como o pagamento é efetuado no dia 25, no entanto, na página das bolsas da DGES não aparece o pagamento da bolsa do mês de Março, nem recebi o mail como fiz o pagamento.

Maria_ Silva99

Membro Veterano
Matrícula
5 Fevereiro 2017
Bom dia, frequento a universidade do minho e poderei ter de deixar todo este 2º semestre do meu primeiro ano de licenciatura por fazer, sem ter uma justificação em papel que comprovo o facto de ter faltado a todas as aulas do semestre (sendo que tenho o 1º semestre concluído)... queria saber se:

-reprovo de ano deixando o semestre para trás??
- tenho direito à bolsa no próximo ano letivo ou se tenho possibilidade de perder a atual??
- isso influencia a minha entrada em regime mudança de par instituição/curso ou regime normal de acesso??
- poderei ir apenas aos recursos faltando às aulas do 2º semestre inteiro??

Agradeço a atenção.
@davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ricardo Santos Rosa
Alguém sabe se as bolsas entram no dia 25? Porque no calendário está como o pagamento é efetuado no dia 25, no entanto, na página das bolsas da DGES não aparece o pagamento da bolsa do mês de Março, nem recebi o mail como fiz o pagamento.
São transferidas nesse dia, o mais provável é receberes amanhã.

Olá @Maria_ Silva99
-reprovo de ano deixando o semestre para trás??
As regras de aprovação dependem da instituição em causa.
- tenho direito à bolsa no próximo ano letivo ou se tenho possibilidade de perder a atual??
Se não completares pelo menos 36 ECTS este ano perdes a bolsa na próxima matrícula.
- isso influencia a minha entrada em regime mudança de par instituição/curso ou regime normal de acesso??
Concurso nacional, não. Mudança de curso depende dos critérios de seriação da instituição em causa.
- poderei ir apenas aos recursos faltando às aulas do 2º semestre inteiro??
Depende das regras da instituição em causa e do método de avaliação de cada cadeira.

• Like
Reactions: Maria_ Silva99

TiagoAlexandre15

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2017
Boa tarde a todos,

Sou aluno da licenciatura de Sociologia. Entrei no ano passado e encontro-me neste momento a frequentar o 2º Ano. Sou Bolseiro desde o ano passado e como cumpri os requisitos, foi-me também atribuída a bolsa neste ano letivo.
Infelizmente, por motivos de força maior, vejo que muito provavelmente vou ter de mudar de curso no próximo ano. Entrei em Sociologia com o propósito de seguir para a Polícia (PJ), mas fui recentemente confrontado com um problema de saúde que infelizmente não me permitirá prosseguir o caminho que eu pretendia. Como as saídas profissionais do curso não vão ao encontro daquilo que eu gosto e como me vi forçado a pensar num plano novo, vejo que a minha única hipótese será mesmo optar por um curso que tenha saídas mais relacionadas com os meus gostos.
O meu principal receio está relacionado com a bolsa, uma vez que sem ela não teria capacidade económica de continuar a frequentar o ensino superior. O facto de já ter estado 2 anos num curso vai impossibilitar-me de ter bolsa no novo curso? Ou desde que passe às cadeiras necessárias (60%) poderei ter bolsa no novo curso para que for?

Peço imensa desculpa pelo tamanho do e-mail mas dado à situação em que me encontro precisava mesmo de ver esta dúvida esclarecida.

Com os melhores cumprimentos,

• Like
Reactions: Alentejanaindecisa
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado em Ensino em História
Instituição
Universidade do Minho
Boa tarde a todos,

Sou aluno da licenciatura de Sociologia. Entrei no ano passado e encontro-me neste momento a frequentar o 2º Ano. Sou Bolseiro desde o ano passado e como cumpri os requisitos, foi-me também atribuída a bolsa neste ano letivo.
Infelizmente, por motivos de força maior, vejo que muito provavelmente vou ter de mudar de curso no próximo ano. Entrei em Sociologia com o propósito de seguir para a Polícia (PJ), mas fui recentemente confrontado com um problema de saúde que infelizmente não me permitirá prosseguir o caminho que eu pretendia. Como as saídas profissionais do curso não vão ao encontro daquilo que eu gosto e como me vi forçado a pensar num plano novo, vejo que a minha única hipótese será mesmo optar por um curso que tenha saídas mais relacionadas com os meus gostos.
O meu principal receio está relacionado com a bolsa, uma vez que sem ela não teria capacidade económica de continuar a frequentar o ensino superior. O facto de já ter estado 2 anos num curso vai impossibilitar-me de ter bolsa no novo curso? Ou desde que passe às cadeiras necessárias (60%) poderei ter bolsa no novo curso para que for?

Peço imensa desculpa pelo tamanho do e-mail mas dado à situação em que me encontro precisava mesmo de ver esta dúvida esclarecida.

Com os melhores cumprimentos,
Pelo que eu sei deves ter aproveitamento a 36 ECTs para poderes ter bolsa no ano seguinte. Podes tentar mudar de curso ou então candidatar-te novamente ao Concurso Nacional, qualquer dúvida podes sempre ir ao Gabinete de Apoio Social da tua Universidade.

• Like
Reactions: davis

Afonso Francisco

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2019
Olá, vou me candidatar este ano ao ensino superior. A minha primeira opção é História na FLUC, e, uma vez que vivo a cerca de 30 minutos da cidade, acho que era muito mais proveitoso arranjar alojamento perto da faculdade. Apesar de ter alguns amigos nesta situação e já ter ouvido falar, gostava que alguém me esclarecesse sobre a atribuição de alojamento aos bolseiros?

• Like
Reactions: Alentejanaindecisa
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Em outras universidades têm prioridade para as residências que detém rendimentos muito baixos ou que se encontra longe do local de residência. Queres apenas saber de residências da FLUC ou gostarias de saber de outros casos e universidades?

Afonso Francisco

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2019
Em outras universidades têm prioridade para as residências que detém rendimentos muito baixos ou que se encontra longe do local de residência. Queres apenas saber de residências da FLUC ou gostarias de saber de outros casos e universidades?
Não, queria mesmo saber de alguém que tenha tido essa experiência dentro da Universidade de Coimbra, que é a universidade para onde vou

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Não, queria mesmo saber de alguém que tenha tido essa experiência dentro da Universidade de Coimbra, que é a universidade para onde vou
Olá, conheci uma colega que mora a cerca de 45 minutos da universidade de Coimbra e mesmo tendo bolsa de estudo eles não lhe deram lugar na residência, pelo menos durante o primeiro semestre praticamente todo.
Mas agora já não sei . Mas liga aos serviços universitários para te informares melhor

Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
Universidade do Minho
Como anteriormente te expliquei os alunos com os escalões mais baixos de rendimentos costumam ser colocados em primeiro lugar, porém se vives perto da universidade eles podem não te caracterizar como um candidato para a residência. Sendo que as vagas para as residencias são escassas.
Poderias deslocar-te ao serviços sociais da própria universidade ou mandar um email de forma a te esclareceres, eles agora não podem fazer muito, só com os papeís da bolsa colocados é que eles conseguem dar mais certezas, mas tenta.
Boa sorte