Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis, sim já li. Pelo que percebi, só se aplica a quem esteja em residências e afins.
O complemento de alojamento serve para pagar a residência ou outra caso não consigas lá colocação.
Caso a situação do aluno seja complicada a nivel financeiro, por exemplo, além das propinas, precisar de ajuda para despesas de alimentação e etc, há mais algum apoio a que me possa candidatar? Ou a bolsa pode já incluir isso tudo?
A bolsa de estudos é calculada com base nos rendimentos do agregado familiar. Como usas o dinheiro é depois contigo, o estado não vai fazer qualquer levantamento das tuas despesas para te dar a bolsa em função disso.

Nunonbbb

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2018
Boa tarde eu estou no 1.ºano e tive direito a bolsa. Estou com algumas dúvidas relativamente à data limite de pagamento. No site da dges está escrito que vou ter bolsa durante 10 meses, mas no calendário de pagamento está de Setembro de 2018 a Agosto 2019, ou seja 12 meses. Afinal só tenho direito 10 meses ou 12 ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Nunonbbb
Boa tarde eu estou no 1.ºano e tive direito a bolsa. Estou com algumas dúvidas relativamente à data limite de pagamento. No site da dges está escrito que vou ter bolsa durante 10 meses, mas no calendário de pagamento está de Setembro de 2018 a Agosto 2019, ou seja 12 meses. Afinal só tenho direito 10 meses ou 12 ?
Imagino que isso só esteja no calendário caso existam casos que só seja decididos nesses meses. No ano passado, em junho, havia alunos que ainda não tinham a resposta da bolsa, pelo que não é assim tão estranho...

lourenco1998

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2016
O desconto da bolsa no passe Navegante é o de 60%?
Como posso obtê-lo? Não sabia sequer que era possível usufruir do desconto antes de saber o resultado, estive sempre a pagar totalmente. Por isso, estou meio perdido, só agora recebi a confirmação da bolsa.
É feito automaticamente ou tenho que apresentar algum documento na CP?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @lourenco1998
O desconto da bolsa no passe Navegante é o de 60%?
Como posso obtê-lo? Não sabia sequer que era possível usufruir do desconto antes de saber o resultado, estive sempre a pagar totalmente. Por isso, estou meio perdido, só agora recebi a confirmação da bolsa.
É feito automaticamente ou tenho que apresentar algum documento na CP?
Tens aqui a informação, mais para o fim da página:

vitor s

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2017
Curso
Licenciatura em Direito
Instituição
Universidade do Minho
Tenho uma questão sobre a renovação da bolsa DGES. Estou agora a terminar o meu primeiro ano e fui beneficiário da mesma. Caso eu trabalhe nos dois meses de férias que tenho, e desconte o devido, tenho direito à bolsa na mesma, mas apenas recebo menos da bolsa devido ao aumento dos lucros do agregado familiar, correto?

Outra questão, caso alguém saia do agregado familiar durante este ano lectivo que está a terminar, como faço para alterar isso no meu processo? Presumo que seja necessário informar essa mudança.

Desde já obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @vitor s
Tenho uma questão sobre a renovação da bolsa DGES. Estou agora a terminar o meu primeiro ano e fui beneficiário da mesma. Caso eu trabalhe nos dois meses de férias que tenho, e desconte o devido, tenho direito à bolsa na mesma, mas apenas recebo menos da bolsa devido ao aumento dos lucros do agregado familiar, correto?
O valor entrará no rendimento do agregado familiar deste ano, logo será considerado para efeitos de cálculo da bolsa do próximo ano. Se isso implica deixares de ter bolsa, ou quanto menos podes receber, só fazendo as contas.
Outra questão, caso alguém saia do agregado familiar durante este ano lectivo que está a terminar, como faço para alterar isso no meu processo? Presumo que seja necessário informar essa mudança.
Na candidatura ao ano seguinte de bolsa fazes essa alteração.

vitor s

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2017
Curso
Licenciatura em Direito
Instituição
Universidade do Minho
Obrigado pela resposta :)

• Like
Reactions: davis

VNDO

Membro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Boa tarde, se conseguir os 36 créditos necessários para manter a bolsa, mas ainda assim não conseguir transitar de ano, perco a bolsa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @VNDO
Boa tarde, se conseguir os 36 créditos necessários para manter a bolsa, mas ainda assim não conseguir transitar de ano, perco a bolsa?
Para efeitos da bolsa só é considerado concluíres os 36 ECTS. Regras de transição próprias de cada instituição não contam.

• Like
Reactions: VNDO

Kerouac

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2019
Olá boa tarde, tenho uma dúvida quanto ao seguinte, nas minhas opções para candidatura de mestrado, coloquei a hipótese de ir para a Universidade da Beira Interior, mas tenho uma dúvida, eu vivo relativamente longe, e sei que existe a bolsa +Superior, mas pelo que li da legislação, essa bolsa é apenas para licenciatura e mestrados integrados. Isso significa que quem se candidata a mestrado normal, não tem qualquer apoio nesse sentido? Obrigado e boa continuação!

Kerouac

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2019
Obrigado pela resposta.

E sem ser +superior, não existe outro tipo de bolsas de mobilidade?

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E sem ser +superior, não existe outro tipo de bolsas de mobilidade?
Públicas não. Só se explorares as privadas dadas por algumas fundações/empresas.

• Like
Reactions: Kerouac