Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Marcelo Viana

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2017
Boa tarde! Estou atualmente num Tesp e numa universidade pública. Consegui a bolsa (total das propinas). No próximo ano letivo, irei trocar para um licenciatura numa universidade privada (ESAD). Mantenho na mesma a bolsa ou por ser uma licenciatura e/ou universidade privada a situação é diferente? Não encontro nada em relação ao meu caso, obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marcelo Viana
Boa tarde! Estou atualmente num Tesp e numa universidade pública. Consegui a bolsa (total das propinas). No próximo ano letivo, irei trocar para um licenciatura numa universidade privada (ESAD). Mantenho na mesma a bolsa ou por ser uma licenciatura e/ou universidade privada a situação é diferente? Não encontro nada em relação ao meu caso, obrigada!
Desde que tenhas aproveitamento este ano deves conseguir voltar beneficiar da bolsa de estudos (desde que cumpras os restantes critérios também, claro).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E nesse caso quem atribui as bolsas são as faculdades privadas ou o estado?
As bolsas da acção social são do estado. Podem existir bolsas privadas, mas isso são da responsabilidade de cada entidade.

Beatrizaalves

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
As bolsas da acção social são do estado. Podem existir bolsas privadas, mas isso são da responsabilidade de cada entidade.
Obrigada! A situação é a seguinte: eu quero muito seguir direito mas não sei se consigo entrar na Faculdade de Direito, então tenho de ir para uma privada. Apesar da minha família ter casa própria não tem rendimentos mensais suficientes, então preciso mesmo de uma bolsa, mas já ouvi dizer que são muito difíceis de serem atribuídas

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada! A situação é a seguinte: eu quero muito seguir direito mas não sei se consigo entrar na Faculdade de Direito, então tenho de ir para uma privada. Apesar da minha família ter casa própria não tem rendimentos mensais suficientes, então preciso mesmo de uma bolsa, mas já ouvi dizer que são muito difíceis de serem atribuídas
É como diz o outro senhor, só mesmo fazendo as contas. Há este simulador da DGES:

joanafc

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Boa noite. Alguém sabe como funciona o programa Prémio 3% dos Melhores Estudantes realizado pela Universidade de Coimbra? Existem outras universidades a fazer o mesmo ?

JosuéO

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Boa tarde.
Eu vou para o 2º ano de licenciatura e gostava de saber como faço para voltar a candidatar-me à bolsa e quando se pode começar a candidatar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JosuéO
Eu vou para o 2º ano de licenciatura e gostava de saber como faço para voltar a candidatar-me à bolsa e quando se pode começar a candidatar.
É no mesmo sítio onde já fizeste, sendo que costuma começar no fim deste mês até setembro. Tens aqui os prazos, mas não sei se já são os deste ano: https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/

RedQ

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2019
Boas, eu vivi com o meu pai nos ultimos anos, mas por motivos pessoais vou precisar de me mudar para a minha mãe que se encontra desempregada. Sendo assim, como é que esta situação afeta o pedido de atribuição de bolsa e se é possível explicar esta situação "especial" para conseguir a bolsa o ano letivo 2019/2020?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @RedQ
Boas, eu vivi com o meu pai nos ultimos anos, mas por motivos pessoais vou precisar de me mudar para a minha mãe que se encontra desempregada. Sendo assim, como é que esta situação afeta o pedido de atribuição de bolsa e se é possível explicar esta situação "especial" para conseguir a bolsa o ano letivo 2019/2020?
Tudo dependerá de quem é que és dependente em termos legais, e qual é o teu agregado familiar em termos de declaração de IRS (dos teus pais, ou de um ou de outro).

joanafc

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Boa tarde. Sou a Joana e este ano espero ingressar no ensino superior. Bem, a minha questão é a seguinte: quando fui à Futurália, foi-me dito por uma aluna da Fluc que os alunos com média igual ou superior a 18 estavam isentos do pagamento de propinas. Gostava de saber se percebia bem e se essa "benesse" se aplica a qualquer curso da UC. E já agora, se há outras universidades com o mesmo regime.
Obrigada!
Mensagem fundida automaticamente:

Boa tarde. Sou a Joana e este ano espero ingressar no ensino superior. Bem, a minha questão é a seguinte: quando fui à Futurália, foi-me dito por uma aluna da Fluc que os alunos com média igual ou superior a 18 estavam isentos do pagamento de propinas. Gostava de saber se percebia bem e se essa "benesse" se aplica a qualquer curso da UC. E já agora, se há outras universidades com o mesmo regime.
Obrigada!
*percebi

Carlos Cabral

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2019
Tenho uma questão relativamente à bolsa de estudos.
Eu entrei em engenharia informática na uc este ano, mas decidi mudar para design e multimédia, também na uc, e acho que não vou conseguir os 36 ects, gostava de saber se há alguma maneira de manter a bolsa ou se requer sempre os 36 ects.
Obrigado desde já.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carlos Cabral
Tenho uma questão relativamente à bolsa de estudos.
Eu entrei em engenharia informática na uc este ano, mas decidi mudar para design e multimédia, também na uc, e acho que não vou conseguir os 36 ects, gostava de saber se há alguma maneira de manter a bolsa ou se requer sempre os 36 ects.
Obrigado desde já.
Excepto caso tenhas alguma justificação para isso precisas sempre de ter os 36 ETCS para manter a bolsa.

• Like
Reactions: Carlos Cabral

juradinho

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2019
Boa tarde. Eu estou a trabalhar desde dezembro do ano passado e estou a pensar deixar de trabalhar para me focar a 100% nos estudos. É possível eu conseguir ganhar uma bolsa de estudo visto que trabalhei até Junho? A universidade para a qual eu quero ir é privada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @juradinho
Boa tarde. Eu estou a trabalhar desde dezembro do ano passado e estou a pensar deixar de trabalhar para me focar a 100% nos estudos. É possível eu conseguir ganhar uma bolsa de estudo visto que trabalhei até Junho? A universidade para a qual eu quero ir é privada.
Só dá para saber fazendo as contas. Dependerá dos rendimentos em causa, e de quem é o teu agregado familiar (e o seu rendimento). Tens este simulador da DGES:

RedQ

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2019
Olá @RedQ

Tudo dependerá de quem é que és dependente em termos legais, e qual é o teu agregado familiar em termos de declaração de IRS (dos teus pais, ou de um ou de outro).
Sabes onde me posso informar presencialmente a cerca deste assunto? Obrigado!