Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Mesbro

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2017
Boa noite, eu nunca fui candidato a bolsa de estudos, e chumbei agora no 1 ano da uni, consigo me candidatar a bolsa na mesma ?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Boa noite, eu nunca fui candidato a bolsa de estudos, e chumbei agora no 1 ano da uni, consigo me candidatar a bolsa na mesma ?
Tens de ter pelo menos 36 ECTS realizados com sucesso.

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Ola! Vou-me candidatar este ano a LLC na FLUL e queria saber como funcionam as bolsas de estudo, em particular a bolsa de estudo da DGES, sendo que eu moro em Viseu. No dia da candidatura online vou seleccionar a opção que diz que me pretendo candidatar à bolsa de estudo mas não sei o que que preciso de fazer a seguir, é necessário dirigir-me aos serviços de ação social? Preciso de fazer mais alguma coisa relacionada com a bolsa antes das matriculas ou so depois?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ola! Vou-me candidatar este ano a LLC na FLUL e queria saber como funcionam as bolsas de estudo, em particular a bolsa de estudo da DGES, sendo que eu moro em Viseu. No dia da candidatura online vou seleccionar a opção que diz que me pretendo candidatar à bolsa de estudo mas não sei o que que preciso de fazer a seguir, é necessário dirigir-me aos serviços de ação social? Preciso de fazer mais alguma coisa relacionada com a bolsa antes das matriculas ou so depois?
Não, a candidatura é feita online numa plataforma. Preenches os dados, eles pedem alguma documentação digitalizada, envias e depois das matrículas deves andar mais atenta ao site da bolsa porque eles podem enviar notificação a pedir mais documentos ou a solicitar entrevista e só a entrevista é que é feita nos serviços de ação social, o resto é sempre tudo tratado online, entre a plataforma e emails que possam enviar-te/que tu envies. Os resultados só começam a sair a partir do final de setembro.

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Não, a candidatura é feita online numa plataforma. Preenches os dados, eles pedem alguma documentação digitalizada, envias e depois das matrículas deves andar mais atenta ao site da bolsa porque eles podem enviar notificação a pedir mais documentos ou a solicitar entrevista e só a entrevista é que é feita nos serviços de ação social, o resto é sempre tudo tratado online, entre a plataforma e emails que possam enviar-te/que tu envies. Os resultados só começam a sair a partir do final de setembro.
A candidatura online para a bolsa tambem é feita no site da DGES?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A candidatura online para a bolsa tambem é feita no site da DGES?
Sim, é através de uma plataforma mas é pela dges, embora não seja np mesmo sítio que a candidatura à faculdade. Basta que pesquises "bolsa dges candidaturas" e vais parar ao sítio certo 🙂

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Sim, é através de uma plataforma mas é pela dges, embora não seja np mesmo sítio que a candidatura à faculdade. Basta que pesquises "bolsa dges candidaturas" e vais parar ao sítio certo 🙂
Como é que eu obtenho as credenciais de acesso para a bolsa de estudo visto que são diferentes das do concurso nacional ? Depois de fazer a candidatura na 1ªfase e depois de ter colocado que sim pretendo candidatar-me a bolsa de estudo, irao me enviar as credenciais de acesso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Como é que eu obtenho as credenciais de acesso para a bolsa de estudo visto que são diferentes das do concurso nacional ? Depois de fazer a candidatura na 1ªfase e depois de ter colocado que sim pretendo candidatar-me a bolsa de estudo, irao me enviar as credenciais de acesso?
Exacto.

Carolina23456

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2019
Boa noite eu gostaria de colocar uma dúvida relacionada com a bolsa da dges para nos candidatarmos a bolsa devemos fazê-lo quando já estivermos colocados numa universidade ou não é necessário e pode fazer-me aquando da candidatura à 1 fase do ensino superior ?

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boa noite eu gostaria de colocar uma dúvida relacionada com a bolsa da dges para nos candidatarmos a bolsa devemos fazê-lo quando já estivermos colocados numa universidade ou não é necessário e pode fazer-me aquando da candidatura à 1 fase do ensino superior ?
Podes fazer a candidatura sem que tenhas sido colocada ainda, quando saírem as colocações o teu processo chega aos serviços de ação social da tua faculdade, portanto podes submeter a tua candidatura agora.

Matrícula
4 Maio 2018
Olá 😊 Eu já fiz a minha candidatura e coloquei o “sim” no que diz respeito à bolsa, mas ainda não recebi o SMS... É normal?

Nara Correia

Membro
Matrícula
25 Setembro 2018
Boa tarde! Hoje candidatei-me ensino superior pela parte da manhã e nessa mesma candidatura selecionei a opção para concorrer à bola de estudo. Estou à espera que me enviem as credenciais de acesso por SMS para poder continuar o processo de requerimento da bolsa desde as 11:30 +/-. É normal?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa tarde! Hoje candidatei-me ensino superior pela parte da manhã e nessa mesma candidatura selecionei a opção para concorrer à bola de estudo. Estou à espera que me enviem as credenciais de acesso por SMS para poder continuar o processo de requerimento da bolsa desde as 11:30 +/-. É normal?
Sim, ainda vai demorar algum tempo tendo em conta que são muitos pedidos. :)

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá a todos,
Fiz a minha candidatura ao ensino superior pela primeira vez hoje de manhã e no fim da mesma indiquei que pretendia candidatar me à bolsa de estudo da DGES. Pelas indicações dadas era suposto receber um SMS com as credenciais de candidatura à bolsa no entanto até ao momento nao recebi nada. Quando tento entrar pelo link que me enviaram via email a mensagem de erro diz:

"Ocorreu um erro na geração das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo, por favor, tente mais tarde." Alguma ideia do que possa estar a causar este problema?

obrigado,
Ainda deves demorar algum tempo a receber o SMS com as credenciais devido ao elevado número de pedidos, é normal. :)

Vasco A.

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2019
Boa noite gostaria de saber se para o calculo efetuado para a atribuiçao ou nao da bolsa , as despesas do agregado estao incluidas ? No simulador nao fazem referencia a isso .

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite gostaria de saber se para o calculo efetuado para a atribuiçao ou nao da bolsa , as despesas do agregado estao incluidas ? No simulador nao fazem referencia a isso .
Sim, as despesas são incluídas, nomeadamente quando te pedem a declaração do IRS, mas é comum também questionarem que tipo de casa é que vives, se é alugada, se foi comprada etc, além do património que possam ter. Mas mais do que isso não te pedem, uma vez que essas declarações + rendimentos/património são o que basicamente é utilizado para calcular o valor, não sendo necessário dizer quanto dinheiro gastas por mês ^^'