Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Boa noite pessoal!

Tenho uma questão relativa à bolsa de estudo. Já tentei procurar tópicos com a mesma questão e não encontro.

Acabei agora a licenciatura. Vou candidatar-me a mestrado em agosto, ou seja, na 2ª fase de candidaturas uma vez que o lançamento das notas tardio não me permitiu a candidatura na 1ª fase.
Durante os 3 anos de licenciatura fui aluna bolseira e pretendo agora candidatar-me à bolsa para mestrados.
Já fui ao site da DGES e o que me aparece para preencher é uma nova candidatura como se estivesse a fazer mais um ano de licenciatura.

A minha questão é: há algum sítio específico na DGES onde possa concorrer a bolsa para mestrado?

Cumprimentos.
Catarina Alves

Olá preciso de ajuda, pretendo candidatar-me a enfermagem em Coimbra mas a minha média está no limite e o mais provável é entrar em Leiria. Como é que me candidato à bolsa se não sei onde entro? Terei de esperar até o resultado das candidaturas? Obrigado.

Olá @The Simpson's Girl
Boa tarde! A bolsa é atribuída independentemente da instituição a que nos candidatemos? Ou seja, é necessário especificar a instituição à qual vamos concorrer (mesmo sem saber se lá entramos) para nos candidatar-mos a ela?
Não tens de especificar, porque nesta altura do campeonato nem faria sentido.

Olá @Hazure
@davis Olá, os meus pais receberam um terreno com um valor irrisório de alguns cêntimos nas finanças. Isso tem impacto na pergunta "O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2018 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social" no regime de contratualização? O IRS mandado foi o eletrónico e penso que não incluia o terreno até porque o valor é muito insignificante...
Receber um terreno não é receber rendimento, pelo que diria que não.

Olá @acatarinatalves
A minha questão é: há algum sítio específico na DGES onde possa concorrer a bolsa para mestrado?
Podes fazer a renovação da bolsa, mas alterando o curso para o mestrado. Mas convém fazeres isso quando já estiveres matriculada.

Olá @ericapires99
Olá preciso de ajuda, pretendo candidatar-me a enfermagem em Coimbra mas a minha média está no limite e o mais provável é entrar em Leiria. Como é que me candidato à bolsa se não sei onde entro? Terei de esperar até o resultado das candidaturas? Obrigado.
Podes fazer a candidatura à bolsa na mesma. No limite, se não entrares, fica sem efeito.

• Like
Reactions: Hazure
Ola, tenho uma duvida, só devo preencher o formulário de candidatura á bolsa de estudo depois de saber se entrei na faculdade (apartir de dia 9 de setembro) certo?

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Tenho as credencias da bolsa de estudo, mas não consigo concluir a candidatura porque há alguns espaços que diz. curso não tipificado,curso não definido. ou seja só consigo
finalizar a candidatura depois de estar colocado na universidade certo ?

Boa tarde! Já recebi as credenciais de acesso para a candidatura a bolsa de estudo. Iniciei sessão e logo no início aparece: "Sem Instituição - Curso não tipificado : Curso não definido", uma vez que só saberei essa informação 9 de setembro. Apesar disto, posso continuar o procedimento da candidatura à bolsa de estudo ou terei de esperar pelos resultados da minha colocação na faculdade?

• Like
Reactions: sousa silva
Boa tarde! Alguém me pode dizer quanto tempo é que costuma ser necessário até ser lançado a decisão em relação à bolsa? Costuma sair só no inicio do ano letivo ou sai mais cedo?

Boa tarde! Já recebi as credenciais de acesso para a candidatura a bolsa de estudo. Iniciei sessão e logo no início aparece: "Sem Instituição - Curso não tipificado : Curso não definido", uma vez que só saberei essa informação 9 de setembro. Apesar disto, posso continuar o procedimento da candidatura à bolsa de estudo ou terei de esperar pelos resultados da minha colocação na faculdade?
Podes proceder! Quando ficares colocada e te matriculares, essa info depois é atualizada
Post automatically merged:

Boa tarde! Alguém me pode dizer quanto tempo é que costuma ser necessário até ser lançado a decisão em relação à bolsa? Costuma sair só no inicio do ano letivo ou sai mais cedo?
Os resultados das bolsas, no mínimo, começam a sair no final do mês de setembro. É impossível prever quando te vão responder, depende muito do sistema dos serviços de ação social, normalmente é um bocado aleatório. Eu tive bolsa máxima e só recebi resposta em janeiro, colegas meus tiveram a bolsa minima ou outros valores e já tinham resposta em outubro/novembro.

Olá alguem me pode ajudar? Fui dos primeiros a fazer a candidatura e tou a ver que ja muita gente recebeu as credenciais e eu nao. Alem disto, inicialmente dizia que me enviavam por SMS, mas hoje, ao fazer uma nova candidatura (para alterar a ordem das opcoes) ja me dizia que iria receber por email... é normal?

Olá alguem me pode ajudar? Fui dos primeiros a fazer a candidatura e tou a ver que ja muita gente recebeu as credenciais e eu nao. Alem disto, inicialmente dizia que me enviavam por SMS, mas hoje, ao fazer uma nova candidatura (para alterar a ordem das opcoes) ja me dizia que iria receber por email... é normal?
Sim, é. Os emails podem demorar um dia ou outro, fica atento

• Like
Reactions: luispeixoto922
Olá, já realizei a minha candidatura à bolsa!
Após a candidatura estive a analisar o boletim de candidatura e na parte do património imobiliário, sou apresentado como o titular do imóvel, no entanto os titulares são os meus pais, e o no valor patrimonial é apresentado o valor de 0,00€, o que está incorreto, como é óbvio. Os dados estarem desta forma é normal ou é mesmo erro por parte da DGES?

Outra questão, quando pedem o “artigo” do imóvel temos que indicar o “artigo matricial”, correto?

Obrigado desde já, pelas respostas! :)

alguém me consegue retirar uma duvida por favor? neste momento encontro-me no 3º ano de licenciatura, e se correr bem entrarei agora no 4º ano. alguém me sabe dizer quantos créditos tenho de ter para continuar a ter bolsa? continua a ser 36 créditos ou como no meu caso como já nao é o primeiro ano já terão de ser mais?
obrigada !

Olá @sara1996
Diz a candidatura quarta de manha e ate agora ainda nao tenho as credenciais é normal?
Pode ser, sim, espera mais uns dias.

Olá @Patrícia_Carmo
alguém me consegue retirar uma duvida por favor? neste momento encontro-me no 3º ano de licenciatura, e se correr bem entrarei agora no 4º ano. alguém me sabe dizer quantos créditos tenho de ter para continuar a ter bolsa? continua a ser 36 créditos ou como no meu caso como já nao é o primeiro ano já terão de ser mais?
obrigada !
O mínimo para ter bolsa são 30 ECTS, excepto na situação de conclusão de curso, que é o teu caso. Desde que tenhas completado este ano pelo menos 36 ECTS deves ter a bolsa renovada.

• Like
Reactions: Patrícia_Carmo
Se na candidatura online colocarmos "não" quando é nos colocada a questão se querermos bolsa, podemos nos candidatar à bolsa na mesma?

Olá @RaquelOl
Se na candidatura online colocarmos "não" quando é nos colocada a questão se querermos bolsa, podemos nos candidatar à bolsa na mesma?
Sim, mas aí terás de pedir os acessos aos serviços sociais da instituição na matricula, ou terias de contactar a DGES.

Olá @RaquelOl

Sim, mas aí terás de pedir os acessos aos serviços sociais da instituição na matricula, ou terias de contactar a DGES.
E mais outra situação, esta de uma amiga minha, ela colocou sim na bolsa e recebeu depois umas credenciais. Ela agora tem que fazer uma nova candidatura mas essa específica à bolsa não é? Já agora pode ser feita até quando? Até 6 de agosto também?

E mais outra situação, esta de uma amiga minha, ela colocou sim na bolsa e recebeu depois umas credenciais. Ela agora tem que fazer uma nova candidatura mas essa específica à bolsa não é? Já agora pode ser feita até quando? Até 6 de agosto também?
Sim. Até 30 de setembro.