Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite a todos. Foi-me solicitado um documento, "acordo de regulação do exercício do poder paternal" no seguimento da análise da minha candidatura à bolsa de estudos. Gostaria de saber onde posso pedir este documento. Obrigada
É um documento emitido pelo tribunal, caso os teus pais estejam separados e tenham acordo em tribunal quanto à tua custódia.

• Like
Reactions: cristianadr

Ana Daniela

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2019
Curso
Farmácia
Boa noite, no preenchimento da bolsa, na parte da contratualização eu enganei-me a preencher uma resposta, tento mudar e dá, mas quando atualiza volta para a resposta antiga.
Devido a isso aparece que não tenho os requisitos .
Alguém sabe como dá para mudar a resposta ?

Matrícula
22 Outubro 2018
Bom dia! Estou a tentar aceder ao portal da DGES na parte relacionada com as Bolsas de Estudo e aquilo dava erro na minha palavra-passe e pedi outra. Inseri a nova e agora já diz "Serviço Temporariamente Indisponível". Tem a ver com o sistema deles, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia! Estou a tentar aceder ao portal da DGES na parte relacionada com as Bolsas de Estudo e aquilo dava erro na minha palavra-passe e pedi outra. Inseri a nova e agora já diz "Serviço Temporariamente Indisponível". Tem a ver com o sistema deles, certo?
Sim, tem. Experimenta novamente mais tarde.

Inês Ramalho Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2017
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Boa noite!
Alguém me sabe dizer se na parte do pagamento, em especifico no "Complemento deslocados", o valor que aparece é o total que vai ser pago durante os 10 meses ou o que foi lançado até agora (tendo em conta os recibos que já enviei)?
Obrigada!

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Na bolsa pediram-me agora alguns documentos. Já li aqui que o Acordo de Regulação do Exercício do Poder Paternal deve ser pedido no tribunal, mas eu tenho que entregar ainda mais três documentos, sendo esses 3 "declarações sob compromisso de honra". Ora, estas declarações são algo que têm que ser escritas por mim/pela minha mãe, não sendo portanto documentos para ir buscar a algum lado? Numa delas diz que devo indicar o valor do património mobiliário a 31 de dezembro de 2018. Basta dizer quanto era na declaração, ou tenho que mostrar algum comprovativo? É porque diz em baixo "não são os extratos bancários" que é a única coisa que tenho, portanto é só indicar quanto era na declaração?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Na bolsa pediram-me agora alguns documentos. Já li aqui que o Acordo de Regulação do Exercício do Poder Paternal deve ser pedido no tribunal, mas eu tenho que entregar ainda mais três documentos, sendo esses 3 "declarações sob compromisso de honra". Ora, estas declarações são algo que têm que ser escritas por mim/pela minha mãe, não sendo portanto documentos para ir buscar a algum lado? Numa delas diz que devo indicar o valor do património mobiliário a 31 de dezembro de 2018. Basta dizer quanto era na declaração, ou tenho que mostrar algum comprovativo? É porque diz em baixo "não são os extratos bancários" que é a única coisa que tenho, portanto é só indicar quanto era na declaração?
Exacto, são declarações escritas por ti/pela tua mãe e assinadas no final.
Quanto a essa declaração, que não são os extractos, é indicares o valor e dizeres na declaração que não possuis mais nada além dessa(s) conta(s).

• Like
Reactions: wefojoewfj

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Exacto, são declarações escritas por ti/pela tua mãe e assinadas no final.
Quanto a essa declaração, que não são os extractos, é indicares o valor e dizeres na declaração que não possuis mais nada além dessa(s) conta(s).
Obrigado. Então essas declarações da minha mãe, eu posso (ou devo) escrevê-las a computador, imprimir para ela assinar, e digitalizar e enviar?

DTRBL0

Membro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Boas,

Já começaram a receber alguma resposta da Bolsa da DGES?

Submeti a minha candidatura a 06/08 e ainda não consegui obter nenhuma informação sobre a minha candidatura....

Cumprimentos :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boas,

Já começaram a receber alguma resposta da Bolsa da DGES?

Submeti a minha candidatura a 06/08 e ainda não consegui obter nenhuma informação sobre a minha candidatura....

Cumprimentos :)
É normal. No ano passado recebi pedido de documentos em dezembro e a decisão foi só em janeiro. É mesmo muito variável. O que recomendo é que, caso sintas que há necessidade, tenta solicitar entrevista com os serviços de ação social. Há um botão para isso. Eu fiz isso e um email a relatar a situação e passado pouco tempo deram-me o tal pedido de docs.

DTRBL0

Membro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
É normal. No ano passado recebi pedido de documentos em dezembro e a decisão foi só em janeiro. É mesmo muito variável. O que recomendo é que, caso sintas que há necessidade, tenta solicitar entrevista com os serviços de ação social. Há um botão para isso. Eu fiz isso e um email a relatar a situação e passado pouco tempo deram-me o tal pedido de docs.
Como é que funciona o pedido e a entrevista em si?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Como é que funciona o pedido e a entrevista em si?
É clicares no botão e, consoante os serviços de ação social da tua universidade eles apresentam-te opções de horários. Selecionas uma das opções e recebes email a confirmar, posteriormente.

Beatriz Castro

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Bom dia, estou no terceiro ano da licenciatura e vou precisar de um quarto e sei que, tendo aprovação a 36 créditos, me é concedida bolsa no próximo ano, no entanto queria saber se existe um número mínimo de ECTS ao qual tenho de estar inscrita para receber a bolsa e continuar numa residência.

Kat9878

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Bom dia, estou no terceiro ano da licenciatura e vou precisar de um quarto e sei que, tendo aprovação a 36 créditos, me é concedida bolsa no próximo ano, no entanto queria saber se existe um número mínimo de ECTS ao qual tenho de estar inscrita para receber a bolsa e continuar numa residência.
Eu penso que, se estás inscrita em mais de 36ECTS, o mínimo que deves completar para manter a bolsa são mesmo os 36.

Beatriz Castro

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Eu penso que, se estás inscrita em mais de 36ECTS, o mínimo que deves completar para manter a bolsa são mesmo os 36.
A minha questão é mesmo relativa ao momento de inscrição, ou seja, se tenho de deixar mais ECTS do que os 18 que me faltam. Disseram-me que é necessário estar inscrito (e não se trata de fazer) a pelo menos 30 ECTS para que seja atribuída bolsa (para além, claro de verificarem se no ano anterior completei os 36 ECTS)

Kat9878

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
A minha questão é mesmo relativa ao momento de inscrição, ou seja, se tenho de deixar mais ECTS do que os 18 que me faltam. Disseram-me que é necessário estar inscrito (e não se trata de fazer) a pelo menos 30 ECTS para que seja atribuída bolsa (para além, claro de verificarem se no ano anterior completei os 36 ECTS)
Já entendi o que querias dizer. Só confirmando no regulamento, porque realmente há um número mínimo de ECTS a que se deve estar inscrito para darem a bolsa. Deixa-me ver se te consigo confirmar quantos são.
Mensagem fundida automaticamente:

@Beatriz Castro, consegui encontrar a informação!
No regulamento mais recente para a atribuição de bolsas (2017) há muitos pontos que não aparecem porque na última redação não foram alterados (inclusive grande parte do artigo 5.º). O regulamento anterior já tem a resposta que pretendes, que é esta:
d) Esteja inscrito num mínimo de 30 ECTS, salvo nos casos em que se encontre inscrito num número de ECTS inferior por estar a finalizar o curso
Segundo o regulamento, presumo que possas estar inscrita aos 18 ECTS que te faltam e ainda assim ter a bolsa. Mas na dúvida, aconselho a que entres em contacto com os SAS para te esclarecerem melhor!

Última edição:

XPTOO

Membro Caloiro
Matrícula
27 Outubro 2019
Eu candidatei-me a 6 de Outubro para a bolsa, mas dentro do prazo de vinte dias após a matrícula. Perco algum mês de bolsa?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
xxritaaaaaaxx Dúvidas na Contratualização Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 4
D Posso ganhar bolsa de estudo? Bolsas e Residências 2
F Página pessoal para a bolsa de estudo (DGES) Bolsas e Residências 13
M Bolsa de Estudo: documentos necessários Bolsas e Residências 1
AlexandraEsteves Bolsa de Estudo depois de mudar para diurno Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 6
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
M Bolsa de estudo com trabalho Bolsas e Residências 8
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
L Renovação da bolsa de estudo e +superior Bolsas e Residências 15
P Valor da bolsa de estudo no segundo ano Bolsas e Residências 7
A Bolsa de Estudo na 3a Fase Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo - apareço na dges como não colocada Bolsas e Residências 1
A Bolsa de estudo e primeira propina Bolsas e Residências 11
F Regimes pós-laboral e à distância e bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo e empréstimo bancário Bolsas e Residências 13
DinaOliJesus Bolsa de estudo - doença Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo e falta de ECTS Bolsas e Residências 3
C Conta bancária e a bolsa de estudo Bolsas e Residências 4
A Possibilidade de adquirir bolsa de estudo entrando na segunda fase de candidaturas Bolsas e Residências 12
M Bolsa de estudo e residência Bolsas e Residências 42
Poseidon Bolsa de Estudo no 2º e 3º ano da Licenciatura Bolsas e Residências 2
I Bolsa de estudo e contrato de trabalho Bolsas e Residências 1
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
David Oliveira perda da bolsa de estudo Bolsas e Residências 5
Martim Ferreira Bolsa de Estudo e Mudança de Instituição Bolsas e Residências 3
N Equivalências e bolsa de estudo Bolsas e Residências 13
João Traficante Perda da bolsa de estudo Ensino Secundário 0
A Validade/Limite da Bolsa de Estudo. Bolsas e Residências 3
C Anulaçao da bolsa de estudo e abono de familia Arquivo 1
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
S Bolsa de Estudo para Licenciado Bolsas e Residências 5
J Nova matrícula e bolsa de estudo Ensino Superior 1
G Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo Bolsas e Residências 110
A Bolsa de estudo numa universidade privada Bolsas e Residências 19
André Amândio Trocar curso para Bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo estágio Brasil Bolsas e Residências 0
A Pagamento propinas e bolsa de estudo Bolsas e Residências 15
B Mestrado: Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 28
A Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 63
W Alternativas a bolsa de estudo Bolsas e Residências 24
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
Ricardo Pinto Bolsa de estudo - ISMAI Ensino Superior 7
D Bolsa De Estudo Arquivo 0
A créditos necessários à manutenção da bolsa Bolsas e Residências 1
C Dupla Licenciatura e renovaçao da bolsa Bolsas e Residências 1