Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Bom dia! Sabem se o valor da Bolsa de Estudo é calculado em função do curso? Um Mestrado é mais caro que uma Licenciatura. Têm isso em conta no valor que nos dão para a Bolsa ou é sempre o mesmo, independentemente do curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alexandra S.
Bom dia! Sabem se o valor da Bolsa de Estudo é calculado em função do curso? Um Mestrado é mais caro que uma Licenciatura. Têm isso em conta no valor que nos dão para a Bolsa ou é sempre o mesmo, independentemente do curso?
O valor da propina entra no cálculo, pelo que diria que sim.

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Alguém sabe dizer como funciona a Contratualização? Na minha candidatura diz isto:
  • Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, pelo que a candidatura, após submissão, poderá ser incluído no processo de contratualização.
Pelo que percebi, estou apta e poderia receber uma bolsa provisória, entretanto não recebi nada até agora.

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá @Alexandra S.

O valor da propina entra no cálculo, pelo que diria que sim.
Olá, @davis. É que tenho procurado no Regulamento e só encontro menções a "não sendo superior ao valor da propina máxima fixada anualmente para o 1º ciclo de estudos do ensino superior público". Conheço pessoas que estão em Mestrado e que este ano só receberam de Bolsa o valor máximo para a propina de Licenciatura (800 e poucos euros). Suponho que seja melhor enviar um mail para os SAS da minha Universidade a esclarecer a situação.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá, @davis. É que tenho procurado no Regulamento e só encontro menções a "não sendo superior ao valor da propina máxima fixada anualmente para o 1º ciclo de estudos do ensino superior público". Conheço pessoas que estão em Mestrado e que este ano só receberam de Bolsa o valor máximo para a propina de Licenciatura (800 e poucos euros). Suponho que seja melhor enviar um mail para os SAS da minha Universidade a esclarecer a situação.
Sim, é melhor nesse caso.

• Like
Reactions: Alexandra S.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Marcaram uma entrevista relativa à bolsa. É possível alterar essa data?
Sim, é. Depois de entrares na tua conta nos detalhes tens lá os contactos dos serviços de ação social da tua universidade. Envia para lá email.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Alguém sabe para que serve ou que perguntas são feitas na entrevista?
Serve para esclarecer melhor a tua situação. As perguntas dependem muito de caso para caso, mas, geralmente serve para esclarecer melhor a situação económica do agregado - como é que este subsiste, a situação profissional dos pais e porquê etc etc.

Marcelo S.

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2019
Serve para esclarecer melhor a tua situação. As perguntas dependem muito de caso para caso, mas, geralmente serve para esclarecer melhor a situação económica do agregado - como é que este subsiste, a situação profissional dos pais e porquê etc etc.
Muito obrigado!!

Anna Isabel

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2018
Boa tarde, recebi uma notificação por documentos em falta.
Na notificação pedem esclarecimentos sobre a situação profissional dos meus pais e uma declaração sob compromisso de honra devido aos baixos rendimentos do agregado. Ao certo, que documentos devo procurar para enviar?

AlexandraQPD

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2019
Olá! As creditações e as melhorias contam para o cálculo dos ECTs? É que não encontro nada no regulamento referente a esta parte e, gostava de perceber se uma lacuna destas no regulamento poderia ser algo a usar em meu favor, uma vez que estou em risco de perder a bolsa.

Obrigada!

cef309

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2016
Boa tarde, eu submeti a minha candidatura à bolsa com sucesso em setembro, mas à duas semanas atrás enviaram-me a notificação abaixo a pedir um novo documento. Eu li mal o número de dias do prazo e só reparei que eram só dez dias ontem à noite. O prazo acabou hoje por volta das 12h00 e eu só consegui terminar o documento à tarde, portanto já não consigo envia-lo pelo DGES. Enviei um e-mail a bolsas@sas.ipp.pt com o documento anexado a pedir se ainda o podiam aceitar e estou à espera de uma resposta. Alguma sugestão sobre o que eu possa fazer?

Capturar.PNG

UPDATE (21:25): Ainda não fui enviado resposta por bolsas@sas.ipp.pt mas a minha página no dges.gov.pt/wwwBeOn foi atualizada às 19:57 e diz que o meu pedido de bolsa não foi aceite por "Instrução incompleta". Inserir uma oposição muito provavelmente não iria dar em nada visto que o erro foi meu. Não há mesmo mais nada que eu possa fazer? :(

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anna Isabel
Na notificação pedem esclarecimentos sobre a situação profissional dos meus pais e uma declaração sob compromisso de honra devido aos baixos rendimentos do agregado. Ao certo, que documentos devo procurar para enviar?
Pelo que percebi uma declaração sob compromisso de honra (tens exemplos online) em que esclareces esses pontos.

Olá @AlexandraQPD
As creditações e as melhorias contam para o cálculo dos ECTs? É que não encontro nada no regulamento referente a esta parte e, gostava de perceber se uma lacuna destas no regulamento poderia ser algo a usar em meu favor, uma vez que estou em risco de perder a bolsa.
Não.

nwithani

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2019
Curso
Línguas Aplicadas
Instituição
FLUP
Boa noite!
Fiz há uns tempos uma pergunta aqui relacionada com a mudança de curso, mas a situação resumidamente é a seguinte: estava no 2° ano de Engenharia Informática na UMinho no ano passado, foi me atribuído bolsa tendo recebido a primeira prestação, cancelei a matrícula em outubro, voltei a candidatar-me pelo Concurso Nacional de Acesso, entrei em Línguas Aplicadas no Porto. Fiz candidatura à bolsa há umas semanas e hoje recebi o resultado sendo que me foi atribuída. Na realidade só fiz o pedido inicialmente para os SAS ficarem com a minha informação para fazer o pedido no próximo ano sem ter de entregar tantos documentos, porque me tinham dito aqui no fórum que como não cumpri os ECTS necessários não me seria atribuída qualquer bolsa. Devo preocupar-me depois desta decisão com a possibilidade de ter de devolver os valores? Disse na contratualização que não cumpri os ECTS necessários e a UMinho enviou a minha informação académica à UPorto.

Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @nwithani
Fiz há uns tempos uma pergunta aqui relacionada com a mudança de curso, mas a situação resumidamente é a seguinte: estava no 2° ano de Engenharia Informática na UMinho no ano passado, foi me atribuído bolsa tendo recebido a primeira prestação, cancelei a matrícula em outubro, voltei a candidatar-me pelo Concurso Nacional de Acesso, entrei em Línguas Aplicadas no Porto. Fiz candidatura à bolsa há umas semanas e hoje recebi o resultado sendo que me foi atribuída. Na realidade só fiz o pedido inicialmente para os SAS ficarem com a minha informação para fazer o pedido no próximo ano sem ter de entregar tantos documentos, porque me tinham dito aqui no fórum que como não cumpri os ECTS necessários não me seria atribuída qualquer bolsa. Devo preocupar-me depois desta decisão com a possibilidade de ter de devolver os valores? Disse na contratualização que não cumpri os ECTS necessários e a UMinho enviou a minha informação académica à UPorto.
Não era suposto teres bolsa porque anulaste a matrícula anterior e não tiveste aproveitamento. Se entretanto se aperceberem do erro irão pedir os valores de volta, sim. O melhor é esclareceres a situação com eles.

• Like
Reactions: nwithani

AlexandraQPD

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2019
Boa tarde, eu submeti a minha candidatura à bolsa com sucesso em setembro, mas à duas semanas atrás enviaram-me a notificação abaixo a pedir um novo documento. Eu li mal o número de dias do prazo e só reparei que eram só dez dias ontem à noite. O prazo acabou hoje por volta das 12h00 e eu só consegui terminar o documento à tarde, portanto já não consigo envia-lo pelo DGES. Enviei um e-mail a bolsas@sas.ipp.pt com o documento anexado a pedir se ainda o podiam aceitar e estou à espera de uma resposta. Alguma sugestão sobre o que eu possa fazer?

Ver anexo 9999

UPDATE (21:25): Ainda não fui enviado resposta por bolsas@sas.ipp.pt mas a minha página no dges.gov.pt/wwwBeOn foi atualizada às 19:57 e diz que o meu pedido de bolsa não foi aceite por "Instrução incompleta". Inserir uma oposição muito provavelmente não iria dar em nada visto que o erro foi meu. Não há mesmo mais nada que eu possa fazer? :(
Vai à sede dos teus serviços sociais (que eu presumo que saibas qual é, uma vez que, na primeira candidatura à bolsa tiveste que ir lá buscar as credenciais para entrares no sistema online de bolsas). Levas o documento imprimido e perguntas se o podes entregar.

Pedro0liv

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2019
Pretendo anular a matricula no fim do 1 semestre e recebo a bolsa desde outubro. Fazendo a anulação tenho de devolver o dinheiro da bolsa desde que a recebo? E só completando os 36ects é que terei direito a bolsa novamente?

• Like
Reactions: Kat9878

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pretendo anular a matricula no fim do 1 semestre e recebo a bolsa desde outubro. Fazendo a anulação tenho de devolver o dinheiro da bolsa desde que a recebo? E só completando os 36ects é que terei direito a bolsa novamente?
Já te respondi no outro tópico.

Ricardob

Membro
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Arquitetura
Instituição
FAUP
Olá pessoal, tenho interesse em mudar de curso para o próximo ano, mas vou ficar a terminar este ano lectivo na faculdade onde estudo. Sabendo que me iria candidatar pelo concurso nacional de acesso para outra instituição, queria saber se poderia simultâneamente ter esta matrícula congelada?Para além disso, queria saber se perco o direito à bolsa e ao alojamento, no caso de retomar o curso que frequento agora, após um ano num curso de outra instituição?

Também gostaria de saber se posso me candidatar à bolsa de estudos para este novo curso, sem qualquer problema derivado destas condicionantes?

Obrigado desde já! 😃