Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

HenriqueCa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Março 2020
No site da DGES, diz o seguinte:
São elegíveis para a atribuição de uma nova bolsa de mobilidade do Programa +Superior os estudantes que satisfaçam, cumulativamente os seguintes requisitos:

• Terem sido colocados, no ano letivo para o qual se candidatam à bolsa de mobilidade, numa das instituições elegíveis e terem realizado a matrícula e inscrição na mesma;
  • Terem requerido bolsa de estudo da ação social dentro do prazo fixado no regulamento anual;
  • Ter-lhes sido atribuída uma bolsa de estudo da ação social (existe uma previsão no diploma para a ocorrência da concessão de bolsa em momento posterior);
  • Terem residência habitual em Portugal em concelho não abrangido pela NUTS III onde está situada a unidade orgânica da instituição de ensino superior em se encontram matriculados e inscritos.
Como para o ano não te vai ser atribuída bolsa, creio que ficas sem acesso a esta bolsa também, mas nada te impede de enviares candidatura caos cumpras todas as condições. Tens informação aqui: FAQ's Programa +Superior | DGES
Obrigado ! :)

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
Olá a todos,

Peço desculpa se estou a repetir perguntas. Mas gostava de saber como me candidato à bolsa de estudos da dges. Eu fui ao site e pedem umas credenciais de acesso, eu não sei como é que obtenho essas credenciais. É preciso fazer algum pedido de senha como na candidatura ao ensino superior? Já agora eu estou a acabar o 12o, faço a candidatura à bolsa quando for colocada numa instituição do ensino superior ou posso fazer agora?

Obrigada desde já

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
eu não sei como é que obtenho essas credenciais.
"A candidatura a bolsa de estudo é efetuada exclusivamente online, por intermédio da plataforma BeOn, acessível através do sítio na Internet da Direção-Geral do Ensino Superior.
Para o efeito necessita de um código de utilizador e de uma palavra-chave.

Caso esteja a concorrer ao ingresso no ensino superior através do concurso nacional de acesso e seja a primeira vez que pretende concorrer à atribuição de uma bolsa de estudos, poderá solicitar as suas credenciais (código de utilizador e palavra-chave) aquando da candidatura ao ensino superior.

Se na candidatura do acesso ao ensino superior, indicar que pretende concorrer a bolsa estudo, deverá seguir as instruções que irá receber no seu email com a "Notificação de receção de candidatura ao acesso ao ensino superior"."
Ou seja, só na altura das candidaturas é que tens acesso às credenciais para a bolsa!

• Like
Reactions: _ritamrc_

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
"A candidatura a bolsa de estudo é efetuada exclusivamente online, por intermédio da plataforma BeOn, acessível através do sítio na Internet da Direção-Geral do Ensino Superior.
Para o efeito necessita de um código de utilizador e de uma palavra-chave.

Caso esteja a concorrer ao ingresso no ensino superior através do concurso nacional de acesso e seja a primeira vez que pretende concorrer à atribuição de uma bolsa de estudos, poderá solicitar as suas credenciais (código de utilizador e palavra-chave) aquando da candidatura ao ensino superior.

Se na candidatura do acesso ao ensino superior, indicar que pretende concorrer a bolsa estudo, deverá seguir as instruções que irá receber no seu email com a "Notificação de receção de candidatura ao acesso ao ensino superior"."
Ou seja, só na altura das candidaturas é que tens acesso às credenciais para a bolsa!
Ahh okok, muito obrigada. Então quando for fazer a candidatura ao ensino superior meto aue pretendo concorrer à bolsa e vou para o site onde me candidato à bolsa, é nessa altura convém já ter todos os documentos necessários certo?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ahh okok, muito obrigada. Então quando for fazer a candidatura ao ensino superior meto aue pretendo concorrer à bolsa e vou para o site onde me candidato à bolsa, é nessa altura convém já ter todos os documentos necessários certo?
Na altura precisas preencher todo o formulário e penso que a papelada que precisas não é muita (não me recordo ao certo de todos os documentos, mas na secção dedicada a eles, eles avisam quais são os que são necessários: penso que é a declaração do IRS e mais uns dois documentos deles que são autorizações que deves assinar e digitalizar para inserir lá). Depois disso, a restante documentação vai sendo pedida conforme o processo de candidatura vai andando, dando-te sempre prazos de entrega com alguma flexibilidade! (creio que sempre que pedem novos documentos, dão 10 dias úteis para os entregar!).

• Like

Salomé Baptista

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2020
Olá a todos,

Peço desculpa se estou a repetir perguntas. Mas gostava de saber como me candidato à bolsa de estudos da dges. Eu fui ao site e pedem umas credenciais de acesso, eu não sei como é que obtenho essas credenciais. É preciso fazer algum pedido de senha como na candidatura ao ensino superior? Já agora eu estou a acabar o 12o, faço a candidatura à bolsa quando for colocada numa instituição do ensino superior ou posso fazer agora?

Obrigada desde já
Olá Rita, também vou agora para a universidade (em principio) e sim é preciso fazeres um pedido de senha no dges para depois teres acesso á tua área de futuro estudante, na qual depois vais receber instruções de como receber a senha. Penso que depois dos exames podemos nos candidatar ás universidades e às bolsas. Mas se queres uma bolsa para uma universidade privada o melhor é tentares contactar a uni e também se tiveres direito a bolsa de mérito atribuida pela universidade.

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
Olá Rita, também vou agora para a universidade (em principio) e sim é preciso fazeres um pedido de senha no dges para depois teres acesso á tua área de futuro estudante, na qual depois vais receber instruções de como receber a senha. Penso que depois dos exames podemos nos candidatar ás universidades e às bolsas. Mas se queres uma bolsa para uma universidade privada o melhor é tentares contactar a uni e também se tiveres direito a bolsa de mérito atribuida pela universidade.
Olá Salomé
Obrigada pela tua resposta, já agora sabes me dizer como faço esse pedido de senha para a bolsa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada pela tua resposta, já agora sabes me dizer como faço esse pedido de senha para a bolsa?
Quando acabares a candidatura online aparecerá um aviso a perguntar se queres ou não fazer a candidatura à bolsa de estudos, e depois é enviada a senha para essa plataforma.

• Like

Filipe.Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2020
Boa tarde, se algum elemento do agregado familiar tiver dívidas, tipo hipoteca, ou prestações do carro, ou outra coisa qualquer, pode-se recdber bolsa?

Salomé Baptista

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2020
Olá Salomé
De nada, temos de nos ajudar uns aos outros. Sim tens aqui o link: Candidatura Online - Pedido de Atribuição de Senha e depois clicas em passo seguinte e preenches os campos necessários. Depois ele vão te mandar um e-mail com uma folha que tens de assinar e entregar na escola em que vais realizar os exames, eu por causa do virus enviei por e-mail para a secretaria da escola mas agora como já estamos noutra fase não sei, mas isso é contactares com a escola e eles explicam. Espero ter sido útil.

• Like

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
De nada, temos de nos ajudar uns aos outros. Sim tens aqui o link: Candidatura Online - Pedido de Atribuição de Senha e depois clicas em passo seguinte e preenches os campos necessários. Depois ele vão te mandar um e-mail com uma folha que tens de assinar e entregar na escola em que vais realizar os exames, eu por causa do virus enviei por e-mail para a secretaria da escola mas agora como já estamos noutra fase não sei, mas isso é contactares com a escola e eles explicam. Espero ter sido útil.
Foste sim muito obrigada😘

• Like
Reactions: Salomé Baptista

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Terás de entregar presencialmente, juntamente com o boletim de inscrição nos exames. Procura no site da escola ou contacta-a para saberes se existe algum dia específico, ou assim.
Mensagem fundida automaticamente:

Boa tarde, se algum elemento do agregado familiar tiver dívidas, tipo hipoteca, ou prestações do carro, ou outra coisa qualquer, pode-se recdber bolsa?
Se tu não tiveres dívidas ao Estado (à Segurança Social ou às Finanças, por exemplo), podes te candidatar à bolsa de estudo.

Última edição:

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Eu este ano tive bolsa da DGES da Universidade de Lisboa, alguém me sabe dizer onde posso encontrar este número?Screenshot from 2020-05-18 16-02-00.png

Matrícula
25 Maio 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Augusto Gome
Olá a todos.
Este ano vou-me candidatar à faculdade e queria saber como funciona a bolsa de estudo, principalmente com esta questão da Covid. Obrigado

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá a todos.
Este ano vou-me candidatar à faculdade e queria saber como funciona a bolsa de estudo, principalmente com esta questão da Covid. Obrigado
Se te candidatares ao ensino público, na altura da candidatura assinalas a opção que desejas Bolsa de Estudo para te mandarem as credenciais. Se for numa privada, tens de pedir nos Serviços Sociais após a matrícula e inscrição. Com essas credenciais, entras na plataforma BeOn, onde preenches com os teus dados.
Vou-te deixar dois link para saberes mais informações:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea ( O IAS ainda não foi atualizado. Este ano, tem o valor de € 438,81.)
Bolsas de Estudo | DGES

• Like
Reactions: Daniel F.Soares
Matrícula
25 Maio 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Augusto Gome
Se te candidatares ao ensino público, na altura da candidatura assinalas a opção que desejas Bolsa de Estudo para te mandarem as credenciais. Se for numa privada, tens de pedir nos Serviços Sociais após a matrícula e inscrição. Com essas credenciais, entras na plataforma BeOn, onde preenches com os teus dados.
Vou-te deixar dois link para saberes mais informações:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea ( O IAS ainda não foi atualizado. Este ano, tem o valor de € 438,81.)
Bolsas de Estudo | DGES
Muito obrigado, vou analisar bem esses links, porque no site da UP (e, principalmente, no da FLUP) a informação é um bocado confusa

• Like
Reactions: Edgar H

Dani.Silva

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2020
Boa noite,
Tenho uma questão relativamente à atribuição de bolsas.
De acordo com a simulação não teria direito à bolsa Universitária. No entanto, o meu pai foi recentemente despedido e a minha mãe encontra-se de baixa à vários meses, recebendo muito pouco. Há situações especiais em caso de despedimento? Não sei se devido ao Covid-19 foi lançado algo mas poderia já haver uma lei permanente, estou em dúvida.
Se alguém me soubesse responder ficaria super agradecida :))
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Dani.Silva
De acordo com a simulação não teria direito à bolsa Universitária. No entanto, o meu pai foi recentemente despedido e a minha mãe encontra-se de baixa à vários meses, recebendo muito pouco. Há situações especiais em caso de despedimento? Não sei se devido ao Covid-19 foi lançado algo mas poderia já haver uma lei permanente, estou em dúvida.
Suponho que numa primeira análise o teu pedido poderia ser rejeitado, mas poderias pedir recurso pedindo que esses elementos fossem considerados na avaliação. Fica depois ao critério dos serviços sociais avaliar a tua situação.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Bolsa de estudo com trabalho Bolsas e Residências 8
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
L Renovação da bolsa de estudo e +superior Bolsas e Residências 7
P Valor da bolsa de estudo no segundo ano Bolsas e Residências 7
A Bolsa de Estudo na 3a Fase Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo - apareço na dges como não colocada Bolsas e Residências 1
A Bolsa de estudo e primeira propina Bolsas e Residências 11
F Regimes pós-laboral e à distância e bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo e empréstimo bancário Bolsas e Residências 13
DinaOliJesus Bolsa de estudo - doença Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo e falta de ECTS Bolsas e Residências 3
C Conta bancária e a bolsa de estudo Bolsas e Residências 4
A Possibilidade de adquirir bolsa de estudo entrando na segunda fase de candidaturas Bolsas e Residências 12
M Bolsa de estudo e residência Bolsas e Residências 42
H Bolsa de Estudo no 2º e 3º ano da Licenciatura Bolsas e Residências 2
I Bolsa de estudo e contrato de trabalho Bolsas e Residências 1
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
David Oliveira perda da bolsa de estudo Bolsas e Residências 5
Martim Ferreira Bolsa de Estudo e Mudança de Instituição Bolsas e Residências 3
N Equivalências e bolsa de estudo Bolsas e Residências 13
João Traficante Perda da bolsa de estudo Ensino Secundário 0
A Validade/Limite da Bolsa de Estudo. Bolsas e Residências 3
C Anulaçao da bolsa de estudo e abono de familia Arquivo 1
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
S Bolsa de Estudo para Licenciado Bolsas e Residências 5
J Nova matrícula e bolsa de estudo Ensino Superior 1
G Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo Bolsas e Residências 110
A Bolsa de estudo numa universidade privada Bolsas e Residências 19
André Amândio Trocar curso para Bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo estágio Brasil Bolsas e Residências 0
A Pagamento propinas e bolsa de estudo Bolsas e Residências 15
B Mestrado: Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 17
A Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 63
W Alternativas a bolsa de estudo Bolsas e Residências 24
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
Ricardo Pinto Bolsa de estudo - ISMAI Ensino Superior 7
D Bolsa De Estudo Arquivo 0
F Valor da bolsa inclui alojamento? Bolsas e Residências 1
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
G Duvidas em relaçao A Bolsa de estudante, e em geral preços de Propinas, e mais especificamente a experiencia de Universidade Privada Etic 2019/2020 Ensino Superior 1
B Mantenho a bolsa de estudos? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Alex Erson Bolsa para semestre/ano extra Bolsas e Residências 2
E Valor mínimo da bolsa 2020/2021 Bolsas e Residências 1
C Chumbar de ano e Bolsa Bolsas e Residências 3
M Atribuição de bolsa automática a alunos com escalão A no ano anterior Bolsas e Residências 3
L Bolsa para estudante internacional Bolsas e Residências 0
R Bolsa Indeferida - Conclusão do curso fora do período estabelecido Bolsas e Residências 2