Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

André G

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2020
Boa tarde. Neste ano letivo anulei a inscrição no final do primeiro semestre do meu curso, já no segundo ano desse mesmo. Agora pretendo candidatar-me a outro curso pelo regime de mudança de curso. Posso na mesma ter acesso à bolsa de estudo?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde. Neste ano letivo anulei a inscrição no final do primeiro semestre do meu curso, já no segundo ano desse mesmo. Agora pretendo candidatar-me a outro curso pelo regime de mudança de curso. Posso na mesma ter acesso à bolsa de estudo?
Não, porque não concluíste, pelo menos, 36 ECTS no curso anterior. No próximo ano, não terás direito, mas poderás voltar a ter direito no ano seguinte.

André G

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2020
Não, porque não concluíste, pelo menos, 36 ECTS no curso anterior. No próximo ano, não terás direito, mas poderás voltar a ter direito no ano seguinte.
Obrigado. Mas eu tenho mais de 36 créditos feitos no primeiro ano desse curso. Teria de ter os 36 feitos no segundo ano para poder ter bolsa?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Obrigado. Mas eu tenho mais de 36 créditos feitos no primeiro ano desse curso. Teria de ter os 36 feitos no segundo ano para poder ter bolsa?
Sim, tens sempre de ter no mínimo 36 ECTS, numa duração de n+1, em que n é o número de anos do curso.

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
EM-UM
Olá! Vou agora para o segundo ano, tendo completado todos os 60 ects, e neste ano tive direito à bolsa de estudo. Tenho, no entanto, uma dúvida em relação à renovação da candidatura. Quando vou renovar aparece-me uma informação que diz que, por já ter sido bolseiro no ano anterior, posso ser incluído num processo de contratualização. O que é isto? Obrigado!

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Olá! Vou agora para o segundo ano, tendo completado todos os 60 ects, e neste ano tive direito à bolsa de estudo. Tenho, no entanto, uma dúvida em relação à renovação da candidatura. Quando vou renovar aparece-me uma informação que diz que, por já ter sido bolseiro no ano anterior, posso ser incluído num processo de contratualização. O que é isto? Obrigado!
Na prática é despacharem mais rápido, isto é, como já têm muita da tua informação, o processo pode ser mais rápido.
Mas não te consigo dizer mais do que isto, espera de qualquer forma que alguém te diga algo mais concreto.

• Like
Reactions: luispeixoto922

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Foi como te disseram: é confirmares que basicamente os teus dados não mudaram radicalmente, fazendo com que tenhas de preencher e entregar menos documentação (na prática, eles acabam sempre por pedir coisas, mas é menos do que se fosse um processo normal).

• Like
Reactions: luispeixoto922

D123

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2018
Boa tarde.
As datas para efetuar o pedido de renovação de bolsa de estudo são de 25 de junho até 30 de setembro? Ou estas datas é para quem está a efetuar a candidatura pela primeira vez?
Para além disto: O facto de termos tido bolsa no 1ºano não quer dizer que nos seja atribuída no 2ºano porque o processo é avaliado todo novamente?
Obrigado.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde.
As datas para efetuar o pedido de renovação de bolsa de estudo são de 25 de junho até 30 de setembro? Ou estas datas é para quem está a efetuar a candidatura pela primeira vez?
Para além disto: O facto de termos tido bolsa no 1ºano não quer dizer que nos seja atribuída no 2ºano porque o processo é avaliado todo novamente?
Obrigado.
É de 25 de Junho a 30 de Setembro, sim!
Sim, se os teus rendimentos até ao dia 31 de Dezembro de 2019 forem bastante maiores que os de 2018, poderá haver diferenças na atribuição, não-atribuição ou diminuição da bolsa, mas, diria que, se não alterou grande coisa, a tendência é para manteres (com a descida das propinas é que o valor desce de acordo com estas também, como é óbvio).

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Boas. Estou agora a renovar a candidatura à bolsa para o segundo ano (fui bolseiro este ano letivo de 2019/2020, que foi o meu primeiro ano de universidade). Estou no processo de contratualização, e tenho uma dúvida ou outra. Aqui neste screenshot eles dizem "Tendo estado inscrito a 30 ECTS , realizou com aproveitamento todos os ECTS ?"
Mas eu, naturalmente, estive inscrito a 60 créditos, o equivalente a um ano de faculdade. Então eles estão-se a referir a apenas um dos semestres? Ou 30 créditos são os créditos mínimos para fazer por ano para manter a bolsa (tinha já lido aqui nos fórums que era 36). Estou um bocado confuso com esta pergunta. Eu realizei todos os 30 créditos no primeiro semestre, este semestre ainda não sairam os resultados, por isso não sei.

A pergunta " Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4 " também é um bocado estranha. Estou numa licenciatura de 3 anos, não vejo em que situação é que a resposta a essa pergunta pode ser "não".

Por fim, a última pergunta " O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2019 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? "
Isto basicamente está só a perguntar se os rendimentos declarados no IRS feito este ano relativamente ao ano de 2019 menciona todos os rendimentos. Eu só estou na dúvida porque eles com declaração de IRS eletrónica estão-se a referir à deste ano relativa a 2019 (que eu ainda não lhes entreguei, porque este processo de contratualização é o primeiro passo na recandidatura, ainda não lhes dei nenhuns documentos para a recandidatura), e não à declaração de IRS eletrónica que eu lhes dei o ano passado relativo ao ano 2018, para a minha primeira candidatura, certo?

Desculpem fazer tantas perguntas, a primeira relativa aos créditos é que é a mais importante que eu estou mesmo na dúvida sobre que resposta colocar (ou se a devo colocar já ou esperar pelos resultados deste segundo semestre), as outras duas não são tão importantes, porque acho que já sei que respostas vou colocar, mas suscitaram em mim as dúvidas que eu mencionei, por isso achei relevante mencioná-las.

Attachments

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Boas. Estou agora a renovar a candidatura à bolsa para o segundo ano (fui bolseiro este ano letivo de 2019/2020, que foi o meu primeiro ano de universidade). Estou no processo de contratualização, e tenho uma dúvida ou outra. Aqui neste screenshot eles dizem "Tendo estado inscrito a 30 ECTS , realizou com aproveitamento todos os ECTS ?"
Mas eu, naturalmente, estive inscrito a 60 créditos, o equivalente a um ano de faculdade. Então eles estão-se a referir a apenas um dos semestres? Ou 30 créditos são os créditos mínimos para fazer por ano para manter a bolsa (tinha já lido aqui nos fórums que era 36). Estou um bocado confuso com esta pergunta. Eu realizei todos os 30 créditos no primeiro semestre, este semestre ainda não sairam os resultados, por isso não sei.

A pergunta " Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4 " também é um bocado estranha. Estou numa licenciatura de 3 anos, não vejo em que situação é que a resposta a essa pergunta pode ser "não".

Por fim, a última pergunta " O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2019 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? "
Isto basicamente está só a perguntar se os rendimentos declarados no IRS feito este ano relativamente ao ano de 2019 menciona todos os rendimentos. Eu só estou na dúvida porque eles com declaração de IRS eletrónica estão-se a referir à deste ano relativa a 2019 (que eu ainda não lhes entreguei, porque este processo de contratualização é o primeiro passo na recandidatura, ainda não lhes dei nenhuns documentos para a recandidatura), e não à declaração de IRS eletrónica que eu lhes dei o ano passado relativo ao ano 2018, para a minha primeira candidatura, certo?

Desculpem fazer tantas perguntas, a primeira relativa aos créditos é que é a mais importante que eu estou mesmo na dúvida sobre que resposta colocar (ou se a devo colocar já ou esperar pelos resultados deste segundo semestre), as outras duas não são tão importantes, porque acho que já sei que respostas vou colocar, mas suscitaram em mim as dúvidas que eu mencionei, por isso achei relevante mencioná-las.
Olá!

1) Existem pessoas que são estudantes a tempo parcial, logo apenas se inscrevem a 30 ECTS por ano. Não tens que te preocupar com isso, basta colocares que tiveste aproveitamento aos 30 ECTS. E sim, para manter a Bolsa, precisas de ter aproveitamento a 36.
2)Algumas pessoas demoram mais tempo a terminar o curso (mais do que 4 anos, no caso de uma licenciatura de 3).
3) Estão a referir-se à declaração de 2019, sendo essa uma questão colocada a priori.

Se houve algo que não entendeste, ou tiveres mais questões, fica à vontade para perguntar 🙂

• Like
Reactions: wefojoewfj

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Olá!

1) Existem pessoas que são estudantes a tempo parcial, logo apenas se inscrevem a 30 ECTS por ano. Não tens que te preocupar com isso, basta colocares que tiveste aproveitamento aos 30 ECTS. E sim, para manter a Bolsa, precisas de ter aproveitamento a 36.
2)Algumas pessoas demoram mais tempo a terminar o curso (mais do que 4 anos, no caso de uma licenciatura de 3).
3) Estão a referir-se à declaração de 2019, sendo essa uma questão colocada a priori.

Se houve algo que não entendeste, ou tiveres mais questões, fica à vontade para perguntar 🙂
Muito obrigado pelas respostas, foram bastante esclarecedoras.
Porém, em relação a essa questão dos créditos, houve quem me disse que lhes aparecia a dizer que tinham estado inscritos em 60 créditos e perguntava se tinham feito pelo menos 36. Ainda mais, encontrei uma mensagem aqui nos fórums de alguém a perguntar o mesmo que eu e também houve alguém que lhe disse que lhes aparecia isso dos 60 créditos e se fez pelo menos 36, o que me leva a pensar que isto é um erro qualquer da dges. Envie-lhes agora um email em relação a esta questão, vou ver o que me dizem.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito obrigado pelas respostas, foram bastante esclarecedoras.
Porém, em relação a essa questão dos créditos, houve quem me disse que lhes aparecia a dizer que tinham estado inscritos em 60 créditos e perguntava se tinham feito pelo menos 36. Ainda mais, encontrei uma mensagem aqui nos fórums de alguém a perguntar o mesmo que eu e também houve alguém que lhe disse que lhes aparecia isso dos 60 créditos e se fez pelo menos 36, o que me leva a pensar que isto é um erro qualquer da dges. Envie-lhes agora um email em relação a esta questão, vou ver o que me dizem.
Sim, há algum erro na tua pergunta, porque te questionam como se fosses aluno parcial e não é suposto, se te inscreveste a 60 ECTS. Se já colocaste o erro à DGES, eles devem responder em breve ☺

• Like
Reactions: wefojoewfj

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Sim, há algum erro na tua pergunta, porque te questionam como se fosses aluno parcial e não é suposto, se te inscreveste a 60 ECTS. Se já colocaste o erro à DGES, eles devem responder em breve ☺
Pois, o que é bastante estranho porque nessa mesma página, onde diz o curso que frequento, aparece lá a dizer que é em regime de tempo integral

• Like
Reactions: Ariana_

D123

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2018
É de 25 de Junho a 30 de Setembro, sim!
Sim, se os teus rendimentos até ao dia 31 de Dezembro de 2019 forem bastante maiores que os de 2018, poderá haver diferenças na atribuição, não-atribuição ou diminuição da bolsa, mas, diria que, se não alterou grande coisa, a tendência é para manteres (com a descida das propinas é que o valor desce de acordo com estas também, como é óbvio).
Obrigado. É necessário entregar alguns documentos ao realizar a renovação como foi preciso ao efetuar a candidatura pela primeira vez? Se sim, quais?
Que tipo de questões é que são perguntadas na renovação?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigado. É necessário entregar alguns documentos ao realizar a renovação como foi preciso ao efetuar a candidatura pela primeira vez? Se sim, quais?
Que tipo de questões é que são perguntadas na renovação?
Já podes começar a renovar. Pedem o habitual: declaração de IRS, extracto da conta bancária. Estes são sempre os que pedem logo no início, o resto depende do processo de candidatura em si, mas eles só costumam pedir mais documentos além destes lá para Setembro.

Alex_0

Membro
Matrícula
29 Junho 2020
Olá, tenho uma dúvida em relação às bolsa de estudo da DGES.

Sou escalão A então provavelmente terei bolsa, mas a minha dúvida é se temos que trabalhar para pagar a nossa bolsa...

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, tenho uma dúvida em relação às bolsa de estudo da DGES.

Sou escalão A então provavelmente terei bolsa, mas a minha dúvida é se temos que trabalhar para pagar a nossa bolsa...
Não. O Estado dá-te a bolsa, só tens de fazer o mínimo de 36 ECTS para manteres, não tens de devolver o valor como fazem em alguns países.

• Like
Reactions: Alex_0
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Candidatura a Nova Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 1
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 1
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
M Bolsa de estudo com trabalho Bolsas e Residências 8
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
L Renovação da bolsa de estudo e +superior Bolsas e Residências 11
P Valor da bolsa de estudo no segundo ano Bolsas e Residências 7
A Bolsa de Estudo na 3a Fase Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo - apareço na dges como não colocada Bolsas e Residências 1
A Bolsa de estudo e primeira propina Bolsas e Residências 11
F Regimes pós-laboral e à distância e bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo e empréstimo bancário Bolsas e Residências 13
DinaOliJesus Bolsa de estudo - doença Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo e falta de ECTS Bolsas e Residências 3
C Conta bancária e a bolsa de estudo Bolsas e Residências 4
A Possibilidade de adquirir bolsa de estudo entrando na segunda fase de candidaturas Bolsas e Residências 12
M Bolsa de estudo e residência Bolsas e Residências 42
H Bolsa de Estudo no 2º e 3º ano da Licenciatura Bolsas e Residências 2
I Bolsa de estudo e contrato de trabalho Bolsas e Residências 1
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
David Oliveira perda da bolsa de estudo Bolsas e Residências 5
Martim Ferreira Bolsa de Estudo e Mudança de Instituição Bolsas e Residências 3
N Equivalências e bolsa de estudo Bolsas e Residências 13
João Traficante Perda da bolsa de estudo Ensino Secundário 0
A Validade/Limite da Bolsa de Estudo. Bolsas e Residências 3
C Anulaçao da bolsa de estudo e abono de familia Arquivo 1
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
S Bolsa de Estudo para Licenciado Bolsas e Residências 5
J Nova matrícula e bolsa de estudo Ensino Superior 1
G Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo Bolsas e Residências 110
A Bolsa de estudo numa universidade privada Bolsas e Residências 19
André Amândio Trocar curso para Bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo estágio Brasil Bolsas e Residências 0
A Pagamento propinas e bolsa de estudo Bolsas e Residências 15
B Mestrado: Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 24
A Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 63
W Alternativas a bolsa de estudo Bolsas e Residências 24
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
Ricardo Pinto Bolsa de estudo - ISMAI Ensino Superior 7
D Bolsa De Estudo Arquivo 0
D Bolsa e Residências Bolsas e Residências 1
inesxdias Requisito de Bolsa Bolsas e Residências 1
JoãoRafaelRocha Cursos/ faculdades/ Bolsa Candidatos 2020/2021 2
coral Perda e recuperação da bolsa Bolsas e Residências 2
F Valor da bolsa inclui alojamento? Bolsas e Residências 1
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
G Duvidas em relaçao A Bolsa de estudante, e em geral preços de Propinas, e mais especificamente a experiencia de Universidade Privada Etic 2019/2020 Ensino Superior 1