Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Não, caso fique colocado no curso ao qual vou concorrer, anulo a matrícula no curso em que estou atualmente.
A informação actualiza na plataforma, uma vez que a bolsa passa o processo para os serviços de acção social da nova universidade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ricardo Santos Rosa
Bom dia. A mina situação é a seguinte. Este ano letivo, acabei as cadeiras todas deste semestre, quer os do terceiro ano, quer as que faltam dos anos anteriores, tendo todas 54 ects. Para o ano, vou fazer o estágio (23 ects) e mais 3 UCs do curso de Desporto (9 ects, todas do primeiro semestre), que dá o total de 32 ects. Haverá algum problema em renovar a bolsa de estudo, visto que vou fazer o estágio e as UCs que faltam?
Se estás ainda em condições de receber a bolsa no número de matrículas, sim, podes. Desde que estejas inscrito em pelo menos 30 ECTS tens sempre acesso à bolsa.

• Like
Reactions: Ricardo Santos Rosa

gmcgs

Membro
Matrícula
14 Junho 2019
Boa noite, eu tinha duas dúvidas quanto às bolsas que gostava que me esclarecessem.

1º- É possível ter mais de uma bolsa ao mesmo tempo, nunca tendo estado no ensino superior e entrar este ano(por exemplo ter a bolsa da dges e da rotary clubs)?

2º- No que toca a bolsa da rotary clubs, sendo eu de Évora e indo estudar para Lisboa como é que me posso candidatar?

Desde já obrigado

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, eu tinha duas dúvidas quanto às bolsas que gostava que me esclarecessem.

1º- É possível ter mais de uma bolsa ao mesmo tempo, nunca tendo estado no ensino superior e entrar este ano(por exemplo ter a bolsa da dges e da rotary clubs)?

2º- No que toca a bolsa da rotary clubs, sendo eu de Évora e indo estudar para Lisboa como é que me posso candidatar?

Desde já obrigado
É possível te candidatares à Bolsa da DGES, recebendo outra.
Às restantes perguntas, só a Rotary, ou algum associado, te pode responder

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Olá a todos! O preenchimento da candidatura à bolsa dges só é feito após a candidatura ao ensino superior. Sei que é preciso muita papelada e gostaria de ir já preparando tudo. Alguém me sabe todos os documentos necessários?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá a todos! O preenchimento da candidatura à bolsa dges só é feito após a candidatura ao ensino superior. Sei que é preciso muita papelada e gostaria de ir já preparando tudo. Alguém me sabe todos os documentos necessários?
Bolsas de Estudo | DGES
Está nos ""Documentos necessários".

• Like
Reactions: Luís_Sousa

joanacalves

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá. estive três anos num curso que nao conclui e depois um semestre em outro ate cancelar a matricula.
se agora for para mestrado integrado eles vão contar na mesma essas inscrições ou como eram so licenciatura conta como se fosse uma primeira inscrição? e os créditos realizados no ultimo ano contam na mesma para a atribuição?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @joanacalves
Olá. estive três anos num curso que nao conclui e depois um semestre em outro ate cancelar a matricula.
se agora for para mestrado integrado eles vão contar na mesma essas inscrições ou como eram so licenciatura conta como se fosse uma primeira inscrição? e os créditos realizados no ultimo ano contam na mesma para a atribuição?
Continuam a conta na componente da licenciatura, pelo que pelo menos nos 3 primeiros anos só terias bolsa no máximo em 1 deles, se tiveste aproveitamento na última matrícula.

Tiagodias

Membro
Matrícula
7 Março 2019
Boa tarde! Eu gostava de saber se me poderiam dar algumas informações em relação às bolsas de estudo. A quantas é que nos podemos candidatar? Quando é que nos podemos candidatar a elas?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Tiagodias

Membro
Matrícula
7 Março 2019
Olá.
Aconselho a leres o nosso artigo sobre isso (ainda tem os valores do ano passado).
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea
Obrigado!
Mais uma dúvida. Eu não tenho a certeza, mas penso que li que em algumas faculdades podem atribuir bolsas de mérito no valor das propinas durante um ano. No meu caso, eu vou me candidatar este ano pela primeira vez, é possível acontecer pois tenho uma média acima de 18 valores?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado!
Mais uma dúvida. Eu não tenho a certeza, mas penso que li que em algumas faculdades podem atribuir bolsas de mérito no valor das propinas durante um ano. No meu caso, eu vou me candidatar este ano pela primeira vez, é possível acontecer pois tenho uma média acima de 18 valores?
Algumas instituições privadas reduzem as propinas se entrares com média X. Nas públicas, isso não acontece.
Podes é receber bolsas de algumas entidades, por exemplo, câmara municipal, pela tua média final do secundário.

Edit.: @Tiagodias Corrigindo, algumas públicas oferecem bolsas de mérito no 1º ano. Como a Universidade da Beira Interior, se entrares com, pelo menos, 18 valores e tiveres escolhido esta como 1ª opção no Concurso Nacional de Acesso. Peço desculpa pelo engano.

Última edição:
  • Like
Reactions: Tiagodias

joanacalves

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá @joanacalves

Continuam a conta na componente da licenciatura, pelo que pelo menos nos 3 primeiros anos só terias bolsa no máximo em 1 deles, se tiveste aproveitamento na última matrícula.

o curso é 5 anos com 2 deles em mestrado. entao eu teria que contar 4 inscrições anteriores mais 3 desse curso, o que daria sete (n + 2, ainda dentro do limite), correto? sendo assim, isso já não me dá possibilidade de bolsa nos 3 anos?
já agora, inscrição em regime parcial só conta como meio ano ou conta como ano inteiro, nessas contas dos limites? porque no regulamento dos parciais tem uma alínea sobre prescrição em que diz que 1 inscriçao parcial conta como 0.5. posso ter entendido mal, entretanto...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
o curso é 5 anos com 2 deles em mestrado. entao eu teria que contar 4 inscrições anteriores mais 3 desse curso, o que daria sete (n + 2, ainda dentro do limite), correto? sendo assim, isso já não me dá possibilidade de bolsa nos 3 anos?
já agora, inscrição em regime parcial só conta como meio ano ou conta como ano inteiro, nessas contas dos limites? porque no regulamento dos parciais tem uma alínea sobre prescrição em que diz que 1 inscriçao parcial conta como 0.5. posso ter entendido mal, entretanto...
A componente da licenciatura é 3 anos, e é essa que tens de considerar inicialmente. Tu já tens 4 matrículas + a extra da mudança de curso poderias ter bolsa no máximo 5 anos. Sugiro que valides com a DGES, porque ou não tens mesmo direito a bolsa na licenciatura, porque não consegues completar a licenciatura dentro dos limites de matrículas definidos na bolsa, ou a ter apenas terias numa das matrículas. No mestrado é outro ciclo, pelo que aí será já uma candidatura sem contar com o curso anterior. Essa componente que referes do regime parcial que eu saiba apenas se aplica às prescrições.

• Like
Reactions: joanacalves

NeiaJ

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
20 Julho 2018
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
FLUL
Bom dia. Alguém me poderia dizer quanto tempo +/- demora a saber-se o resultado da bolsa de estudo da Dges (se foi aceite ou não) e se for aceite quanto tempo demora a para vir a primeira "prestação" para a propina? Obrigada ☺️

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Bom dia. Alguém me poderia dizer quanto tempo +/- demora a saber-se o resultado da bolsa de estudo da Dges (se foi aceite ou não) e se for aceite quanto tempo demora a para vir a primeira "prestação" para a propina? Obrigada ☺
Olá! Mais uma vez, isso é muito relativo. Da primeira vez que fiz a candidatura (fiz em Agosto), só recebi o resultado em Novembro, e foi mais ou menos sempre por volta desse mês que recebia resultados. Tive colegas que sabiam mais cedo e outros que só chegavam a saber o resultado em Fevereiro! Por outro lado, em Mestrado tenho recebido o resultado mais cedo. No ano passado fiz a candidatura em Setembro e no final de Outubro já tinha o resultado. A prestação da propina, depende da altura do mês em que és notificada do resultado: se ainda for a tempo do pagamento desse mês, recebes. Se não, só no mês seguinte.

NeiaJ

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
20 Julho 2018
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
FLUL
Olá! Mais uma vez, isso é muito relativo. Da primeira vez que fiz a candidatura (fiz em Agosto), só recebi o resultado em Novembro, e foi mais ou menos sempre por volta desse mês que recebia resultados. Tive colegas que sabiam mais cedo e outros que só chegavam a saber o resultado em Fevereiro! Por outro lado, em Mestrado tenho recebido o resultado mais cedo. No ano passado fiz a candidatura em Setembro e no final de Outubro já tinha o resultado. A prestação da propina, depende da altura do mês em que és notificada do resultado: se ainda for a tempo do pagamento desse mês, recebes. Se não, só no mês seguinte.
Ah entendo, é tudo muito relativo então. Obrigada 😁