Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ES Augusto Cabrita
Olá! Mais uma vez, isso é muito relativo. Da primeira vez que fiz a candidatura (fiz em Agosto), só recebi o resultado em Novembro, e foi mais ou menos sempre por volta desse mês que recebia resultados. Tive colegas que sabiam mais cedo e outros que só chegavam a saber o resultado em Fevereiro! Por outro lado, em Mestrado tenho recebido o resultado mais cedo. No ano passado fiz a candidatura em Setembro e no final de Outubro já tinha o resultado. A prestação da propina, depende da altura do mês em que és notificada do resultado: se ainda for a tempo do pagamento desse mês, recebes. Se não, só no mês seguinte.
Ah entendo, é tudo muito relativo então. Obrigada 😁

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa tarde,
Após preencher o separador "contratualização" e mesmo estando reunidas todas as condições, é me apresentada a seguinte mensagem:
" Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para ser incluído no processo de contratualização. Caso ainda não tenha submetido a sua candidatura, deverá prosseguir para o preenchimento da mesma através do botão «Candidatura Próximo Passo» "
Isto é "normal"? Devo assim preencher de novo a candidatura?

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
A mim também apareceu isso e não entendi porquê.
Cliquei no separador "Contratualização" (em cima) e preenchi, depois voltou novamente para o separador "Candidatura" e cliquei em "Candidatura Próximo Passo" e verifiquei os dados. Mas não entendo se era isto que era suposto fazer.
Alguém sabe se é normal aparecer a mensagem "...não reúne todas a condições.." ou como se faz?
Boa tarde,
Após preencher o separador "contratualização" e mesmo estando reunidas todas as condições, é me apresentada a seguinte mensagem:
" Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para ser incluído no processo de contratualização. Caso ainda não tenha submetido a sua candidatura, deverá prosseguir para o preenchimento da mesma através do botão «Candidatura Próximo Passo» "
Isto é "normal"? Devo assim preencher de novo a candidatura?
Boas, eu no ano passado, também fiz isso ao renovar a bolsa e deu o mesmo erro que vocês, mas recebi na mesma a bolsa, porque enganei numa parte. Sugiro que façam o processo normal e quando for a altura de aulas, entrem em contato com os serviços de ação social e expliquem onde enganaram.

Carina205

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2020
Olá, estive a pesquisar acerca das bolsas de estudo atribuídas pelo estado, tenciono concorrer este ano ao ensino superior, no entanto, apesar de ter lido várias vezes as informações acerca das bolsas, ainda ficaram certas dúvidas.
As credenciais de acesso, são obtidas como? Será na candidatura?Existe algum espaço na própria para requerer estes códigos?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, estive a pesquisar acerca das bolsas de estudo atribuídas pelo estado, tenciono concorrer este ano ao ensino superior, no entanto, apesar de ter lido várias vezes as informações acerca das bolsas, ainda ficaram certas dúvidas.
As credenciais de acesso, são obtidas como? Será na candidatura?Existe algum espaço na própria para requerer estes códigos?
Sim, existe lá um campo que te pergunta se te queres candidatar à bolsa de estudo da DGES.

Winteroc18

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Olá,
Quando vou tentar fazer a candidatura à bolsa sou direcionado para outra página que pede o código de utilizador (será o numero do cartão de cidadão?) e a palavra-passe (será a senha de acesso que nos foi enviada?)
Eu pus esses dados e não consegui entrar.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá,
Quando vou tentar fazer a candidatura à bolsa sou direcionado para outra página que pede o código de utilizador (será o numero do cartão de cidadão?) e a palavra-passe (será a senha de acesso que nos foi enviada?)
Eu pus esses dados e não consegui entrar.
No e-mail com os dados são enviados o número de utilizador e a palavra-passe.

JoaoAntonio13

Membro
Matrícula
17 Junho 2016
Boa tarde a todos, tenho uma duvida que me surgiu que passo a explicar:
Estou no terceiro ano em psicologia e este ano letivo que vem o 20-21 devia ir para mestrado mas infelizmente deixei 3 cadeiras por fazer, e agora para a inscrição na bolsa diz que como nao vou estar inscrito a mais de 30 créditos (pois as 3 cadeiras que deixei dão apenas15 creditos) nao tenho bolsa, mas lembrei em inscrever me em mestrado neste caso em psicologia da educacao e fazer unidades curriculares isoladas e pagar por cada credito. Sendo assim, com os 15 créditos da licenciatura e com mais os 16 créditos das cadeiras do mestrado ja estou inscrito a mais de 30 créditos. Por isso pergunto sabem se posso fazer isto e depois vou ter bolsa ?

DCA_

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2018
Boa tarde, gostaria de saber como obtenho as credenciais de acesso à candidatura de bolsa de estudo? É obtida quando se pede a ficha ENES ou é em um local específico. De momento, apenas tenho a senha de candidatura ao ES.
Cumprimentos,

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, gostaria de saber como obtenho as credenciais de acesso à candidatura de bolsa de estudo? É obtida quando se pede a ficha ENES ou é em um local específico. De momento, apenas tenho a senha de candidatura ao ES.
Cumprimentos,
Olá.
São pedidas na candidatura ao ensino superior, num dos campos iniciais.

• Like
Reactions: DCA_

Winteroc18

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Cumprimentos,
Sim, eu estou na mesma situação, pelo que li, ainda temos que esperar até receber um outro mail, eu recebi a senha da candidatura só na passada sexta-feira e era um mail automático, acho que ainda receberei outro mail que será a notificação de que já fui autenticado pela escola e esse mail já não será automatico e penso que esse mail terá as credencias de acesso.

• Like
Reactions: DCA_

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sim, eu estou na mesma situação, pelo que li, ainda temos que esperar até receber um outro mail, eu recebi a senha da candidatura só na passada sexta-feira e era um mail automático, acho que ainda receberei outro mail que será a notificação de que já fui autenticado pela escola e esse mail já não será automatico e penso que esse mail terá as credencias de acesso.
Olá.
Quando te orientei ontem, nem me lembrei que ,se as candidaturas ainda não começaram, tu não podes ter recebido as credenciais para a bolsa da DGES.
O e-mail que recebeste foi com a palavra-passe da conta da DGES. Quando fizeres a tua candidatura, vai haver lá um campo em que metes SIM como queres te candidatar à bolsa de estudo. Só nesse momento é que te enviam as credenciais.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JoaoAntonio13
Boa tarde a todos, tenho uma duvida que me surgiu que passo a explicar:
Estou no terceiro ano em psicologia e este ano letivo que vem o 20-21 devia ir para mestrado mas infelizmente deixei 3 cadeiras por fazer, e agora para a inscrição na bolsa diz que como nao vou estar inscrito a mais de 30 créditos (pois as 3 cadeiras que deixei dão apenas15 creditos) nao tenho bolsa, mas lembrei em inscrever me em mestrado neste caso em psicologia da educacao e fazer unidades curriculares isoladas e pagar por cada credito. Sendo assim, com os 15 créditos da licenciatura e com mais os 16 créditos das cadeiras do mestrado ja estou inscrito a mais de 30 créditos. Por isso pergunto sabem se posso fazer isto e depois vou ter bolsa ?
Duvido que te considerem as UCI, dado que essas UCI não estão associadas à matrícula na qual estás a pedir a bolsa de estudos.

Mas podes receber a bolsa de estudos, já que o que os critérios de elegibilidade dizem (artigo 5º Despacho n.º 5404/2017 ):

d) Esteja inscrito num mínimo de 30 ECTS, salvo nos casos em que:
i) Se encontre inscrito num número de ECTS inferior por estar a concluir o curso;
ii) Não se possa inscrever num mínimo de 30 ECTS por a isso obstarem as normas regulamentares referentes à inscrição na tese, dissertação, projeto ou estágio do curso;

Margarida Sol

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2020
Boa noite, este primeiro ano de faculdade não tive bolsa de estudo, no entanto estava a pensar concorrer no segundo ano, de momento tenho 30 ects, tenho de garantir os 36 ects na mesma?

KikaLopes

Membro
Matrícula
17 Julho 2019
Olá! Sou candidata à bolsa deste ano e a minha candidatura está à algum tempo na fase dos Serviços Académicos (desde julho), em setembro, eles enviam os dados para o DGES? Ou tenho que ligar para lá para pedir que eles enviem?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
xxritaaaaaaxx Dúvidas na Contratualização Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 2
D Posso ganhar bolsa de estudo? Bolsas e Residências 2
F Página pessoal para a bolsa de estudo (DGES) Bolsas e Residências 10
M Bolsa de Estudo: documentos necessários Bolsas e Residências 1
AlexandraEsteves Bolsa de Estudo depois de mudar para diurno Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 6
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
M Bolsa de estudo com trabalho Bolsas e Residências 8
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
L Renovação da bolsa de estudo e +superior Bolsas e Residências 15
P Valor da bolsa de estudo no segundo ano Bolsas e Residências 7
A Bolsa de Estudo na 3a Fase Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo - apareço na dges como não colocada Bolsas e Residências 1
A Bolsa de estudo e primeira propina Bolsas e Residências 11
F Regimes pós-laboral e à distância e bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo e empréstimo bancário Bolsas e Residências 13
DinaOliJesus Bolsa de estudo - doença Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo e falta de ECTS Bolsas e Residências 3
C Conta bancária e a bolsa de estudo Bolsas e Residências 4
A Possibilidade de adquirir bolsa de estudo entrando na segunda fase de candidaturas Bolsas e Residências 12
M Bolsa de estudo e residência Bolsas e Residências 42
Poseidon Bolsa de Estudo no 2º e 3º ano da Licenciatura Bolsas e Residências 2
I Bolsa de estudo e contrato de trabalho Bolsas e Residências 1
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
David Oliveira perda da bolsa de estudo Bolsas e Residências 5
Martim Ferreira Bolsa de Estudo e Mudança de Instituição Bolsas e Residências 3
N Equivalências e bolsa de estudo Bolsas e Residências 13
João Traficante Perda da bolsa de estudo Ensino Secundário 0
A Validade/Limite da Bolsa de Estudo. Bolsas e Residências 3
C Anulaçao da bolsa de estudo e abono de familia Arquivo 1
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
S Bolsa de Estudo para Licenciado Bolsas e Residências 5
J Nova matrícula e bolsa de estudo Ensino Superior 1
G Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo Bolsas e Residências 110
A Bolsa de estudo numa universidade privada Bolsas e Residências 19
André Amândio Trocar curso para Bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo estágio Brasil Bolsas e Residências 0
A Pagamento propinas e bolsa de estudo Bolsas e Residências 15
B Mestrado: Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 28
A Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 63
W Alternativas a bolsa de estudo Bolsas e Residências 24
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
Ricardo Pinto Bolsa de estudo - ISMAI Ensino Superior 7
D Bolsa De Estudo Arquivo 0
C Dupla Licenciatura e renovaçao da bolsa Bolsas e Residências 1
Edhel Bolsa - Quarta matrícula Bolsas e Residências 3