Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Eu submeti o IBAN nos documentos da candidatura, no entanto ainda dá para adicionar outra vez, é normal??
Clicaste em submeter? Às vezes podes ter apenas carregado o documento mas não enviaste.

GonçaloBarbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2020
Se alguém me conseguir ajudar! É o seguinte, há a possibilidade de ingressar no Ensino Superior pelos Maiores de 23. Tenho direito a bolsa? Não declarei IRS no ano passado nem este ano, há problema? Vivo em casa da minha avó com a minha mãe mas já não “necessito” da minha mãe para me sustentar, como fica o agregado? Tenho várias dúvidas, se alguém me conseguir ajudar

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Diz que o documento foi adicionado com sucesso e consta na tabela (onde aparece o documento do IBAN e a data de submissão) no entanto ainda aparece a opção de carregar outra vez, que faço?
Nos outros documentos aparece-te a opção de carregar ou é apenas no IBAN?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Só no IBAN mas já submeti a candidatura e aparece nos documentos entregues pelo que suponho que esteja tudo bem certo?
Sim, se aparece na parte dos documentos entregues, então está tudo bem.

Matrícula
4 Julho 2020
Sim, se aparece na parte dos documentos entregues, então está tudo bem.
Agora tenho outro problema: no patrimonio mobiliário quando estava a fazer a candidatura não me perguntou quem era o titular da casa nem qual era o valor patrimonial mas agora no boletim da candidatura aparece que eu sou o titular da casa e que o valor patrimonial é 0€, fiz algo de errado? (eu confirmei os dados várias vezes e nunca me foi pedido essas informações)

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Agora tenho outro problema: no patrimonio mobiliário quando estava a fazer a candidatura não me perguntou quem era o titular da casa nem qual era o valor patrimonial mas agora no boletim da candidatura aparece que eu sou o titular da casa e que o valor patrimonial é 0€, fiz algo de errado? (eu confirmei os dados várias vezes e nunca me foi pedido essas informações)
Não é propriamente grave. Eles vão analisar a tua candidatura e nas Finanças vai aparecer o nome do titular e o valor patrimonial. Em todo o caso, aconselho-te a enviares um e-mail à DGES para dares conta do erro - assim eles serão notificados de que deste conta do erro.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Se alguém me conseguir ajudar! É o seguinte, há a possibilidade de ingressar no Ensino Superior pelos Maiores de 23. Tenho direito a bolsa? Não declarei IRS no ano passado nem este ano, há problema? Vivo em casa da minha avó com a minha mãe mas já não “necessito” da minha mãe para me sustentar, como fica o agregado? Tenho várias dúvidas, se alguém me conseguir ajudar
Olá, Gonçalo!

Sim, podes candidatar-te à bolsa mesmo entrando pelos M23. Preenches que não declaras IRS, não tem problema, desde que verifiquem o extracto da tua conta e estejas abrangido por uma situação em que não é obrigatório declarar IRS/estás isento. Experimenta pesquisar aqui se deves submeter como independente ou com a tua mãe.

"
Quem faz parte do meu agregado familiar?
Para efeitos de bolsa de estudos, o agregado familiar de um estudante é composto por ele próprio e por qualquer pessoa que viva com ele em comunhão de mesa (fazem refeições juntas), habitação (partilham a mesma casa) e rendimento (dependem do mesmo salário). Isso pode incluir:

• Marido, mulher ou qualquer pessoa pessoa que viva em união de facto com o estudante ou qualquer outro membro do agregado familiar.
  • Parentes até ao 4.º grau.
  • Adotantes, tutores ou qualquer pessoa a quem o estudante esteja judicial ou administrativamente confiado.
  • Adotados e tutelados pelo estudante ou pessoas que estiverem confiadas judicial ou administrativamente confiadas ao candidato ou a qualquer um dos elementos do agregado familiar.
  • Afilhados e padrinhos.
Quando um estudante mora sem nenhum destes membros ou se consegue garantir a própria subsistência sem auxílio de outras pessoas, então considera-se que este é um caso de agregado familiar unipessoal e não tem de apresentar documentos referentes a mais ninguém senão a ele próprio. O mesmo acontece se em 2016 teve rendimentos entre os 419,22 euros e 2.515,32 euros.

Também é considerado agregado familiar unipessoal os casos de estudantes entregues aos cuidados de uma instituição de solidariedade social, sejam membros de ordens religiosas, estejam detidos ou estejam internados em centros de acolhimento ou tutelares."

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Carlah

Membro Caloiro
Matrícula
3 Outubro 2017
Olá, este ano quero candidatar-me à bolsa de estudo, sendo que o ano passado pedi as credenciais, mas não cheguei a submeter candidatura. A minha dúvida é a seguinte: Para me candidatar este ano utilizo as credenciais recebidas o ano passado ou devo pedir novas?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, este ano quero candidatar-me à bolsa de estudo, sendo que o ano passado pedi as credenciais, mas não cheguei a submeter candidatura. A minha dúvida é a seguinte: Para me candidatar este ano utilizo as credenciais recebidas o ano passado ou devo pedir novas?
Utilizas as do ano passado.

asasad

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2020
Curso
Medicina
Instituição
UMinho
Olá bom dia! Estou agora no 2º ano e recandidatei-me à bolsa de estudos. No entanto as minhas aulas já começaram na semana passada (ao contrario do resto da universidade) e as matriculas são só no final deste mês. Além disso, já tenho 59 ects do 1º ano completos faltando-me apenas completar uma UC (que vale 1 ect) devido ao facto de ter um estagio incluído que, por causa do covid, passou para o próximo mês de outubro. Portanto gostava que me respondessem a 2 questões: o meu pedido de bolsa só começara a ser analisado depois de ter essa UC concluída mesmo já tendo os 35 ects necessários para a bolsa? se a resposta for não, é preciso primeiro estar matriculado para começarem essa analise ou podem começar antes? Obrigado!