Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

DCA_

Membro
Matrícula
21 Outubro 2018
Boa noite, visto que já saíram as colocações ao ensino superior, o resultado da bolsa é dado na madrugada de domingo ou ainda é muito cedo?

JoãoCambaio

Membro
Matrícula
29 Agosto 2017
Curso
História Moderna e Contemporânea
Instituição
ISCTE-IUL
Olá a todos, tenho uma dúvida.
Eu quando me candidatei à bolsa pedi alojamento, no entanto já tenho o resultado sobre onde fiquei colocado e não o resultado da bolsa. O que fazer?
A minha ideia era ficar numa residência universitária para bolseiros, mas não sabendo o resultado da bolsa, não sei o que fazer.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa noite, visto que já saíram as colocações ao ensino superior, o resultado da bolsa é dado na madrugada de domingo ou ainda é muito cedo?
Olá,
Não, o resultado da bolsa irá ser, eventualmente, dado mais para a frente. A rapidez vai depender da tua universidade e do teu próprio processo. Há pessoas que recebem o resultado da bolsa só em Janeiro... Mas este ano estão a agilizar os processos, pelo que, acredito que em Setembro /Outubro já se saibam bastantes resultados de bolsas.
Olá a todos, tenho uma dúvida.
Eu quando me candidatei à bolsa pedi alojamento, no entanto já tenho o resultado sobre onde fiquei colocado e não o resultado da bolsa. O que fazer?
A minha ideia era ficar numa residência universitária para bolseiros, mas não sabendo o resultado da bolsa, não sei o que fazer.
Olá,
Por norma utilizam a declaração de IRS para terem uma ideia se serás ou não bolseiro. Por isso, podes candidatar-te à residência sem saberes ainda o resultado da bolsa.

• Like
Reactions: DCA_

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas este ano estão a agilizar os processos, pelo que, acredito que em Setembro /Outubro já se saibam bastantes resultados de bolsas.
É suposto em alguns casos ser mais rápido, mas, no geral, não contava com uma rapidez tão grande.

• Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
É suposto em alguns casos ser mais rápido, mas, no geral, não contava com uma rapidez tão grande.
Conheço já algumas pessoas que já têm a bolsa deferida (eu inclusive), mas foram bolseiros no ano passado. Agora para os de primeiro ano talvez seja capaz de demorar mais um pouco, de facto. Mas claro, também vai depender da Universidade e do próprio processo do aluno.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Conheço já algumas pessoas que já têm a bolsa deferida (eu inclusive), mas foram bolseiros no ano passado. Agora para os de primeiro ano talvez seja capaz de demorar mais um pouco, de facto. Mas claro, também vai depender da Universidade e do próprio processo do aluno.
Sim, mas foi processo de contratualização, de certeza, é suposto ser mesmo assim.

• Like

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Sim, mas foi processo de contratualização, de certeza, é suposto ser mesmo assim.
Eu no meu caso não conseguia fazer contratualização, não sei porquê, dava-me um erro qualquer. Tive de fazer o preenchimento da candidatura toda. Mas sim, deve ser mais rápido por ser já bolseiro. Mas mesmo assim, pelo que me lembro, o ano passado os alunos de segundo e terceiro ano não souberam os resultados tão cedo. Talvez este ano os alunos de primeiro ano tenham uma resposta mais cedo.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu no meu caso não conseguia fazer contratualização, não sei porquê, dava-me um erro qualquer. Tive de fazer o preenchimento da candidatura toda. Mas sim, deve ser mais rápido por ser já bolseiro. Mas mesmo assim, pelo que me lembro, o ano passado os alunos de segundo e terceiro ano não souberam os resultados tão cedo. Talvez este ano os alunos de primeiro ano tenham uma resposta mais cedo.
Eu lembro-me do teu caso, mas pensei que tivesses conseguido.
Esperemos que sim.

• Like

daniela.frm

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2020
Bom dia. Tenho uma dúvida. Concorri à bolsa de estudos este ano. Tenho de pagar as primeiras propinas? Ou só pago mesmo a inscrição?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Bom dia. Tenho uma dúvida. Concorri à bolsa de estudos este ano. Tenho de pagar as primeiras propinas? Ou só pago mesmo a inscrição?
Podes aguardar pela decisão da bolsa para procederes ao pagamento. Após a decisão da bolsa, tens salvo erro, 30 dias para pagares as prestações em atraso. A inscrição é que tem de ser paga já.

helena28dias

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2020
Boa tarde,
Sei que quem se candidatou às bolsas não precisa de pagar a 1a prestação, mas já li aqui que a decisão da atribuição pode demorar até Janeiro, a minha questão é: se demorar assim tanto tempo temos de ir pagando e depois devolvem-nos o dinheiro (caso tenhamos direito a bolsa) ou podemos esperar, sem pagar, pela decisão? E caso seja possível esperar pela decisão sem pagar, se a decisão não for positiva temos de pagar o que está em atraso logo de uma vez ou podemos dividir pelas outras prestações?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde,
Sei que quem se candidatou às bolsas não precisa de pagar a 1a prestação, mas já li aqui que a decisão da atribuição pode demorar até Janeiro, a minha questão é: se demorar assim tanto tempo temos de ir pagando e depois devolvem-nos o dinheiro (caso tenhamos direito a bolsa) ou podemos esperar, sem pagar, pela decisão? E caso seja possível esperar pela decisão sem pagar, se a decisão não for positiva temos de pagar o que está em atraso logo de uma vez ou podemos dividir pelas outras prestações?
Podes não pagar até receberes a resposta. Nessa prazo, as prestações vencidas podem acumular e ganhar juros (não são caros). Quando receberes a resposta da bolsa, vais receber todas as prestações em atraso, ou seja, se receberes em Janeiro, vais receber Setembro-Janeiro tudo de seguida, cobrindo o valor das propinas em atraso. Nessa altura, quando tiveres resposta, tens 20 dias para pagar as prestações em atraso. Envias email à tesouraria/SA com o resultado da bolsa e a data em que recebeste a resposta e epes retiram os juros, em princípio, mas tens de pedir.

helena28dias

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2020
Podes não pagar até receberes a resposta. Nessa prazo, as prestações vencidas podem acumular e ganhar juros (não são caros). Quando receberes a resposta da bolsa, vais receber todas as prestações em atraso, ou seja, se receberes em Janeiro, vais receber Setembro-Janeiro tudo de seguida, cobrindo o valor das propinas em atraso. Nessa altura, quando tiveres resposta, tens 20 dias para pagar as prestações em atraso. Envias email à tesouraria/SA com o resultado da bolsa e a data em que recebeste a resposta e epes retiram os juros, em princípio, mas tens de pedir.

Ok ok! Muito obrigado! Secalhar é melhor jogar pelo seguro e pagar já, depois caso tenha bolsa eles devolvem o dinheiro, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ok ok! Muito obrigado! Secalhar é melhor jogar pelo seguro e pagar já, depois caso tenha bolsa eles devolvem o dinheiro, certo?
No fundo sim, porque quer pagues quer não pagues vais receber as prestações em atraso da bolsa.

diana_ff

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2019
Boa tarde!
Eu entrei este ano para a faculdade, eu para me candidatar a bolsa de estudo teho de fazer a matricula primeiro? É que pelos vistos na dges a candidatura esta diferente do ano passado!

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Qual é o comprovativo que me pedem que eu devo fornecer amanhã quando for fazer a inscrição? É que no site da Universidade em questão eles pedem-me um certo comprovativo de como pedi bolsa de estudos caso não soubesse o resultado da mesma.

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
Qual é o comprovativo que me pedem que eu devo fornecer amanhã quando for fazer a inscrição? É que no site da Universidade em questão eles pedem-me um certo comprovativo de como pedi bolsa de estudos caso não soubesse o resultado da mesma.
Deve ser o recibo que está nos documentos

• Like
Reactions: GonX

Fernandaind

Membro
Matrícula
27 Setembro 2020
Olá. Preciso de ajuda.
O ano passado concluí o 1ª ano num determinado curso. No entanto este ano, fiquei colocada num outro curso do meu interesse. Sou estudante bolseira e disseram-me que, caso não goste deste novo curso em que fiquei colocada, poderia reingressar no curso onde o ano passado estava matriculada. A minha dúvida é: se reigressar no curso do ano letivo anterior, corro o risco de perder a bolsa?
Obrigada a quem conseguir dar uma ajuda.