Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Boas.
Alguém sabe o valor normal que se recebe de bolsa? Sei que depende dos rendimentos mas, assumindo que são baixos, qual o valor máximo que se pode receber de bolsa? Contabilizam apenas o valor das propinas? No site da DGES tem um simulador mas aparece-me um valor muito superior ao das propinas.
E já agora, com esta situação da pandemia em que as aulas vão ser alternadamente presenciais e online, há comparticipação para compra de computador?
Obrigado
Boa noite,
Penso que o valor máximo da bolsa é 438,81€.

Olá.
Na te consigo dar uma resposta sobre o valor máximo, já que o valor é calculado pela diferença entre o Valor da Bolsa de referência (11 vezes o IAS mais o valor da propina máxima) e o rendimento e o rendimento per capita do agregado familiar. O valor mínimo a ser atribuído é 1,25 vezes o valor máximo da propina para as Licenciaturas nas instituições públicas.
Não há nenhum complemento para a compra de um computador.
Desculpa a ignorância mas o que é o "IAS"? Sabendo esse valor, multiplica-se por 11 + 697 (valor da propina) - rendimento per capita do agregado. É isso?

Desculpa a ignorância mas o que é o "IAS"? Sabendo esse valor, multiplica-se por 11 + 697 (valor da propina) - rendimento per capita do agregado. É isso?
É o Indexante de Apoios Sociais. É um valor que se altera anulante e serve como referência para os diversos passos dos apoios atribuídos pelo Estado. Atualmente, está nos 438,81 euros.
Eu corrigi, em cima, mas é o valor da propina cobrado pela tua instituição (até ao limite da propina máxima do 1º ciclo) mais 11 vezes os 438,81.
Post automatically merged:

Tenho o mesmo problema. As minhas credenciais na DGES não estão a funcionar.
Tenta redefini-las. Se não resultar, terás de contactar a DGES.

• Like
Reactions: mmigueel
É possivel uma bolsa ir aos 2500€?

É o Indexante de Apoios Sociais. É um valor que se altera anulante e serve como referência para os diversos passos dos apoios atribuídos pelo Estado. Atualmente, está nos 438,81 euros.
Eu corrigi, em cima, mas é o valor da propina cobrado pela tua instituição (até ao limite da propina máxima do 1º ciclo) mais 11 vezes os 438,81.
Ok, obrigado.
A esse valor subtrai-se o rendimento per capita e é esse o valor da bolsa?

Bom dia!
Fiz a minha matrícula no dia 30, queria já fazer a bolsa mas ainda não aparece a instituição nem o curso onde fui selecionada, é normal?

Posso fazer a bolsa mesmo já tendo terminado o prazo normal? Ou tenho que submeter algum documento a informar que me matriculei e supostamente tenho os 20 dias úteis?

Obrigada

Bom dia!
Fiz a minha matrícula no dia 30, queria já fazer a bolsa mas ainda não aparece a instituição nem o curso onde fui selecionada, é normal?

Posso fazer a bolsa mesmo já tendo terminado o prazo normal? Ou tenho que submeter algum documento a informar que me matriculei e supostamente tenho os 20 dias úteis?

Obrigada
Sim, é normal, isso demora umas semanas a actualizar.

Sim, podes fazer a candidatura.

Bom dia.
No site da faculdade onde fui colocado, aparece o seguinte:

“Bolsa de Estudos: enviar a cópia do comprovativo do referido pedido de bolsa de estudo (até 30 dias após a data da matrícula/inscrição) para o Serviço de Gestão Académica”

Onde é que eu arranjo esse comprovativo?

Bom dia.
No site da faculdade onde fui colocado, aparece o seguinte:

“Bolsa de Estudos: enviar a cópia do comprovativo do referido pedido de bolsa de estudo (até 30 dias após a data da matrícula/inscrição) para o Serviço de Gestão Académica”

Onde é que eu arranjo esse comprovativo?
Quando terminares a candidatura, na plataforma encontras na área DOCUMENTOS – Documentos de Candidatura. Deves imprimir e entregar para o Serviço que eles referiram.

Bom dia
Eu tenho uma pequena dúvida sobre a bolsa de estudo
O prazo já terminou mas 20 dias úteis após a inscrição poderá ser realizada sem nenhum prejuízo? Ou há algumas condições para tal?

Quando terminares a candidatura, na plataforma encontras na área DOCUMENTOS – Documentos de Candidatura. Deves imprimir e entregar para o Serviço que eles referiram.
É um documento com o o titulo "Boletim de Candidatura"?

É um documento com o título "Boletim de Candidatura" ?

@123filipaaa456
Nesses 20 dias após a matrícula é sem prejuízo e sem condições além da matrícula.

@mmigueel
Sim, é esse mesmo.

Boa tarde,
alguém pode dar o contacto de alguma pessoa que analise casos e determine o valor a receber de bolsa (técnico)?

Precisava do contacto pois preciso de saber se eles tÊm em conta o facto da habitação pessoal do meu agregado familiar estar como comprada e 50% pertencer ao agregado (neste caso ao meu parente guardião(residente comigo)) mas com uma prestação bancária alta por pagar por parte deste (e penso que apenas esses técnicos me podem esclarecer pois realmente estão por dentro do assunto).

E se tÊm em conta que o patrimonio mobiliário do meu parente guardião é considerável mas que esse património é uma poupança de longo prazo que foi feita unicamente para pagar um valor (50% do valor da habitação pessoal do agregado) que o meu parente guardião tem de pagar ao meu outro parente afastado (para ter a casa em seu nome a 100% e não apenas em 50%).

De referir que o meu parente guardião muito provavelmente não pagará o valor de 50% do valor da habitação até 31dezembro2020 ao meu outro parente e por isso esse património mobiliário permanecerá igual ou maior até essa data.

Não sei se tem influÊncia: estou no 12º mas ingressarei, no proximo ano, no ES.

Obrigado.

Boa tarde,
alguém pode dar o contacto de alguma pessoa que analise casos e determine o valor a receber de bolsa (técnico)?

Precisava do contacto pois preciso de saber se eles tÊm em conta o facto da habitação pessoal do meu agregado familiar estar como comprada e 50% pertencer ao agregado (neste caso ao meu parente guardião(residente comigo)) mas com uma prestação bancária alta por pagar por parte deste (e penso que apenas esses técnicos me podem esclarecer pois realmente estão por dentro do assunto).

E se tÊm em conta que o patrimonio mobiliário do meu parente guardião é considerável mas que esse património é uma poupança de longo prazo que foi feita unicamente para pagar um valor (50% do valor da habitação pessoal do agregado) que o meu parente guardião tem de pagar ao meu outro parente afastado (para ter a casa em seu nome a 100% e não apenas em 50%).

De referir que o meu parente guardião muito provavelmente não pagará o valor de 50% do valor da habitação até 31dezembro2020 ao meu outro parente e por isso esse património mobiliário permanecerá igual ou maior até essa data.

Não sei se tem influÊncia: estou no 12º mas ingressarei, no proximo ano, no ES.

Obrigado.
Olá,
Eu diria que deves contactar os serviços de Ação Social da Universidade que pretendes ingressar, ou então, contacta qualquer uma, as regras para atribuição de bolsa são a nível nacional.
Relativamente ao património mobiliário, independente do destino do mesmo, se ultrapassar a quantia máxima estipulada pelo regulamento, penso que não há nada que os técnicos possam fazer, o que levaria ao indeferimento da candidatura.

• Like
Reactions: Ariana_
Boas !

Quando fiz minha candidatura marquei que gostava de concorrer a bolsa, mas não consigo upar um dos documentos, mesmo que este siga todos os parâmetro necessários. Gostava de saber se sem submeter todos os documentos e sem conseguir prosseguir aos paços da bolsa, se terei minha candidatura anulada.

Acabei optando por modificar minha candidatura e tirar o marcado na opção da bolso, pois tenho medo que acabe por anular minha candidatura. Alguém saber dizer se posso marcar novamente e depois tentar resolver tudo pessoalmente ?

Boas !

Quando fiz minha candidatura marquei que gostava de concorrer a bolsa, mas não consigo upar um dos documentos, mesmo que este siga todos os parâmetro necessários. Gostava de saber se sem submeter todos os documentos e sem conseguir prosseguir aos paços da bolsa, se terei minha candidatura anulada.

Acabei optando por modificar minha candidatura e tirar o marcado na opção da bolso, pois tenho medo que acabe por anular minha candidatura. Alguém saber dizer se posso marcar novamente e depois tentar resolver tudo pessoalmente ?
A opção na candidatura não influência nada a própria candidatura.
Se não submeteres o requerimento da Bolsa, não poderás ter direito á mesma. Se não conseguires carregar um dos documentos, poderás tentar informar os Serviços Sociais da Instituição de maneira a entregares o documento por outra via, se eles aceitarem.